Flor Priscila passo a passo

Esta é a FLOR PRISCILA passo a passo, uma belíssima criação da artesã LUCIANA DE ASSUNÇÃO que gentilmente nos presenteou com a possibilidade de postar o passo a passo aqui. Uma flor que com certeza vai valorizar seus trabalhos.

 MATERIAIS:

01 – Inicie com um anel mágico ou uma argolinha com 6 correntes, faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 15 pontos alto totalizando 16 pontos alto.
priscila 01a 01b 01c
02 –  Finalize a volta com ponto baixíssimo.
2

03 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas um fio, sempre deixando a parte de trás do ponto alto. Veja as imagens…

3a 3b 3c

04 – Faça novamente 6 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base… siga por toda a volta e finalize no inicio desta volta com ponto baixíssimo.

4a 4b 4c

Fica assim o miolinho da flor.

4d

05 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe o barbante para a parte de trás da flor, vamos trabalhar as alças para iniciar as pétalas.

5a 5b

06 – Já na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo pegando os dois fios do mesmo ponto que foi preso com ponto baixo anteriormente, veja que fica no meio de cada alcinha da primeira volta.

6a 6b

07 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda novamente com ponto baixo. Siga assim e no final terá um total de 8 alças. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

6c 6e 6j 6m

Veja que aproveito para guiar o fio com a agulha de tapeceiro até o miolo da flor, no avesso onde será feito o arremate.

6n 6o 6z  

08 – Para iniciar as pétalas da flor priscila, primeiro trabalhei com o barbante barroco multicolor rosa claro, prenda com ponto baixo encima do ponto baixo que divide as alças.

8

09 – Faça duas correntes.

9

10 – Dentro da primeira alça faça 6 pontos alto

10

11 – Faça duas correntes e vire a flor e vamos trabalhar no avesso.

11

12 – Já no lado avesso, enrole o barbante na agulha e inicie o ponto alto

12

13 – Veja que fiz a primeira fase do ponto alto mas não terminei, ficando então com duas alças na agulha, reserve assim e vamos enrolar o barbante na agulha novamente para fazer outro ponto alto…

13a 13b

14 – Novamente faça apenas a primeira fase do ponto alto e antes de terminar deixe-o na agulha. Veja na sequência de imagens que vamos fazer desta forma em todos os pontos ficando então com um total de 6 pontos sem finalizar na agulha.

14a 14b

15 – Com os 6 pontos por finalizar, enrole o barbante na agulha e passe por duas das 6 argolinhas que tem na agulha.

15

15 – Veja que então ficou 5 argolinhas na agulha…

15b

16 – Novamente enrole o barbante na agulha e passe por mais duas argolinhas….

16a

Siga assim até que sobre apenas uma na agulha… sempre passando de duas em duas..

16l  16m16n

17 – Faça duas correntinhas, vire a flor novamente para o direito.

17 17b

18 – Prenda com ponto baixo no alto das duas correntes da primeira fase da pétala (veja que é na metade da pétala)

18 18a

19 – Faça mais duas correntes e prenda novamente com ponto baixo encima do ponto baixo que divide as alças.

19 19a

20 – Para iniciar a próxima pétala faça duas correntes e repita todos os passos da primeira pétala.

20 20a 20b

21 – Finalize a pétala com ponto baixíssimo. Alongue um pouco o fio para puxar para a parte de trás, corte o fio e arremate. (caso queira continuar com a mesma cor não corte o fio)

21 21a 21b 21c21d

22 – Veja que entre uma pétala e outra tem um ponto baixo que marquei com a agulha. Prenda o barbante rosa (9427) com ponto baixo.

22 22a

23 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto que divide as duas pétalas seguintes.

23a 23c

Siga até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo.

1 2

24 – A segunda camada de pétalas é semelhante a primeira, só aumenta o número de pontos, faça ponto baixo e duas correntes.

24

25 – Dentro da primeira alça faça 7 pontos alto, faça duas correntes e vire a flor para trabalhar na parte de trás,…

25 25a

26 – Repita os passos da primeira camada de pétalas, só que desta vez vai ficar com 7 pontos alto inacabados na agulha… em seguida finalize dois a dois…

26 26a 26b

27 – Faça duas correntes, vire a flor novamente e penda com ponto baixo na metade da pétala. Mais duas correntes e prenda entre uma alça e outra.

2727a 27b

28 – Repita os passos até completar todas as pétalas e finalize com ponto baixíssimo.

28 28a 28b 28c 28d 28e

29 – Puxe o barbante para a parte de trás da pétala e vamos trabalhar as alças para formar a base da flor.

29 29a

30 – Já na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes,

30 30a

31 – Prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra… siga fazendo as alças e finalize com ponto baixíssimo no inicio desta volta.

31 31a 31b

32 – Para fazer a base, prenda com ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura de um ponto alto.

32 32a

33 – Faça mais 4 pontos alto totalizando então 5 pontos alto.

33

34 – Faça duas correntes de espaço e na argola seguinte faça 5 pontos alto…. siga fazendo grupinhos de 5 pontos alto com duas correntes de intervalo, ao final corte o fio e arremate.

34 34a 34c 34d 34e

35 – Para fazer as folhas da flor priscila, amarre o barbante barroco multicolor  verde (9384) em qualquer um dos intervalos da base. Prenda com ponto baixo.

35 35a

36 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo, novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo, tudo dentro do mesmo intervalo. Assim a primeira folha fica pronta.

36 36a 36b

Para seguir para o próximo intervalo onde será feita a segunda folha, faça 4 correntes…

36c

prenda com ponto baixo e repita os passos da primeira folha.

36d

37 – Repita todos os passos e ao final corte o fio e arremate, sua flor estará pronta! Veja que flor linda!!!

37 37a 37b 37c 38 40 41 42 43
Chegamos ao final desta maravilhosa FLOR PRISCILA passo a passo, Espero que tenham conseguido entender, mas em caso de dúvida envie e-mail para crochetapetes@gmail que vamos ajudar você!

18 comentários em “Flor Priscila passo a passo

  1. I would love to print out the pattern for the flower, but it is locked somehow so I can’t do a copy & paste it to my computer. How can I get a copy of the pictures & instructions?

    Thank You.
    Carol Carlile