Flor Zínia – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR ZÍNIA. Uma flor sem relevo e com 12 pétalas excelente para trabalhos como trilhos de mesa ou tapetes.

A flor é super fácil de se confeccionar e o resultado é maravilhoso!

MATERIAIS

A flor com o fio Barroco Maxcolor mede 0,23 cm de diâmetro. Com fio Duna mede 0,18 cm  e com fio Anne mede cerca de 0,12 cm.

flor-zinia Flor Zinia (87) Flor Zinia (91)

01 – Inicie com um anel mágico, após prender o anel mágico faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo

Flor Zinia (3) Flor Zinia (4)

02 – Dentro do anel mágico faça 11 pontos baixos, no total teremos 12 pontos baixos já que o primeiro será formado pela corrente inicial. Ajuste o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo na corrente que feita no inicio da volta.

Flor Zinia (5) Flor Zinia (6) Flor Zinia (7) Flor Zinia (8)

03  – Faça 4 correntes e em seguida faça ponto alto no próximo ponto de base. Faça uma corrente de espaço e ponto alto no próximo ponto de base… siga por toda a volta e finalize com PONTO BAIXO na terceira das 4 correntes que iniciam a volta.

Flor Zinia (9) Flor Zinia (10) Flor Zinia (11) Flor Zinia (12) Flor Zinia (13)

04 – Faça 14 correntes, vire e volte na 5ª corrente (contando da agulha para trás) e faça ponto alto. Desta forma teremos 2 pontos altos já que ao virar as correntes formam o primeiro ponto alto… Siga fazendo ponto alto em todas as correntes que sobraram e ao final teremos um total de 11 pontos altos. Prenda com ponto baixo no próximo ponto de base.

Flor Zinia (14) Flor Zinia (15) Flor Zinia (16) Flor Zinia (17)

05 – Faça 7 correntes, vire o trabalho e pule 4 pontos de base, faça ponto alto no 5º ponto de base (dos 11 que fizemos no passo anterior)

Flor Zinia (18) Flor Zinia (19)

06 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga até o final e teremos 4 pontos altos. (Observe que teremos uma alça com 7 correntes pulando 4 pontos de base e mais 4 pontos altos com uma corrente de espaço)

Flor Zinia (20) Flor Zinia (21) Flor Zinia (22) Flor Zinia (23)

07 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça ponto alto em cima do ponto alto de base.

Flor Zinia (26) Flor Zinia (27)

08 – Faça uma corrente de espaço e ponto alto em cima de ponto alto… Na alça de 7 correntes faça 10 pontos altos e em seguida prenda com ponto baixo no próximo ponto de base. (Observe que teremos uma sequência de 11 pontos altos já que antes de fazer os 10 pontos na alça de 7 correntes tem um ponto alto em cima do ponto de base da carreira anterior)

Flor Zinia (28) Flor Zinia (29) Flor Zinia (30) Flor Zinia (31) Flor Zinia (32)

09 – Agora basta seguir repetindo… Faça 7 correntes, vire o trabalho, pule 4 pontos altos de base e faça ponto alto em cima do 5º ponto de base…

Flor Zinia (33) Flor Zinia (34) Flor Zinia (35)

10 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga até chegar no final da sequência de pontos altos juntos da carreira anterior e teremos um total de 4 pontos altos como apresentado nas imagens… Faça 4 correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima do ponto alto de base… siga com uma corrente de espaço e ponto alto em cima de ponto alto até chegar na alça de 7 correntes onde serão feitos 10 pontos altos e prende no ponto de base seguinte do miolinho da flor. Siga repetindo até completar 11 pétalas, será diferente apenas para finalizar formando a 12ª pétala e vou explicar nos próximos passos.

Flor Zinia (36) Flor Zinia (37) Flor Zinia (38) Flor Zinia (39) Flor Zinia (40) Flor Zinia (41) Flor Zinia (42) Flor Zinia (43) Flor Zinia (44)

11 – A 11ª pétala fica presa com ponto baixíssimo no ponto baixo que fizemos para finalizar a segunda volta do miolinho, ou seja, no pé da primeira alça de 14 correntes.

Flor Zinia (45) Flor Zinia (46)

12 – Após finalizar com ponto baixíssimo introduza a agulha de trás para frente na primeira corrente deixando o fio na parte de cima do trabalho. Siga com ponto baixíssimo até o pé do ponto alto formado por correntes que fica na ponta da pétala. Se fizer o ponto baixíssimo na parte da frente da flor vai aparecer uma  corrente, mas se fizer no avesso da flor na frente ficará praticamente invisível esses pontos baixíssimos. Veja as imagens…

Flor Zinia (47) Flor Zinia (48)

Aqui o avesso da flor como os pontos baixíssimos ficam mais visíveis similar a uma corrente.

Flor Zinia (49)

13 – Com o trabalho já na parte do avesso enrole o fio na agulha, pule 4 pontos de base e faça ponto alto no 5º ponto de base da 11ª pétala. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga como feito anteriormente e veja que desta vez estamos fazendo uma continuação da primeira pétala em cima da 11ª.

Flor Zinia (50) Flor Zinia (51) Flor Zinia (52) Flor Zinia (53) Flor Zinia (54)

14 – Faça 4 correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima do ponto alto de base… siga com uma corrente e faça ponto alto em cima de ponto alto.. (desta vez estará com o lado da frente da flor para cima) Como já temos 11 pontos altos na primeira pétala de base da flor faça uma corrente e prenda com ponto baixíssimo no alto das correntes que forma o primeiro ponto alto e então teremos as 12 pétalas completas!

Flor Zinia (55) Flor Zinia (56) Flor Zinia (57) Flor Zinia (58)

15 – Para fazer o contorno siga fazendo ponto baixo até chegar na terceira das 4 correntes que tem na ponta da pétala. Na ponta faça um ponto picô formado por duas correntes para que fique mais suave… no próximo ponto vou detalhar os locais corretos para fazer os pontos e não ficar repuxando… Apenas observe a sequência de imagens porém leia os próximos passos para entender bem como foi feito.

Flor Zinia (59) Flor Zinia (60) Flor Zinia (61) Flor Zinia (62) Flor Zinia (63) Flor Zinia (64) Flor Zinia (65) Flor Zinia (66)

16 – Veja a sequência de imagens que apontei com a agulha os locais corretos que ficarão cada ponto baixo… ao todo são 5 pontos baixos na lateral subindo… Um no meio do ponto alto:

Flor Zinia (67)

O segundo fica na mesma direção do alto do ponto alto como apontado na imagem:

Flor Zinia (68)

O 3º, 4º e 5º pontos baixos nas em 3 das 4 correntes que fizemos ao virar a pétala… Vai sobrar uma corrente.

Flor Zinia (69) Flor Zinia (70) Flor Zinia (71) Flor Zinia (72)

17 – Já no alto da pétala faça duas correntes e prenda com ponto baixo no pé do ponto baixo que foi feito na terceira corrente… não é na base, observe bem as imagens…

Flor Zinia (73) Flor Zinia (74)

18 – Após o ponto picô faça ponto baixo novamente na terceira corrente das 4 que fizemos para virar, assim sobrará a corrente de espaço que tem entre os pontos altos.

Flor Zinia (75)

19 – Agora basta seguir fazendo ponto baixo nos espaços de uma corrente e em cima dos pontos altos de base… Veja que foi feito ponto baixo somente até o último espaço de uma corrente, em seguida já vai fazer na metade do ponto alto subindo e não no pé do ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro.

Flor Zinia (65) Flor Zinia (66)

Flor Zinia (76) Flor Zinia (77) Flor Zinia (78) Flor Zinia (79) Flor Zinia (80)

20 – Para finalizar com agulha de tapeceiro o acabamento fica perfeito e é bem fácil, basta alongar bem o fio antes de cortar, colocar o fio na agulha e passar no alto do segundo ponto baixo. Em seguida passe o fio dentro do último ponto baixo, no alto do primeiro ponto baixo saindo na parte de trás do trabalho. Esconda parte do fio, divida em 2 e amarre bem antes de cortar as sobras.

Flor Zinia (81) Flor Zinia (82) Flor Zinia (83) Flor Zinia (84)

Veja como fica linda essa flor!

Flor Zinia (85) Flor Zinia (86) Flor Zinia (87) Flor Zinia (88) Flor Zinia (89) Flor Zinia (90) Flor Zinia (91) Flor Zinia (93) Flor Zinia (95)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado!

Um forte abraço e até o próximo.

Desconheço a criação deste trabalho, se souberem me informar darei os devidos créditos, grato.

36 comentários em “Flor Zínia – Passo a passo

  1. eu fiquei empressionada quando vi q era um homem q faz esses trabalhos eu nao esperava… vc eh um exemplo…

  2. Eu ameei o seu jeito de ensinar eu nunca tinha feito nada desse tipo e ja peguei de primeira… eu soh sabia fazer tapetes basicos, agora ja sei fazer muita coisa… muito bom, parabens…

    1. Que maravilha Elisangela! Fico feliz que tenha conseguido fazer seus trabalhos e espero que o site seja muito útil e possamos aprender juntos.

      Um forte abraço e tudo de bom sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.