Jogo de banheiro oval – Capa para a tampa do vaso

Capa do vaso

Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar CAPA PARA A TAMPA DO VASO que compõe o jogo de banheiro oval. Este jogo de banheiro foi uma adaptação que fiz de um modelo de tapete e o passo a passo do TAPETE DO LAVABO e do PÉ DO VASO já estão disponíveis aqui no blog, confira nos links abaixo!

ATENÇÃO: Criação/Adaptação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

MATERIAIS – Para o jogo de banheiro com 3 peças

Jogo completo

01 – Confeccione duas flores utilizando a agulha 3.0mm e ela ficará bem delicada. Para fazer a flor visite o passo a passo que temos AQUI. No passo a passo já está explicando como fazer esta base com o fio branco. Já com a agulha 3.5mm faça 3 voltas ficando como nas imagens abaixo. (Não se preocupe, no passo a passo da flor já está tudo explicadinho como fazer as alças e a base)

Jogo de banheiro oval - tampa (5) Jogo de banheiro oval - tampa (6)

02 – 4ª  volta – Logo após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nos 2 pontos de base que completam o leque.

Jogo de banheiro oval - tampa (7) Jogo de banheiro oval - tampa (8)

03 – Dentro do espaço de duas correntes que formam o canto faça 2 pontos altos, duas correntes de espaços e mais 2 pontos altos. Siga na lateral seguinte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto. Chegando no canto seguinte repita como neste primeiro. São 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Jogo de banheiro oval - tampa (9) Jogo de banheiro oval - tampa (10) Jogo de banheiro oval - tampa (11) Jogo de banheiro oval - tampa (12) Jogo de banheiro oval - tampa (13) Jogo de banheiro oval - tampa (14) Jogo de banheiro oval - tampa (15) Jogo de banheiro oval - tampa (16)

04 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos de base até chegar no canto onde tem duas correntes de espaço e faça ponto baixíssimo na primeira das duas correntes.

Jogo de banheiro oval - tampa (17) Jogo de banheiro oval - tampa (18) Jogo de banheiro oval - tampa (19)

05 – 5ª carreira – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto dentro do espaço que forma o canto (onde sobrou apenas uma corrente).

Jogo de banheiro oval - tampa (20) Jogo de banheiro oval - tampa (21)

05 – Faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto de base da lateral, faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça uma sequência de 2 pontos altos. Novamente corrente de espaço e 2 pontos altos… Siga até que falte 4 pontos de base para chegar no canto.

Jogo de banheiro oval - tampa (22) Jogo de banheiro oval - tampa (23) Jogo de banheiro oval - tampa (24) Jogo de banheiro oval - tampa (25) Jogo de banheiro oval - tampa (26) Jogo de banheiro oval - tampa (27) Jogo de banheiro oval - tampa (28)

06 – Faça 3 correntes e dentro do canto faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

Jogo de banheiro oval - tampa (29) Jogo de banheiro oval - tampa (30) Jogo de banheiro oval - tampa (31) Jogo de banheiro oval - tampa (32) Jogo de banheiro oval - tampa (33)

07 – Novamente 3 correntes de espaço, pula 5 pontos de base e faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo ponto de base, ou seja, no sexto ponto da lateral seguinte.

Jogo de banheiro oval - tampa (34) Jogo de banheiro oval - tampa (35) Jogo de banheiro oval - tampa (36)

08 – Agora só seguir com alças de 3 correntes e pulando 5 pontos de base para fazer o leque como nas imagens até que chegue no canto seguinte. Após o canto pule apenas 4 pontos de base e então siga com a lateral como a primeira. No final desta carreira teremos um total de 3 pontos altos juntos sendo o primeiro feito no último ponto de base da lateral, 1 no espaço de duas correntes e o 3º na segunda corrente das duas que formam o canto.

Jogo de banheiro oval - tampa (37) Jogo de banheiro oval - tampa (38) Jogo de banheiro oval - tampa (39) Jogo de banheiro oval - tampa (40) Jogo de banheiro oval - tampa (41)

09 – 6ª carreira – Faça duas correntes, vire e volte com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na alça de 3 correntes.

Jogo de banheiro oval - tampa (42) Jogo de banheiro oval - tampa (43) Jogo de banheiro oval - tampa (44) Jogo de banheiro oval - tampa (45)

10 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça da carreira anterior, novamente 3 correntes e faça 4 pontos altos dentro do leque.

Jogo de banheiro oval - tampa (46) Jogo de banheiro oval - tampa (47)

11 – Na parte oval será sempre assim, são 3 correntes, prende com ponto baixo na alça da carreira anterior, novamente 3 correntes e faça 4 pontos altos dentro do leque… faça por toda a parte oval desta forma. Na outra lateral faça toda com pontos altos como na primeira.

Jogo de banheiro oval - tampa (48) Jogo de banheiro oval - tampa (50) Jogo de banheiro oval - tampa (51) Jogo de banheiro oval - tampa (52) Jogo de banheiro oval - tampa (54) Jogo de banheiro oval - tampa (55)

12 – 7ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 2 pontos altos para ficar como na 5ª carreira. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos altos… siga por toda a lateral até chegar na parte oval.

Jogo de banheiro oval - tampa (56) Jogo de banheiro oval - tampa (57) Jogo de banheiro oval - tampa (58) Jogo de banheiro oval - tampa (59) Jogo de banheiro oval - tampa (60)

13 – Na parte oval faça 3 correntes e em seguida faça 2 pontos altos juntos no primeiro ponto de base dos 4 que formam o leque.

Jogo de banheiro oval - tampa (61) Jogo de banheiro oval - tampa (62)

14 – Nos 2 seguintes não tem aumento, faça apenas ponto alto em cima de ponto alto… No 4º ponto de base novamente faça 2 pontos altos juntos ficando então com 6 pontos altos neste leque.

Jogo de banheiro oval - tampa (63) Jogo de banheiro oval - tampa (64)

15 – Faça 3 correntes de espaço e siga para o próximo leque onde trabalhará da mesma forma. Agora basta repetir em toda a parte oval, na lateral seguinte será como na primeira, faça até o último ponto de base sendo que o último bloquinho ficará com 3 pontos altos juntos como no início da carreira.

Jogo de banheiro oval - tampa (65) Jogo de banheiro oval - tampa (66) Jogo de banheiro oval - tampa (67) Jogo de banheiro oval - tampa (68) Jogo de banheiro oval - tampa (69) Jogo de banheiro oval - tampa (70) Jogo de banheiro oval - tampa (71) Jogo de banheiro oval - tampa (72) Jogo de banheiro oval - tampa (73)

16 – 8ª carreira – Faça duas correntes, vire e volte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente por toda a lateral. Quando chegar na parte oval faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes da carreira anterior. Faça 3 correntes e vamos trabalhar nos leques.

Jogo de banheiro oval - tampa (74) Jogo de banheiro oval - tampa (75) Jogo de banheiro oval - tampa (76) Jogo de banheiro oval - tampa (77) Jogo de banheiro oval - tampa (78) Jogo de banheiro oval - tampa (79)

17 – Como na volta anterior, os aumentos serão feitos no primeiro e no último ponto de cada leque ficando da seguinte forma: 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, uma sequência de 4 pontos altos e novamente 2 pontos altos juntos no último ponto de base. Cada leque vai ficar com 8 pontos altos.

Jogo de banheiro oval - tampa (80) Jogo de banheiro oval - tampa (81) Jogo de banheiro oval - tampa (82)

18 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça da carreira anterior entre um leque e outro, novamente 3 correntes e continue no leque seguinte da mesma forma que fez no primeiro. Siga por toda a parte oval e na lateral faça igual a primeira.

Jogo de banheiro oval - tampa (83) Jogo de banheiro oval - tampa (84) Jogo de banheiro oval - tampa (85) Jogo de banheiro oval - tampa (86) Jogo de banheiro oval - tampa (87) Jogo de banheiro oval - tampa (88) Jogo de banheiro oval - tampa (89)

ATENÇÃO: Se for fazer o encaixe da tampa com correntinhas  como a imagem abaixo, corte o fio e arremate na 8ª carreira.

Jogo de banheiro parte 3 (49)

Se for fazer o encaixe tipo “luva” unindo as duas partes faça até que fique com a medida da tampa continue fazendo voltas até que fique com a mesma medida. Para que fique com a medida da tampa do meu aparelho sanitário vou precisar fazer mais uma carreira e então o encaixe ficará perfeito, mas não se preocupe, vou explicar como fazer das duas maneiras.

Jogo de banheiro oval parte 2 (108)

Apesar desta imagem ser feita com a peça em cima da tampa, ela na verdade será a parte de dentro.

19 – 9ª carreira – Como dito acima, preciso fazer mais uma carreira para o formato “luva”. Para esta carreira faça duas correntes, vire e faça mais 2 pontos altos… Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos altos. Siga por toda a lateral até chegar na parte oval.

Jogo de banheiro oval - tampa (90) Jogo de banheiro oval - tampa (91) Jogo de banheiro oval - tampa (92) Jogo de banheiro oval - tampa (93)

20 – Na parte oval faça 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, desta vez não terá aumentos portanto cada leque vai continuar com 8 pontos altos.

Jogo de banheiro oval - tampa (94) Jogo de banheiro oval - tampa (95)

21 – Sempre que for passar de um leque para o outro faça apenas 3 correntes de espaço. Na outra lateral faça como na primeira. Finalize a carreira, corte o fio e arremate. (Se  quiser fazer em formato luva e sua tampa for mais larga, basta seguir o passo a passo da parte de cima para ver como seriam as próximas carreiras na parte oval onde já vai iniciar as diminuições. O link explicando a parte de cima está logo no final desta postagem).

Jogo de banheiro oval - tampa (96) Jogo de banheiro oval - tampa (97) Jogo de banheiro oval - tampa (98) Jogo de banheiro oval - tampa (99) Jogo de banheiro oval - tampa (100) Jogo de banheiro oval - tampa (101)

Fica assim a primeira parte da capa. Reserve esta peça e vamos iniciar uma segunda peça com a outra flor no próximo passo a passo.

Jogo de banheiro oval - tampa (102) Jogo de banheiro oval - tampa (103) Jogo de banheiro oval - tampa (104) Jogo de banheiro oval - tampa (105) Jogo de banheiro oval - tampa (106) Jogo de banheiro oval - tampa (107)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Abaixo os links para continuar o trabalho.

25 comentários em “Jogo de banheiro oval – Capa para a tampa do vaso

  1. Boa noite, gostei muito do jogo de banheiro camélia gostaria também para caixa acoplado tô fazendo os outros vocês pode mandar passo a passo pro meu email pra fazer da caixa acoplado desde já agradeço. Há uma dúvida quanto gasta mais ou menos de novelo pra cada peça. . .

    1. Oi Clara, infelizmente não tenho o passo a passo da caixa acoplada. :(

      Para o tapete você vai gastar pouco mais de 1 novelo de 612m
      Já para as outras peças gasta menos de 1 novelo para cada peça.

  2. Olá, Samuel já fiz dois jogos de banheiro com esse pap. E quero divulgar nas redes sociais Claro dar o devido crédito ao site. Como faço para creditar a peça ao site croche.com?

    1. Olá Elizete, fico feliz que tenha feito os jogos de banheiro e espero que faça anida mais peças :)
      Os créditos por fazer o trabalhos são todos seus, ao postar se citar que fez seguindo o passo a passo do http://www.croche.com.br ficarei muito feliz. Só não esqueça de colocar .com.br :)

      Grande beijo.

  3. A tampa do meu aparelho precisa de mais 4 carreiras para ficar certinha, como devo proceder as proximas carreiras?

  4. Olá, a tampa do meu aparelho precisa de mais tres carreiras para encaixar certinho, nesse caso tenho na parte oval tenho que aumentar os pontos no caso, terminamos com 8 pontos altos, aumento mais dois pontos em cada extremidade?

    Obrigada

  5. Olá amo seus trabalhos estou aprendendo muito. So tenho uma dúvida, to fazendo a capa do vaso.vou fazer o encaixe de correntinha, mas parece que esta ficando incubucado não se se assim q fala. Me ajuda por favor! JA Refiz umas 3 vezes.

    1. Oi Andrea, veja que expliquei o porque dele repuxar e também expliquei como fazer para não repuxar… Como é capa para encaixe fiz das duas formas porque repuxando ele encaixa corretamente na tampa do aparelho! (veja que expliquei que basta eliminar a volta que não tem aumento)

  6. parabens por todos os trabalhos todos maravilhosos. gostaria de saber se neste jogo de tapete oval ao inves do barroco maxcolor pode ser usado barbante numero 6 ???? obrigado

  7. Adoro os trabalhos de vocês, estou aprendendo muito, são lidos de mais.obrigada por compartilhar conosco seus lindos trabalhos.

  8. Por favor nao concigo conectar no passo a passo da capa do vaso eu comecei e agora estou no final da segunda parte e nao entra o sit