Flor estrela passo a passo

Vamos aprender como confeccionar a FLOR ESTRELA? Esta é mais uma das criações do professor Marcelo Nunes que iremos aprender passo a passo. 

Esta flor é bastante utilizada para trilhos de mesa por ter um pouco mais de volume. Use a criatividade e aplique-a em suas peças!

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

flor-estrela

Materiais utilizados neste passo a passo
Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
Flor estrela dupla passo a passo - www.croche.com (1)
01 – Com o barbante barroco amarelo (9368) Inicie com um anel mágico ou uma argolinha de 6 correntes) prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

02 – Faça mais 3 pontos alto, totalizando 4 pontos contando com as correntinhas iniciais.

03 – Faça 8 correntinhas e vamos fazer um ponto alto pegando os dois fios do ultimo ponto alto que fizemos.

Enrole o fio na agulha…

Pegue encima do ponto alto, veja que peguei os dois fios…

Faça o ponto alto, vai ficar assim atravessado.

03 – Em seguida, faça 4 pontos alto dentro do anel mágico (ou na argolinha de 6 correntes se for o caso)

 04 – Novamente 8 correntinhas e ponto alto atravessado…

05 – Veja que vamos fazer até que tenhamos 4 alças de 8 correntes, então feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das duas iniciais.

06 – Faça 3 correntinhas e prenda com ponto baixo no quarto ponto alto deste bloquinho, como são 4 pontos alto, pule os dois do meio e prenda com ponto baixo.

07 – Em seguida faça novamente 3 correntinhas e volte a prender com ponto baixo no primeiro ponto algo deste bloquinho, é voltando… teremos então 2 argolinhas de 3 correntes encima deste primeiro bloquinho… sendo que ao prender com ponto baixo automaticamente a flor pede a virada para o avesso…
veja as imagens…

introduzi a agulha de trás para frente… ainda estamos com a flor virada com a frente…

 Ao prender com ponto baixo vire a flor e  faça duas correntes, novamente vire a flor para o lado da frente e vamos trabalhar mais 7 pontos alto nesta ultima alça de 3 correntes, para que você não se perca, ao fazer as duas correntes vamos trabalhar na alça que fica na frente da flor.

São 8 pontos alto no total, 7 + 1 correntinha inicial… totalizam 8 pontos alto.

8 – Sem dar espaços, enrole o fio na agulha e vamos trabalhar 8 pontos alto na alça de 3 correntes que fizemos anteriormente, vire a flor e faça os 8 pontos alto.

Veja que virei a flor e já iniciei com ponto alto…

Aqui está no avesso e completei 8 pontos alto também nesta alça de 3 correntes…

9 – Feitos os 8 pontos alto, faça 2 correntes de espaço e agora preste bastante atenção nesta virada.

Na imagem abaixo você visualiza a flor ainda no avesso e estou apontando com a agulha que vamos trabalhar na argolinha que está a direita na imagem…

Vire de forma que não passe pela frente da flor, após as duas correntes de espaço enrole o fio na agulha e vamos trabalhar 8 pontos alto nesta alça de 8 correntes.

10 – Faça 3 correntinhas e 1 ponto picô.

11 – Em seguida faça novamente 8 pontos alto na mesma alça.

12 – Prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto do segundo bloquinho de 4 pontos alto e assim a primeira pétala estará pronta.

13 – Para fazer as demais pétalas repita os passos da pétala anterior… Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no 4ª ponto alto do bloquinho, faça novamente 3 correntes, vire a flor e prenda com ponto baixo voltando no primeiro ponto alto (o mesmo que finalizamos a primeira pétala), faça duas correntes, vire a flor e trabalhe mais 7 pontos alto… enrole o fio na agulha, vire a flor e trabalhe 8 pontos alto na primeira alça de 3 correntes… siga até completar as 4 pétalas.

Finalize a 4ª pétala com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto alto 

14 – Agora vamos trabalhar a base da flor, alongue o fio, e na parte de trás da flor veja que sempre que iniciamos uma pétala (aquela com 8 pontos alto, picô e 8 pontos alto) tem uma alça com duas correntinhas. Prenda com ponto baixo e vamos fazer um canto.

Veja aqui a alça de duas correntes…

15 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos alto.

16 – Faça 4 correntes e um ponto alto atravessado pegando os dois fios do terceiro ponto alto que fizemos. Veja as imagens abaixo.

17 – Em seguida faça mais 3 pontos alto no mesmo espaço e assim o primeiro canto estará pronto.

18 – Faça duas correntes de espaço, enrole o fio na agulha duas vezes e vamos trabalhar um bloquinho de 3 pontos alto duplo no meio da pétala.

Veja que entre cada pétala temos um ponto alto atravessado, vamos trabalhar justamente nele só que pegando por trás da pétala.

19 – Enrole o fio duas vezes e execute então os 3 pontos alto pegando sempre o ponto alto atravessado.

20 – Faça duas correntes de espaço e na pétala seguinte (na alça de duas correntes) faça outro canto como o anterior… veja as imagens:

Na imagem abaixo você visualiza uma lateral pronta, siga sempre intercalando entre canto e bloquinho de 3 pontos alto duplo, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Esta imagem apesar de tremida dá pra ver que temos uma base quadrada, utilizei a agulha de tapeceiro para guiar o fio até o centro da flor onde faço o arremate e escondo as pontinhas antes de cortar o fio.

Aqui a frente da flor…

21 – Para fazer as folhas, prenda o barbante verde (utilizei o barroco 9392) prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo espaço. Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo, faça novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo, assim a primeira folha estará pronta.

22 – Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes de separação e prenda com ponto baixo no ponto alto duplo do meio do bloquinho de 3 que temos entre um canto e outro, neste mesmo lugar execute mais uma folha. Ao completar faça 5 correntes e siga para a folha seguinte… siga até completar a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Sua flor estará pronta!

 Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender o passo a passo, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!

43 comentários em “Flor estrela passo a passo

  1. Muito bom. Detalhes muito bem explicado. Vou fazer com certeza.
    Amo crochê. Aprendi com minha avó e aperfeiçoei com minha mãe.

  2. Amei suas flores estrelas passo a passo vc é brilhante, gostaria de receber passo a passo de tapetes . Meu Ianira de Oliveira Ferreira.

  3. sou apaixonada pelos os seus trabalhos,e dom de Deus,parabens mande por meu imail seus trabalhos

  4. Gostaria de receber o passo a passo de flores em meu email para imprimir. São trabalhos lindos e as mulheres da minha família ficaram apaixonadas. Atenciosamente, Luzinete.

  5. Olá eu amei essa flor e gostaria de saber se é possível fazê – la com a base redonda…muito obrigada!

  6. Parabéns que DEUS continue te abençoando te dando saúde ,sabedoria obrigado por compartilhar seus trabalhos ,seus paps são muito bem explicado muito rico em detalhes. Agora tenho uma duvida depois que fizer essa parte onde devo dar sequencia ex: para fazer o tapete onde devo fazer a parte branca na parte verde ou na amarela? Desde de já te agradeço.

    1. Para dar sequência você vai utilizar a alça que fica atrás das folhas do canto e o intervalo da parte amarela pegando junto com a a alça de 5 correntes na parte verde.

  7. Muito lindos as flores todos os trabalhos gostaria que mandassem no meu face ou no meu email obg

    L

  8. Fiz a flor estrela e adorei, muito linda! Quero poder fazer mais, muito obrigada pelos seu tutorial ensinando à fazer! Parabéns… abraço!

  9. Terminei de tirar a flor estrela .Consegui na segunda tentativa. Não achei dificil .Gosto muito de croher e principalmente de coisa novas. Já consegui tirar a flor bico de papagaio .flor de maio ,flor diferente ,E um ponto pra tapete. Que consegui tirar de um saite que tem as letra tortinha, ou contrarias, não seu dizer<quando eu apreender mecher direito no computador eu mostro, ele é lindo .Gostei muito

  10. Sempre vejo as flores prontas mas não consigo fazê-las sem o PAP ou às vezes encontro mas não entendo. Tenho 62 anos e faço crochê desde os 9 anos. Aprendi com minha avó paterna e nunca parei de fazer. Estou muito feliz e agradecida pelo passo a passo maravilhoso que encontrei. Obrigada de coração. Que Deus a abençoe sempre.

  11. Amei fazer as flores muito bem espricado estao de parabens e sao muita lindas obrigada por nos ajuda bjs

  12. Que Deus te ilumine sempre, sempre, te cobrindo de bençãos, muita saúde. Eu vi esta flor e fiquei louca pra fazer, achei um PAP que não entendi, trabalho o dia inteiro e quando vou fazer um crochê já estou cansada, com sono, fica difícil acompanhar se não estiver bem explicadinho. Acho maravilhoso que pessoas como você disponham do seu tempo, que é um bem tão precioso, não se pode guardar pra usar depois, e infelizmente precisamos “vender” (trabalhar) pra viver, para ensinar pela internet. Muito obrigada.