Flor carisma passo a passo

Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar uma linda flor em crochê. Esta se chama FLOR CARISMA e pode ser utilizada em tapetes de crochê, toalhas de banho ou de rosto, toalhas de mesa… enfim o que a criatividade permitir. Vamos trabalhar?

Criação e execução: croche.com.br

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico ou uma argolinha de 6 correntes. Faça 16 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo formando um círculo.

carisma Flor carisma passo a passo (1) Flor carisma passo a passo (2) Flor carisma passo a passo (3)

02 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base, em seguida sem fazer corrente de espaço pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

Flor carisma passo a passo (4) Flor carisma passo a passo (5) Flor carisma passo a passo (6)

03 – Agora faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base, novamente sem corrente de espaço pule um ponto e prenda com ponto baixo… siga repetindo até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto de base inicial.

Flor carisma passo a passo (7) Flor carisma passo a passo (8) Flor carisma passo a passo (9)

04 – Alongue um pouquinho o fio, retire a agulha e introduza de trás para frente e puxe a laçada para a parte de trás onde trabalharemos alças.

Flor carisma passo a passo (10) Flor carisma passo a passo (11) Flor carisma passo a passo (12)

05 – Prenda com ponto baixo, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto de base que pulamos nos passos anteriores, (no passo anterior sempre que fazia 3 correntes prendia no mesmo ponto de base, pulava um ponto… justamente neste ponto que vamos prender estas alças.)

Flor carisma passo a passo (13) Flor carisma passo a passo (14) Flor carisma passo a passo (15) Flor carisma passo a passo (16) Flor carisma passo a passo (17)

Veja como vai ficando… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo formando então 8 alças onde vamos trabalhar a próxima faze da flor carisma.

Flor carisma passo a passo (18)

06 – Após finalizar a volta siga para a primeira alça e faça 1 ponto baixo, em seguida faça 3 correntes e 5 pontos altos para fazer o ponto pipoca. Retira a agulha da linha e introduza na terceira correntinha quer forma o ponto alto inicial, lace a linha com a agulha e puxe, em seguida prenda com ponto baixo formando então o ponto pipoca.

Flor carisma passo a passo (19) Flor carisma passo a passo (20) Flor carisma passo a passo (21) Flor carisma passo a passo (22) Flor carisma passo a passo (23) Flor carisma passo a passo (24)

07 – Faça 5 correntes de espaço e na próxima alça faça outro ponto pipoca. (faça 6 pontos altos, retire a agulha e introduza no alto do primeiro ponto alto, puxe a laçada e prenda com ponto baixo…) Faça por toda a volta e finalize no alto do primeiro ponto pipoca com ponto baixíssimo. Teremos no total 8 pontos pipocas com 5 alças de espaço.

Flor carisma passo a passo (25) Flor carisma passo a passo (26) Flor carisma passo a passo (27) Flor carisma passo a passo (28) Flor carisma passo a passo (29) Flor carisma passo a passo (30) Flor carisma passo a passo (31)

08 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo na primeira alça, uma corrente e 7 pontos altos

Flor carisma passo a passo (32) Flor carisma passo a passo (33) Flor carisma passo a passo (37) Flor carisma passo a passo (38) Flor carisma passo a passo (39)

09 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.

Flor carisma passo a passo (41) Flor carisma passo a passo (42)

10 – Faça 1 ponto baixo na segunda alça, uma corrente e 7 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… faça por toda a volta formando então 8 pétalas. Após fazer a ultima pétala faça 1 ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala, alongue o fio e puxe-o para a parte de trás da flor para fazer as alças.

Flor carisma passo a passo (43) Flor carisma passo a passo (44) Flor carisma passo a passo (45) Flor carisma passo a passo (46)

11 – Na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo e faça 4 correntes, em seguida vamos prender com ponto baixo no ponto de baixo de base que fica entre um ponto pipoca e outro, observe as imagens…

Flor carisma passo a passo (47) Flor carisma passo a passo (48) Flor carisma passo a passo (49)

Veja que será preso na parte central da flor

Flor carisma passo a passo (50)

12 – Em seguida faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na junção de uma pétala e outra logo acima do ponto pipoca, desta forma teremos duas alças, uma descendo e outra subindo… Siga fazendo alças por toda a volva, observe a 4ª imagem como ficam as alças… Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor carisma passo a passo (51) Flor carisma passo a passo (52) Flor carisma passo a passo (53) Flor carisma passo a passo (54)

13 – Para fazer a base da flor, faça 1 ponto baixo na primeira alça (na alça que desce em direção ao miolo da flor) faça duas correntes e mais 2 pontos altos.

Flor carisma passo a passo (55) Flor carisma passo a passo (56)

14 – Agora sem fazer corrente de espaço, faça 3 pontos altos na alça que sobe… em seguida faça duas correntes de espaço.

Flor carisma passo a passo (57) Flor carisma passo a passo (58) Flor carisma passo a passo (59)

15 – Agora vamos repetir os passos, 3 pontos altos na alça descendo, 3 pontos altos na alça subindo e duas correntes de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor carisma passo a passo (60) Flor carisma passo a passo (61) Flor carisma passo a passo (62) Flor carisma passo a passo (63)

Fica assim o avesso da flor… Estas sobras de fios do arremate aproveitei para costurar uma pérola no miolinho da flor.

Flor carisma passo a passo (64)

16 – Para fazer as folhas, amarre o fio verde em uma das alças de duas correntes, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes.

Flor carisma passo a passo (66) Flor carisma passo a passo (67)

17 – Em seguida prenda com ponto baixo na mesma alça e faça 8 correntes, novamente prenda com ponto baixo na mesma alça e faça 5 correntes…

Flor carisma passo a passo (68) Flor carisma passo a passo (69)

18 – Prenda novamente com ponto baixo na mesma alça formando então a primeira folha. Para seguir para o próximo espaço faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes onde fará a segunda folha… siga por toda a volta, corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!

Flor carisma passo a passo (70) Flor carisma passo a passo (71) Flor carisma passo a passo (72) Flor carisma passo a passo (73) Flor carisma passo a passo (74) Flor carisma passo a passo (76) Flor carisma passo a passo (77) Flor carisma passo a passo (80) Flor carisma passo a passo (93) Flor carisma passo a passo (2) Flor carisma passo a passo (5) Flor carisma passo a passo (6) Flor carisma passo a passo (8) Flor carisma passo a passo (13)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer, em caso de dúvidas entre em contato conosco através do email crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você.

52 comentários em “Flor carisma passo a passo

  1. Essas florzinhas são lindas, pena que eu ñ tenha muita pratica pra confecciona-las, mas vou conseguir porque vcs explicam muito bem.

    1. Oi Marta, a prática só vem com a repetição, então faça sempre e logo estará expert :)
      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Oiiii eu gosto muito e sei fqzer croché, mas flores não consugo fazer faço muitos jogos de banheiro até da coruja mas flores não consigo me ajuda quero muito aprende.

    1. Oi Rita, se for no sorteio do dia 14/12 que precisa confeccionar a flor após postar me avise para eu colocar seu nome na lista!

  3. Oi Samuel terminei a minha flor Carisma< ficou linda! Obrigada! Vou tentar postar foto no meu face? Abracos

  4. Parabéns!
    Trabalhos top, uma fonte de inspiração.
    Cada vez aprendo mais.Uma riqueza de detalhes.
    #maravilhosos

  5. Sou detalhista ao executar meus trabalhos, e encontrei neste site preciosas informações para aprimorá-los mais ainda. Continuem postando seus trabalhos, são lindos, é sempre bom encontrar alguém que se realiza partilhando com os outros o que ama fazer. Bjs.

  6. FANTÁSTICO !!!!! AMO DE MONTÃO AS EXPLICAÇÕES DE SITE, NÃO TEM COMO ERRAR, FAREI CROCHE P SEMPRE….
    MUITO OBRIGADO A VCS QUE FAZEM ACONTECER….

  7. AMEI ESTAS MARAVILHAS E AGRADEÇO MUITO A DEUS POR TER COLOCADO NO MUNDO ESTA ADMINISTRADORA QUE GOSTA DE COMPARTILHAR A SUA SABEDORIA PARA TODOS NOS. MUITO OBRIGADO BJOS. GIL

  8. Parabéns ao passo a passo,eu não sei quase nada e consegui fazer a flor carisma,ficou linda,oubrigado,agora vou tentar aplicar num peso para porta.

  9. obrigado por dar o passo a passo sou fã de flores de crucher amei dazer obrigado que bom participar com você

  10. Adorei e quero aprender para melhorar o meu croche,poia aprendi olhando as colegas fazendo e quero melhorar.bjs

    Obrigado por poder participar com vocês!

  11. AMEI SIMPLESMENTE ESSE BLOG ERA TUDO QUE EU PRECISAVA PRA PODER APRENDER FAZER CROCHE OBRIGADO A VC ADMINISTRADORA E BRIGADAOOO A VC KATIA CELENE QUE ME INDICOU BRIGADAOOOO

  12. SIMPLESMENTE AMEI ESSE BLOG ERA TUDO QUE EU PRECISAVA PRA APRENDER FAZER CROCHE OBRIGADO A VC ADMINISTRADORA E OBRIGADO A VOCE kATIA CELENE QUE ME INDICOU BRIGADAOOOOO