Flor caracol bicuda – Passo a passo

Neste passo a passo veremos como fazer a flor CARACOL BICUDA. Uma linda flor que foi criada para quem gosta de praticidade.

Com apenas uma camada, esta flor fica um pouco mais rasteira que a tradicional FLOR CARACOL, aliás esta foi a flor que utilizei como base para criar a CARACOL BICUDA!

MATERIAIS

A FLOR CARACOL BICUDA surgiu de uma adaptação da FLOR CARACOL que já temos o passo a passo aqui no blog. Ao invés de duas camadas fiz com apenas uma camada, alterei a quantidade de pontos nas pétalas e acrescentei o ponto picô.

1 Flor caracol Bicuda passo a passo

01 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.

flor-caracol-bicuda-1 flor-caracol-bicuda-2 flor-caracol-bicuda-3 flor-caracol-bicuda-4

02 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico, alongue bem o fio e corte. Coloque a ponta de fio na agulha de tapeceiro para fazer o acabamento. Veja que fechei o miolinho do anel mágico, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.

flor-caracol-bicuda-5 flor-caracol-bicuda-6

03 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (lembre-se, o primeiro é formado por duas correntes) Passe o fio dentro do último ponto alto como mostrado na terceira imagem e dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás.

flor-caracol-bicuda-7 flor-caracol-bicuda-8 flor-caracol-bicuda-9

Veja que o círculo fica perfeito!

flor-caracol-bicuda-10

04 – Já na parte de trás conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre apertando bem o segundo nó.

flor-caracol-bicuda-11 flor-caracol-bicuda-12

05 – Esconda parte das pontas de fio no miolinho e corte as sobras.

flor-caracol-bicuda-13 flor-caracol-bicuda-14

06 – Vejam como  o círculo fica redondinho!

flor-caracol-bicuda-15

07 – Com o fio lilás (9587) prenda com ponto baixo em um dos pontos de base e faça 8 correntes. Pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo (Atenção: Apenas esta vez vamos pular 2 pontos de base, para as próximas pétalas vamos pular apenas 1)

flor-caracol-bicuda-16 flor-caracol-bicuda-17 flor-caracol-bicuda-18

08 – Faça duas correntes, vire a flor e volte trabalhando pontos altos na alça. Observe que o miolinho da flor está com o avesso virado para cima. (Memorize: Estas duas correntes que fizemos antes de virar equivale ao primeiro ponto alto e no final vamos utilizar ele para prender as alças)

flor-caracol-bicuda-19 flor-caracol-bicuda-20

09 – Faça mais 7 pontos altos dentro da alça, contando com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 8 pontos altos. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto formando um ponto picô.

flor-caracol-bicuda-21 flor-caracol-bicuda-22 flor-caracol-bicuda-23 flor-caracol-bicuda-24

10 – Após o ponto picô faça mais 8 pontos altos completando a pétala.

flor-caracol-bicuda-25

11 – Vire a flor novamente e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base dos 2 que ficaram livres dentro da alça. Observe que o lado direito da pétala fica dobrado para o miolinho da flor e sobrou o primeiro ponto de base dos 2 que pulamos entre a primeira pétala.

flor-caracol-bicuda-26 flor-caracol-bicuda-27 flor-caracol-bicuda-28 flor-caracol-bicuda-29

12 – Faça 8 correntes, pule 1 ponto de base (vazio) e prenda com ponto baixo. Veja a terceira imagem que o ponto vazio fica logo após a primeira pétala.

flor-caracol-bicuda-30 flor-caracol-bicuda-31 flor-caracol-bicuda-32

13 – Agora basta fazer duas correntes, virar a flor e voltar trabalhando a pétala como a anterior. São sempre 8 pontos altos (contando com as correntes que fizemos antes de virar), ponto picô e 8 pontos altos.

flor-caracol-bicuda-33 flor-caracol-bicuda-34 flor-caracol-bicuda-35

14 – Vire a flor novamente e prenda com ponto baixo no único ponto vazio que tem entre a segunda pétala.

flor-caracol-bicuda-36 flor-caracol-bicuda-37 flor-caracol-bicuda-38

15 – As próximas 5 pétalas são exatamente como esta segunda, apenas a oitava é um pouquinho diferente mas vou detalhar a seguir.

flor-caracol-bicuda-39 flor-caracol-bicuda-40 flor-caracol-bicuda-41

16 – Após prender a sétima pétala faça 8 correntes e observe que temos 1 ponto de base vazio entre a primeira pétala. Na primeira imagem estou mostrando ele na frene do miolinho porém vamos prender atrás da primeira pétala como mostrado nas outras duas imagens, desta forma a última pétala ficará intercalada como todas as outras.

flor-caracol-bicuda-42 flor-caracol-bicuda-43 flor-caracol-bicuda-44

17 – Após prender com ponto baixo faça duas correntes, vire e volte fazendo a pétala como todas as outras.

flor-caracol-bicuda-45 flor-caracol-bicuda-46

18 – Após completar a pétala vire a flor e retire a agulha da laçada. Introduza a agulha de trás para frente pegando no mesmo ponto que prendemos o fio inicial, ou seja, no mesmo ponto de início da primeira pétala. Pegue a laçada e puxe para a parte de trás da flor. Observe na primeira imagem que o fio que sai do novelo ficará entre a primeira e última pétala indo para a parte de trás.

flor-caracol-bicuda-47 flor-caracol-bicuda-48 flor-caracol-bicuda-49 flor-caracol-bicuda-50

19 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo no pé da última pétala.

flor-caracol-bicuda-50 flor-caracol-bicuda-51

Como fazer a base da flor:

20 – Faça duas correntes para dar altura e prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da pétala. (lembre-se, pedi para memorizar estas duas correntes no passo 8 para identificar melhor onde estou prendendo)

flor-caracol-bicuda-52 flor-caracol-bicuda-53 flor-caracol-bicuda-54

Esta imagem mostrando na frente da pétala para ver que prendi no alto das duas correntes…

flor-caracol-bicuda-55 flor-caracol-bicuda-56

21 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da pétala seguinte…

flor-caracol-bicuda-57 flor-caracol-bicuda-58

22 – Siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo na pétala seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que foi feito no alto da segunda corrente da primeira pétala.

flor-caracol-bicuda-59 flor-caracol-bicuda-60

23 – Para fazer a base prenda com ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

flor-caracol-bicuda-61 flor-caracol-bicuda-62

24 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto no pé da primeira corrente, ou seja, no alto do terceiro ponto alto. Observe as imagens:

flor-caracol-bicuda-63 flor-caracol-bicuda-64 flor-caracol-bicuda-65

25 – Faça mais 3 pontos altos ainda na primeira alça formando o primeiro canto. Observe que temos 1 ponto alto atravessado e 4 correntes formando uma alça.

flor-caracol-bicuda-66

26 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos.

flor-caracol-bicuda-67

27 – Siga para a terceira alça e faça 3 pontos altos, 4 correntes e ponto alto pegando no pé das correntes, faça 3 pontos altos na mesma alça formando o segundo canto.

flor-caracol-bicuda-68

28 – Agora basta seguir intercalando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos uma base quadrada. Não se esqueça, não tem corrente de espaço nos bloquinhos das laterais. Corte o fio, conduza-o até a ponta de fio inicial, amarre bem e corte as sobras.

flor-caracol-bicuda-69 flor-caracol-bicuda-70 flor-caracol-bicuda-71

29 – Amarre o fio verde (9384) no ponto alto atravessado de um dos cantos, faremos a folha sempre prendendo neste mesmo ponto. (A alça com 4 correntes ficará livre na parte de trás da folha) Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda no mesmo ponto. Faça 8 correntes e prenda novamente no mesmo ponto, faça 5 correntes e prenda novamente ainda no mesmo ponto alto formando a primeira folha.

flor-caracol-bicuda-72 flor-caracol-bicuda-73 flor-caracol-bicuda-74 flor-caracol-bicuda-75 flor-caracol-bicuda-76

30 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho entre um canto e outro. Este bloquinho é o que está na segunda alça da base. Neste mesmo ponto de base será preso todos os pontos da segunda folha.

flor-caracol-bicuda-77 flor-caracol-bicuda-78 flor-caracol-bicuda-79

31 – Após a segunda folha faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado do segundo canto onde fará a terceira folha… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

flor-caracol-bicuda-80 flor-caracol-bicuda-81 flor-caracol-bicuda-82

No avesso fica assim:

flor-caracol-bicuda-83

Na frente da flor fica assim:

flor-caracol-bicuda-84 flor-caracol-bicuda-85

32 – Para colocar a pérola corte um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor, coloque a pérola e passe uma das pontas do fio saindo na parte de trás da flor.

flor-caracol-bicuda-86 flor-caracol-bicuda-87

33 – Pegue a outra ponta e passe no lado oposto ao que foi passado a primeira ponta (para que a pétala fique posicionada na direção do buraquinho do miolo) saindo também na parte de trás.

flor-caracol-bicuda-88 flor-caracol-bicuda-89 flor-caracol-bicuda-90

34 – Amarre bem, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.

flor-caracol-bicuda-91 flor-caracol-bicuda-92

Veja como fica a flor pronta:

 flor-caracol-bicuda-94 flor-caracol-bicuda-95 flor-caracol-bicuda-96 flor-caracol-bicuda-93 flor-caracol-bicuda-4 flor-caracol-bicuda-99 flor-caracol-bicuda-1

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Já temos uma grade quantidade de passo a passo e dicas disponíveis aqui no blog (Oba!). Alguns sugestões você pode ver nos links abaixo ou navegando nas categorias.

Agradeço o carinho, deixo um forte abraço e desejo tudo de bom sempre!

17 comentários em “Flor caracol bicuda – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Oi Elis, não precisa fazer correntes. Atrás de cada folha vai ficar uma alça para fazer os cantinhos (leques) e entre as folhas da lateral você faz bloquinhos com 3 pontos altos.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.