Flor primavera passo a passo

Veremos passo a passo como confeccionar esta linda flor, uma belíssima criação do professor Marcelo Nunes.
O nome dela é FLOR PRIMAVERA e fica ótima para aplicações em almofadas, tapetes grandes, fazer porta-sabonete…. enfim, o que a imaginação permitir.

primavera

SUGESTÃO DE TRABALHO UTILIZANDO A FLOR

IMG_5389
1 – Inicie com anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes).  Faça um ponto baixo, duas correntes (que equivalem a 1 ponto alto) e faça outros 15 pontos alto totalizando então 16.
IMG_5329

2 – Feche o miolinho com ponto baixíssimo e suba com 13 correntinhas.

IMG_5330 IMG_5331

3 – Pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça novamente 3 correntinhas, pule novamente um ponto de base e prenda com ponto baixo… siga assim até completar a volta, feche com ponto baixíssimo no pé da argola inicial, teremos então 8 argolas de 13 correntes.

IMG_5332 IMG_5333 IMG_5334 IMG_5335
4 – Nas correntinhas da primeira argola faremos o seguinte:
Veja a sequência de imagens:
IMG_5336 IMG_5337 IMG_5338 IMG_5339
Veja que na oitava correntinha fiz 4 pontos no mesmo lugar.
IMG_5341
5 – Faça 3 correntinhas e vire a flor, vamos trabalhar voltando encima dos pontos que trabalhamos
IMG_5342 IMG_5343

6 – no primeiro ponto ( mesmo ponto que subiu as 3 correntinhas) prenda com ponto baixo. Vamos trabalhar no avesso para retornar ao pé da pétala.

IMG_5344

7 – Faça um ponto picô (3 correntinhas e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente. Em seguida prenda com ponto baixo no ponto seguinte. Fica uma pontinha que equivale ao primeiro ponto picô. Veja as imagens abaixo detalhando este passo:

IMG_5345 IMG_5346

8 – Repita o passo anterior fazendo ponto picô em todos os pontos, no final teremos 11 pontos picô contando com a pontinha das 3 correntes que fizemos para virar o trabalho.

IMG_5347 IMG_5349

9 – Vire novamente a flor para o lado direito novamente (lado correto do crochê) e prenda com ponto baixo no ponto de base que está entre a mesma pétala.

IMG_5350
Veja que ela fica viradinha
IMG_5351

10 – Após prender com ponto baixo, faça 1 correntinha e inicie a segunda pétala da mesma forma, vamos relembrar?

IMG_5352
Repita nas 8 alças para que forme 8 pétalas
IMG_5353
11 – Após prender a última pétala, faça uma correntinha e prenda com ponto baixo no pé da primeira pétala. Alongue o fio suba fazendo ponto baixo na correntinha que sobrou da primeira pétala. veja que isso precisa ser feito por trás da pétala para não ficar aparecendo. Não se preocupe, fotografei em detalhe para que possa entender melhor. Veja:
IMG_5354 IMG_5355 IMG_5357 IMG_5358
12 – ao chegar no alto da correntinha, prenda com ponto baixo e faça 4 correntinhas. Prenda com ponto baixo na alcinha da segunda pétala. A flor sempre virada pra você e estas alças sendo feitas na parte de trás.
IMG_5359
Inclinei a pétala para que possa visualizar melhor.

IMG_5360

13 – Siga fazendo alcinhas de 4 correntes e prendendo com ponto baixo até completar toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira alça de 4 correntes.

IMG_5361
14 – Aqui o avesso com as 8 alças, Não corte o fio ainda, vamos fazer a base para as folhas.
IMG_5364
15 – Continue com a flor do lado direito e vamos trabalhar a base nas alças de trás, assim seu crochê não ficará no avesso.
IMG_5365

PRIMEIRA VOTA
16 – prenda na primeira alça com ponto baixo, faça 2 correntes (que equivalem a 1 ponto alto) e faça mais 2 pontos alto, faça 2 correntes de separação e faça novamente 3 pontos alto na mesma argolinha (este é um leque, um canto)

IMG_5366

17 – Veja no avesso, corresponde o seguinte:
1ª alça, 1 leque
2ª alça apenas 3 pontos alto
3ª alça leque novamente… assim intercalando com uma corrente de separação entre uma alça e outra, para que tenhamos uma base quadrada.

IMG_5367 IMG_5368 IMG_5369
SEGUNDA VOLTA
18 – Caminhe com ponto baixíssimo até chegar ao meio do primeiro leque, agora faremos um canto diferente para receber as folhas.Faça 3 pontos alto, 4 correntes e faça ponto alto no pé da primeira correntinha, veja:

IMG_5370 IMG_5371 IMG_5372
19 – Faça novamente 3 pontos alto dentro do mesmo leque.
IMG_5373
20 – Faça uma corrente de separação e nos intervalos faça apenas 3 pontos alto como na imagem abaixo, nos leques seguintes faça cantos como no passo anterior até completar a segunda volta. Corte o fio, arremate e vamos iniciar as folhas.
IMG_5374
 21 – Amarre o fio verde no ponto alto que ficou atravessado no canto, as 4 correntinhas vão servir futuramente.
IMG_5377

22 – Para fazer a folha, faça um ponto baixo, 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda novamente, veja as imagens abaixo.

IMG_5378 IMG_5379 IMG_5380
23 – Após o passo anterior a primeira folha estará pronta, faça então 5 correntes e prenda com ponto baixo no segundo ponto do intervalo seguinte. Então faça outra folha prendendo tudo no mesmo ponto.
IMG_5381 IMG_5382 IMG_5383
24 – Para fazer a próxima folha faça apenas 3 correntes de intervalo, ela está mais pertinho. Veja:
IMG_5384
25 – Agora pára chegar ao canto novamente, faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no canto e faça outra folha. agora só repetir nas laterais seguintes e finalizar com ponto baixíssimo na primeira folha, corte o fio e arremate, sua flor estará pronta!!!

IMG_5385

Aqui o avesso da flor:

IMG_5386
E finalmente a flor prontinha:
IMG_5388 IMG_5391 IMG_5392 IMG_5393 IMG_5394 IMG_5395 IMG_5396 IMG_5397 IMG_5398 IMG_5399
Esta flor é muito linda e com certeza seu trabalho será muito admirado, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
 Bom trabalho e até o próximo passo a passo.

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias categorias!

40 comentários em “Flor primavera passo a passo

  1. Fiz alguns trabalhos de vcs amei o resultado de cada um, agora consegui fazer este tapete que era um sonho, obrigado por tudo