Flor roseta aberta passo a passo

A FLOR ROSETA ABERTA é uma das adaptações que a artesã Shirley Lucimar fez e enviou para nosso blog. Como fã de flores em crochê e principalmente passo a passo tratamos logo de fazê-lo para disponibilizar aqui pra vocês

Adaptação: Shirley Lucimar – para visitar a página da artesã no facebook clique AQUI
Execução: www.croche.com.br

roseta-aberta

MATERIAIS UTILIZADOS:

Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
 A confecção da flor similar a FLOR ROSETA que temos o passo a passo aqui no blog, mas teremos uma alteração na ultima camada de pétalas.
Sugestão de trabalho com esta flor – Barrado de toalha de banho ou toalha de rosto – Passo a passo AQUI
Barradinho-de-toalha-5-200x150 Barrado-de-toalha-de-rosto-e-toalha-de-banho-passo-a-passo-5-200x200
01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes), prenda com ponto baixo e suba com duas correntinhas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (3) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (4)

02 – Faça mais 15 pontos altos que somados as correntinhas iniciais totalizam 16 pontos alto.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (5)

03 – Feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo no alto das duas correntinhas iniciais.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (6)

04 – Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, esta volta faremos 8 argolinhas de 3 correntes. Então siga repetindo 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo… veja as imagens:

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (7) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (8) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (9)

Veja que sempre vamos pulando um ponto de base…

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (10)

05 – Ao final prenda com ponto baixíssimo na primeira das 3 correntinhas.

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (11)

06 – Faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e vamos trabalhar com pontos alto na alça seguinte.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (12) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (13)

07 – Após prender com ponto baixo veja que só enrola o barbante na agulha e segue direto para a próxima argolinha, faça um total de 7 pontos alto.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (14) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (15)

08 – Ao completar os 7 pontos alto, prenda com ponto baixo na argolinha seguinte… siga para a próxima argolinha e novamente faça 7 pontos alto. Siga assim intercalando e ao final teremos um total de 4 pétalas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (16) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (17) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (18) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (19)

09 – Finalize a 4ª pétala com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (20) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (21)

10 – Alongue o fio e agora vamos trabalhar uma volta de alças na parte de trás da flor.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (22)

11 – Veja que estou passando a agulha no pé da pétala para prender com ponto baixo.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (23)

Aqui na parte de trás como fica preso.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (24)

12 – Após prender com ponto baixo faça 4 correntes

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (25)

13 – Prenda novamente com ponto baixo no ponto baixo seguinte, aqueles que ficam no pé de cada pétala.

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (27)

Aqui pra vocês visualizarem que estou trabalhando na parte de trás da pétala só que pegando o pé dela passando a agulha na parte da frente da flor.

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (28)

Finalize com ponto baixíssimo na primeira correntinha e termos um total de 8 alças com 4 correntes cada.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (29)

A frende da flor fica assim:

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (30)

14 – Agora vamos trabalhar a segunda carreira de pétalas, faça 2 pontos baixíssimos para chegar até o meio da primeira alça de 4 correntes e em seguida faça 1 ponto baixo.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (31) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (32)

Veja que esta primeira alça prendi com ponto baixo…

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (33)

15 – Enrole o barbante na agulha e vamos trabalhar 9 pontos alto na alça seguinte. É semelhante as pétalas anteriores, só que desta vez faremos 9 pontos alto e em seguida prende com ponto baixo na alça seguinte. Veja as imagens…

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (34) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (35) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (36) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (37)

Novamente finalize com ponto baixíssimo e repita o mesmo procedimento de alongar o fio e vamos trabalhar mais uma volta de alças.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (38) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (39)

16 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo e teremos novamente 8 alças.

Flor roseta passo a passo - www.croche.com (40) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (41) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (42) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (43) Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-1-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-2-200x200
17 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça um ponto baixo dentro da primeira alça, uma corrente e 7 pontos alto.
 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-3-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-4-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-5-200x200
18 – Faça uma corrente e um ponto baixo na mesma alça finalizando então a primeira pétala.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-6-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-7-200x200
19 – Faça um ponto baixo na alça seguinte e repita os mesmos passos até completar a volta formando então as 8 pétalas, finalize com ponto baixíssimo.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-8-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-9-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-10-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-11-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-12-200x150
20 – Passe o fio para a parte de trás da flor, e novamente faça alças com 5 correntes prendendo entre uma pétala e outra. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-13-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-14-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-15-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-16-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-17-200x150
Veja que novamente temos uma flor com 8 alças na parte de trás onde podemos trabalhar uma base.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-18-200x150 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-19-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-20-200x200
 21 – Amarre o barbante barroco na cor verde em uma das alças, faça um ponto baixo, duas correntes e 2 pontos alto. Faça duas correntes de espaço e 3 pontos alto formando então um leque/canto. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça um bloquinho com 3 pontos alto, novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente um canto. Siga intercalando até completar a volta. Se desejar uma base mais aparente faça duas voltas com o verde, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-21-200x200 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-22-200x200
Aqui o avesso  da flor, veja que fiz uma base com apenas uma volta de verde…
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-23-200x200
Aqui a flor prontinha e pode ser utilizada em seus trabalhos.
Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-24-200x150 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-25-200x124 Flor-Roseta-aberta-passo-a-passo-26-200x127
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Agradecimento especial a artesã Shirley Lucimar por ter disponibilizado sua criação para o blog.
Bom trabalho e tudo de bom sempre!

71 comentários em “Flor roseta aberta passo a passo

  1. muito linda ,trabalho maravilhoso,consegui fazer toalha igual,obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  2. Olá…
    Acabei de fazer essa flor…. ficou divina…
    Obrigada por compartilhar com a gente o seu conhecimento…

  3. Adorei fazer esse jogo de toalhas, muito bem explicado. Fazia tempo quê procurava esse gráfico. Fiquei feliz em fazer. Parabéns.

  4. Nossaaa amei o site o melhor que vi ate agora, principalmente pra mim que estou começando. Deus abençoe muito parabéns

  5. Que Deus te abençoe sempre! Suas flores são lindas e seus passo a passo perfeitos! Muito obrigado por compartilhar coisas tão lindas! Bjo

  6. ola gostei muita de sua explicação passo a passo até que enfim eu consegui fazer minha primeira flor amei!!!!

  7. Boa tarde

    Gosto demais deste site, pois já me ajudou muito a realizar alguns trabalhos, mas agora voçês fizeram esta mudança no tamanho das fotos, a maneira que ficou não gostei está longe, e ruim de visualizar antes era rico nos detalhes e as fotos eram maiores, bom gostava mais como era antes, penso que não se deve mudar a qualidade das fotos, para mim ficou comprometido o aprendizado!!

    Obrigada pela oportunidade!

  8. Olá, tambêm venho agradeçer pela rosa ,pois gostei dela assim, ainda não criei um site, mas em breve, minha sobrinha que fica no meu pé pra divulgar meus trabalhos e desenhos pois é desenho também e faço ponto cruz, sou técnica de massoterapia. Fica os meus agradecimentos tchauuuu.

  9. Eu amei o passo a passo desta flor roseta, eu nunca tinha feito e conseguir numa boa.
    Agradeço a vcs do site .
    Parabéns pelo trabalho de vcs.

  10. Acabei de fazer a minha, ficou linda. Muito obrigada pela aula. Vou aplicar essa flor em um gorrinho que estou fazento para minha netinha, a “Vitorinha”.

  11. Adorei fazer essa flor, aprendi certinho, aliás, foi melhor que as vídeos aulas do Youtube.
    Parabéns e muito obrigada pelo seu carinho para com todas nós.
    Beijóks

  12. Felicidades y muchas gracias por compartir estospreciosos trabajos,tiene unas manos maravillosas,siga compartiendo para que perdure estas bellezas.Un saludo y un fuerte abrazo desde Tenerife

  13. Pingback: Toalha de rosto
  14. Amei seus trabalhos, obrigada por compartilhar conosco seus dons divinos!Fiz os portas panos de prato para presentear meus professores!

  15. Muito linda graças a sua bondade em compartilhar esse trabalho eu consegui fazer está linda flor, ficou perfeita.

  16. adorei e amei de mais mesmo com dificuldades nas mãos eu consigui fazer e ficou perfeita.
    abrigado por compartilhar seu trabalhos conosco.abraços,

  17. Amei o passo a passo da flor Roseta. Vou aplicar nos meus trabalhos.
    Obrigada por compartilhar o seu DOM conosco. Abraços

  18. Olá muitíssimo obrigada por me ajudar a fazer essa linda rosa, pois estava com dúvidas em produzir ela e vc teve essa bondade de compartilhar conosco.
    Que Deus abençoe sempre!
    Bjs…

  19. Adorei as flores que vcs tem passado no meu Facebook ensinando passo a passo gostei muito se tiverem mais novidades eu aceito mandar para mim obrigada estão de parabéns mari

  20. BOA NOITE QUERO AGRADECER O A RECEITA QUE ACABEI DE COPIAR E DEIXAR OS MEUS AGRADECIMENTOS POR TERM ME ENSINADO A ROSETA ABERTA SEM MAIS OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS SEM MAIS RECEBAM UM GRANE ABRAÇO FRATERNO