Flor da Serra

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR DA SERRA. Mais uma criação exclusiva pra você que gosta de seguir o blog :) Estas cores vivas e vibrantes são dos fios Barroco Multicolor da Círculo S/A. 

Por falar em flor, você sabia que já temos mais de 80 passo a passo só de flores? Então, esta será mais uma que vai pro álbum FLORES PASSO A PASSO. Lá no álbum basta clicar na flor desejada que abre o passo a passo.

flor-da-serra

MATERIAIS

Aqui a flor pronta, apesar de ter 4 camadas de pétalas as duas primeiras são unidas e as demais são posicionada de forma que a flor fique bem baixa, ótima para tapetes e passadeiras.

       

flor-da-serra-passo-a-passo-251   –     flor-da-serra-passo-a-passo-254

01 – Inicie fazendo um ANEL MÁGICO com o fio verde 9384. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

flor-da-serra-passo-a-passo-9 flor-da-serra-passo-a-passo-10

02 – Dentro do anel mágico faça mais 15 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos. Feche o anel mágico e finalize-o com ajuda de uma agulha de tapeceiro para que o miolinho fique bem redondinho. AQUI tem um passo a passo explicando como fazer este miolinho perfeito.

flor-da-serra-passo-a-passo-11 flor-da-serra-passo-a-passo-1 flor-da-serra-passo-a-passo-2 flor-da-serra-passo-a-passo-3 flor-da-serra-passo-a-passo-4 flor-da-serra-passo-a-passo-5 flor-da-serra-passo-a-passo-6 flor-da-serra-passo-a-passo-7

03 – Com o fio barroco multicolor 9360 (marrom mesclado) vamos fazer o detalhe dentro do miolinho pegando apenas o primeiro fio.

flor-da-serra-passo-a-passo-8

04 – Prenda com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte pegando apenas o fio da parte de cima do miolinho como indicado nas imagens.

flor-da-serra-passo-a-passo-12 flor-da-serra-passo-a-passo-13 flor-da-serra-passo-a-passo-14 flor-da-serra-passo-a-passo-15

05 – Faça uma corrente de espaço, siga para o ponto seguinte e prenda com ponto baixo novamente… observe na terceira imagem como a parte de baixo vai ficando com um fio bem aparente onde vamos trabalhar as alças futuramente.

flor-da-serra-passo-a-passo-16 flor-da-serra-passo-a-passo-17 flor-da-serra-passo-a-passo-18

06 – Faça por toda a volta, no final vamos fazer o acabamento com agulha de tapeceiro para que fique bem redondinho. Alongue bem o fio e corte.

flor-da-serra-passo-a-passo-22 flor-da-serra-passo-a-passo-23

07 – Coloque o fio na agulha, passe de traz para frente na primeira corrente de espaço.

flor-da-serra-passo-a-passo-24 flor-da-serra-passo-a-passo-25

08 – Passe dentro da última corrente de espaço, em seguida passe dentro do primeiro ponto baixo saindo na parte de trás.

flor-da-serra-passo-a-passo-26 flor-da-serra-passo-a-passo-27 flor-da-serra-passo-a-passo-28

09 – Após dar 2 nós esconda parte do fio no miolinho da flor sempre tomando o cuidado para não passar com o fio em cima do outro fio do ponto alto que vamos utilizar como base para as alças. Corte as sobras.

flor-da-serra-passo-a-passo-29 flor-da-serra-passo-a-passo-30 flor-da-serra-passo-a-passo-31 flor-da-serra-passo-a-passo-32 flor-da-serra-passo-a-passo-33

10 – O miolinho ficará bem redondinho na parte da frente e na parte de baixo teremos os fios para prendermos as alças…

flor-da-serra-passo-a-passo-34 flor-da-serra-passo-a-passo-35

11 – Agora vamos trabalhar com o fio multicolor 9284 (rosa mais claro) Prenda com ponto baixo em um dos fios na parte de baixo da peça, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

flor-da-serra-passo-a-passo-36 flor-da-serra-passo-a-passo-37 flor-da-serra-passo-a-passo-38 flor-da-serra-passo-a-passo-39 flor-da-serra-passo-a-passo-40

12 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo novamente… Siga por toda a volta e no final teremos um total de 8 alças de 2 correntes. Finalize com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-41 flor-da-serra-passo-a-passo-42 flor-da-serra-passo-a-passo-43 flor-da-serra-passo-a-passo-44

13 – Após finalizar a volta, faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos.

flor-da-serra-passo-a-passo-45 flor-da-serra-passo-a-passo-46 flor-da-serra-passo-a-passo-47 flor-da-serra-passo-a-passo-48

14 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça completando a primeira pétala. Ela ficará com um lado mais alto que o outro…

flor-da-serra-passo-a-passo-49 flor-da-serra-passo-a-passo-50

15 – Siga para a próxima alça com ponto baixo, faça duas correntes, 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça… siga por toda a volta e ao final vamos passar com o fio para a parte de trás.

flor-da-serra-passo-a-passo-51 flor-da-serra-passo-a-passo-52 flor-da-serra-passo-a-passo-53 flor-da-serra-passo-a-passo-54 flor-da-serra-passo-a-passo-55 flor-da-serra-passo-a-passo-56 flor-da-serra-passo-a-passo-57

16 – No final da volta, após prender com ponto baixo vamos introduzir a agulha de trás para a frente no primeiro ponto baixo… neste que apontei com a agulha. Laçar a ponta de fio e puxar para a parte de trás.

flor-da-serra-passo-a-passo-58 flor-da-serra-passo-a-passo-62 flor-da-serra-passo-a-passo-63 flor-da-serra-passo-a-passo-64

17 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo em um fio da base. Faça 3 correntes de espaço e vamos prender na junção das pétalas seguinte… veja que apontei com agulha de tapeceiro que a junção das pétalas ficam bem aparentes.

flor-da-serra-passo-a-passo-65 flor-da-serra-passo-a-passo-66 flor-da-serra-passo-a-passo-67 flor-da-serra-passo-a-passo-68 flor-da-serra-passo-a-passo-69 flor-da-serra-passo-a-passo-70

18 – Após prender com ponto baixo faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na junção… faça 3 correntes e prenda na junção seguinte… siga por toda a volta e teremos um total de 8 alças novamente. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-71 flor-da-serra-passo-a-passo-72 flor-da-serra-passo-a-passo-73 flor-da-serra-passo-a-passo-74 flor-da-serra-passo-a-passo-75 flor-da-serra-passo-a-passo-76 flor-da-serra-passo-a-passo-77

19 – Agora faça 2 pontos baixos na primeira alça, isso mesmo, são 2 pontos baixos e não apenas 1. Isso fará com que a pétala fique levemente mais deslocada para a esquerda e não centralizada com a primeira camada.

flor-da-serra-passo-a-passo-78

20 – Após os 2 pontos baixos faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, ainda na mesma alça faça 4 pontos altos.

flor-da-serra-passo-a-passo-79 flor-da-serra-passo-a-passo-80 flor-da-serra-passo-a-passo-81

21 – Esta volta é um pouco diferente e não faremos corrente de espaço. Após fazer os 4 pontos altos vamos prender com ponto baixo na pétala da primeira volta. Veja que apontei com a agulha o primeiro ponto alto da primeira camada de pétala (não é nas correntes que formam o primeiro ponto alto e sim no primeiro dos 4 pontos altos que foram feitos após as correntes).

flor-da-serra-passo-a-passo-86 flor-da-serra-passo-a-passo-87 flor-da-serra-passo-a-passo-88 flor-da-serra-passo-a-passo-89 flor-da-serra-passo-a-passo-90

22 – Após prender com ponto baixo vamos voltar para a segunda alça lá na parte de trás e prender com ponto baixo lá também.

flor-da-serra-passo-a-passo-91 flor-da-serra-passo-a-passo-92

23 – Após prender com ponto baixo na segunda alça, faça duas correntes, 4 pontos altos e vamos seguir para a pétala seguinte… siga por toda a volta, vamos ver como finalizar a volta?

flor-da-serra-passo-a-passo-93 flor-da-serra-passo-a-passo-94 flor-da-serra-passo-a-passo-95 flor-da-serra-passo-a-passo-96 flor-da-serra-passo-a-passo-97 flor-da-serra-passo-a-passo-98 flor-da-serra-passo-a-passo-99 flor-da-serra-passo-a-passo-100 flor-da-serra-passo-a-passo-101

24 – Chegando no final prenda com ponto baixo na primeira pétala da primeira camada, em seguida prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que fizemos para iniciar a volta ou finalize com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.

flor-da-serra-passo-a-passo-102 flor-da-serra-passo-a-passo-103 flor-da-serra-passo-a-passo-104 flor-da-serra-passo-a-passo-105 flor-da-serra-passo-a-passo-106 flor-da-serra-passo-a-passo-107 flor-da-serra-passo-a-passo-108 flor-da-serra-passo-a-passo-109 flor-da-serra-passo-a-passo-110 flor-da-serra-passo-a-passo-111 flor-da-serra-passo-a-passo-112 flor-da-serra-passo-a-passo-113 flor-da-serra-passo-a-passo-114 flor-da-serra-passo-a-passo-115 flor-da-serra-passo-a-passo-116 flor-da-serra-passo-a-passo-117

25 – Para colocar uma pérola utilize um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor, passe de trás para frente, passe na pérola e passe para a parte de trás, amarre bem esconda parte dos fios, corte as sobras.

flor-da-serra-passo-a-passo-118 flor-da-serra-passo-a-passo-119 flor-da-serra-passo-a-passo-120 flor-da-serra-passo-a-passo-121 flor-da-serra-passo-a-passo-122 flor-da-serra-passo-a-passo-123

26 – Se queres uma flor pequena para aplicação esta fase é perfeita! Vamos continuar e completar a flor?

flor-da-serra-passo-a-passo-124 flor-da-serra-passo-a-passo-125 flor-da-serra-passo-a-passo-126

27 – Na parte de trás da flor temos parte das alças aparecendo… amarre o fio barroco multicolor 9427 (rosa mais escuro) em uma das alças. Prenda com ponto baixo, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

flor-da-serra-passo-a-passo-127 flor-da-serra-passo-a-passo-128 flor-da-serra-passo-a-passo-129 flor-da-serra-passo-a-passo-130 flor-da-serra-passo-a-passo-131 flor-da-serra-passo-a-passo-132

28 – Siga fazendo alças por toda a volta e ao final teremos um total de 8 alças novamente. Finalize com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-133 flor-da-serra-passo-a-passo-134 flor-da-serra-passo-a-passo-135

29 – Após finalizar as alças siga para a primeira alça e faça 3 pontos baixos. Faça 3 correntes e ainda na mesma alça faça 5 pontos altos. Veja que ao fazer 3 correntes no início a pétala ficará bem pontuda :)

flor-da-serra-passo-a-passo-136 flor-da-serra-passo-a-passo-137 flor-da-serra-passo-a-passo-139 flor-da-serra-passo-a-passo-140 flor-da-serra-passo-a-passo-141

30 – Após fazer os 5 pontos altos siga para a próxima alça e faça 3 pontos baixos.

flor-da-serra-passo-a-passo-142

31 – Faça novamente 3 correntes, 5 pontos altos… siga para a próxima alça e faça 3 pontos baixos… siga repetindo por toda a volta e vamos finalizar já passando para a parte de trás.

flor-da-serra-passo-a-passo-143 flor-da-serra-passo-a-passo-144 flor-da-serra-passo-a-passo-145 flor-da-serra-passo-a-passo-146 flor-da-serra-passo-a-passo-147

32 – Ao chegar no final ao invés de prender com ponto baixíssimo, retire a agulha da laçada e introduza de trás para a frente no primeiro ponto baixo dos 3 que fizemos para iniciar a volta.

flor-da-serra-passo-a-passo-148 flor-da-serra-passo-a-passo-149 flor-da-serra-passo-a-passo-150 flor-da-serra-passo-a-passo-151

33 – Pegue a laçada e puxe para a parte de trás, prenda com ponto baixo.

flor-da-serra-passo-a-passo-152 flor-da-serra-passo-a-passo-153 flor-da-serra-passo-a-passo-154 flor-da-serra-passo-a-passo-155

34 – Agora faremos alças novamente e vamos prender com ponto baixo sempre no pedacinho de alça que ficou aparente na volta anterior, observe que mostrei com a agulha de tapeceiro.

flor-da-serra-passo-a-passo-157 flor-da-serra-passo-a-passo-158

35 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da alça seguinte. Siga fazendo alças com 5 correntes e finalize a volta com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-159 flor-da-serra-passo-a-passo-160 flor-da-serra-passo-a-passo-161 flor-da-serra-passo-a-passo-162

36 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo em mais duas correntes da primeira alça e depois prenda com ponto baixo. Assim estaremos no meio da alça.

flor-da-serra-passo-a-passo-165 flor-da-serra-passo-a-passo-166

37 – Após o ponto baixo faça uma corrente de espaço, faça 3 pontos altos e teremos chegado ao final da alça.

flor-da-serra-passo-a-passo-167 flor-da-serra-passo-a-passo-168

38 – Faça ponto alto em cima do ponto baixo que divide as alças, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto novamente no mesmo ponto.

flor-da-serra-passo-a-passo-169 flor-da-serra-passo-a-passo-170 flor-da-serra-passo-a-passo-171 flor-da-serra-passo-a-passo-172

39 – Seguindo para a próxima alça faça 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo. Atenção, ao prender com ponto baixo estaremos no meio da segunda alça.

flor-da-serra-passo-a-passo-177 flor-da-serra-passo-a-passo-178 flor-da-serra-passo-a-passo-179 flor-da-serra-passo-a-passo-180

40 – Agora só seguir repetindo, após o ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos e 1 ponto alto no ponto baixo que divide as alças… faça duas correntes de espaço, faça ponto alto no ponto baixo novamente, siga com 3 pontos altos na alça seguinte, uma corrente e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo (ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro), corte o fio e arremate.

flor-da-serra-passo-a-passo-181 flor-da-serra-passo-a-passo-182 flor-da-serra-passo-a-passo-183 flor-da-serra-passo-a-passo-184 flor-da-serra-passo-a-passo-185 flor-da-serra-passo-a-passo-186 flor-da-serra-passo-a-passo-187 flor-da-serra-passo-a-passo-188 flor-da-serra-passo-a-passo-189 flor-da-serra-passo-a-passo-190 flor-da-serra-passo-a-passo-191 flor-da-serra-passo-a-passo-193 flor-da-serra-passo-a-passo-195 flor-da-serra-passo-a-passo-196 flor-da-serra-passo-a-passo-197 flor-da-serra-passo-a-passo-198 flor-da-serra-passo-a-passo-199

41 – Para fazer as folhas vou utilizar o barroco multicolor 9201 – Esta é uma cor que a Círculo S/A lançou recentemente e eu adorei!

flor-da-serra-passo-a-passo-202 flor-da-serra-passo-a-passo-204

42 – Vamos prender com ponto baixo pegando 2 fios do ponto baixo, é o mesmo ponto baixo que foram feitos 2 pontos altos formando o meio da pétala da última volta. Na segunda imagem veja que lacei o pé da alça porém vou introduzir a agulha pegando apenas 2 fios, claro, você pode amarrar o fio abraçando o pé da alça também, mas como quero que a flor fique mais baixa se fizer isso tende a levantar muito a pétala.

flor-da-serra-passo-a-passo-205 flor-da-serra-passo-a-passo-206 flor-da-serra-passo-a-passo-207 flor-da-serra-passo-a-passo-208

43 – Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da alça seguinte… siga por toda volta e teremos um total de 8 alças. Finalize com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-209 flor-da-serra-passo-a-passo-210 flor-da-serra-passo-a-passo-211 flor-da-serra-passo-a-passo-212 flor-da-serra-passo-a-passo-213

44 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 5 correntes da primeira alça e faça ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos na mesma alça.

flor-da-serra-passo-a-passo-214 flor-da-serra-passo-a-passo-215 flor-da-serra-passo-a-passo-216 flor-da-serra-passo-a-passo-217 flor-da-serra-passo-a-passo-218

45 – Faça uma corrente de espaço e vamos pra alça seguinte… Na próxima alça se quiser uma base comum (aquela quadradinha sem folhas) faça 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… uma corrente de espaço, siga para a terceira alça e faça apenas 3 pontos altos… siga intercalando e terá a base quadradinha comum…

flor-da-serra-passo-a-passo-219 flor-da-serra-passo-a-passo-220 flor-da-serra-passo-a-passo-221 flor-da-serra-passo-a-passo-222

46 – Já a outra forma de fazer a base com as folha é: Na segunda alça faça 3 pontos altos, faça 4 correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto, observe que o ponto alto ficará atravessado.

flor-da-serra-passo-a-passo-223 flor-da-serra-passo-a-passo-224 flor-da-serra-passo-a-passo-225 flor-da-serra-passo-a-passo-226 flor-da-serra-passo-a-passo-227 flor-da-serra-passo-a-passo-228

47 – Na mesma alça faça mais 3 pontos altos  completando o cantinho da base.

flor-da-serra-passo-a-passo-229 flor-da-serra-passo-a-passo-230

48 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente um cantinho igual ao que fizemos na segunda alça… siga por toda a volta intercalando e finalize com ponto baixíssimo.

flor-da-serra-passo-a-passo-231 flor-da-serra-passo-a-passo-232 flor-da-serra-passo-a-passo-233 flor-da-serra-passo-a-passo-234 flor-da-serra-passo-a-passo-235 flor-da-serra-passo-a-passo-236

49 – Faça ponto baixo em cima do ponto alto do meio, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.

flor-da-serra-passo-a-passo-237 flor-da-serra-passo-a-passo-238 flor-da-serra-passo-a-passo-239

50 – Faça 8 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo lugar. Faça 5 correntes e prenda mais uma vez no mesmo lugar formando a primeira folha.

flor-da-serra-passo-a-passo-240 flor-da-serra-passo-a-passo-241 flor-da-serra-passo-a-passo-242 flor-da-serra-passo-a-passo-243 flor-da-serra-passo-a-passo-244

51 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto que ficou atravessado, desta forma as 4 correntes ficarão atrás da folha. Neste mesmo ponto faça a segunda folha.

flor-da-serra-passo-a-passo-245  flor-da-serra-passo-a-passo-250 flor-da-serra-passo-a-passo-246 flor-da-serra-passo-a-passo-247 flor-da-serra-passo-a-passo-248

52 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo em cima do ponto alto do meio do bloquinho seguinte e faça a terceira folha… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

flor-da-serra-passo-a-passo-249 flor-da-serra-passo-a-passo-250

Aqui a flor pronta!

flor-da-serra-passo-a-passo-251 flor-da-serra-passo-a-passo-252 flor-da-serra-passo-a-passo-253 flor-da-serra-passo-a-passo-254 flor-da-serra-passo-a-passo-255 flor-da-serra-passo-a-passo-256 flor-da-serra-passo-a-passo-257

Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e sintam-se a vontade para compartilhar nas redes sociais.

Um forte abraço e até o próximo passo a passo!

Samuel Ramos

 

9 comentários em “Flor da Serra

  1. eu sou apaixondada por tudo que é artesanato mas nao sei fazer muitas coisas lindas bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.