Jogo de banheiro camélia passo a passo – Tapete para tampa do vaso

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o tapete camélia para a tampa do vaso sanitário. Já temos aqui no blog o passo a passo do tapete que pode ser confeccionado com quantas flores desejar e servir como o tapete do lavabo e também o tapete para o pé do vaso. Veja o passo a passo nos links abaixo:

MATERIAIS:

Esta peça é ótima para tampas que o final é reto e as pontas arredondadas como os aparelhos sanitários com caixa acoplada. Caso queira uma peça totalmente redonda basta fazer leque em todas as alças da flor para que não fique com um dos lados reto.

Para fazer o tapete para tampa do vaso vamos precisar confeccionar duas peças seguindo o mesmo passo a passo do tapete para o pé do vaso, mas neste caso não faremos as abas de encaixe. Siga o link abaixo e confeccione as peças para depois continuar o passo a passo aqui.

01 – Peça 1 (tampa) – Confeccionar seguindo o passo a passo do tapete para o pé do vaso do link abaixo até o passo 26 e arrematar.

LINK -> Jogo de banheiro camélia passo a passo

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (2)

02 – Peça 2 (de dentro) – Confeccionar seguindo o passo a passo do tapete para o pé do vaso do link abaixo até o passo 13 e arrematar. Total de 4 voltas.

LINK -> Jogo de banheiro camélia passo a passo

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (3)

Aqui as duas peças prontas para que possamos continuar nosso trabalho.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (5) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (6)

03 – Vamos iniciar fazendo o acabamento na peça maior. Amarre o barbante vermelho em um dos cantos e prenda com ponto baixo. Faça 5 correntes e em seguida prenda novamente com ponto baixo no mesmo espaço, faça 8 correntes e prenda no mesmo espaço e em seguida faça 5 correntes e prenda novamente formando então uma “folha”.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (7) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (8) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (9) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (10) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (11)

04 – Siga com ponto baixo encima de cada ponto de base até chegar no espaço com 3 correntes. Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto. (neste espaço temos um total de 15 pontos altos)

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (12) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (13) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (14) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (15)

05 – Faça um ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Novamente ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até chegar na alça de 3 correntes, teremos um total de 7 pontos picôs e termina exatamente no ultimo ponto alto de base.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (16) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (17) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (18) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (19) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (20) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (21) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (22) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (23) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (24)

06 – Faça novamente duas correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto, siga com ponto baixo encima de todos os pontos de base e faça 1 ponto baixo no espaço de duas correntes dentro do leque.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (25) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (26)

07 – Após prender com ponto baixo, faça novamente uma “folha” e na parte reta do tapete faça ponto baixo encima de ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto inicial, corte o fio e arremate.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (27) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (28) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (29) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (30) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (31)

08 – Teremos então a parte de cima pronta como na imagem abaixo.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (32) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (33)

09 – Agora vamos trabalhar na parte de baixo da tampa. Amarre o barbante vermelho no canto esquerdo da peça. Veja olhando na parte reta amarrei o barbante em um dos cantos…

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (35)

10 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e 1 ponto alto no mesmo espaço.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (36)

11 – Posicione a peça encima do avesso da primeira parte de forma que ela fique bem centralizada. Nosso objetivo é prender a peça de forma que ela fique como na imagem abaixo:

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (82)

Observando a imagem acima, iniciamos no canto a direita na parte inferior da foto, veja que a primeira alça não é presa no canto da peça grande e sim no inicio da alça de 12 correntes.

A sequência que vamos trabalhar (prender) é a que está enumerada na imagem abaixo:

Sequência

12 – Veja que apontei com a agulha exatamente onde vamos prender com ponto baixo, (se observar a imagem acima estou prendendo no número 1) selecionei o pé do primeiro ponto alto que fica naquele espaço como mostra a promeira imagem abaixo. Faça então 10 correntes e em seguida prenda com ponto baixo.

1 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (37) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (38) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (39)

13 – Após prender com ponto baixo, faça novamente 10 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo canto onde iniciamos.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (40) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (41)

14 – Em seguida continue com ponto alto encima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça o ponto alto em relevo pegando o ponto relevo da volta anterior como mostram as imagens.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (42) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (43)

15 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque seguinte, siga com ponto alto encima de ponto alto e no espaço de duas correntes faça 2 pontos altos.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (44) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (45)

16 – Com a peça bem posicionada encima da outra, veja que o leque fica na mesma direção do leque da peça grande. Observe no número 2 da primeira imagem. Desta vez faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção dos pontos altos que ficam na segunda volta de vermelho como mostra as imagens abaixo.

2 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (47) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (48)

17 – Após prender faça novamente 8 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo espaço de duas correntes na peça menor.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (49) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (50) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (51)

18 – Após fazer ponto alto encima de ponto alto, ponto relevo… chegamos no terceiro leque, na primeira imagem abaixo estamos prendendo onde aponta com o número 3. Desta vez faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira carreira em vermelho da peça maior.

2 Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (52)

19 – No leque da ponta onde está sinalizado com o número 4 faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção do leque na segunda carreira em vermelho:

4

20 – No quinto leque, (sinalizado com número 5) faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira carreira de vermelho.

4

21 – No sexto leque, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na junção da segunda carreira em vermelho.

5

22 – No 7º e ultimo leque faça 10 correntes e prenda no pé do ponto baixo que fica na alça de 12 correntes:

6

Após prender o ultimo leque, siga com ponto alto encima de ponto alto e finalize a volta com ponto baixíssimo e arremate. Caso queira um arremate perfeito finalize com agulha de mão!

Veja nas imagens abaixo como faço a finalização. Após o ultimo ponto alto, não faça ponto baixíssimo, puxe o fio e corte. Com a agulha de mão passe no alto do ponto alto que fica logo depois das correntes iniciais.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (53) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (54)

Veja que estou apontando com a agulha de crochê onde está o alto das correntes que iniciei a volta, passei a agulha no alto do ponto alto e não das correntes.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (55)

Após passar o fio no alto do ponto alto, veja que estou apontando com a agulha de crochê onde vamos passar a agulha de costura, ou seja, no ultimo ponto alto sendo no mesmo lugar que sai o fio.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (56) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (57)

Após passar o fio no ultimo ponto alto, agora vamos passar no alto da segunda corrente que iniciou a volta e atravessar o fio para o avesso da peça onde você pode guiar até o pé do ponto, amarrar e esconder as pontas e depois recortar as sobras.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (58) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (59) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (60)

Veja como fica exatamente como todos os outros pontos altos…

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (61) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (62) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (63) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (64)

Prontinho! Nossa capa para tampa do vaso está finalizada.

Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (65) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (66) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (67) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (68) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (69) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (70) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (71) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (73) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (75) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (76) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (77) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (81) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (82) Jogo de banheiro camélia - tampa do vaso (83)

Espero que tenham gostado de mais este trabalho,

Até o próximo passo a passo!

77 comentários em “Jogo de banheiro camélia passo a passo – Tapete para tampa do vaso

  1. Só quero agradecer à vocês deste site! estou maravilhada com tudo o que vcs postam ! é de uma delicadeza a preocupação de vcs em postar o passo a passo tão minunciosamente,não tem como errar!!sempre fiz panos de pratos coisas pequenas! o meu primeiro tapete grande foi com vcs que aprendi!foi o tapete russo! ficou lindo!! agradeço de coração prq mesmo sem ter aulas de crochê consegui no passo a passo fazer meu tapete! OBRIGADA!

    1. Olá Adriana, fico muito feliz com seu carinho e também por você ter feito seu tapete.
      O tapete Russo é um dos mais complicado e se você iniciou fazendo ele tenho certeza que fará qualquer outro modelo aqui do site :)

      Um forte abraço e que Deus a abençoe sempre!

  2. gOSTARIA DE IMPRIMIR O JOGO DE BANHEIRO cAMÉLIA,COMO FAÇO?
    e EU ESTAVA FAZENDO O tAPETE ESTRELA SIMPLES E ELE NÃO ESTÁ
    MAIS AQUI,E AGORA???

  3. Parabéns pelo seu trabalho é muito lindo,ainda mais quando você compartilha conosco. Mostra a sua humildade. Parabéns

  4. OLA BOA NOITE! ESSE SITE ESTA DE PARABENS,CONSEGUI FAZER O JOGO COMPLETO SEGUINDO PASSO A PASSO,EXPLICA MUITO BEM,EU TENHO MUITA DIFICULDADE DE COPIAR SE NAO FOR VIDEO,MAS ESSE SITE E MUITO BEM ELABORADO.PARABENS TO FELIZ COM MEU JOGO DE BANHEIRO CAMELIA1

    1. Obrigado pelo carinho Leia! Fico feliz que tenha conseguido fazer seu jogo de banheiro :)

      Seja sempre muito bem vinda ao site.

  5. Olá, como faço pra deixar a parte interna da tampa sem a flor, só formando um encaixe pra tampa do vaso?

    1. Olá Sirlana, para fazer com a flor crista de galo precisaria adaptar a base da flor, por ela é diferente.

  6. Parabéns o passo a passo de vcs é perfeito,já fiz várias peças através dele.Obrigado por compartilhar conosco,Deus abençoe vcs!!!!

  7. Estou fazendo este jogo acompanhando vcs, pois sou principiante.
    Por acaso tem o pap do porta papel higienico com alor camélia?
    Grata e estou aprendendo demais com vcs
    Nancy

  8. Gostaria de saber como faço para deixa – lo maior para usar nos outros formatos de tampa. Desde já agradeço e parabéns por seus trabalhos magníficos.

    1. Olá Josiane, basta fazer mais voltas no final ou mudar as correntes que prende a parte interna da tampa.

  9. olá!esse jogo é lindo, estou fazendo, o meu ficou um pouco grande e fiz menos carreiras, mas ficou lindo mesmo assim e queria agradecer por tudo! Peças incríveis, parabéns!
    Queria pedir que, quando possível, fizesse um passo a passo de um vestido longo de croche modelo sereia, pois vi algumas fotos na internet e no Pinterest e são liiiindos, mas a maioria não ensina e quando ensina, faz vídeos ou paps de vestidos curtos, simples ou então disponibiliza gráficos de difícil compreensão…
    bjo Bia!

    1. Olá Bia, realmente o tapete fica grande e fico feliz que tenha feito adaptações. :) Muito obrigado por sua mensagem, carinho e sugestão. Um grande beijo e tudo de bom sempre.

  10. Olá primeiramente Parabéns tudo.muito bem explicado….Gostaria de saber como poderia fazer a capa da cx acoplada vc também fez esse pap?

  11. Olá, gostaria de saber como faço para ajusta-lo ao tamanho de outras tampas? Pois não localizei no passo a passo como fazer.
    Desde ja Obg

    1. Oi Jeilza, basta mudar o local onde é preso a corrente ao emendar a parte de dentro da tampa. Se prender mais na borda da primeira peça o encaixe ficará maior, se emendar mais ao centro o encaixe ficará menor! Bjsss

  12. Parabéns ótima maneira de explicar nunca fiz um trabalho que desse tão certo obrigada. Seus trabalhos são lindos Parabéns 🎊

  13. queria receber todos os tipos de trabalho em croche para minha esposa ela e apaixonada pela arte .. mto obrigado desde ja

  14. Olá tudo bem? Adoro os seus paps.. ja fiz vários trabalhos deste blog mas tenho uma dúvida … Será que esse da tampa do vaso serve em qualquer tampa ?? ..

  15. MUITO LINDO ESTE JOGO DE BANHEIRO FIS PRA MIM AMEI E TODOS GOSTARAM MUITO OBRIGADA POR ESTE PASSO A PASSO ABRAÇOS

  16. Amei fazer o jogo de banheiro com a flor camélia. Obrigada por sua disponibilidade em ajudar os iniciantes.

  17. Fiz o jogo de banheiro seguindo o passo a passo. Ficou maravilhoso. Obrigada por sua disponibilidade em ajudar quem é iniciante.

  18. Fiz as treis peças como explica o pão ficou o mais top dos meus trabalhos pois as cores q usei ficou maravilhoso… amei será que teria como completar o jogo com a capa da caixa acoplada? E o porta papel higiênico.? Obrigada por compartilhar 😙.

  19. Olá. Ameeeeei, ficou maravilhoso.
    Vc sugeri vender por quanto um jogo desse com 3 peças?
    Parabéns pelo belíssimo trabalho e obrigada pôr dividir.

  20. Lindos seus trabalhos! Consegui fazer meu jogo de banheiro camelia… pena que nao tem o porta papel… Parabéns e obrigada por dividir conosco. um grande abraço

  21. Ola adorei o tapete. Pena que fiz sem medir e nao coube na minha tampa..nesse caso e so fazendo td de novo? Bju

    1. Olá Flavia, se ele ficou pequeno teria que fazer mais voltas no final, mas se ele ficou grande você pode apenas reduzir a parte de dentro e também as correntes que une as duas peças para formar o encaixe. Faça as correntes menores e prenda mas próximo do centro.

  22. Obrigada por compartilhar . seu passo a passo é muito fácil e tem me ajuda muito por que eu não sei fazer muitas coisas de crochê.
    Bjs.
    haha já fiz o meu pra dar de presente .

  23. seus trabalhos são lindos! obrigada por compartilhar, como nao sei tirar por gráficos fica muito fácil fazer assim bjo.

  24. eu consegui fazer td… vc pode criar um passo a passo de porta papel higiênico para combinar com o jogo de banheiro camélia

  25. Parabens amiga como sempre compartilhando conosco seus lindos trabalhos te agradeço de coração vc muito generosa Deus te abençõe bjs sou sua seguidora .