Folha palma – Passo a passo

Hoje vamos aprender como confeccionar a FOLHA DE CROCHÊ passo a passo. Este modelo bastante conhecido como “palma” tem o formato em relevo e dupla face. É muito fácil e rápido de fazer esta linda folhinha.

folha-tipo-palma

MATERIAIS

Temos o passo a passo de outro modelo de folha aqui no blog veja: FOLHA PARA APLICAÇÃO PASSO A PASSO

01 – Inicie fazendo 13 correntes

Folha palma passo a passo - www.croche.com (1) Folha palma passo a passo - www.croche.com (2)

02 – Volte na 4ª corrente e faça ponto baixo

Folha palma passo a passo - www.croche.com (3) Folha palma passo a passo - www.croche.com (4)

03 – Então siga fazendo ponto baixo até o final da corrente, sempre pegando dois fios da correntinha. Vai dar um total de 10 pontos baixo.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (5)

04 – Ao completar o 10º ponto baixo, faça duas correntes e mais um ponto baixo junto com o 10º ponto baixo.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (6) Folha palma passo a passo - www.croche.com (7)

05 – Então siga na outra lateral da correntinha fazendo ponto baixo até chegar na mesma direção do primeiro ponto baixo. Veja que as correntinhas que viramos o trabalhos ficam livres formando então a pontinha central da folha.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (8) Folha palma passo a passo - www.croche.com (9)

06 – Faça uma corrente e vamos virar o trabalho, porem antes de virar veja na segunda imagem que introduzi a agulha neste ultimo ponto alto pegando somente um fio, isso para facilitar sua visualização, ao virar o trabalho precisamos fazer o primeiro ponto baixo neste ultimo ponto baixo. Então veja na terceira imagem o trabalho já virado e o primeiro ponto baixo encima do ultimo que havíamos feito antes de virar o trabalho.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (10) Folha palma passo a passo - www.croche.com (11) Folha palma passo a passo - www.croche.com (12)

07 – Então siga fazendo ponto baixo, note que precisa pegar apenas o fio da parte externa do trabalho… o que esta virado pra você fica livre… vamos fazer isso até completar a folha. Sempre pegando apenas o fio da parte externa do trabalho.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (13) Folha palma passo a passo - www.croche.com (14)

08 – Chegando no ultimo ponto baixo desta lateral, tem a alcina de duas correntes, faça um ponto baixo dentro da alça, duas correntes e mais um ponto baixo dentro da alça…

Folha palma passo a passo - www.croche.com (15) Folha palma passo a passo - www.croche.com (16) Folha palma passo a passo - www.croche.com (17) Folha palma passo a passo - www.croche.com (18) Folha palma passo a passo - www.croche.com (19)

09 – Continue na outra lateral fazendo ponto baixo até atingir a mesma direção do ultimo ponto baixo da volta anterior… novamente faça uma corrente e vire o trabalho voltando sempre com ponto baixo desde o ultimo feito antes de virar….

Folha palma passo a passo - www.croche.com (20) Folha palma passo a passo - www.croche.com (21) Folha palma passo a passo - www.croche.com (22) Folha palma passo a passo - www.croche.com (23) Folha palma passo a passo - www.croche.com (24) Folha palma passo a passo - www.croche.com (25) Folha palma passo a passo - www.croche.com (26)

10 – Sempre que chegar na parte do cabinho da folha faça ponto baixo dentro da alça, duas correntes e ponto baixo dentro da alça para a viradinha ficar correta….

Folha palma passo a passo - www.croche.com (27) Folha palma passo a passo - www.croche.com (28) Folha palma passo a passo - www.croche.com (29) Folha palma passo a passo - www.croche.com (30) Folha palma passo a passo - www.croche.com (31)

11 – Para formar a próxima pontinha da folha, não chegue com ponto baixo até o final… vá até que fique sobrando 2 pontos baixo da volta anterior… faça uma corrente e vire o trabalho para voltar com ponto baixo…. Agora só repetir os passos até atingir a forma desejada da folhinha.

Folha palma passo a passo - www.croche.com (32) Folha palma passo a passo - www.croche.com (33) Folha palma passo a passo - www.croche.com (34) Folha palma passo a passo - www.croche.com (35) Folha palma passo a passo - www.croche.com (36) Folha palma passo a passo - www.croche.com (37) Folha palma passo a passo - www.croche.com (38) Folha palma passo a passo - www.croche.com (39) Folha palma passo a passo - www.croche.com (40) Folha palma passo a passo - www.croche.com (41) Folha palma passo a passo - www.croche.com (42) Folha palma passo a passo - www.croche.com (43) Folha palma passo a passo - www.croche.com (44)

12 – Para fazer o arremate, trabalhe até chegar no cabinho, não finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e com o auxílio da agulha de mão faça da seguinte forma:

Folha palma passo a passo - www.croche.com (45) Folha palma passo a passo - www.croche.com (46)

13 – Passe a agulha pegando os dois fios do ponto baixo que está na alcinha…

Folha palma passo a passo - www.croche.com (47)

14 – Em seguida passe por dentro do ultimo ponto feito com a agulha de crochê formando então o arremate perfeito!

Folha palma passo a passo - www.croche.com (48) Folha palma passo a passo - www.croche.com (49) Folha palma passo a passo - www.croche.com (50)

15 – Na parte de trás da folha… passe o fio com a agulha em direção a pontinha da folha, corte a sobra e sua folha estará pronta!

Folha palma passo a passo - www.croche.com (51) Folha palma passo a passo - www.croche.com (52) Folha palma passo a passo - www.croche.com (53) Folha palma passo a passo - www.croche.com (54) Folha palma passo a passo - www.croche.com (55) Folha palma passo a passo - www.croche.com (56) Folha palma passo a passo - www.croche.com (57) Folha palma passo a passo - www.croche.com (58) Folha palma passo a passo - www.croche.com (59) Folha passo a passo (1) Folha passo a passo (3)

Chegamos ao final do passo a passo, espero que tenham gostado e entendido as explicações, em caso de dúvida utilize o formulário de contatos ou envie um e-mail para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você.

Os materiais como barbantes, agulha de crochê, tesouras… você encontra em armarinhos de sua cidade, mas é sempre bom fazer uma pesquisa nas lojas on-line que também oferecem um ótimo preço!

Sinta-se a vontade para compartilhar este passo a passo, caso queira utilize os botões de redes sociais logo abaixo. Até o próximo passo a passo!

57 comentários em “Folha palma – Passo a passo

  1. Que maravilha!!Preciso muito fazer essa flor,vou tentar.Já fiz vários tapetes com as suas explicações,simplismente amoooo esse site!!!

  2. Olá Samuel….fiquei encantada com cada detalhe do seu trabalho!! Estou me inspirando aqui. Parabéns!!

  3. Adoro suas receitas tao bem explicadas! Está de parabéns!obrigada por compartilhar conosco tanto talento e que nos ajuda muito com as dificuldades de alguns trabalhos. Parabéns!

  4. oiii muito bom esse site. parabéns vcs ensina muito bem, gostaria muito que vcs colocasse o passo a passo de uma flor de girassol bem grandona

  5. Nunca consegui tirar nada das revistas de crochê, e com suas explicações estou fazendo esse caminho de mesa que de olhar nas revistas ficava até com medo e agora achei fácil, até essa folha que acho linda e nunca tive coragem de fazer só tenho que agradecer, muito obrigada.

  6. N entendi o porque de não chegada até o fim da carreira da folhinha..e ter que parar na ponta para arrematar obrigada

  7. Olá. .agradeço imensamente por todos os passos a passos deste trilho…já fiz a 3 partes do trilho .agora fazendo as folhas..mas..na última carreira da folha eu só não entendi uma coisa? Porque n pode chegar na outra volta da folha? Porque n completar a folha? Porque arrumar na ponta da folha e não na última carreira? Eu n entendi essa parte…se penso que teria que ir até o outro lado da folha para arrematar. .por favor onde eu errei? Obrigada por tudo aguardo resposta abraços. ..

    1. Se não terminar no pé da folha e ir até o outro lado a folha ficará com uma carreira a mais em um dos lados! Lembre-se, ao iniciar a folha trabalhamos um dos lados e depois passamos para o outro, então para completar vai trabalhar apenas um dos lados e se reparar é justamente do lado que faltou uma carreira ao trabalhar o centro (cabinho) da folha.

      1. Meninas muito obrigada por todas as respostas das minhas dúvidas. ..entendi. .grata de coração e meus parabéns sempre pela dedicação à nós que aprendemos com vcs..beijos para todas obrigado.

  8. Ameeei!Consegui fazer minha primeira folha!!só com o grafico da revista que tem o trabalho que contem essas folhas , eu nao estava sabendo nem por onde começar!!obrigada por esse passo a passo!!! Bj 😊

  9. Parabéns tudo mto lindo e explicado.Vou começar a fazer o trilho de mesa.
    Obrigado por ensinar tudo perfeito.Deus que lhe abençõe.

  10. Parabéns a todos vcs, tudo muito lindo e explicado.Hoje fiz minha primeira folha, muito obrigado por ensinar que Deus os abençoe.