Flor Ellen – Passo a passo

Neste passo a passo vou explicar como fazer uma belíssima flor. Fácil de fazer mas com um resultado final muito bonito sem contar o toque especial das cores multicolor.

Esta é a flor ELLEN, uma criação da artesã Rhosângela Crochê que aliás já contribuiu com outros passo a passo que estão disponíveis aqui no blog como a FLOR PRISCILA e a FLOR HELENA. Ela também fez um vídeo da flor Ellen e está disponível em seu canal no YouTube.

Agradeço por autorizar o passo a passo para o blog e aproveito para dizer que fiz algumas modificações na forma de confecção como o miolinho por exemplo apenas para facilitar e não ter que cortar o fio, mas sem alterar o resultado final.

Criação: Rhosângela Crochê

Execução: Samuel Ramos

MATERIAIS

Vejam como esta flor fica maravilhosa! Gostei muito desta combinação de cores e já estou pensando em utilizar em um futuro trabalho.

Flor Ellen passo a passo (143) Flor Ellen passo a passo

01 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos.

Flor Ellen passo a passo (1) Flor Ellen passo a passo (2) Flor Ellen passo a passo (3) Flor Ellen passo a passo (4)

02 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixo pegando apenas o fio da frente da corrente que forma o primeiro ponto alto. Veja que na primeira imagem indiquei com a agulha onde será feito o ponto baixo e na segunda imagem o fio da parte de trás que ficará sobrando para trabalhar na próxima fase. (Dica: Não corte a ponta do fio que puxou do anel mágico, mais a frente vamos utilizar para arrematar o trabalho)

Flor Ellen passo a passo (5) Flor Ellen passo a passo (6)  Flor Ellen passo a passo (8)

03 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e faça novamente ponto baixo ainda no mesmo fio de base formando uma alça.

Flor Ellen passo a passo (9) Flor Ellen passo a passo (10)

04 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas o fio da frente novamente… Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.

Flor Ellen passo a passo (11) Flor Ellen passo a passo (12) Flor Ellen passo a passo (13)

05 – Observe que na parte de trás da flor vai ficando bem aparente o fio de trás do ponto alto de base, eles precisam ficar assim para que possamos trabalhar a próxima fase da flor. Siga fazendo as alças com 5 correntes até completar a volta.

Flor Ellen passo a passo (14) Flor Ellen passo a passo (15)

06 – Ao completar a volta retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente no primeiro ponto baixo (o mesmo que foi feito para finalizar o miolinho) pegue a laçada onde terminou a volta e puxe passando-o para a parte de trás. Observe a sequência…

Flor Ellen passo a passo (16) Flor Ellen passo a passo (17) Flor Ellen passo a passo (18) Flor Ellen passo a passo (19) Flor Ellen passo a passo (20)

07 – Com o fio já na parte de trás lace a agulha no fio de trás das correntes (na mesma direção onde finalizamos o miolinho) e prenda com ponto baixo.

Flor Ellen passo a passo (21) Flor Ellen passo a passo (22)

08 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo ponto alto nos fios da parte de trás do ponto de base, para cada fio faça 2 pontos altos e ao final da volta teremos um total de 32 pontos altos.

Flor Ellen passo a passo (23) Flor Ellen passo a passo (24) Flor Ellen passo a passo (25)

09 – Finalize com ponto baixo pegando apenas o fio da frente da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. A partir de agora teremos duas maneiras de fazer esta segunda fase. Vou explicar como a artesã Rhosângela faz e em seguida mostrar como eu fiz…

Flor Ellen passo a passo (26) Flor Ellen passo a passo (27)

(esta é a maneira que a artesã Rhosângela faz) – Se quiser a flor igual a imagem pule para o passo 11

10 –  Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base… faça ponto baixo no próximo ponto de base (pegando apenas o fio da frente) e repita 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto… exatamente como foi feita a primeira faze.

Flor Ellen passo a passo (28) Flor Ellen passo a passo (29) Flor Ellen passo a passo (30)

Abaixo a maneira que fiz, portanto se fizer assim a flor ficará igual a apresentada na imagem

11 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas o fio da frente (viram que não prendi no mesmo ponto de base?)

Flor Ellen passo a passo (31) Flor Ellen passo a passo (32) Flor Ellen passo a passo (33)

12 – Faça ponto baixo no próximo ponto de base (novamente pegando apenas o fio da frente) faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto seguinte… Desta forma teremos menos alças ao final da volta e a flor ficará mais aberta. Faça por toda a volta, no final retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente pegando no ponto baixo da primeira alça e passe o fio para a parte de trás.

Flor Ellen passo a passo (34) Flor Ellen passo a passo (35) Flor Ellen passo a passo (36) Flor Ellen passo a passo (37) Flor Ellen passo a passo (38) Flor Ellen passo a passo (39) Flor Ellen passo a passo (40)

13 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo. Faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça onde faremos a primeira camada de pétalas.

Flor Ellen passo a passo (41) Flor Ellen passo a passo (42) Flor Ellen passo a passo (43) Flor Ellen passo a passo (44)

14 – Novamente 4 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, corte o fio e conduza-o até o miolinho da flor onde está a outra ponta, amarre bem firme, esconda parte do fio e corte as sobras.

Flor Ellen passo a passo (45) Flor Ellen passo a passo (46) Flor Ellen passo a passo (47) Flor Ellen passo a passo (48) Flor Ellen passo a passo (49) Flor Ellen passo a passo (50) Flor Ellen passo a passo (51) Flor Ellen passo a passo (52)

15 – Para fazer a primeira camada de pétalas, amarre o fio cor 9317 em uma das alças, prenda com ponto baixo, faça uma corrente e 3 pontos altos.

Flor Ellen passo a passo (53) Flor Ellen passo a passo (54) Flor Ellen passo a passo (55) Flor Ellen passo a passo (56)

16 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto formando 1 ponto picô.

Flor Ellen passo a passo (57) Flor Ellen passo a passo (58) Flor Ellen passo a passo (59)

17 – Faça novamente 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.

Flor Ellen passo a passo (60) Flor Ellen passo a passo (61) Flor Ellen passo a passo (62) Flor Ellen passo a passo (63)

18 – Passe para a próxima alça com ponto baixo e repita todos os passos da primeira pétala para fazer as demais… Só lembrando que após prender com ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos, ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… Faça até completar as 8 pétalas.

Flor Ellen passo a passo (64) Flor Ellen passo a passo (65) Flor Ellen passo a passo (66) Flor Ellen passo a passo (67) Flor Ellen passo a passo (68)

19 – No final, retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente no ponto baixo da primeira pétala, pegue a laçada e puxe para a parte de trás…

Flor Ellen passo a passo (69) Flor Ellen passo a passo (70) Flor Ellen passo a passo (71)

20 – Já na parte de trás faça 1 ponto baixo e uma corrente, (esta corrente é para dar distância, se seu ponto for mais apertado pode fazer duas correntes…) Após a corrente prenda com ponto baixo pegando no meio da pétala, porém o ponto baixo será feito na alça de base onde está a pétala. Observe bem a segunda imagem para ver que introduzi a agulha bem no meio da pétala na mesma direção do ponto picô.

Flor Ellen passo a passo (72) Flor Ellen passo a passo (79) Flor Ellen passo a passo (73) Flor Ellen passo a passo (74)

21 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da pétala seguinte… veja que apontei com a agulha de costura… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que foi feito no meio da primeira pétala… No total teremos 8 alças.

 Flor Ellen passo a passo (77) Flor Ellen passo a passo (76) Flor Ellen passo a passo (78)  Flor Ellen passo a passo (80) Flor Ellen passo a passo (81) Flor Ellen passo a passo (82)

22 – Para fazer a segunda camada de pétala faça ponto baixo na primeira alça e vamos repetir todos os passos da primeira camada de pétala… após prender com ponto baixo, faça uma corrente e 3 pontos altos. Faça ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… exatamente igual a primeira camada. Faça por toda a volta e passe o fio para a parte de trás. Desta vez corte o fio e arremate.

Flor Ellen passo a passo (83) Flor Ellen passo a passo (84) Flor Ellen passo a passo (85) Flor Ellen passo a passo (86) Flor Ellen passo a passo (87) Flor Ellen passo a passo (88) Flor Ellen passo a passo (89) Flor Ellen passo a passo (90)

No passo a passo que a artesã Rhosângela fez ela explicou como fazer uma base diferente, portanto vou explicar como fazer uma base quadrada porém se quiser acompanhar o vídeo que ela postou veja-o Aqui.

23 – Para fazer uma base quadrada, vamos fazer as alças pegando na junção da primeira camada de pétala. Observe bem a primeira imagem que destaquei com as agulhas onde será preso com ponto baixo… fica na junção entre uma pétala e outra e na mesma direção do meio da pétala da segunda camada.

Flor Ellen passo a passo (91)

24 – Prenda do fio 9384 com ponto baixo em uma das junções, faça 4 correntes e prenda na junção seguinte… novamente 4 correntes e prenda na próxima junção… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Teremos um total de 8 alças.

Flor Ellen passo a passo (92) Flor Ellen passo a passo (93) Flor Ellen passo a passo (94) Flor Ellen passo a passo (95)

25 – Na primeira alça faça 1 ponto baixo, duas corretes e 2 pontos altos

Flor Ellen passo a passo (96) Flor Ellen passo a passo (97)

26 – Faça 4 correntes e 1 ponto alto pegando no alto do ultimo ponto alto, desta forma esta ponto fica atravessado. Em seguida faça 3 pontos altos ainda na primeira alça formando um canto. Veja que este canto tem o ponto alto atravessado onde faremos as folhas e uma alça com 4 correntes que servirão para iniciar um tapete ou outro trabalho futuramente.

Flor Ellen passo a passo (98) Flor Ellen passo a passo (99) Flor Ellen passo a passo (100) Flor Ellen passo a passo (101) Flor Ellen passo a passo (102)

27 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça 1 bloquinho com 3 pontos altos.

Flor Ellen passo a passo (103) Flor Ellen passo a passo (105)

28 – Novamente uma corrente de espaço e na próxima alça faça novamente um canto exatamente como o primeiro… siga intercalando até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo.

Flor Ellen passo a passo (106) Flor Ellen passo a passo (107) Flor Ellen passo a passo (108) Flor Ellen passo a passo (109)

29 – Siga fazendo ponto baixíssimo em cima dos pontos altos de base e em seguida faça ponto baixo pegando o ponto alto atravessado, veja que apontei com a agulha na segunda imagem…

Flor Ellen passo a passo (110) Flor Ellen passo a passo (111) Flor Ellen passo a passo (112)

30 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.

Flor Ellen passo a passo (113) Flor Ellen passo a passo (114)

31 – Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo ainda na mesma alça… Faça 5 correntes e prenda mais uma vez na mesma alça formando a primeira folha.

Flor Ellen passo a passo (115) Flor Ellen passo a passo (116) Flor Ellen passo a passo (117) Flor Ellen passo a passo (118)

32 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho a frente. Faça a segunda folha sempre prendendo neste mesmo ponto de base.

Flor Ellen passo a passo (119) Flor Ellen passo a passo (120) Flor Ellen passo a passo (121)

33 – Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado do canto seguinte onde fará a terceira folha… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor Ellen passo a passo (122) Flor Ellen passo a passo (123) Flor Ellen passo a passo (124) Flor Ellen passo a passo (125)

34 – Para colocar uma pérola, corte um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor e coloque uma pérola no fio. Com uma agulha de tapeceiro passe uma ponta do fio no miolinho da flor saindo na parte de trás, veja que não é no centro e sim em uma lateral… passe a segunda ponta pegando no lado oposto do miolinho saindo na parte de trás também, centralize bem a pérola e amarre as pontas de fio na parte de trás.

Flor Ellen passo a passo (126) Flor Ellen passo a passo (127) Flor Ellen passo a passo (128) Flor Ellen passo a passo (129) Flor Ellen passo a passo (130) Flor Ellen passo a passo (131) Flor Ellen passo a passo (132) Flor Ellen passo a passo (133)

35 – Esconda parte do fio no miolinho da flor e corte as sobras…

Flor Ellen passo a passo (134)

Prontinho, vejam que linda!

Flor Ellen passo a passo (135) Flor Ellen passo a passo (136) Flor Ellen passo a passo (137) Flor Ellen passo a passo (138) Flor Ellen passo a passo (139) Flor Ellen passo a passo (141) Flor Ellen passo a passo (143) Flor Ellen passo a passo (144) Flor Ellen passo a passo (145) Flor Ellen passo a passo (146) Flor Ellen passo a passo (147)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Quero agradecer a generosidade da Artesã Rhosângela por autorizar o passo a passo. Tenho certeza que muitos seguidores do blog ficaram felizes.

Forte abraço a todos e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos.

7 comentários em “Flor Ellen – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Obrigada por nos honrar dividindo com outras pessoas a sua arte. Muito linda essa flor. Eu gostaria de receber o passo a passo. Que Deus te abençoe sempre.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.