Como emendar o fio

Neste passo a passo vamos aprender como emendar o fio sem que apareça o nó na frente do trabalho. Utilizei as imagens de um passo a passo que já temos aqui no blog porém dá certo fazer em qualquer trabalho, basta seguir estas dicas.

Vejam como é simples porém o resultado excelente!

01 – Quando notar que o fio está acabando vamos iniciar o ponto com um fio e em seguida puxar o segundo fio para continuar…

Centro de mesa natalino passo a passo (191) Centro de mesa natalino passo a passo (192)

02 – Enrole o fio na agulha para iniciar outro ponto, introduza a agulha para buscar o fio porém já puxe o fio do segundo novelo e complete o ponto.

Centro de mesa natalino passo a passo (193) Centro de mesa natalino passo a passo (194) Centro de mesa natalino passo a passo (195) Centro de mesa natalino passo a passo (196)

03 – Desta forma fizemos o ponto completo porém iniciamos com o fio do primeiro novelo e terminamos com o fio do segundo novelo.

Centro de mesa natalino passo a passo (197)

04 – No avesso vão ficar então as duas pontas de fio. Faça um nó sem apertar para não repuxar os pontos e em seguida faça o segundo nó e aperte bem.

Centro de mesa natalino passo a passo (198) Centro de mesa natalino passo a passo (199) Centro de mesa natalino passo a passo (200)

05 – Agora complete o leque com pontos altos escondendo as pontas do fio e corte as sobras.

Centro de mesa natalino passo a passo (201) Centro de mesa natalino passo a passo (202)

Outra dica importante é sempre utilizar agulha de mãos para fazer o acabamento nas peças, uma vez que você experimentar vai ser difícil abandonar a agulha de mão nos acabamentos. Ela deixa os arremates perfeitos e imperceptíveis!

Até a próxima!

66 comentários em “Como emendar o fio

  1. Adorei esta dica de emenda. Os acabamentos eu já faço com agulha de mão. Fica perfeito. Obrigada.

    1. Eu que agradeço! Fico feliz que tenha gostado :)
      Realmente o acabamento com agulha de mão deixa um acabamento perfeito!

  2. Ouvi dizer que existem formas de mudar de linha sem perceber nem da frente nem do avesso. Como fazer para o avesso também ficar impercetível?

    1. Olá Bety, neste caso basta ir escondendo a sobra de fio ao continuar fazendo os pontos altos na base. Similar ao ponto conduzido.

  3. O ideal e aproveitar os retalhos que temos em casa.  Eu prefiro trabalhar com fios de malha, jersey ou lycra pois eles nao desmancham. E nos podemos fazer os nossos proprios fios, como bem mostrou Andrea nesse post.