Flor sem relevo – base octogonal (8 pontas)

Vamos substituir a flor sem perder a beleza das cores? Nesta postagem vou explicar como substituir qualquer flor que tenha base octogonal. Já fiz a substituição da flor que fica no meio do tapete para que ele fosse utilizado como centro de mesa, foi o tapete redondo com flor camélia que temos o passo a passo AQUI no blog.

MATERIAIS

01 – Neste passo a passo vamos aprender como fazer uma base octogonal, (com 8 pontas) para substituir qualquer flor que tenha uma base similar. Veja como ficará nossa flor!

flor-sem-relevo-octogonal Base octogonal z (8) Base octogonal z (9)

Aqui no blog tem algumas flores com este tipo de base, veja:

02 – Faça um anel mágico, após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos dentro do anel mágico. Faça duas correntes de espaço e em seguida faça novamente 3 pontos altos…

Base octogonal (3) Base octogonal (4) Base octogonal (5) Base octogonal (6)

03 – Siga fazendo até completar 4 bloquinhos com 3 pontos altos sempre separados por duas correntes. Ao final do quarto bloquinho faça duas correntes de espaço, puxe o anel mágico para fechar e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das duas que iniciam a volta. (Veja que não cortei a ponta de fio que inicia o anel mágico, apenas no final faremos isso)

Base octogonal (7) Base octogonal (8)

04 – Siga com ponto baixíssimo em cima de cada ponto de base e também na primeira das duas correntes que formam o primeiro espaço.

Base octogonal (9)

05 – Faça ponto baixo ainda no mesmo espaço, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Neste espaço ficaremos com um bloquinho de 3 pontos altos.

Base octogonal (10) Base octogonal (11)

06 – Faça uma corrente de espaço e faça um bloquinho com 3 pontos altos em cima do terceiro ponto de base do bloquinho a frente que foi feito na volta anterior. Novamente uma corrente de espaço e faça um bloquinho com 3 pontos altos no espaço de duas correntes… Siga intercalando fazendo bloquinho em cima de bloquinho e também nos espaços… Finalize a volta com ponto baixíssimo e teremos um total de 8 bloquinhos com 3 pontos altos cada. Se preferir finalize com uma agulha de tapeceiro para que fique com um acabamento melhor.

Base octogonal (12) Base octogonal (13) Base octogonal (14) Base octogonal (15)

07 – Para finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio antes de cortar, com ajuda da agulha passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes)

Base octogonal (16) Base octogonal (17) Base octogonal (18)

08 – Passe o fio por dentro da ultima corrente de espaço e no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho. Conduza o fio até o miolinho da flor onde está a ponta inicial do anel mágico, amarre os dois juntos, esconda parte do fio no miolinho da flor e corte as sobras.

Base octogonal (19) Base octogonal (20) Base octogonal (21)

09 – Com o fio verde amarre em qualquer um dos espaços entre um bloquinho e outro, faça duas corrente para dar altura do primeiro ponto alto.

Base octogonal (22) Base octogonal (23)

10 – No mesmo espaço faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando um leque.

Base octogonal (24)

11 – Faça uma corrente de espaço. No espaço seguinte entre um bloquinho e outro faça novamente um leque formado por 3 pontos altos, duas corrente e 3 pontos altos… Siga intercalando até completar a volta e teremos um total de 8 leques sempre com uma corrente de espaço entre um e outro. Finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro como explicado anteriormente.

Base octogonal (25) Base octogonal (26) Base octogonal (27) Base octogonal (28) Base octogonal (29)

12 – Para colocar a pérola corte um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor e coloque-o na agulha.

Base octogonal z (1)

13 – Passe o fio do avesso para frente do miolinho, passe na pérola e passe novamente para trás da flor no sentido oposto ao que introduziu a agulha inicialmente.

Base octogonal z (2) Base octogonal z (3) Base octogonal z (4) Base octogonal z (5) Base octogonal z (6)

14 – Na parte de trás vai ficar com duas pontas, basta amarrar bem, esconder parte do fio no miolinho da flor e cortar as sobras.

Base octogonal z (7)

Prontinho!

Base octogonal z (8) Base octogonal z (9) Base octogonal z (10) Base octogonal z (11) Base octogonal z (12)

Espero que tenham gostado!

Forte abraço,

Samuel Ramos.

    Download     Download        

4 comentários em “Flor sem relevo – base octogonal (8 pontas)

    1. Oi Bárbara, basta seguir com outra cor de fio (branco, cru…) fazendo leques…
      Ela também pode substituir a flor camélia como no caso do Tapete camélia que tem aqui no blog. Basta fazer alças com 5 correntes entre um leque e outro e iniciar o tapete normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.