Flor rasteirinha passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar a FLOR RASTEIRINHA? Uma flor fácil e econômica na quantidade de fios. Posteriormente vamos disponibilizar aqui no blog um trabalho utilizando esta flor.

MATERIAIS

01 – Inicie com o fio amarelo, faça um anel mágico e faça 16 pontos baixo. Feche o círculo e faça um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. (caso queira pode fazer o miolinho da flor com a mesma cor das pétalas) 

flor-rasteirinha-com-8-petalas Flor rasteirinha passo a passo (1) Flor rasteirinha passo a passo (2) Flor rasteirinha passo a passo (3) Flor rasteirinha passo a passo (4)

02 – Faça 6 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto. Em seguida faça 3 correntes e novamente pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 6 iniciais, corte o fio para arrematar.

Flor rasteirinha passo a passo (5) Flor rasteirinha passo a passo (6) Flor rasteirinha passo a passo (7) Flor rasteirinha passo a passo (8) Flor rasteirinha passo a passo (9) Flor rasteirinha passo a passo (10)

03 – Veja que utilizei a agulha de costura pra guiar o fio até o miolinho para arrematar com o fio inicial. Caso queira utilize a mesma sobra de fio para costurar uma pérola no miolinho.

Flor rasteirinha passo a passo (11) Flor rasteirinha passo a passo (12)

04 – Após amarrar, passe o fio para a parte da frente do miolinho, passe uma pérola e volte o fio para a parte de trás.

Flor rasteirinha passo a passo (13) Flor rasteirinha passo a passo (14) Flor rasteirinha passo a passo (15) Flor rasteirinha passo a passo (16)

05 – Na parte de trás amarre novamente, esconda uma parte do fio no miolinho (no avesso) e corte as sobras.

Flor rasteirinha passo a passo (17) Flor rasteirinha passo a passo (18) Flor rasteirinha passo a passo (19)

06 – Para fazer as pétalas amarre o fio vermelho em qualquer um dos espaços. Prenda com ponto baixo e em seguida faça 5 pontos altos, prenda com ponto baixo no mesmo espaço formando então a primeira pétala.

Flor rasteirinha passo a passo (20) Flor rasteirinha passo a passo (21) Flor rasteirinha passo a passo (22) Flor rasteirinha passo a passo (23)

07 – Para as demais pétalas siga para o próximo espaço com ponto baixo e repita os passos da primeira pétala. Após fazer a ultima pétala prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala. Alongue um pouquinho o fio e retire a agulha.

Flor rasteirinha passo a passo (24) Flor rasteirinha passo a passo (25) Flor rasteirinha passo a passo (26) Flor rasteirinha passo a passo (27)

08 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe a alcina para a parte de trás onde faremos as alças para a segunda camada de pétalas.

Flor rasteirinha passo a passo (28) Flor rasteirinha passo a passo (29) Flor rasteirinha passo a passo (30)

09 – Com i fio já na parte de trás, prenda com ponto baixo e faça 4 correntes, em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes, observe nas imagens… Siga sempre fazendo 4 correntes e prendendo com ponto baixo até completar toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha passo a passo (31) Flor rasteirinha passo a passo (32) Flor rasteirinha passo a passo (33) Flor rasteirinha passo a passo (34)Flor rasteirinha passo a passo (35)

10 – A segunda camada de pétalas é semelhante a primeira, na primeira alça prenda com ponto baixo e desta vez faça 7 pontos altos, em seguida prenda com ponto baixo na mesma alça… Repita o mesmo passo nas próximas pétalas ao completar a volta finalize com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha passo a passo (36) Flor rasteirinha passo a passo (37) Flor rasteirinha passo a passo (38) Flor rasteirinha passo a passo (39) Flor rasteirinha passo a passo (40) Flor rasteirinha passo a passo (41) Flor rasteirinha passo a passo (42)

11 – Alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para fazer alças novamente.

Flor rasteirinha passo a passo (43) Flor rasteirinha passo a passo (44) Flor rasteirinha passo a passo (45)

12 – Com o fio na parte de trás, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes… faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo corte o fio e arremate.

Flor rasteirinha passo a passo (46) Flor rasteirinha passo a passo (47) Flor rasteirinha passo a passo (48) Flor rasteirinha passo a passo (49) Flor rasteirinha passo a passo (50) Flor rasteirinha passo a passo (51) Flor rasteirinha passo a passo (52) Flor rasteirinha passo a passo (53) Flor rasteirinha passo a passo (54) Flor rasteirinha passo a passo (55) Flor rasteirinha passo a passo (56)

13 – Para fazer as folhas, amarre o fio verde em qualquer uma das 8 alças e faça a folha de sua preferência. Vou fazer aqui todas em leque justamente para que possamos dar segmento em um trabalho redondo posteriormente. Aqui no blog temos vários passo a passo de flores (FLORES PASSO A PASSO) e todos tem ensinando como fazer diferentes tipos de folhas.

Flor rasteirinha passo a passo (57)

14 – Após amarrar prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos na mesma alça formando um leque.

Flor rasteirinha passo a passo (59) Flor rasteirinha passo a passo (60) Flor rasteirinha passo a passo (61)

15 – Agora sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça novamente 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos, ou seja, outro leque… entre os leques não tem espaço. Faça por toda a volta e no final teremos um total de 8 leques. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor rasteirinha passo a passo (62) Flor rasteirinha passo a passo (63) Flor rasteirinha passo a passo (64) Flor rasteirinha passo a passo (65) Flor rasteirinha passo a passo (66)

Veja no avesso…

Flor rasteirinha passo a passo (67)

Aqui a flor prontinha.

Flor rasteirinha passo a passo (68) Flor rasteirinha passo a passo (69) Flor rasteirinha passo a passo (70) Flor rasteirinha passo a passo (71) Flor rasteirinha passo a passo (72) Flor rasteirinha passo a passo (73) Flor rasteirinha passo a passo (74) Flor rasteirinha passo a passo (75)

Espero que tenham gostado do passo a passo, em caso de dúvida escreva para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você! Participe do nosso grupo no facebook! (AQUI)

28 comentários em “Flor rasteirinha passo a passo

  1. Como faço pra adquirir passo a passo e gráficos dos seus trabalhos . Tenha uma boa noite, bjinn no roração!!!

  2. Olá, gostei muito do passo a passo, sou iniciante e gostei da forma com q vocês explicam detalhes,da pra entender muito bem. Parabéns pela iniciativa e dedicação com o que vocês nos ensinam.

      1. Eu tbem tenho que agradecer a voces,esse site é o único que consigo copiar e os trabalhos saem perfeitos,e muito bem explicado.Parabens!

  3. Amei seus trabalhos Djacir, obrigada pela explicação. Não tenho muita prática acho que consigo
    fazer rsrs.Para mim está sendo uma terapia, depois de muito tempo sem pegar na agulha de crochê
    até que não aqueci um abraço fique com Deus!