Flor real – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR REAL, uma belíssima criação da artesã LUANA JAWORSKI. Esta flor fica bem rasteira, ótima para tapetes mas pode ser utilizada em qualquer peça. Se você preferir seguir o passo a passo por vídeo não deixe de visitar os canais da artesã Luana no Facebook, no Youtube ou no Instagram. Se quiser seguir o passo a passo desta flor em vídeo com a Luana clique AQUI.

Para esta flor utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. Escolhi o maxcolor para as pétalas e o multicolor para o miolinho e base da flor. Achei maravilhosa a combinação de cores vivas :)

 

Flor real - passo a passo

MATERIAIS

Flor real - passo a passo (82)

01 – Faça um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes e mais 15 pontos altos (ou a quantidade que precisar para iniciar seu trabalho.

flor-caracol-bicuda-1 flor-caracol-bicuda-2 flor-caracol-bicuda-3 flor-caracol-bicuda-4

02 – Puxe a ponta inicial do fio para fechar o anel mágico, alongue bem o fio e corte. Coloque o fio na agulha de tapeceiro para fazer o acabamento. Veja que fechei o miolinho do anel mágico, cortei o fio e vou arrematar com a agulha de costura, você pode fazer este mesmo trajeto do fio passando-o com a agulha de crochê e terá o mesmo resultado.

flor-caracol-bicuda-5 flor-caracol-bicuda-6

03 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (lembre-se, o primeiro é formado por duas correntes) Passe o fio dentro do último ponto alto como mostrado na terceira imagem e dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás.

flor-caracol-bicuda-7 flor-caracol-bicuda-8 flor-caracol-bicuda-9

Veja que o círculo fica perfeito!

flor-caracol-bicuda-10

04 – Já na parte de trás conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre apertando bem o segundo nó.

flor-caracol-bicuda-11 flor-caracol-bicuda-12

05 – Esconda parte das pontas de fio no miolinho e corte as sobras.

flor-caracol-bicuda-13 flor-caracol-bicuda-14

06 – Vejam como  o círculo fica redondinho! Para colocar a pérola basta passar um pedaço de fio na pérola, passar as pontas do fio de cima para baixo no miolinho e amarrar na parte de trás.

flor-caracol-bicuda-15

07 – Agora vamos trabalhar a base e as pétalas… enrole o fio duas vezes na agulha para iniciar com FALSO PONTO ALTO. Após enrolar o fio duas vezes introduza a agulha em um ponto alto, puxe o fio e passe na primeira volta, passe na segunda volta formando 1 ponto alto. (Se prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor real - passo a passo (1) Flor real - passo a passo (2) Flor real - passo a passo (3)

08 – Após o ponto alto faça 3 correntes e então faça novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto “V”.

Flor real - passo a passo (4) Flor real - passo a passo (5) Flor real - passo a passo (6)

09 – Faça 3 correntes de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto, faça 3 correntes e novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando o segundo ponto “V”.

Flor real - passo a passo (7) Flor real - passo a passo (8) Flor real - passo a passo (9) Flor real - passo a passo (10) Flor real - passo a passo (11)

10 – Agora só seguir repetindo por toda a volta… ao final teremos um total de 8 pontos “V”.  Finalize com com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto. Se iniciou com correntes finalize com ponto baixíssimo deixando sobrar 3 correntes e formando o primeiro ponto “V”.

Flor real - passo a passo (12) Flor real - passo a passo (13) Flor real - passo a passo (14) Flor real - passo a passo (15)

11 – Vamos começar trabalhando as pétalas dentro do primeiro “V”. Após finalizar a volta com ponto baixíssimo introduza a agulha no espaço de 3 correntes e prenda com ponto baixo.

Flor real - passo a passo (16) Flor real - passo a passo (17) Flor real - passo a passo (18)

12 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 7 pontos altos… teremos um total de 8 pontos altos.

Flor real - passo a passo (19) Flor real - passo a passo (20) Flor real - passo a passo (21)

13 – Sem fazer corrente de espaço vamos descer na lateral esquerda do ponto “V”… Faça 6 pontos altos pegando este ponto alto com alça.

Flor real - passo a passo (22) Flor real - passo a passo (23)

14 – Em seguida prenda com ponto baixo no ponto de base que deixamos sobrando entre um ponto “V” e outro.

Flor real - passo a passo (24) Flor real - passo a passo (25) Flor real - passo a passo (26)

Veja que teremos uma parte da pétala já pronta… vamos terminar ela ao finalizar a volta.

15 – Sem fazer corrente de espaço vamos subir na lateral direita do segundo ponto “V”. Observe que apontei com a agulha… faça 6 pontos altos pegando este ponto como alça.

Flor real - passo a passo (27) Flor real - passo a passo (28) Flor real - passo a passo (29)

16 – No espaço dentro do “V” são 8 pontos altos como já fizemos antes…

 

Flor real - passo a passo (30) Flor real - passo a passo (31)

17 – Desça com 6 pontos altos na lateral esquerda do ponto “V” e teremos uma pétala completa. Após os 6 pontos altos na lateral esquerda prenda com ponto baixo no espaço que ficou entre um ponto “V” e outro…

Flor real - passo a passo (32) Flor real - passo a passo (33) Flor real - passo a passo (34) Flor real - passo a passo (35) Flor real - passo a passo (36)

18 – Agora só seguir repetindo até completar a volta.

Flor real - passo a passo (37) Flor real - passo a passo (38)

19 – No final vamos fazer 6 pontos altos na lateral direita do primeiro ponto “V” completando então a primeira pétala. Para fazer um acabamento perfeito vamos utilizar agulha de tapeceiro. Alongue o fio, corte e coloque na agulha.

Flor real - passo a passo (39) Flor real - passo a passo (40) Flor real - passo a passo (41) Flor real - passo a passo (42)

20 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto.

Flor real - passo a passo (43) Flor real - passo a passo (44)

21 – Em seguida passe dentro do último ponto alto, passe dentro do primeiro ponto alto saindo na parte de trás da pétala. Veja que fica perfeito e imperceptível a finalização :) Agora só amarrar bem o fio na parte de trás, esconder as pontas e cortar as sobras.

Flor real - passo a passo (45) Flor real - passo a passo (46) Flor real - passo a passo (47) Flor real - passo a passo (48)

22 – Veja como a flor real fica linda! Agora falta fazer a base… você pode também adaptadar dependendo de como vai utilizar a flor.

Flor real - passo a passo (49) Flor real - passo a passo (50) Flor real - passo a passo (51)

23 – No avesso da flor dá para notar bem alças com 3 correntes entre uma pétala e outra… Vamos trabalhar a base justamente nestas alças.

Flor real - passo a passo (52)

24 – Amarre o fio verde em uma das aças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Você também pode iniciar com o falso ponto alto!

Flor real - passo a passo (53) Flor real - passo a passo (54)

25 – Faça mais 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 4 pontos altos no mesmo espaço completando 1 leque.

Flor real - passo a passo (55) Flor real - passo a passo (56) Flor real - passo a passo (57)

26 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir para a próxima alça. Faça apenas 1 bloquinho com 4 pontos altos.

Flor real - passo a passo (58) Flor real - passo a passo (59)

27 – Faça duas correntes de espaço, siga para terceira alça e faça novamente leque com 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos.

Flor real - passo a passo (60) Flor real - passo a passo (61)

28 – Veja como fica o avesso:

Flor real - passo a passo (62)

29 – Agora só seguir intercalando… 1 bloquinho e 1 leque para que a base fique quadradinha. Finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto.

Flor real - passo a passo (63) Flor real - passo a passo (64)

30 – Siga com ponto baixíssimo até o meio do leque e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos.

Flor real - passo a passo (65) Flor real - passo a passo (66) Flor real - passo a passo (67)

31 – Faça duas correntes de espaço e faça 4 pontos altos ainda no mesmo espaço, assim teremos leque dentro de leque.

Flor real - passo a passo (68)

32 – Faça uma corrente de espaço e faça 4 pontos altos na alça de duas correntes que tem antes do bloquinho da volta anterior.

Flor real - passo a passo (69) Flor real - passo a passo (70)

33 – Faça uma corrente de espaço e faça 4 pontos altos na alça que fica após o bloquinho da volta anterior… faça uma corrente de espaço e faça leque dentro de leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.

Flor real - passo a passo (71) Flor real - passo a passo (72) Flor real - passo a passo (73)

34 – Assim fica o avesso da flor…

Flor real - passo a passo (74)

35 – E aqui a flor prontinha :)

Flor real - passo a passo (75) Flor real - passo a passo (76) Flor real - passo a passo (77) Flor real - passo a passo (78) Flor real - passo a passo (79) Flor real - passo a passo (80) Flor real - passo a passo (81) Flor real - passo a passo (82)

 

Gostou deste passo a passo?

Deixe seu comentário e compartilhe! Agradeço o carinho por sua visita e agradeço especialmente a artesã LUANA JAWORKI por criar e disponibilizar esta maravilha aqui para o blog.

 

12 comentários em “Flor real – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.