Capa para Almofada – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar a CAPA PARA ALMOFADA com leques intercalados. Fiz a capa para almofada de 40 x 40 e seguindo o passo a passo você consegue adaptar para o tamanho desejado.

Utilizei o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Um fio extremamente macio por ser 100% algodão que garante um toque suave e muito confortável, sua capa de almofada estará bem vestida!

Optei por utilizar o fio de numeração 6 e utilizei a agulha 3.0mm para deixar os pontos mais apertados. Você pode fazer com qualquer outra espessura de fio que desejar

Capa para almofada em crochê

MATERIAIS

Um lado fiz com os leques intercalados e do outro lado fiz com bloquinhos vazio em formato de rede, utilizei uma almofada de cor diferente para dar contraste e aparecer os pontos:

capa-para-almofada-181 capa-para-almofada-186 capa-para-almofada-188

Regras para aumentar o tamanho:

Para fazer maior: Cada bloquinho vazio a mais que for acrescentar faça 3 correntes e consequentemente 3 pontos de base a mais. Veja que antes e depois de cada leque na lateral da almofada tem um bloquinho, então se for acrescentar estes bloquinhos precisam de 6 correntes e distribuir um bloquinho vazio em cada lado.

Se for fazer um leque a mais vamos precisar de 3 bloquinhos, neste caso faça 9 correntes e consequentemente 9 pontos altos a mais na base.

Veja a medida de sua almofada, veja quantos centímetros vai precisar acrescentar, faça um cordão de correntes com o comprimento e veja se a quantidade é múltiplo de 3 – Se não for ajuste para mais ou para menos e faça a distribuição em leques e blocos vazios!

Se quiser economizar na quantidade de fios, faça algumas carreiras de bloquinhos vazio no início e faça os leques intercalados apenas como detalhe no meio! Neste caso fica ótimo para fazer aplicação de flores na parte de bloquinhos vazios.

Como fazer:

01 – Inicie com 68 correntes, volte na penúltima e faça ponto baixo

capa-para-almofada-1 capa-para-almofada-2 capa-para-almofada-3

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga fazendo ponto alto para cada uma das correntes restantes até chegar no final do cordão e teremos um total de 68 pontos altos contando com as correntes iniciais.

capa-para-almofada-4 capa-para-almofada-5 capa-para-almofada-6 capa-para-almofada-7

03 – Vire o trabalho e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto (se seu ponto for mais alongado faça 3 correntes). Faça mais 3 pontos altos e teremos o primeiro bloquinho fechado. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto e teremos o bloquinho vazio… siga fazendo duas correntes e pulando 2 pontos de base até que fique sobrando 3 pontos altos.

capa-para-almofada-8 capa-para-almofada-9 capa-para-almofada-10 capa-para-almofada-11 capa-para-almofada-12 capa-para-almofada-13 capa-para-almofada-14

04 – Complete o restante com ponto alto em cima de ponto alto (o último ponto alto é feito em cima da segunda corrente das duas que fizemos para formar o ponto alto de base) Veja que as duas laterais vão ficar iguais e teremos um total de 20 bloquinhos vazio.

capa-para-almofada-15 capa-para-almofada-16

05 – Vire o trabalho, faça duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral. Faça duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto formando o primeiro bloquinho vazio. (veja que já vou iniciar a formação de leques, se quiser economizar fio faça mais carreiras de bloquinhos vazio como a primeira)

capa-para-almofada-17 capa-para-almofada-18

06 – (sem fazer corrente de espaço) Enrole o fio na agulha, pule um bloquinho vazio e faça 4 pontos altos no bloquinho seguinte. (Observe que o leque inicia no terceiro bloquinho dos 2o que temos na base)

capa-para-almofada-19 capa-para-almofada-20 capa-para-almofada-21

07 – Faça duas correntes de espaço e complete o leque com mais 4 pontos altos ainda no mesmo espaço. Faça uma corrente de espaço, pule 2 bloquinhos de base e faça o leque seguinte… Veja as imagens:

capa-para-almofada-22 capa-para-almofada-23 capa-para-almofada-24 capa-para-almofada-25 capa-para-almofada-26 capa-para-almofada-27 capa-para-almofada-28

08 – Siga fazendo leques até sobrar 2 bloquinhos de base. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto a frente, duas correntes e siga com a lateral fazendo ponto alto em cima de ponto alto.

capa-para-almofada-29 capa-para-almofada-30 capa-para-almofada-31 capa-para-almofada-32 capa-para-almofada-33 capa-para-almofada-34

Não se esqueça, entre um leque e outro fiz uma corrente de espaço se seu ponto for muito apertado pode fazer até duas correntes entre um leque e outro para não ficar muito diferente a largura do início, mas atenção o ideal é que fique repuxando um pouco para que ele se estique ainda mais quando colocar a almofada, se ficar muito frouxo ao colocar a almofada ele não vai detalhar tanto os pontos.

09 – Vire o trabalho, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho vazio e vamos seguir para o leque.

capa-para-almofada-35 capa-para-almofada-36 capa-para-almofada-37

10 – Agora que vem o truque, no leque temos 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos, certo? Vamos pular os 2 primeiros e fazer 2 pontos altos em relevo. Ponto alto em relevo é aquele que fazemos “abraçando” o ponto de base usando-o como alça ao invés de pegar em cima dele.  Veja na segunda imagem que introduzi a agulha para que possa ver exatamente como se pega o ponto de base.

capa-para-almofada-39 capa-para-almofada-38 capa-para-almofada-40

Veja como ele é feito… Enrole o fio na agulha, introduza a agulha pegando o ponto de base como alça, e faça o ponto alto normalmente…

capa-para-almofada-41   capa-para-almofada-42

11 – Em seguida faça 2 pontos nas correntes do leque, faça duas correntes e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.

capa-para-almofada-43 capa-para-almofada-44 capa-para-almofada-45

12 – Faça novamente 2 pontos altos em relevo completando o leque. Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para o próximo…

capa-para-almofada-46 capa-para-almofada-47 capa-para-almofada-48

13 – Novamente será feito como no primeiro… pule os 2 primeiros pontos de base e faça 2 pontos altos em relevo. Faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo lugar… complete o leque fazendo 2 pontos altos em relevo… Faça até completar a carreira. Após o último leque não tem corrente, faça o ponto alto, duas correntes e os 4 pontos altos da lateral…

capa-para-almofada-49 capa-para-almofada-50 capa-para-almofada-51 capa-para-almofada-52 capa-para-almofada-55 capa-para-almofada-56 capa-para-almofada-57

14 – Vire o trabalho, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e o ponto alto formando o primeiro bloquinho…

capa-para-almofada-58

15 – Novamente vamos fazer os leques exatamente como fizemos na segunda carreira de leque… pule os 2 primeiros pontos do leque, faça 2 pontos altos em relevo, faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes e novamente 2 pontos altos, faça 2 pontos altos em relevo e uma corrente de espaço antes de seguir para o próximo leque. (Atenção: Mesmo após virar o trabalho os pontos em relevo continuam sendo feitos pegando da mesma forma que fizemos a segunda carreira, não precisa mudar a forma do ponto relevo, se mudar não vai dar o efeito apresentado nas imagens:

capa-para-almofada-61 capa-para-almofada-62 capa-para-almofada-63 capa-para-almofada-64 capa-para-almofada-65 capa-para-almofada-66 capa-para-almofada-67

16 – Veja como vai ficando…

capa-para-almofada-69 capa-para-almofada-70 capa-para-almofada-71 capa-para-almofada-72 capa-para-almofada-73

17 – Faça até ficar com o mesmo comprimento da largura, como meu ponto alto é mais apertado precisei fazer um total de 25 carreiras de leques. Tomei o cuidado para terminar a última carreira de leque no lado certo da peça e para isso utilizei como referência a primeira carreira da base que é toda fechada.

capa-para-almofada-74 capa-para-almofada-75 capa-para-almofada-76 capa-para-almofada-77 capa-para-almofada-78

Agora faremos a carreira de bloquinhos vazios como a segunda carreira do trabalho:

18 – Vire o trabalho, faça duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral, faça duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes, e faça MEIO PONTO ALTO em cima do 4º ponto do primeiro leque. Faça duas correntes e faça MEIO PONTO ALTO em cima 5º ponto alto do primeiro leque (o quinto ponto é o que fica logo após as duas correntes do leque)

capa-para-almofada-79 capa-para-almofada-80 capa-para-almofada-81 capa-para-almofada-82 capa-para-almofada-83

19 – Faça duas correntes e faça ponto alto entre um leque e outro… agora só repetir nos leques seguintes até chegar no final e fazer a lateral fechada… Se fizer tudo corrente teremos novamente 20 bloquinhos vazios exatamente como no inicio.

capa-para-almofada-84 capa-para-almofada-85 capa-para-almofada-86 capa-para-almofada-87 capa-para-almofada-88 capa-para-almofada-89

20 – Vire o trabalho, faça 3 CORRENTES e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Nos espaços dos bloquinhos faça 2 pontos altos… siga até o final, corte o fio e arremate.

capa-para-almofada-90 capa-para-almofada-91 capa-para-almofada-92 capa-para-almofada-93 capa-para-almofada-94 capa-para-almofada-95

Esta será a parte da frente da capa e ela fica assim:

capa-para-almofada-96 capa-para-almofada-97

21 – Faça um cordão com 35 correntes deixando uma ponta de fio no inicio. Prenda com ponto baixo pegando o ponto alto que fica na direção do segundo ponto alto que tem entre os leques. Apontei a direção na segunda imagem mas observe que vou prender no lado avesso da peça sendo na última carreira como mostrado na terceira imagem.

capa-para-almofada-120 capa-para-almofada-121 capa-para-almofada-124

23 – Após prender com ponto baixo faça novamente 35 correntes, alongue o fio e corte. Passe uma pérola em cada ponta, Faça um nó com duas voltas no fio e corte mais um pouco.

capa-para-almofada-123  capa-para-almofada-125 capa-para-almofada-126 capa-para-almofada-127 capa-para-almofada-128 capa-para-almofada-129 capa-para-almofada-130 capa-para-almofada-131 capa-para-almofada-132 capa-para-almofada-133

24 – Agora basta distribuir corretamente mais 2 cordões, pule 2 leques e prenda o segundo… pule novamente 2 leques e prenda o terceiro que vai ficar igual o primeiro. Atenção, estes cordões foram presos do lado avesso da peça e vai servir para amarrar na parte de trás da almofada facilitando colocar e retirar a capa.

capa-para-almofada-134 capa-para-almofada-135 capa-para-almofada-136 capa-para-almofada-137

Reserve…

25 – Para fazer a parte de trás da capa inicie exatamente como a parte da frente… Siga fazendo bloquinhos vazios até completar a mesma quantidade de carreiras da parte da frente. No passo a passo da primeira parte temos um total de 29 carreiras contando a primeira e a última carreira que é toda fechada.

capa-para-almofada-99 capa-para-almofada-100 capa-para-almofada-101 capa-para-almofada-102 capa-para-almofada-103 capa-para-almofada-104 capa-para-almofada-105 capa-para-almofada-106

26 – Como fiz exatamente igual a quantidade, a última carreira também fica no lado correto da peça, ou seja, mesmo lado que a primeira carreira fechada e então podemos utilizá-la como referência.

capa-para-almofada-107 capa-para-almofada-108 capa-para-almofada-109 capa-para-almofada-110

Fica assim:

capa-para-almofada-112 capa-para-almofada-114 capa-para-almofada-119

27 – Junte as duas peças colocando avesso com avesso de forma que os cordões que tem as pérolas fiquem dentro da peça. Introduza a agulha na última carreira e na direção do ponto alto do último bloquinho da  lateral, puxe o fio da mesma cor utilizada na confecção das peças e siga fazendo ponto baixíssimo até o canto. Faça isso pegando as duas peças para que fiquem unidas.

  capa-para-almofada-139 capa-para-almofada-140 capa-para-almofada-141 capa-para-almofada-142 capa-para-almofada-143 capa-para-almofada-144 capa-para-almofada-145

28 – Chegando no canto faça duas correntes e prenda com PONTO BAIXO no mesmo lugar que foi feito o último ponto baixíssimo do canto.

capa-para-almofada-146 capa-para-almofada-147

29 – Agora vamos continuar fechando a lateral e desta vez faremos PONTO BAIXO. Antes de unir deixe as peças bem alinhadas para não ficar errado. Siga fazendo 1 ponto baixo no meio de cada carreira como indicado na primeira imagem e 1 ponto baixo no pé da carreira como indicado na segunda imagem. Observe na terceira imagem os pontos já feitos como ficam:

capa-para-almofada-148 capa-para-almofada-149 capa-para-almofada-150

30 – Vai ficar sempre assim, 1 ponto alto na direção do bloquinho vazio e 1 ponto baixo na direção do cordão que define a carreira… Sempre pegando as duas peças, observe:

capa-para-almofada-154 capa-para-almofada-153 capa-para-almofada-155  capa-para-almofada-156 capa-para-almofada-157 capa-para-almofada-158

31 – Veja que estou sempre pegando as duas peças que foram posicionadas avesso com avesso… faça até chegar no canto.

capa-para-almofada-160 capa-para-almofada-161

32 – No cantinho faça duas correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar. Em seguida continue fazendo ponto baixo na direção de cada ponto alto que forma a primeira carreira… Siga até chegar no canto antes de continuar na lateral que iniciamos.

capa-para-almofada-162 capa-para-almofada-163 capa-para-almofada-164 capa-para-almofada-165 capa-para-almofada-166 capa-para-almofada-167

33 – Chegando na lateral onde iniciamos faça ponto baixíssimo exatamente como no início e até a direção do ponto alto que forma o primeiro bloquinho vazio. Alongue o fio, corte e arremate as de fio na parte de dentro da peça.

capa-para-almofada-168 capa-para-almofada-169 capa-para-almofada-170 capa-para-almofada-171 capa-para-almofada-172 capa-para-almofada-173

34 – Veja que teremos a abertura para colocar a almofada e os cordões para passar para a parte de trás e fazer uma laçada quando a almofada já estiver dentro.

capa-para-almofada-174 capa-para-almofada-175 capa-para-almofada-176

35 – Veja como ficou minha capa de almofada!

capa-para-almofada-177 capa-para-almofada-178 capa-para-almofada-179 capa-para-almofada-180 capa-para-almofada-181 capa-para-almofada-182 capa-para-almofada-183 capa-para-almofada-184

36 – Com os codões faça laçadas na parte de trás da peça, assim a capa pode ser trocada sem dificuldades.

capa-para-almofada-185 capa-para-almofada-186 capa-para-almofada-187 capa-para-almofada-188 capa-para-almofada-189 capa-para-almofada-190 capa-para-almofada-191 capa-para-almofada-192 capa-para-almofada-193

Chegamos ao final de mais um passo a passo, agradeço por utilizar os botões de redes sociais e compartilhar. Aproveito para deixar um forte abraço a todos e agradecer o carinho.

Até o próximo passo a passo!

17 comentários em “Capa para Almofada – Passo a passo

  1. Ola! linda a capa, parabens!
    Estou iniciando minha empreitada no crochê e, como nao tenho experiencia, não entendi muito bem o “ponto em alto relevo”… vcs teriam mais alguma explicação deste ponto para disponibilizar? Obrigada e parabens novamente.

    1. :) Legal Sandra!
      Fico feliz que tenha gostado e espero que faça muitos outros trabalhos aqui do blog.