Flor camélia passo a passo

Esta é a FLOR CAMÉLIA em crochê, uma das criações do professor Marcelo Nunes. A flor é ótima para qualquer trabalho e bem fácil de confeccioná-la. Fiz o passo a passo abaixo deixando ela prontinha para iniciar suas peças. Espero que consigam executá-la e bons trabalhos!
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
camelia

Materiais 

01 – Com o barbante amarelo (9368) inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) prendendo com ponto baixo faça duas correntinhas que equivalem ao primeiro ponto alto.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_2_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_3_
02 – Faça mais 15 pontos alto, totalizando 16 contando com as correntinhas iniciais.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_4_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_5_

03 – Feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo no alto do ponto inicial.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_6_

04 – Faça 11 correntinhas e enrole o barbante duas vezes na agulha para executar um ponto alto duplo.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_7_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_8_

 05 – Pule um ponto de base e faça o ponto alto duplo.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_9_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_10_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_11_

06 – Faça 5 correntinhas de intervalo e novamente faça um ponto alto duplo pulando um ponto de base.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_12_
07 – Siga fazendo até completar a volta, vai sobrar um ponto de base para chegar ao início, então faça 5 correntinhas e prenda com ponto baixíssimo na 6ª correntinha das 11 que fizemos inicialmente, assim a primeira argolinha também vai ficar com 5 correntes de intervalo.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_13_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_14_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_15_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_16_
08 – Agora vamos trabalhar as pétalas, na primeira argolinha de 5 correntes faça um ponto baixo, duas correntinhas para dar altura de um ponto alto e mais 9 pontos alto totalizando 10.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_17_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_18_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_19_
 09 – Feito isso, agora vamos trabalhar no ponto alto duplo descendo, faça 10 pontos alto descendo nele.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_20_
Veja que marquei com a agulha de costura, desça fazendo ponto alto nele.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_21_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_22_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_23_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_24_
11 – Feito isso, vamos prender com ponto baixo na argolinha la encima, veja que marquei com a agulha. Prenda no comecinho porque vamos trabalhar a pétala seguinte.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_25_
12 – Agora para executar a segunda pétala basta repetir os mesmos passos. Uma vez preso com ponto baixo, faça duas correntinhas e mais 9 pontos alto totalizando 10, em seguida faça 10 pontos alto no ponto alto duplo descendo e prenda com ponto baixo la no alto e segue até completar as 8 pétalas.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_26_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_27_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_28_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_29_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_30_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_31_
 13 – Ao completar as 8 pétalas, prenda com ponto baixo encima do ponto baixo inicial, veja que marquei ele com a agulha.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_32_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_33_
 14 – Agora vamos direto fazer alças na parte de trás da flor. Após prender com ponto baixo faça 5 correntes apenas esta vez.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_34_
15 – Veja que entre cada pétala tem um ponto de base no miolo que está sozinho, apontei com a agulha de costura, prenda com ponto baixo la por trás.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_35_ Flor camélia passo a passo - www.croche.com (36) (1) 
 16 – Agora vamos fazer apenas 4 correntes e prender com ponto baixo na parte de cima da pétala novamente.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_37_
Veja que marquei com a agulha que entre uma pétala e outra dá pra notar um espacinho onde apontei com a agulha de costura, prenda com ponto baixo, faça novamente 4 correntinhas e prenda no ponto de base no miolo da flor novamente.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_38_
Veja que vai ficando semelhante a uma estrela.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_39_
Após completar toda a volta fica como na imagem abaixo, não arremate ainda.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_40_
17 – Agora vamos trabalhar na primeira argolinha que fizemos, prenda com ponto baixo e faça 2 correntinhas e mais 2 pontos alto. Veja que ele está descendo pro miolo da flor e é assim mesmo, em seguida sem intervalo faça 3 pontos alto na argolinha que esta subindo do miolo para a pétala.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_41_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_42_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_43_
18 – Faça duas correntinhas de espaço e novamente faça 3 pontos alto na argolinha descendo e 3 pontos alto na argolinha subindo.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_44_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_45_

 Veja que detalhei marcando com a agulha.
Na imagem abaixo fiz 3 pontos alto descendo.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_46_
3 pontos alto subindo
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_47_
Duas correntinhas de intervalo e fui repetindo o passo anterior.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_48_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_49_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_50_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_51_
No final fica assim:
8 leques
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_52_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_53_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_54_
19 – Agora vamos fazer as folhas. Amarre o fio verde (9392) em um dos 8 leques.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_55_

20 – Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo novamente no mesmo leque. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo ainda no mesmo leque e por fim mais 5 correntes e prenda novamente com ponto baixo e a primeira folha estará pronta.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_55_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_56_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_57_

21 – Faça 5 correntes de intervalo, prenda no leque seguinte e repita o passo anterior para fazer outra folha. Siga assim a volta toda, corte o fio e arremate. Sua flor ficou pronta!
Flor camélia passo a passo - www.croche.com (59) Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_60_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_61_

O Avesso:
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_62_

A flor prontinha:

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_63_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_64_

Se quiser colocar uma pérola corte um pedado do fio amarelo (9368) e divida no meio, ele é retorcido com 6 fios. Dividindo ele fica melhor para o acabamento.
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_65_

Passe na agulha
Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_66_

No avesso da flor costurei ele em um barbante e em seguida introduzi a agulha no miolo da flor para sair na parte da frente da flor.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_67_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_68_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_69_

 já na parte da frente passei a pérola no fio e voltei com a agulha no mesmo lugar. É apertadinho e a pérola não vai passar.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_70_

Já no avesso da flor novamente costurei novamente em um barbante, agora posicione bem a pérola na frente da flor e amarre bem na parte de trás e corte as sobras.

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_71_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_72_

 Veja como fica linda!

Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_76_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_77_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_78_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_79_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_81_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_82_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_83_ Flor_cam_lia_passo_a_passo_www.croche.com_84_

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

173 comentários em “Flor camélia passo a passo

  1. Obrigada por passar o passo a passo da flor camelia , amei fazer.Quando o meu trabalho estiver pronto eu posto pra vc ver como ficou…adorei, muito obrigada e que Deus te abençoe e te dê muita luz.

    1. Eu trabalho a pouco tempo com croche e tricô…eu tenho 64 anos e desde que começei a trabalhar com croche e trico não conseguimais parar, me viciei.Preenche meu tempo, me distrai e relacha…obrigada pelas dicas!!Boa sorte e parabéns pelos seus trabalhos maravilhosos!Bj

      1. Um grande beijo Leni!
        Fico muito feliz em ajudar de alguma forma :) Feliz por você ter gostado das dicas aqui do blog e espero que volte mais vezes.

  2. ME SIENTO MUY CONTENTA DE HABER ENCONTRADO ESTA PAGINA ,YO TRABAJO CON PERSONAS DE LA TERCERA EDAD Y LES COMPARTO LO QUE APRENDO Y ESTOS PROYECTOS ME SIRVIERON MUCHO LOS SIGO ENSEÑANDO ESTAN PRESIOSOS MUY AGRADECIDA POR QUE NOS LO COMPARTE Y SOBRE TODO EL PASO A PASO MUY COMPRENSIBLE MUY AGRADECIDA SOY PERUANA.

    1. Olá Holanda, fico muito feliz em ler seu comentário. Trabalhar com pessoas de terceira idade é um dom maravilhoso e parabenizo você por isso!
      Feliz por você ter encontrado minha página e espero que faça muitos dos trabalhos postados aqui. Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  3. Muito claro o passo a passo, fiz rápido e deu certo. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar.

  4. Que trabalhos lindos! Obrigada por compartilhar seus talentos!!! Estou simplesmente apaixonada pela Camélia, não sou artesã e o crochê para mim é uma terapia, suas dicas de passo a passo foi muito útil, consegui fazer sem problema algum.
    Obrigada 😘

    1. Obrigado pelo carinho Luciete! Fico feliz que tenha gostado e também que tenha conseguido concluir seu trabalho.
      Seja sempre muito bem vinda :)

  5. Acabei de fazer a flor camélia, ficou linda. Muito obrigada pelo passo a passo, é muito prático e fácil.

    1. Obrigado Josefa! Seja muito bem vinda! Espero que faça muitas outras aqui do blog.
      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  6. sou muito grata pelo seu trabalho e sua disposição de nos passar seus paps.Tenho feito varios tapetes com seus paps,ninguém ensina o tapete camelia melhor que voce.Pelo menos eu não conheço e olha que estou sempre na net.Eu faço o tapete camelia pra ser usado como caminho de mesa,minha clientes me pedem sem a flor do meio,tipo quando faço um com cinco flores elas querem sem a flor do meio pra poder no espaço colocar um vaso.Então tive que criar um espaço sem flores,uso 4 flores e o espaço do meio sem flores.Quebrei um pouco a cabeça mas consegui um resultado satisfatorio.Obrigado por nos ajudar.Que Deus continue te abençoando.

    1. Oi Rosa, fico muitíssimo feliz pelo elogio, Obrigado!
      Envie fotografia do meio do tapete que você improvisou para crochetapetes@gmail.com e me permita compartilhar aqui para que outras pessoas possam copiar sua ideia!

      Grande beijo e que Deus abençoe a todos nós sempre.

  7. Venho aqui agradecer o melhor site de croche foi aqui que aprendi a fazer trabalhos mais difíceis obrigada de coração.

  8. Boa tarde!
    Quero parabenizá-lo pelo maravilhoso trabalho que tem desenvolvido.
    Você ajudou muito nas encomendas de crochê que realizo!
    Muito obrigada!!

    1. Que legal Sandra!!!
      Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma :)

      Um forte abraço e tudo de bom sempre.