Jogo de banheiro camélia passo a passo – Tapete para tampa do vaso

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o tapete camélia para a tampa do vaso sanitário. Já temos aqui no blog o passo a passo do tapete que pode ser confeccionado com quantas flores desejar e servir como o tapete do lavabo e também o tapete para o pé do vaso. Veja o passo a passo nos links abaixo:

MATERIAIS:

Esta peça é ótima para tampas que o final é reto e as pontas arredondadas como os aparelhos sanitários com caixa acoplada. Caso queira uma peça totalmente redonda basta fazer leque em todas as alças da flor para que não fique com um dos lados reto.

Para fazer o tapete para tampa do vaso vamos precisar confeccionar duas peças seguindo o mesmo passo a passo do tapete para o pé do vaso, mas neste caso não faremos as abas de encaixe. Siga o link abaixo e confeccione as peças para depois continuar o passo a passo aqui.

01 – Peça 1 (tampa) – Confeccionar seguindo o passo a passo do tapete para o pé do vaso do link abaixo até o passo 26 e arrematar.

       

LINK -> Jogo de banheiro camélia passo a passo

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (2)

02 – Peça 2 (de dentro) – Confeccionar seguindo o passo a passo do tapete para o pé do vaso do link abaixo até o passo 13 e arrematar. Total de 4 voltas.

LINK -> Jogo de banheiro camélia passo a passo

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (3)

Aqui as duas peças prontas para que possamos continuar nosso trabalho.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (5) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (6)

03 – Vamos iniciar fazendo o acabamento na peça maior. Amarre o barbante vermelho em um dos cantos e prenda com ponto baixo. Faça 5 correntes e em seguida prenda novamente com ponto baixo no mesmo espaço, faça 8 correntes e prenda no mesmo espaço e em seguida faça 5 correntes e prenda novamente formando então uma “folha”.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (7) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (8) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (9) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (10) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (11)

04 – Siga com ponto baixo encima de cada ponto de base até chegar no espaço com 3 correntes. Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto. (neste espaço temos um total de 15 pontos altos)

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (12) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (13) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (14) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (15)

05 – Faça um ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Novamente ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até chegar na alça de 3 correntes, teremos um total de 7 pontos picôs e termina exatamente no ultimo ponto alto de base.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (16) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (17) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (18) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (19) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (20) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (21) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (22) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (23) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (24)

06 – Faça novamente duas correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto, siga com ponto baixo encima de todos os pontos de base e faça 1 ponto baixo no espaço de duas correntes dentro do leque.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (25) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (26)

07 – Após prender com ponto baixo, faça novamente uma “folha” e na parte reta do tapete faça ponto baixo encima de ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto inicial, corte o fio e arremate.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (27) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (28) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (29) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (30) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (31)

08 – Teremos então a parte de cima pronta como na imagem abaixo.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (32) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (33)

09 – Agora vamos trabalhar na parte de baixo da tampa. Amarre o barbante vermelho no canto esquerdo da peça. Veja olhando na parte reta amarrei o barbante em um dos cantos…

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (35)

10 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (36)

11 – Posicione a peça encima do avesso da primeira parte de forma que ela fique bem centralizada. Nosso objetivo é prender a peça de forma que ela fique como na imagem abaixo:

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (82)

Observando a imagem acima, iniciamos no canto a direita na parte inferior da foto, veja que a primeira alça não é presa no canto da peça grande e sim no inicio da alça de 12 correntes.

A sequência que vamos trabalhar (prender) é a que está enumerada na imagem abaixo:

Sequência

 

12 – Veja que apontei com a agulha exatamente onde vamos prender com ponto baixo, (se observar a imagem acima estou prendendo no número 1) selecionei o pé do primeiro ponto alto que fica naquele espaço como mostra a promeira imagem abaixo. Faça então 10 correntes e em seguida prenda com ponto baixo.

1 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (37) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (38) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (39)

13 – Após prender com ponto baixo, faça novamente 10 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo canto onde iniciamos.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (40) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (41)

14 – Em seguida continue com ponto alto encima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça o ponto alto em relevo pegando o ponto relevo da volta anterior como mostram as imagens.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (42) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (43)

15 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque seguinte, siga com ponto alto encima de ponto alto e no espaço de duas correntes faça 2 pontos altos.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (44) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (45)

16 – Com a peça bem posicionada encima da outra, veja que o leque fica na mesma direção do leque da peça grande. Observe no número 2 da primeira imagem. Desta vez faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção dos pontos altos que ficam na segunda volta de vermelho como mostra as imagens abaixo.

2 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (47) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (48)

17 – Após prender faça novamente 8 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo espaço de duas correntes na peça menor.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (49) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (50) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (51)

18 – Após fazer ponto alto encima de ponto alto, ponto relevo… chegamos no terceiro leque, na primeira imagem abaixo estamos prendendo onde aponta com o número 3. Desta vez faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira carreira em vermelho da peça maior.

2 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (52)

19 – No leque da ponta onde está sinalizado com o número 4 faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção do leque na segunda carreira em vermelho:

4

20 – No quinto leque, (sinalizado com número 5) faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira carreira de vermelho.

4

21 – No sexto leque, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção da segunda carreira em vermelho.

5

22 – No 7º e ultimo leque faça 10 correntes e prenda no pé do ponto baixo que fica na alça de 12 correntes:

6

Após prender o ultimo leque, siga com ponto alto encima de ponto alto e finalize a volta com ponto baixíssimo e arremate. Caso queira um arremate perfeito finalize com agulha de mão!

Veja nas imagens abaixo como faço a finalização. Após o ultimo ponto alto, não faça ponto baixíssimo, puxe o fio e corte. Com a agulha de mão passe no alto do ponto alto que fica logo depois das correntes iniciais.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (53) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (54)

Veja que estou apontando com a agulha de crochê onde está o alto das correntes que iniciei a volta, passei a agulha no alto do ponto alto e não das correntes.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (55)

Após passar o fio no alto do ponto alto, veja que estou apontando com a agulha de crochê onde vamos passar a agulha de costura, ou seja, no ultimo ponto alto sendo no mesmo lugar que sai o fio.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (56) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (57)

Após passar o fio no ultimo ponto alto, agora vamos passar no alto da segunda corrente que iniciou a volta e atravessar o fio para o avesso da peça onde você pode guiar até o pé do ponto, amarrar e esconder as pontas e depois recortar as sobras.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (58) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (59) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (60)

Veja como fica exatamente como todos os outros pontos altos…

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (61) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (62) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (63) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (64)

Prontinho! Nossa capa para tampa do vaso está finalizada.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (65) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (66) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (67) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (68) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (69) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (70) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (71) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (73) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (75) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (76) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (77) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (81) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (82) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (83)

Espero que tenham gostado de mais este trabalho,

Até o próximo passo a passo!

77 comentários em “Jogo de banheiro camélia passo a passo – Tapete para tampa do vaso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Só quero agradecer à vocês deste site! estou maravilhada com tudo o que vcs postam ! é de uma delicadeza a preocupação de vcs em postar o passo a passo tão minunciosamente,não tem como errar!!sempre fiz panos de pratos coisas pequenas! o meu primeiro tapete grande foi com vcs que aprendi!foi o tapete russo! ficou lindo!! agradeço de coração prq mesmo sem ter aulas de crochê consegui no passo a passo fazer meu tapete! OBRIGADA!

    1. Olá Adriana, fico muito feliz com seu carinho e também por você ter feito seu tapete.
      O tapete Russo é um dos mais complicado e se você iniciou fazendo ele tenho certeza que fará qualquer outro modelo aqui do site :)

      Um forte abraço e que Deus a abençoe sempre!

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.