Botão de rosa – Passo a passo

No passo a passo anterior aprendemos confeccionar a flor que compõe este ramo, agora vamos aprender passo a passo este lindo botão de rosa em crochê. Este botão aprendi com a amiga Ângela Prates Crochê do grupo Viciadas em crochê.

Fiz o passo a passo com algumas poucas diferenças e também para auxiliar as pessoas que tem dificuldade para fazer através do vídeo ou até mesmo assistir os vídeos por problemas diversos.
botao-de-rosa

Vamos ao passo a passo?

Materiais utilizados:

Fio Duna cor 9427 (rosa)
Fio Duna cor 9392 (verde)
Agulha para crochê 2.5mm
1 pérola (opcional)
Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos

Os materiais utilizados neste passo a passo você encontra nas lojas de armarinhos em sua cidade ou em lojas virtuais.

01 – Inicie com 9 correntinhas.

02 – Agora vamos fazer os pontos nas correntinhas… Volte ao ponto anterior e faça 1 ponto baixo…

03 – Meio ponto alto…

04 – 1 ponto alto…

05 – 2 pontos alto duplo…

06 – 1 ponto alto…

07 – Meio ponto alto… e 1 ponto baixo. Vejam que ficou parecendo metade de uma folha.

08 – Faça 3 correntinhas para fazer 1 ponto picô.

09 – Prenda com ponto baixo e novamente outro ponto picô…

10 – Agora vamos começar fazer os mesmos pontos voltando… veja que estou aproveitando para prender a sobra de fio inicial.

A sequência é a seguinte:

1 ponto baixo
meio ponto alto
1 ponto alto
2 pontos alto duplo
1 ponto alto
meio ponto alto 
1 ponto baixo.

11 – Vire o trabalho para o lado avesso e vamos voltar em direção a ponta onde estão os pontos pipoca e novamente vamos repetir os mesmos passos. Desta vez será feito encima da primeira carreira, vai ficar meio “repuxando” mas é assim mesmo, pois ao final vamos dobrar para dar o efeito de botão de rosa.

A sequência é a seguinte:

1 ponto baixo – encima do ponto baixo
meio ponto alto – encima do meio ponto alto
1 ponto alto – encima do 1 ponto alto 
2 pontos alto duplo – encima dos 2 pontos alto duplo
1 ponto alto – encima do 1 ponto alto
meio ponto alto  – encima do meio ponto alto
1 ponto baixo – encima do 1 ponto baixo

Faça novamente o ponto pipoca, corte e arremate… veja as imagens:

Aqui após arrematar veja que basta dobrar ele ao meio e já fica com aparência de botão de rosa. Vamos fazer a base com o verde.

12 – Na parte dobrada do botão de rosa, prenda o fio verde no ponto alto. (3º ponto)

 13 – Faça 3 pontos baixo pegando o fio da base do botão…

14 – Faça duas correntinhas…

15 – Veja que peguei 1 fio da parte dobrada e 1 fio do ponto alto da carreira do outro lado do botão. Prenda com ponto baixo.

16 – Faça duas correntinhas e volte a trabalhar mais 2 pontos baixo na base do botão.

17 – Vire no avesso e volte com ponto baixo até o penúltimo ponto baixo…

18 – Vire para o direito novamente e faça mais 2 pontos baixo. Pronto, agora basta fazer correntinha até dar o tamanho do cabinho que você deseja, cortar e puxar para ficar bem preso. Estará prontinho seu botão de rosa :)

Para o botão menor utilizei fio Anne e utilizei agulha 1.75mm, combina bem colocar os dois tamanhos de botões juntos para dar uma aparência bem natural ao trabalho… veja como ficou:

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham gostado do resultado!

51 comentários em “Botão de rosa – Passo a passo

  1. amo os seus pap são muito bem feitos eu so faço meus crochês por aqui agora muito obrigada por vc ser essa pessoa maravilhosa que compartilha os seus ensinamentos com a gente que Deus te ilumine cada vez mais um abraço

    1. Obrigado pelo carinho Roseli. Fico muito feliz com seu comentário. Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  2. Muito obrigada por esse trabalho lindo. Estou aprendendo e é muito importante pra mim esse passo a passo. Amei. Meus parabéns.

  3. Samuel, desta vez preciso de uma dica para realizar a APLICAÇÃO das flores em um trabalho de crochê. Tenho uma grande facilidade de fazer os tapetes de crochê do blog pois os PAPS são perfeitos, mas quando necessita aplicar as flores sinto dificuldade principalmente em fixa-las no local certo para que elas fiquem simétricas num jogo de banheiro, por exemplo. Seria possivel vc me passar uma dica de como realiza as aplicações de uma maneira que o trabalho fique bonito e correto. Agradeço desde já.

    1. Oi Marcia, muito obrigado por sua mensagem e pelo carinho com meu trabalho.
      Uma maneira fácil e bem prática para que as flores fiquem bem alinhadas no tapete é prendê-las com um alfinete no local que elas devem ficar. Outra maneira é fazer alguns alinhavos prendendo apenas o centro dos botões e flores para depois fazer a costura permanente. ao completar a costura retire o alinhavo (pontos grandes) com facilidade. Ah, mesmo para o alinhavo posicione toda a composição para ter uma direção de onde vai ficar cada flor, folha e botão, após o alinhavo veja se continuam corretos e aproveite para fazer as alterações e só quando perfeitos faça a costura. Grande beijo e ótimos trabalhos!

  4. não achei muito difícil fazer o botão mas me perdi um pouco ao colocar o verde apesar de estar bem explicado mas vou tentar de novo lindo parabéns

  5. Suas explicações bem detalhadas tem me ajudado muito! Sou iniciante e estou adorando! Parabéns! Deus abençoe suas mãos e seu talento!

  6. fiz este botão com mais uma camada de pontos e ficou maior e mais encorpado…ficou ótimo comecei com 12 pontos….obrigado pela ideia …um abraço

  7. Maria Bueno, eu sou a Fatima Romano que comprou as agulhas de vcs, estou visitando seu blog, e encantada com seus trabalhos! Vc é quem faz todos eles? Que coisa mais linda! Vc aceita encomendas?

    1. Oi Fátima, seja bem vinda! Aceitamos encomendas sim. No fim de ano é sempre muito corrido e por isso as flores e botões não estão na loja virtual, mas podemos agendar e fazer pra você caso queira!