Rosa rasteira passo a passo

 

Olá!

Vamos aprender a confeccionar esta linda flor? Criei esta flor inspirado nas camadas da FLOR CARACOL 3D que temos o passo a passo AQUI no blog. Na verdade queria uma rosa com as camadas desencontrada e então acabei criando esta e coloquei o nome de ROSA RASTEIRA justamente por ser bem rasteirinha e ter as pétalas desencontradas como as rosas.

Para o passo a passo utilizei os fios BARROCO para facilitar a visualização dos pontos, ela fica com 18cm de uma ponta da folha a outra, mas este tamanho pode variar dependendo dos seus pontos. Se quiser uma flor menor para aplicação utilize os fios DUNA ou ANNE por exemplo!

MATERIAIS

Flor Rosa rasteira passo a passo (84) Flor Rosa rasteira passo a passo (2)

01 – Inicie com anel mágico ou um círculo com 6 correntes. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

– Quer aprender como fazer o anel mágico? Clique AQUI.

rosa-rasteira Flor Rosa rasteira passo a passo (3) Flor Rosa rasteira passo a passo (4)

02 – Faça 15 pontos altos dentro do anel mágico, contando com as duas correntes de espaço teremos 16. Puxe o fio para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixo formando um círculo. Isso mesmo, finalize com ponto baixo para que fique pronto para continuar.

Flor Rosa rasteira passo a passo (6) Flor Rosa rasteira passo a passo (7) Flor Rosa rasteira passo a passo (8)

03 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.

Flor Rosa rasteira passo a passo (9) Flor Rosa rasteira passo a passo (10) Flor Rosa rasteira passo a passo (11) Flor Rosa rasteira passo a passo (12) Flor Rosa rasteira passo a passo (13)

04 – Para fazer a primeira pétala faça 1 ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 3 pontos altos.

Flor Rosa rasteira passo a passo (14) Flor Rosa rasteira passo a passo (15) Flor Rosa rasteira passo a passo (16)

05 – Faça uma corrente e em seguida prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (18) Flor Rosa rasteira passo a passo (20)

06 – Para a próxima pétala faça ponto baixo na alça seguinte, novamente uma corrente, 3 pontos altos, uma corrente e finalize com ponto baixo. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (21) Flor Rosa rasteira passo a passo (22) Flor Rosa rasteira passo a passo (23)

07 – Alongue o fio, introduza a agulha de trás para a frente e puxe a laçada para a parte de trás para que possamos fazer as alças para a nova camada de pétalas.

Flor Rosa rasteira passo a passo (24) Flor Rosa rasteira passo a passo (25) Flor Rosa rasteira passo a passo (26) Flor Rosa rasteira passo a passo (27) Flor Rosa rasteira passo a passo (28) Flor Rosa rasteira passo a passo (29)

08 – Com o fio já na parte de trás, prenda com ponto baixo e alongue e em seguida prenda com ponto baixo no meio da pétala seguinte. Observe  ao passar o fio para trás ele estava entre duas pétalas, fazendo o ponto baixo e alongando será preso no meio da pétala, veja que estou pegando 2 pontos no meio da pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (30) Flor Rosa rasteira passo a passo (31) Flor Rosa rasteira passo a passo (32) Flor Rosa rasteira passo a passo (33)

09 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo alças com 4 correntes sempre prendendo no meio da pétala e ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo que está no meio da primeira pétala e não no ponto baixo que fez ao passar a laçada para trás.

Flor Rosa rasteira passo a passo (34) Flor Rosa rasteira passo a passo (35) Flor Rosa rasteira passo a passo (36) Flor Rosa rasteira passo a passo (37)

10 – Para a segunda camada de pétalas faremos similar a primeira camada. 1 Ponto baixo na primeira alça, uma corrente, faça 5 pontos altos, novamente uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.

Flor Rosa rasteira passo a passo (38) Flor Rosa rasteira passo a passo (39) Flor Rosa rasteira passo a passo (40) Flor Rosa rasteira passo a passo (41) Flor Rosa rasteira passo a passo (42)

Veja como ela fica na direção do encontro das pétalas da primeira camada…

Flor Rosa rasteira passo a passo (43)

11 – Para as demais pétalas repita o mesmo que na primeira pétala. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial da primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (44) Flor Rosa rasteira passo a passo (45) Flor Rosa rasteira passo a passo (46) Flor Rosa rasteira passo a passo (47)

12 – Como na primeira fase, alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás.

Flor Rosa rasteira passo a passo (48) Flor Rosa rasteira passo a passo (49) Flor Rosa rasteira passo a passo (50)

13 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça uma corrente, alongue o fio e prenda com ponto baixo no meio da primeira pétala. Esta corrente inicial é apenas para que o fio alcance o meio da pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (51) Flor Rosa rasteira passo a passo (52) Flor Rosa rasteira passo a passo (53) Flor Rosa rasteira passo a passo (54)

14 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo as alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que fica no meio da primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (55) Flor Rosa rasteira passo a passo (56) Flor Rosa rasteira passo a passo (57) Flor Rosa rasteira passo a passo (58) Flor Rosa rasteira passo a passo (59) Flor Rosa rasteira passo a passo (60) Flor Rosa rasteira passo a passo (61) Flor Rosa rasteira passo a passo (62)

15 – Para a terceira e última camada de pétala prenda com ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 7 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando então a primeira pétala. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio e passe para a parte de trás par fazer as alças onde faremos as folhas.

Flor Rosa rasteira passo a passo (63) Flor Rosa rasteira passo a passo (64) Flor Rosa rasteira passo a passo (65) Flor Rosa rasteira passo a passo (66) Flor Rosa rasteira passo a passo (67) Flor Rosa rasteira passo a passo (68) Flor Rosa rasteira passo a passo (69) Flor Rosa rasteira passo a passo (70)

16 – Com o fio já na parte de trás, desta vez prenda com ponto baixo e faça 6 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo no encontro das duas pétalas. Observe que diferente das alças para as pétalas estas alças não são presas nas pétalas e sim no encontro que divide uma pétala e outra. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e com a ajuda de uma agulha de tapeceiro conduza o fio até o miolinho para amarrar com o fio inicial.

Flor Rosa rasteira passo a passo (71) Flor Rosa rasteira passo a passo (72) Flor Rosa rasteira passo a passo (73) Flor Rosa rasteira passo a passo (74) Flor Rosa rasteira passo a passo (75) Flor Rosa rasteira passo a passo (76) Flor Rosa rasteira passo a passo (77)

17 – Com os fios juntos no miolinho da flor, amarre apertando bem o segundo ponto, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.

Flor Rosa rasteira passo a passo (78) Flor Rosa rasteira passo a passo (79) Flor Rosa rasteira passo a passo (80) Flor Rosa rasteira passo a passo (81) Flor Rosa rasteira passo a passo (82)  Flor Rosa rasteira passo a passo (84)

18 – Para as folhas utilizei o fio Barroco Multicolor verde 9384. Amarre no meio de uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes. Faça mais 2 pontos altos ainda na mesma alça formando então um grupinho com 3 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Flor Rosa rasteira passo a passo (85) Flor Rosa rasteira passo a passo (86) Flor Rosa rasteira passo a passo (87) Flor Rosa rasteira passo a passo (88)

19 – Faça 7 correntes e em seguida faça 1 bloquinho com 3 pontos altos na alça seguinte.

Flor Rosa rasteira passo a passo (89) Flor Rosa rasteira passo a passo (90)

Veja como vai ficando na parte de trás da flor…

Flor Rosa rasteira passo a passo (91) Flor Rosa rasteira passo a passo (92)

20 – Finalize a volta com ponto baixíssimo e em seguida faça ponto baixo no ponto alto seguinte.

Flor Rosa rasteira passo a passo (93) Flor Rosa rasteira passo a passo (94)

21 – Agora vamos trabalhar na primeira alça para fazer a primeira folha. Faça meio ponto alto e 5 pontos altos.

Flor Rosa rasteira passo a passo (95) Flor Rosa rasteira passo a passo (96)

22 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto)

Flor Rosa rasteira passo a passo (97) Flor Rosa rasteira passo a passo (98) Flor Rosa rasteira passo a passo (99)

23 – Faça 5 pontos altos, meio ponto alto e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto do meio do bloquinho seguinte. Agora basta seguir repetindo para completar a volta e concluir a flor. Finalize a volta com ponto baixíssimo ou faça um acabamento com ajuda de uma agulha de mão.

Flor Rosa rasteira passo a passo (100) Flor Rosa rasteira passo a passo (101) Flor Rosa rasteira passo a passo (102) Flor Rosa rasteira passo a passo (103) Flor Rosa rasteira passo a passo (104) Flor Rosa rasteira passo a passo (105) Flor Rosa rasteira passo a passo (106) Flor Rosa rasteira passo a passo (107) Flor Rosa rasteira passo a passo (108)

24 – Para colocar uma pérola, corte um pedado de fio da mesma cor da flor, passe uma pérola e em seguida passe a ponta do fio para a parte de trás do miolinho como mostrado na imagem. Observe que não é no furinho do miolo e sim na lateral. Em seguida passe a outra ponta no lado oposto ao que foi passado a primeira ponta. Veja as imagens!

Flor Rosa rasteira passo a passo (109) Flor Rosa rasteira passo a passo (110) Flor Rosa rasteira passo a passo (111) Flor Rosa rasteira passo a passo (112)

25 – Com o fio já na parte de trás, amarre bem as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras.

Flor Rosa rasteira passo a passo (113) Flor Rosa rasteira passo a passo (114)

Aqui a flor pronta, espero que tenham gostado!

Flor Rosa rasteira passo a passo (115) Flor Rosa rasteira passo a passo (116) Flor Rosa rasteira passo a passo (119) Flor Rosa rasteira passo a passo (121) Flor Rosa rasteira passo a passo (123) Flor Rosa rasteira passo a passo (124) Flor Rosa rasteira passo a passo (126) Flor Rosa rasteira passo a passo (127) Flor Rosa rasteira passo a passo (128) Flor Rosa rasteira passo a passo (130) Flor Rosa rasteira passo a passo (135)

Agradeço a todos por comentar e compartilhar as postagens do blog. Ao compartilhar você ajuda nosso trabalho chegar até as pessoas que buscam no artesanato sua fonte de renda.

Até o próximo!

    Download     Download        

42 comentários em “Rosa rasteira passo a passo

  1. Linda a florzinha rosa em linha barroco. Vou fazer e coocá-la num chapéu em crochê. Muito obrigada pela sua postagem com passo a passo.

  2. Eu amo suas aulas. A didática é perfeita. Queria ter vc sempre por perto. Que Deus lhe abençoe abundantemente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.