Flor Glau – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar a FLOR GLAU. Uma criação do artesão Flávio Crochê que gentilmente autorizou o passo a passo para o blog.

Uma flor fácil, econômica e bem rasteira, ótima para utilizar em seus trabalhos. Aqui no blog já temos mais de 80 passo a passo de flores e é um grande prazer aumentar esta coleção com mais esta linda criação.

Vamos conferir?

Flor Glau passo a passo

Criação: Flávio Crochê

Execução: Samuel Ramos

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 11 pontos altos. Teremos um total de 12 pontos altos contando com as correntes iniciais.

flor-glau-passo-a-passo-1 flor-glau-passo-a-passo-2 flor-glau-passo-a-passo-3

02 – Feche o anel mágico puxando a ponta de fio inicial e finalize com ponto baixíssimo pegando apenas na alça de trás da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Observe que a próxima volta faremos toda apenas no fio de trás dos pontos de base deixando os fios da frente para trabalharmos posteriormente.

flor-glau-passo-a-passo-4

Outra observação: Quero for trabalhar nos fios da frente para fazer as pétalas, veja que vou pegar o fio da frente da corrente e o fio da frente que finalizamos com ponto baixíssimo, assim vamos manter os 8 pontos de base bem alinhados. Bem, isso é lá na frente… mas é que aqui fica mais fácil você notar este desencontro de fios.

flor-glau-passo-a-passo-7

03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base..

flor-glau-passo-a-passo-5 flor-glau-passo-a-passo-6  flor-glau-passo-a-passo-8

04 – Siga fazendo 2 pontos altos para caca ponto de base, mas não se esqueça de pegar apenas o fio de trás como indicado na primeira imagem. Ao final teremos 24 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo pegando apenas o fio de trás da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

flor-glau-passo-a-passo-9 flor-glau-passo-a-passo-10 flor-glau-passo-a-passo-11

05 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

flor-glau-passo-a-passo-12

06 – No próximo ponto de base faça apenas 1 ponto alto, não se esqueça, novamente pegando apenas o fio de trás.

flor-glau-passo-a-passo-13

07 – No terceiro ponto de base faça 2 pontos altos… siga intercalando. Ao final teremos um total de 36 pontos altos. Desta vez finalize com ponto baixo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

flor-glau-passo-a-passo-14 flor-glau-passo-a-passo-15 flor-glau-passo-a-passo-16

08 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Alongue o fio, corte e arremate.

flor-glau-passo-a-passo-17 flor-glau-passo-a-passo-18 flor-glau-passo-a-passo-19 flor-glau-passo-a-passo-20 flor-glau-passo-a-passo-23

09 – Com o fio rosa vamos trabalhar as pétalas. Veja que temos os fios dos pontos de base bem aparente. Prenda o fio com ponto baixo e para facilitar puxe a ponta para a parte de trás da flor.

flor-glau-passo-a-passo-24 flor-glau-passo-a-passo-25

10 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.

flor-glau-passo-a-passo-26 flor-glau-passo-a-passo-27 flor-glau-passo-a-passo-28

11 – Siga com mais 4 pontos baixos nos pontos de base seguinte, faça novamente 6 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base… Siga repetindo a sequência por toda a volta e teremos um total de 6 alças. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

flor-glau-passo-a-passo-30 flor-glau-passo-a-passo-31 flor-glau-passo-a-passo-32 flor-glau-passo-a-passo-33 flor-glau-passo-a-passo-34 flor-glau-passo-a-passo-35

12 – Para trabalhar as pétalas inicie com ponto baixo dentro da primeira alça, faça uma corrente de espaço e faça 5 pontos altos.

flor-glau-passo-a-passo-36 flor-glau-passo-a-passo-37 flor-glau-passo-a-passo-38

13 – Faça um ponto picô, novamente 5 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.

flor-glau-passo-a-passo-39 flor-glau-passo-a-passo-40 flor-glau-passo-a-passo-41 flor-glau-passo-a-passo-42 flor-glau-passo-a-passo-43 flor-glau-passo-a-passo-44

14 – Observe que entre uma alça e outra temos 3 pontos baixos, faça ponto baixo no em cima do ponto baixo do meio.

flor-glau-passo-a-passo-45 flor-glau-passo-a-passo-46

15 – Agora basta seguir com ponto baixo na próxima alça e repetir os passos da primeira pétala… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Alongue o fio, corte e passe para a parte de trás da flor. Amarre bem com a ponta inicial, esconda parte do fio e corte as sobras.

flor-glau-passo-a-passo-47 flor-glau-passo-a-passo-48 flor-glau-passo-a-passo-49 flor-glau-passo-a-passo-50

16 – A camada de pétala mais ao centro é feito quase da mesma forma, mas para que elas fiquem desencontrada precisamos iniciar na direção do espaço entre uma pétala e outra como apresentado na primeira imagem.

flor-glau-passo-a-passo-52 flor-glau-passo-a-passo-53

17 – Após prender com ponto baixo faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.

flor-glau-passo-a-passo-54 flor-glau-passo-a-passo-55

18 – Faça mais 2 pontos baixos nos pontos de base seguinte, faça novamente 4 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto de base e teremos novamente 6 alças.

flor-glau-passo-a-passo-56 flor-glau-passo-a-passo-57 flor-glau-passo-a-passo-58 flor-glau-passo-a-passo-59

19 – Para fazer as pétalas faça ponto baixo dentro da primeira alça, uma corrente de espaço e 3 pontos altos.

flor-glau-passo-a-passo-60 flor-glau-passo-a-passo-61 flor-glau-passo-a-passo-62

20 – Faça ponto picô, novamente 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça.

flor-glau-passo-a-passo-63 flor-glau-passo-a-passo-64 flor-glau-passo-a-passo-65

21 – Para passar de uma pétala para outra não tem mais ponto baixo no meio, basta fazer ponto baixo na alça seguinte e repetir os passos da primeira pétala. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e passe para a parte de trás onde está a outra ponta de fio para amarrar.

flor-glau-passo-a-passo-66 flor-glau-passo-a-passo-67 flor-glau-passo-a-passo-68 flor-glau-passo-a-passo-69

22 – Para fazer as folhas (base) Amarre o fio verde em uma das 12 alças de 3 correntes, aquelas que fizemos ao finalizar o miolinho com o fio amarelo.

flor-glau-passo-a-passo-70

23 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos ainda na mesma alça completando um leque e formando o primeiro canto.

flor-glau-passo-a-passo-71 flor-glau-passo-a-passo-72 flor-glau-passo-a-passo-73

24 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça um bloquinho com 3 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente apenas um bloquinho de 3 pontos altos como apresentado na imagem. Faça uma corrente e na quarta alça faça um leque como o primeiro para formar o segundo cantinho.

flor-glau-passo-a-passo-74 flor-glau-passo-a-passo-75 flor-glau-passo-a-passo-76 flor-glau-passo-a-passo-77

25 – Agora basta seguir intercalando, sempre fazendo uma sequência de 2 bloquinhos em cada alça entre um canto e outro e teremos então uma base quadrada. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

flor-glau-passo-a-passo-78 flor-glau-passo-a-passo-79 flor-glau-passo-a-passo-80

26 – Se quiser uma base mais destacada siga com ponto baixíssimo até chegar dentro do leque, faça ponto baixo e duas correntes… complete o leque dentro do primeiro leque. Siga fazendo bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior e com uma corrente de espaço… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

flor-glau-passo-a-passo-81 flor-glau-passo-a-passo-82 flor-glau-passo-a-passo-83 flor-glau-passo-a-passo-84

27 – Para colocar uma pérola utilize um pedaço de fio da mesma cor do miolinho, coloque uma pérola e passe as pontas do fio para a parte de trás da flor. Centralize bem a pérola, amarre o fio na parte de trás, esconda parte do fio no miolinho e corte as sobras.

flor-glau-passo-a-passo-85 flor-glau-passo-a-passo-86 flor-glau-passo-a-passo-87 flor-glau-passo-a-passo-88 flor-glau-passo-a-passo-90 flor-glau-passo-a-passo-91 flor-glau-passo-a-passo-92 flor-glau-passo-a-passo-93 flor-glau-passo-a-passo-94

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado! Não deixe de conferir outras sugestões que temos aqui no blog. Agradeço o carinho em compartilhar. Um forte abraço e tudo de bom sempre!

10 comentários em “Flor Glau – Passo a passo

  1. Nossa acabei de fazer uma flor dessa. Amei o resultado é muito linda!! Obrigada por compartilharem esses trabalhos magníficos.😉😙😙

    1. Legal Jaqueline! Realmente esta criação do Flávio ficou maravilhosa.
      Eu que agradeço o carinho com o blog.

  2. linda,amei…parabéns pra vcs,me admira q muitos homens tem esse dom,sempre achei q só mulheres faziam isso,mas me enganei,inclusive fazem perfeitamente bem…😉

  3. Muito linda e prática pra fazer. Amo seu blog. Continue sempre assim, postando modelos práticos e rápidos de serem feitos. Gostaria de ver um tapete com trocas de cores. (Da linha)sem curta-la para na próximas carreiras utilizar novamente as cores. Um abraço.

    1. Olá Bethy, ótima sugestão!
      Vou ver o que posso fazer para apresentar algo assim aqui no blog. Grande beijo.