Borboleta

Hoje vamos aprender como confeccionar a BORBOLETA DE CROCHÊ passo a passo. Este é um trabalho simples e bem rápido, mas a borboleta fica linda e pode ser aplicada em seus trabalhos que darão um charme todo especial. Tantas flores em nosso blog acabou atraindo borboletas :)

Para este passo a passo utilizei barbante barroco multicolor e agulha para crochê número 3.0mm, você pode utilizar quaisquer tipo de fio que dará certo.

MATERIAIS

borboleta Borboleta de crochê passo a passo (62) Borboleta de crochê passo a passo (6)  Borboleta de crochê passo a passo (13)

01 – Inicie com fazendo 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo.

Borboleta de crochê passo a passo (2) Borboleta de crochê passo a passo (3)

02 – Faça um ponto baixo já pegando por dentro do círculo e em seguida duas correntes.

Borboleta de crochê passo a passo (4) Borboleta de crochê passo a passo (5)

03 – Faça mais 2 pontos altos formando um bloquinho, em seguida duas correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos.

Borboleta de crochê passo a passo (6) Borboleta de crochê passo a passo (7) Borboleta de crochê passo a passo (8)

04 – Novamente duas correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos, sempre pegando por dentro do círculo de 10 correntes. Siga fazendo os bloquinhos até completar um total de 8, em seguida faça duas correntes e finalize a volta com ponto baixíssimo. Teremos então um circulo formado por 8 bloquinhos de 3 pontos altos e 8 alças de duas correntes.

Borboleta de crochê passo a passo (9) Borboleta de crochê passo a passo (10) Borboleta de crochê passo a passo (11) Borboleta de crochê passo a passo (12)

05 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo nos dois pontos altos seguintes e faça 1 ponto baixo no primeiro espaço de duas correntes.

Borboleta de crochê passo a passo (13)

06 – Em seguida faça duas correntes e mais 2 pontos altos formando um bloquinho. Faça 5 correntes de espaço e mais um bloquinho com 3 pontos altos ainda no mesmo espaço.

Borboleta de crochê passo a passo (14) Borboleta de crochê passo a passo (15) Borboleta de crochê passo a passo (16) Borboleta de crochê passo a passo (17)

07 – Sem fazer corrente de espaço, siga para o próximo espaço e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos, 5 correntes e outro bloquinho no mesmo espaço. Siga assim até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos então na segunda volta 16 bloquinhos com 3 pontos altos e 8 alças de 5 correntinhas.

Borboleta de crochê passo a passo (19) Borboleta de crochê passo a passo (20) Borboleta de crochê passo a passo (21) Borboleta de crochê passo a passo (22) Borboleta de crochê passo a passo (23)

08 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça um ponto baixo pegando entre o primeiro e o ultimo bloquinho, veja que praticamente fiz um ponto baixo atrás do ponto baixíssimo. Desta forma já estaremos no ponto para iniciar a terceira e ultima volta.

Borboleta de crochê passo a passo (24) Borboleta de crochê passo a passo (25)

09 – Após o ponto baixo, faça 5 pontos altos na primeira alça de 5 correntes.

Borboleta de crochê passo a passo (26)

10 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e ponto baixo no alto do ultimo ponto alto como nas imagens abaixo) e mais 5 pontos altos formando então uma pétala que na verdade será uma das asas da nossa borboleta.

Borboleta de crochê passo a passo (27) Borboleta de crochê passo a passo (28) Borboleta de crochê passo a passo (29) Borboleta de crochê passo a passo (30)

11 – Faça um ponto baixo entre os dois bloquinhos que não tem espaços e em seguida trabalhe outra pétala na alça de 5 correntes. Siga fazendo até completar 5 pétalas

Borboleta de crochê passo a passo (31) Borboleta de crochê passo a passo (32) Borboleta de crochê passo a passo (33) Borboleta de crochê passo a passo (34) Borboleta de crochê passo a passo (35)

12 – Ao completar a 5ª pétala, dobre a “flor” ao meio e prenda com ponto baixo pegando o intervalo entre a terceira e a quarta pétala, veja a imagens abaixo.

Borboleta de crochê passo a passo (36) Borboleta de crochê passo a passo (37)

13 – Continue trabalhando a pétala na alça seguinte e novamente prenda com ponto baixo pegando as duas partes, siga trabalhando as pétalas até completar a oitava pétala formando então a borboleta.

Borboleta de crochê passo a passo (38) Borboleta de crochê passo a passo (39) Borboleta de crochê passo a passo (40) Borboleta de crochê passo a passo (41)

14 – Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Borboleta de crochê passo a passo (42)

Gosto de fazer o acabamento com agulha de tapeceiro, caso queira fazer assim também veja como fica: Ao fazer a oitava pétala ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongue o fio e corte. Em seguida com a agulha de tapeceiro passe o barbante no alto do primeiro ponto baixo que fizemos para iniciar a volta e em seguida passe no alto do ultimo ponto alto da oitava pétala.

Borboleta de crochê passo a passo (43) Borboleta de crochê passo a passo (44) Borboleta de crochê passo a passo (45)

Agora na parte de dentro faço o acabamento escondendo as pontas e arrematando entre os fios da ultima pétala que forma a asa da borboleta :)

Borboleta de crochê passo a passo (46)

15 – Agora para fazer a anteninha do nosso bichinho, corte um pedaço de fio e passe entre o miolinho, amarre bem e recorte. Utilizei pérolas para dar um acabamento melhor, vejam:

Borboleta de crochê passo a passo (47) Borboleta de crochê passo a passo (48) Borboleta de crochê passo a passo (49) Borboleta de crochê passo a passo (50) Borboleta de crochê passo a passo (51) Borboleta de crochê passo a passo (52)

Borboleta de crochê passo a passo (53) Borboleta de crochê passo a passo (54) Borboleta de crochê passo a passo (55) Borboleta de crochê passo a passo (56) Borboleta de crochê passo a passo (57) Borboleta de crochê passo a passo (59) Borboleta de crochê passo a passo (60) Borboleta de crochê passo a passo (61) Borboleta de crochê passo a passo (62) Borboleta de crochê passo a passo (63) Borboleta de crochê passo a passo (64) Borboleta de crochê passo a passo (65) Borboleta de crochê passo a passo (66) Borboleta de crochê passo a passo (67)

Borboleta de crochê passo a passo (1) Borboleta de crochê passo a passo (2) Borboleta de crochê passo a passo (3) Borboleta de crochê passo a passo (4) Borboleta de crochê passo a passo (5) Borboleta de crochê passo a passo (6) Borboleta de crochê passo a passo (7) Borboleta de crochê passo a passo (9) Borboleta de crochê passo a passo (10) Borboleta de crochê passo a passo (11) Borboleta de crochê passo a passo (12)  Borboleta de crochê passo a passo (14)

Viram como é fácil fazer esta linda borboleta em crochê?

Caso tenha alguma dificuldade ou não entenda bem o passo a passo escreva pra gente! Utilize o formulário de contatos ou nosso email crochetapetes@gamail.com e vamos responder você o mais rápido possível.

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!

35 comentários em “Borboleta

  1. Ana, não sou crocheteira e estou aprendendo esta arte maravilhosa. Gostaria de fazer esta borboletinha e acho que já sou capaz de fazê-la. No entanto, eu gostaria que vc me explicasse melhor do item 12 em diante, pois não compreendi bem esta dobradura da peça. Daí em diante o PAP ficou confuso na minha cabeça. Vc pode me enviar um e-mail, explicando com mais detalhes sobre esta parte do PAP, por favor?
    À borboletinha é uma graça.
    Obrigada.

    1. Oi Claudia, quem é Ana?
      Bom, de qualquer forma vou ver o que posso fazer para explicar com outras palavras a partir do passo 12. Enviarei um e-mail pra você.

        1. Oi Claudia, vou gravar um vídeo desta parte que dobra para que possa entender. Obrigado pelo carinho!

  2. Olá posso usar fio duma ou até mesmo linha Anne para confeccionar está borboleta? Amo seu blog. Está de parabéns !!!

    1. Olá Ana, pode sim! Com fios mais finos a borboleta fica ainda mais delicada.
      Muito obrigado pelo carinho.

  3. Olhei, gostei, fiz… linda essa borboleta, To aprendendo e to amando,… essa foi minha primeira borboleta! Amei!!!!!

  4. Boa tarde, sou fã do blog adoro as receitas e já fiz vários motivos tirados daqui, aprendi a fazer flor
    por aqui.
    Obrigada, mas estou precisando um passo a passo de um porta papel higiênico, por um acaso você não teria nenhum que pudesse me enviar ou me dizer onde posso encontrar.
    Desde já agradeço imensamente, um abraço Marisa

  5. fiz a borboleta ficou linda, também já tirei várias flores. Suas explicações são ótimas consegui entender com facilidade. Parabéns a vocês e um feliz ano de 2015. Abraços.