Rosa rasteira passo a passo

Olá!

Vamos aprender a confeccionar esta linda flor? Criei esta flor inspirado nas camadas da FLOR CARACOL 3D que temos o passo a passo AQUI no blog. Na verdade queria uma rosa com as camadas desencontrada e então acabei criando esta e coloquei o nome de ROSA RASTEIRA justamente por ser bem rasteirinha e ter as pétalas desencontradas como as rosas.

Para o passo a passo utilizei os fios BARROCO para facilitar a visualização dos pontos, ela fica com 18cm de uma ponta da folha a outra, mas este tamanho pode variar dependendo dos seus pontos. Se quiser uma flor menor para aplicação utilize os fios DUNA ou ANNE por exemplo!

MATERIAIS

Flor Rosa rasteira passo a passo (84) Flor Rosa rasteira passo a passo (2)

01 – Inicie com anel mágico ou um círculo com 6 correntes. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

– Quer aprender como fazer o anel mágico? Clique AQUI.

rosa-rasteira Flor Rosa rasteira passo a passo (3) Flor Rosa rasteira passo a passo (4)

02 – Faça 15 pontos altos dentro do anel mágico, contando com as duas correntes de espaço teremos 16. Puxe o fio para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixo formando um círculo. Isso mesmo, finalize com ponto baixo para que fique pronto para continuar.

Flor Rosa rasteira passo a passo (6) Flor Rosa rasteira passo a passo (7) Flor Rosa rasteira passo a passo (8)

03 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.

Flor Rosa rasteira passo a passo (9) Flor Rosa rasteira passo a passo (10) Flor Rosa rasteira passo a passo (11) Flor Rosa rasteira passo a passo (12) Flor Rosa rasteira passo a passo (13)

04 – Para fazer a primeira pétala faça 1 ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 3 pontos altos.

Flor Rosa rasteira passo a passo (14) Flor Rosa rasteira passo a passo (15) Flor Rosa rasteira passo a passo (16)

05 – Faça uma corrente e em seguida prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (18) Flor Rosa rasteira passo a passo (20)

06 – Para a próxima pétala faça ponto baixo na alça seguinte, novamente uma corrente, 3 pontos altos, uma corrente e finalize com ponto baixo. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (21) Flor Rosa rasteira passo a passo (22) Flor Rosa rasteira passo a passo (23)

07 – Alongue o fio, introduza a agulha de trás para a frente e puxe a laçada para a parte de trás para que possamos fazer as alças para a nova camada de pétalas.

Flor Rosa rasteira passo a passo (24) Flor Rosa rasteira passo a passo (25) Flor Rosa rasteira passo a passo (26) Flor Rosa rasteira passo a passo (27) Flor Rosa rasteira passo a passo (28) Flor Rosa rasteira passo a passo (29)

08 – Com o fio já na parte de trás, prenda com ponto baixo e alongue e em seguida prenda com ponto baixo no meio da pétala seguinte. Observe  ao passar o fio para trás ele estava entre duas pétalas, fazendo o ponto baixo e alongando será preso no meio da pétala, veja que estou pegando 2 pontos no meio da pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (30) Flor Rosa rasteira passo a passo (31) Flor Rosa rasteira passo a passo (32) Flor Rosa rasteira passo a passo (33)

09 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo alças com 4 correntes sempre prendendo no meio da pétala e ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo que está no meio da primeira pétala e não no ponto baixo que fez ao passar a laçada para trás.

Flor Rosa rasteira passo a passo (34) Flor Rosa rasteira passo a passo (35) Flor Rosa rasteira passo a passo (36) Flor Rosa rasteira passo a passo (37)

10 – Para a segunda camada de pétalas faremos similar a primeira camada. 1 Ponto baixo na primeira alça, uma corrente, faça 5 pontos altos, novamente uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.

Flor Rosa rasteira passo a passo (38) Flor Rosa rasteira passo a passo (39) Flor Rosa rasteira passo a passo (40) Flor Rosa rasteira passo a passo (41) Flor Rosa rasteira passo a passo (42)

Veja como ela fica na direção do encontro das pétalas da primeira camada…

Flor Rosa rasteira passo a passo (43)

11 – Para as demais pétalas repita o mesmo que na primeira pétala. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial da primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (44) Flor Rosa rasteira passo a passo (45) Flor Rosa rasteira passo a passo (46) Flor Rosa rasteira passo a passo (47)

12 – Como na primeira fase, alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás.

Flor Rosa rasteira passo a passo (48) Flor Rosa rasteira passo a passo (49) Flor Rosa rasteira passo a passo (50)

13 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça uma corrente, alongue o fio e prenda com ponto baixo no meio da primeira pétala. Esta corrente inicial é apenas para que o fio alcance o meio da pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (51) Flor Rosa rasteira passo a passo (52) Flor Rosa rasteira passo a passo (53) Flor Rosa rasteira passo a passo (54)

14 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da próxima pétala… Siga fazendo as alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que fica no meio da primeira pétala.

Flor Rosa rasteira passo a passo (55) Flor Rosa rasteira passo a passo (56) Flor Rosa rasteira passo a passo (57) Flor Rosa rasteira passo a passo (58) Flor Rosa rasteira passo a passo (59) Flor Rosa rasteira passo a passo (60) Flor Rosa rasteira passo a passo (61) Flor Rosa rasteira passo a passo (62)

15 – Para a terceira e última camada de pétala prenda com ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 7 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando então a primeira pétala. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio e passe para a parte de trás par fazer as alças onde faremos as folhas.

Flor Rosa rasteira passo a passo (63) Flor Rosa rasteira passo a passo (64) Flor Rosa rasteira passo a passo (65) Flor Rosa rasteira passo a passo (66) Flor Rosa rasteira passo a passo (67) Flor Rosa rasteira passo a passo (68) Flor Rosa rasteira passo a passo (69) Flor Rosa rasteira passo a passo (70)

16 – Com o fio já na parte de trás, desta vez prenda com ponto baixo e faça 6 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo no encontro das duas pétalas. Observe que diferente das alças para as pétalas estas alças não são presas nas pétalas e sim no encontro que divide uma pétala e outra. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e com a ajuda de uma agulha de tapeceiro conduza o fio até o miolinho para amarrar com o fio inicial.

Flor Rosa rasteira passo a passo (71) Flor Rosa rasteira passo a passo (72) Flor Rosa rasteira passo a passo (73) Flor Rosa rasteira passo a passo (74) Flor Rosa rasteira passo a passo (75) Flor Rosa rasteira passo a passo (76) Flor Rosa rasteira passo a passo (77)

17 – Com os fios juntos no miolinho da flor, amarre apertando bem o segundo ponto, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.

Flor Rosa rasteira passo a passo (78) Flor Rosa rasteira passo a passo (79) Flor Rosa rasteira passo a passo (80) Flor Rosa rasteira passo a passo (81) Flor Rosa rasteira passo a passo (82)  Flor Rosa rasteira passo a passo (84)

18 – Para as folhas utilizei o fio Barroco Multicolor verde 9384. Amarre no meio de uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes. Faça mais 2 pontos altos ainda na mesma alça formando então um grupinho com 3 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Flor Rosa rasteira passo a passo (85) Flor Rosa rasteira passo a passo (86) Flor Rosa rasteira passo a passo (87) Flor Rosa rasteira passo a passo (88)

19 – Faça 7 correntes e em seguida faça 1 bloquinho com 3 pontos altos na alça seguinte.

Flor Rosa rasteira passo a passo (89) Flor Rosa rasteira passo a passo (90)

Veja como vai ficando na parte de trás da flor…

Flor Rosa rasteira passo a passo (91) Flor Rosa rasteira passo a passo (92)

20 – Finalize a volta com ponto baixíssimo e em seguida faça ponto baixo no ponto alto seguinte.

Flor Rosa rasteira passo a passo (93) Flor Rosa rasteira passo a passo (94)

21 – Agora vamos trabalhar na primeira alça para fazer a primeira folha. Faça meio ponto alto e 5 pontos altos.

Flor Rosa rasteira passo a passo (95) Flor Rosa rasteira passo a passo (96)

22 – Faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto alto)

Flor Rosa rasteira passo a passo (97) Flor Rosa rasteira passo a passo (98) Flor Rosa rasteira passo a passo (99)

23 – Faça 5 pontos altos, meio ponto alto e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto do meio do bloquinho seguinte. Agora basta seguir repetindo para completar a volta e concluir a flor. Finalize a volta com ponto baixíssimo ou faça um acabamento com ajuda de uma agulha de mão.

Flor Rosa rasteira passo a passo (100) Flor Rosa rasteira passo a passo (101) Flor Rosa rasteira passo a passo (102) Flor Rosa rasteira passo a passo (103) Flor Rosa rasteira passo a passo (104) Flor Rosa rasteira passo a passo (105) Flor Rosa rasteira passo a passo (106) Flor Rosa rasteira passo a passo (107) Flor Rosa rasteira passo a passo (108)

24 – Para colocar uma pérola, corte um pedado de fio da mesma cor da flor, passe uma pérola e em seguida passe a ponta do fio para a parte de trás do miolinho como mostrado na imagem. Observe que não é no furinho do miolo e sim na lateral. Em seguida passe a outra ponta no lado oposto ao que foi passado a primeira ponta. Veja as imagens!

Flor Rosa rasteira passo a passo (109) Flor Rosa rasteira passo a passo (110) Flor Rosa rasteira passo a passo (111) Flor Rosa rasteira passo a passo (112)

25 – Com o fio já na parte de trás, amarre bem as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras.

Flor Rosa rasteira passo a passo (113) Flor Rosa rasteira passo a passo (114)

Aqui a flor pronta, espero que tenham gostado!

Flor Rosa rasteira passo a passo (115) Flor Rosa rasteira passo a passo (116) Flor Rosa rasteira passo a passo (119) Flor Rosa rasteira passo a passo (121) Flor Rosa rasteira passo a passo (123) Flor Rosa rasteira passo a passo (124) Flor Rosa rasteira passo a passo (126) Flor Rosa rasteira passo a passo (127) Flor Rosa rasteira passo a passo (128) Flor Rosa rasteira passo a passo (130) Flor Rosa rasteira passo a passo (135)

Agradeço a todos por comentar e compartilhar as postagens do blog. Ao compartilhar você ajuda nosso trabalho chegar até as pessoas que buscam no artesanato sua fonte de renda.

Até o próximo!

51 comentários em “Rosa rasteira passo a passo

  1. Gostaria de receber pelo meu e-mail, as novidade, sempre.
    Pq gosto muito do seu passo a passo.Já fiz várias peças daqui do Crochê.com
    Sou grata por tudo que tenho aprendido aqui,continue por favor nos ensinando desse jeito, fica muito mais fácil o aprendizado…obrigada de verdade!

  2. Samuel, quanta perfeição!!! Suas aulas são maravilhosas, seguindo o seu passo a passo, conseguimos fazer os trabalhos com perfeição!!! Obrigada…que Deus lhe proteja!

    1. Obrigado Goreti!
      Fico muito feliz em ler seu comentário. Que Deus proteja você e toda sua família.
      Forte abraço.

  3. Parabéns! Graças ao seu pap detalhado, consegui fazer a rosa rasteira! Maravilhosa sua aula!

  4. É muito bom contarmos com a ajuda de vocês, e assim podermos fazer peças de crochê, seja para fins comerciais ou apenas como lazer
    Obrigada pelos p a p, tão bem elaborados.

  5. Linda a florzinha rosa em linha barroco. Vou fazer e coocá-la num chapéu em crochê. Muito obrigada pela sua postagem com passo a passo.

  6. Eu amo suas aulas. A didática é perfeita. Queria ter vc sempre por perto. Que Deus lhe abençoe abundantemente

  7. Estou amando ,eu não sabia fazer nada, como e muito bem explicado e simplificado ,já estou conseguindo fazer lindas flores!

    Obrigada

  8. Trabalho muito bem explicado!! Espetacular essa flor e aliás todos os trabalhos!!! Estou começando agora essa arte, que estou fascinada!!! Obrigada a vcs.Se eu for sorteada ficarei muito feliz, mais se não ficarei feliz do mesmo jeito pois vc são fantásticas!!! Há, aproveitando, FELIZ DIA DAS MULHERES!! Bjs!!!

  9. Amei essa flor, vou tentar fazê-la para aplicar em um tapete redondo que vi aqui no site, e eu amo os barbantes da Círculo pois são muito macios para realizar qualquer trabalho….
    Encontrei seu blog pesquisando vários gráficos ou pap de tapetes e acabei encontrando o seu … Comecei a fazer um tapete por uma revista mas graças ao seu passo a passo vi que estava errado (e olha que eu estava quase acabando) e resolvi desmanchar todo ele e começar novamente, agora do jeito certo… Obrigada por suas dicas!!!!!

        1. você pode demonstrar, sou iniciante e gostei muito do seu trabalho, por isso preciso dessa demonstração. Obrigada.

  10. Amei os seus trabalhos. Todos, sem exceção, sao maravilhosos. Aguardo a peca com essa flor lindíssima.

  11. Lindas flores, faço com dificuldades, agora vai ser bem melhor, estava lutando para enfeitar um pano para o microondas, fiz

  12. Achei linda as flores .. gostaria de aprender fazer …mais nao consegui abaixar o vidio ..parabens amei as flores