Flor Catavento passo a Passo

Fiz este passo a passo da flor catavento que utilizo em meus trabalhos. Espero que entendam, mas caso tenham alguma dúvida pode deixar sua pergunta nos comentários que assim que possível responderei.
Logo acima tem o botão do facebook onde você pode compartilhar este link, e se quiser seguir o blog sinta-se a vontade!

Materiais:

cata-vento IMG_3201
01 – Faça um anel mágico e suba com 5 correntes
IMG_3228-001
02 – faça um ponto alto dentro do anel mágico
IMG_3229-001
03 – Faça duas correntes e novamente ponto alto dentro do anel mágico.
IMG_3230-001
04 – Como podem ver na foto, segue fazendo duas correntes seguidas de ponto alto.
IMG_3231-001
05 – Completando 8 p.a contando com a corrente inicial faça novamente duas correntes, esta vai servir para prender na corrente inicial e fechar a primeira fase.
IMG_3233-001
06 – Antes vamos puxar a ponta do anel mágico para fechar o miolo da flor, em seguida com agulha de tapeçaria suba costurando ela na corrente para que fique bem escondida.
IMG_3234-001 IMG_3235-001
07 – Prenda na 3ª correntinha com um ponto baixíssimo. Note que temos 8 intervalos de duas correntes, portanto vamos trabalhar as pétalas nestes intervalos, no final teremos 8 pétalas.
IMG_3236-001
08-  No primeiro intervalo prenda com um ponto baixo pegando também a linha do anel inicial.
IMG_3237-001
 09 – Suba com duas correntes e faça + 4 pontos alto neste intervalo sempre prendendo a linha do anel inicial.
IMG_3238-001 IMG_3239-001
10-  Suba com duas correntes e agora preste bem atenção, estamos trabalhando pelo lado direito da flor.
IMG_3240-001
 11- Gira para ficar no avesso e faça ponto alto encima de ponto alto como podem ver nas fotos seguintes. Note que o ultimo ponto alto é feito encima das duas correntinhas que iniciamos a pétala.
IMG_3241-001 IMG_3242-001 IMG_3243-001
12 – Suba com 3 correntes, e vamos voltar a trabalhar pelo lado direito da flor, estas 3 correntes será a alça atrás da pétala. Então enrole a linha na agulha para fazer ponto alto e vire a flor pro lado direito novamente.
IMG_3244-001 IMG_3245-001
13 – Faça ponto alto dentro do intervalo de duas correntes seguintes e como anteriormente sempre prendendo a linha do anel inicial.
IMG_3246-001
14 – Fazendo 5 pontos alto teremos a base na próxima pétala, então repita os passos anteriores para terminar esta e as pétalas seguintes
IMG_3247-001
15 – Ao final das 8 pétalas teremos este resultado e você vai prender com ponto baixíssimo no topo das duas correntinhas do início.
IMG_3248-001
16 – Puxe a linha, corte e arremate costurando por trás voltando na correntinha como pode ver nas imagens.
IMG_3249-001 IMG_3250-001 IMG_3251-001 IMG_3252-001 IMG_3253-001
Fica assim
IMG_3254-001
 17 – Agora vamos fazer as folhas, com o fio verde amarre na correntinha com apenas um nó prendendo o fio que você costurou para arrematar o final da pétala, assim ele vai ficar bem preso.
IMG_3255-001
 18 – Pelo lado direito da flor faça 5 correntes
IMG_3256-001
19 – Prenda com um ponto baixo
IMG_3257-001
20 – Faça 7 correntes e prenda com um ponto baixo
IMG_3258-001 IMG_3259-001 IMG_3260-001
21 – Faça novamente 5 correntes e prenda com um ponto baixo, então teremos a primeira folha pronta.
IMG_3261-001 IMG_3264-001 IMG_3263-001 IMG_3262-001
22 – Agora faça 3 correntes e passe pra argola seguinte para trabalhar a segunda folha, siga estes passos até completar as 8 folhas.
IMG_3265-001 IMG_3266-001 IMG_3267-001 IMG_3268-001 IMG_3269-001
Aqui está o avesso para verem o andamento.
IMG_3270-001 IMG_3271-001
23 – Ao final das 8 folhas prenda as 3 correntes na correntinha inicial da primeira folha, puxe a linha, corte e passe ela pro avesso, agora com a ponta da linha que iniciou dê 2 nós para que fique bem firme e esconda elas com a agulha de tapeçaria, em seguida corte para que não fiquem aparecendo. (siga a sequência de imagens)
IMG_3272-001 IMG_3273-001
Pode cortar também a linha do arremate da flor.
IMG_3274-001 IMG_3275-001
Flor Pronta
IMG_3276-001
Avesso
IMG_3277-001
24 – Agora vamos fazer as alças onde vamos iniciar o trabalho, pegue duas linhas do fio da flor e passe o barbante branco por dentro.
IMG_3278-001 IMG_3279-001 IMG_3280-001
25 – Suba com correntes sempre entrelaçando a ponta do fio, este recurso utilizo para que não precise fazer arremate, menos nós o trabalho fica mais delicado.
IMG_3281-001
 faça 4 correntes sempre entrelaçando a ponta do fio inicial.
IMG_3282-001 IMG_3283-001
26 – na pétala seguinte, prenda com um ponto baixo e siga fazendo as alças com 4 correntes de intervalo.
IMG_3284-001 IMG_3285-001
27 – no final, prenda com ponto baixo na corrente inicial da primeira alça e então teremos 8 alças pra fazer nosso trabalho.
IMG_3286-001 IMG_3287-001
28 – Agora basta fazer ponto baixo dentro da primeira alça e iniciar o primeiro leque.
IMG_3288-001 IMG_3289-001

Bom, a partir daqui é igual em qualquer flor que você já tenha feito, basta utilizar em seus trabalhos.
Espero que tenham compreendido meu passo a passo. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Flores passo a passo

Flores e folhas para aplicações

Tapete estrela passo a passo

Tapete camélia passo a passo

Tapete oval passo a passo

Tapete redondo passo a passo

Tapete retangular passo a passo

Tapete para banheiro passo a passo

Acabamento de tapete passo a passo

Caminho de mesa passo a passo

Guirlanda passo a passo

Porta pano de prato passo a passo

Puxa-saco passo a passo

Toalha natalina passo a passo

74 comentários em “Flor Catavento passo a Passo

  1. Parabéns , seus trabalhos são belíssimos; gostaria de comprar DVD, caso tenha algum me avise. Obrigada.

  2. Sou iniciante no crochê e com esse passo a passo estou fazendo o jogo de banheiro catavento. Muito obrigada amei!

  3. Eu não entendi muito bem o passo 12 para o 13, depois que faço as três correntes no lado avesso eu prendo com algum ponto para ficar aquelas ponta da pétala ou simplesmente faço o ponto alto do lado certo deixando as 3 correntes soltas?. Parabéns pelo trabalho, amo suas peças.

    1. Oi Mônica, as 3 correntes vão ficar solta formando uma alça, o passo 13 já inicia a segunda pétala, desta forma as 3 correntes ficará ligando a primeira e a segunda pétala.