Porta pano de prato passo a passo

Hoje estou trazendo pra vocês o passo a passo deste PORTA PANO DE PRATO que também pode ser utilizado com PORTA TOALHA. É um trabalho bem fácil e que certamente vai agradar suas clientes. Vamos ao passo a passo?

MATERIAIS

porta-pano-camelia IMG_7894
Se você não encontrar o aro/argola ou se você gosta de reciclar aqui vai uma dica, utilize qualquer suporte que fique firme, não utilize nada que possa enferrujar pois ele pode estragar sua peça futuramente. Você pode fazer uma argola de correntinhas no tamanho desejado e iniciar seu trabalho, vai ficar um pouco mais macio porém dá certo também.
01 – Inicie a primeira volta preenchendo a argola maior com ponto baixo, faremos duas voltas com ponto baixo, não tem um número exato de pontos, o importante é que fique totalmente preenchida. Veja que a segunda volta fiz ponto baixo encima de ponto baixo só que pegando apenas um fio para que fique um detalhe aparente. Veja as imagens abaixo.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (1)
Veja que na segunda a agulha é introduzida no meio do ponto baixo da volta anterior.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (2) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (3)
Após completar a segunda volta, corte o fio e arremate, utilizei a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento, veja nas imagens abaixo a forma que faço, mas você pode fazer o acabamento como de costume.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (4) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (5) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (6)
A frente fica assim:
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (7)
Aqui na parte de trás dei dois nós apertando apenas no segundo nó
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (8)
Esconde as pontas antes de recortar.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (9)
Ficou assim… Reserve e vamos trabalhar na argolinha menor.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (10) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (11)
02 – Na argolinha menor preenchi toda com ponto baixo, apenas uma volta. Corte o fio, faça o acabamento e reserve.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (12) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (13) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (15)
03 – Seguindo o passo a passo da  FLOR CAMÉLIA que temos aqui no blog teremos no final uma flor de 8 pétalas, 8 folhas e entre as folhas argolinhas de 5 correntes. Amarre o barbante em qualquer uma das argolinhas.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (16)
04 – Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto. (se o seu ponto for apertado pode ser que precise fazer 3 correntes, neste caso faça como de costume a altura de seu ponto alto)
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (18)
05 – Vamos fazer um leque, então faça mais 2 pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto na mesma argolinha.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (19) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (20)
06 – Faça uma corrente de separação e prenda com ponto baixo embaixo da folha seguinte. Veja na imagem abaixo que virei no avesso para mostrar que peguei os dois fios central da folha e prendi com ponto baixo.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (21) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (22)
07 – Faça novamente uma corrente de separação e vamos trabalhar leque novamente na argolinha seguinte… Siga assim por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no inicio desta volta.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (23) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (24) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (25) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (26)
Aqui onde finalizei a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciamos o primeiro leque.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (27)
08 – Ande com ponto baixíssimo até o centro do leque e vamos iniciar a segunda volta. No centro do leque faça um ponto baixo, duas correntinhas para dar altura do primeiro ponto alto, dois pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto no mesmo espaço.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (28) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (29)
09 – Faça uma corrente de separação e 1 ponto alto encima do ponto baixo que está debaixo da folha. Faça duas correntes de separação mais 1 ponto alto encima do mesmo ponto baixo. Uma corrente de separação e siga para o leque seguinte.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (30) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (31) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (32) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (33) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (34) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (35)
10 – Siga repetindo toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no inicio desta volta.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (36) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (37) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (38)
11 – Após o ponto baixo, faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto e agora faremos ponto alto encima de ponto alto, no centro do leque faça 2 pontos alto, duas correntes de espaço, dois pontos alto no mesmo espaço e siga fazendo ponto alto encima de ponto alto.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (39) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (40) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (41) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (42)
Cada leque vai ficar da seguinte forma:
5 pontos alto,
2 correntes de espaço
5 pontos alto.12 – Fala uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no meio dos dois pontos alto que estão entre um leque e outro. (nesta volta vamos unir as argolinhas trabalhadas anteriormente)
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (43)
13 – Faça novamente uma corrente de espaço e repita o mesmo passo do leque anterior… siga estes passos até que estejam prontos 3 leques e meio. Na metade do 4º leque vamos unir a primeira argolinha.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (44) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (45)
14 – A chegar na metade do 4º leque não faça correntes de separação, pegue uma das argolas trabalhadas anteriormente e faça dois pontos baixo para unir a peça. Em seguida sem fazer nenhuma corrente de espaço volte a trabalhar o leque.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (46) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (47) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (48) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (49)
Veja que não fiz correntes de espaços no meio do leque, apenas os pontos baixo dão o espaço do leque e a primeira argolinha fica presa no trabalho.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (50)
15 – Completando este leque novamente faça mais 3 leques e meio e então vamos unir a outra argolinha. Neste caso são estas quantidades de leques que correspondem ao que está nas imagens, mas se você uniu a argolinha anterior antes ou depois não tem problema, só tome o cuidado para que fiquem na mesma direção.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (51)
16 – Para unir a segunda argola fiz o mesmo procedimento que já vimos anteriormente. Sem fazer correntes de espaço prenda com dois pontos baixo. Tome o cuidado para que a argolinha não fique no avesso.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (52)
17 – Complete a volta, corte o fio e arremate. Agora falta apenas os acabamentos.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (53) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (54)
18 – Com o barbante barroco na mesma cor que utilizei para fazer a flor (fica a seu critério) amarre-o em um dos cantos. Todos os cantos fiz o acabamento da mesma forma que são feitas as folhas da flor, você pode fazer apenas ponto picô que fica muito bonito também.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (55)
19 – Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo espaço.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (56)
20 – Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo ainda no mesmo lugar.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (57)
21 – Faça novamente 5 correntes e mais uma vez prenda com ponto baixo, assim o primeiro canto fica pronto, todos os cantos são feitos desta mesma forma.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (58)
22 – Faça ponto baixo encima de cada um dos 5 pontos alto,
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (59) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (60)
23 – Faça uma correntinha de espaço e faça 1 ponto baixo encima do ponto baixo, novamente uma correntinha de espaço e siga com ponto baixo encima de cada ponto alto.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (61)
24 – Ao chegar na emenda faça 1 ponto baixo entre os dois pontos que estão unindo a argola ao trabalho, na argola maior faça ponto baixo pegando os dois fios dos pontos da volta anterior.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (62) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (63) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (64)
25 – Ao contornar a argola maior faça como anteriormente, 1 ponto baixo no pegando no meio da emenda. e siga os mesmos passos anteriores fazendo o acabamento por toda a volta.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (65)
26 – Na argola menor faça ponto baixo pegando apenas 1 fio do ponto baixo assim ficará com o mesmo detalhe da argola maior.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (66) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (67)
Contorne toda a peça, corte o fio e arremate.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (68) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (69) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (70) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (71)
Faça um cordão de correntinhas e coloque uma pérola em cada ponta. Amarre-o na união da argola maior e faça uma laçada para dar um charme a mais, assim sua peça estará pronta! Não tem pérola? não tem problema, com certeza sua peça ficará bonita da mesma forma! Segue algumas imagens do trabalho pronto.
Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (72) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (76) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (77) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (78) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (79) Porta pano de prato, passo a passo - www.croche.com (80)
Espero que tenham gostado do resultado e que tenham conseguido fazer sua peça. Este trabalho fiz utilizando a FLOR CAMÉLIA, você pode utilizar qualquer outra flor que vai dar certo também. Deixe-a com 8 argolinhas na parte de trás e faça normalmente seu trabalho.
Deixe seu comentário ou envie e-mail para crochetapetes@gmail.com que teremos maior prazer em atender você.

97 comentários em “Porta pano de prato passo a passo

  1. acabei de terminar um trabalho, porta pano de prato… ficou lindo de mais,obrigada…Deus abencoe dando-lhe cada vez mais ideias sabiduria e boa vontade para compartir conosco:::

    1. Obrigado Mauricia, fico feliz que tenha gostado do resultado. Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  2. Seu site é maravilhoso! Seus trabalhos são belíssimos e os PAP perfeitos! Deus te abençoe por tanto carinho e esmero! Parabéns!

  3. Fiz esse trabalho, ficou lindo. Parabéns suas explicações são ótimas e a gente consegue acompanhar tudo. Muito obrigada

  4. gostaria de saber se vcs vendem essa agulha de croche com o cabo de madeira,moro em FORTALEZA e sou fa do seu blog, pois tem trabalhoa BELISSIMOS E muito bem explicado.AMO;WWW.CROCHE.COM.BR

    1. Oi Fatima, infelizmente não vendo as agulhas :( Fico feliz em ter uma fã aqui na terrinha :)

      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  5. Ola vc poderia me ajudar adorei seu trabalho queria comprar essa argola mais não estou achando, queria que voce me falasse onde achou essaS ARGOLAS DE 15 CM POIS NÃO
    ESTOU ACHANDO
    OBRIGADA

    1. Olá,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.

      Aqui em Fortaleza-CE sempre encontro em armarinhos e lojas de aviamentos. Normalmente as embalagens vem com 10 unidades.
      Forte abraço.

  6. que trabalhos primorosos…e como ensinam maravilhosamente bem, quem não sabe muito bem (EU)..poderá confeccionar alguma peças elaboradas, ensinadas por voces…PARABÉNS

  7. Muito lindo esse trabalho já fiz vários e o interessante e que usei apenas sobras de linha de outros trabalhos amei

    1. Dobrý den. Velmi ráda sleduji Vaše stránky a marně scháním přízi Barroco. Tady v Čechách to není možné. Poradíte prosím , kde bych přízi koupila? Děkuji Barešová Dana

  8. Boa tarde,
    Gostaria de saber se vocês têm alguma opção de bicos em pano de prato.
    Parabéns pelo blog eu amei cada trabalho. Parabéns um abraço.
    Att. Patricia

  9. Muito obrigada, mais um trabalho concluído, graças a ajuda desse pap, que como sempre está super bem explicado. Que Deus te conserve esse dom maravilhoso.

  10. Olá!
    Consegui fazer o porta pano de prato, segui o passo a passo e consegui tranquilamente! Muito obrigada!
    Já tinha feito a flor camélia, daí foi só juntar no porta pano de prato.

  11. Amei seu trabalho parabéns pra vc, estou iniciando mais já fiz vários trabalhos seus graças ao passo a passo !

  12. poste um jogo de banheiro simples que vç tem em seus trabalhos o passo a passo tenho dificuldade de fazer com muitos detalhes obrigado

  13. Amei seus pap. Parabéns. Já estou confeccionando alguns dos seus trabalhos. Obrigada por me ajudar. Se puder mande por email. Vou ser agradecida. Bj

  14. Obrigada pela sua humildade de nos ensinar. Que Deus te de em dobro. Fiz o tapete flor camélia. Ficou lindo. Obrigada Parabéns pelos seus trabalhos.

  15. Fiz o porta pano de prato e realmente ficou muito lindo. Parabéns por fazer lindos trabalhos e obrigada pelo Passo a passo muito bem explicado.

  16. amei esse modelo de porta pano de prato ja fiz eu vou vender aqui na minha cidade sempre vejo novas receita aqui

  17. gostei do trabalho vou fazer para vender faço tamben roupinha de nene manda passo a passo para mim

  18. Ja fiz varias flores e tambem tapetes, fiz o tapete com flor primavera ficou maaravilhoso.Odoro estes trabalhos passo a passo,obrigada

  19. Olá amiga , como está ?
    Consegui fazer o meu, terminei a pouco, estou muito feliz.
    Grata pelo PAP maravilhoso heheheh.
    Muita saudade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Adoro seus trab vou comprar o material e vou fazer obrig por compartilhar seus trab conosco. Deus te abençoe

  21. Amei seu trabalho passa a passo fica mais fácil de entender vcs estão de Parabéns Obrigada por compartilhar o trabalho que todos são lindos …..

  22. Muito obrigada.Seus trabalhos são lindos Estava atrás deste tipo de trabalho para lembranças para presentes de natal.

  23. Quiero agradecerle el paso a paso de sus trabajos, los que realmente son muy bellos. La felicito.

  24. Quiero agradecerle el paso a paso de sus trabajos, los que realmente son muy bellos. La felicito por el maravilloso don que tiene en sus manos expresado en sus hermosos trabajos y el buen corazón al compartirlos con explicaciones bien claras y posibles de seguir. Muchas gracias y que Dios la bendiga.

  25. AMEI VC É UMA MULHER MUITO GENEROSA, MUITO ABENÇOADA POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS CONOSCO. MUITO OBRIGADA E QUE DEUS CONTINUA ABENÇOA-LA. BJINHO

  26. Amei o porta pano de prato…q delicadeza…vou fazer um para mim, desde já agradeço pelo passo a passo. Amo seus trabalhos. Q Deus te abençoe sempre. Bjs

    1. Es realmente muy hermoso original y
      l
      as fotos y explicaciones son claras sobre las fotos muchas gracias CRISTINA