Folha de crochê – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender como fazer esta linda folha que é bastante utilizada em aplicações. Pode ser utilizada em tapetes, toalhas, panos de prato… só usar a imaginação.
 folha-simples

MATERIAIS

Esta folha é a mesma que utilizo na composição que já vimos anteriormente aqui no blog. Veja um exemplo:
Nesta composição utilizo também a FLOR CARACOL, temos o passo a passo aqui no blog.

IMG_9202
A flor que está nesta composição utilizei o fio Duna verde mais claro, cor número 8414

Vamos ao passo a passo?
01 – Inicie com 13 correntinhas
Folha de crochê - www.croche.com (2)
02 – Agora vamos voltar fazendo a metade da flor da seguinte forma:Pule a primeira correntinha
Na 2ª Faça 1 ponto baixo
Na 3ª Faça 1 ponto baixo
Folha de crochê - www.croche.com (3)
03 – Na 4ª e na 5ª Faça MEIO ponto alto
Folha de crochê - www.croche.com (4)
04 – Na 6ª Faça 1 ponto alto
Folha de crochê - www.croche.com (5)
05 – Na 7ª,8ª,9ª,10ª e 11ª Faça ponto alto duplo (total de 5 pontos alto duplo)
Folha de crochê - www.croche.com (6) Folha_de_croch_www.croche.com_7_
06 – Na 12ª Faça 1 ponto alto
Folha de crochê - www.croche.com (8)
07 – Na 13ª Faça 3 pontos baixo. Com isso ela fica pronta para começarmos a outra metade da folha.
Folha_de_croch_www.croche.com_9_ Folha de crochê - www.croche.com (11) 
Observe que agora vou aproveitar para prender a sobra inicial de fio até a metade da folha.
Folha de crochê - www.croche.com (12)

08 – Pra voltar vamos apenas repetir a mesma sequência voltando.

1 ponto alto
5 pontos alto duplo
1 ponto alto
Meio ponto alto
Meio ponto alto
dois pontos baixo

Folha de crochê - www.croche.com (13) Folha de crochê - www.croche.com (14) Folha_de_croch_www.croche.com_15_
Veja que ao completar o ultimo ponto baixo a folha não fica com “biquinho” então vamos fazer isso…
Folha_de_croch_www.croche.com_16_
09 – Faça 1 ponto baixo pegando o fio da correntinha que viramos ao voltar e faça 1 ponto baixíssimo. Pronto! Agora ficou pontuda :)
Folha_de_croch_www.croche.com_17_
10 – Alongue o fio e recorte.
Folha de crochê - www.croche.com (18) Folha de crochê - www.croche.com (19)
Para fazer o acabamento utilize uma agulha de costura…
Folha_de_croch_www.croche.com_20_
No avesso da folha introduza até chegar ao meio da folha onde está a sobra de fio… se você não conduziu ele até o meio não tem problema! Conduza este até que fique próximo ao inicio para dar dois nós antes de recortar.
Folha de crochê - www.croche.com (21) Folha_de_croch_www.croche.com_22_
Prontinho! Sua folha estará pronta.
Folha de crochê - www.croche.com (23) Folha de crochê - www.croche.com (25) Folha_de_croch_www.croche.com_24_
Aqui fotografei as duas tonalidades juntas para você comparar.
Folha de crochê - www.croche.com (26) Folha de crochê - www.croche.com (27) Folha_de_croch_www.croche.com_29_ ramo de flor para aplicação - www.croche.com (112)
Espero que tenham gostado do passo a passo, para ver como fazer o botão de rosa e a flor siga os links que deixei nesta postagem.

72 comentários em “Folha de crochê – Passo a passo

  1. Amei quero fazer para ajudar na renda da casa pois estou desempregada e amo croche, minha vó me ensinou guando eu tinha seis ano.

  2. Parabéns você ensina muito bem , estou encantada com o seu trabalho . Fiz e deu tudo certinho.

  3. Boa tarde!!!
    Gentem estão de parabéns!!! Eu nem sei como descobri essa página, mas tudo de bom muito bem explicado o passo a passo além de peças lindíssimas.
    Nota 10000000 parabéns mais uma vez

  4. O passo a passo é tão bem explicado,que mesmo sendo principiante,consigo fazer todas as peças sem dificuldades.Muito obrigada e Parabéns!

  5. Obrigada cada dia que passa aprendo mais e mais
    nunca pare esse serviço maravilhoso Parabens !!! por todo auxilio

  6. amei esta folha ,eu não sabia fazer, bem explicado ,adorei deus abençõe tds vcs bjs

  7. Parabéns, muito bonito os teus trabalhos. E agradeço por compartilhar o passo a passo. Deus te abençoe e de te muita sabedoria.

  8. Amei todo o seu trabalho , das flores e da folha, como você explica bem muito obrigada por

    tudo e que Deus a abençoe bjs. Liège

  9. Adorei o seu pap! Muito obrigada! É o tipo de folha que eu estava a precisar…. e você explica muito bem!

  10. O MEU MUITO OBRIGADO POR ME ENSINAR A FAZER ESTA LINDA FOLHA AMEI VOCÊ,EXPLICA MUITO BEM QUE DEUS TE ILUMINE GRANDEMENTE.OBRIGADO SÃO MARAVILHOSOS SEUS TRABALHOS…………

  11. ADOREI. O SEU TRABALHO. DEUS LHE ABENÇOE POR MOSTRAR O DOM NATURAL QUE DEUS LHE DEU.
    E O AMOR POR ENSINAR E TRANSPASSAR O QUE SABE. PARABÉNS.

  12. Lindos gostari de saber como comprar revidtas com flotes e folhas de barbantes.

    1. Maria, infelizmente acho que aqui no Brasil não tem uma revista com gráficos apenas de flores e folhas, mas todas a revistas de tapeçaria que tem trabalhos que utilizem flores também tem o gráfico da flor.