Tapete aranha – passo a passo e GRÁFICO

Se recordar é viver… Lá vamos nós com mais um modelo clássico de TAPETE EM CROCHÊ FILÉ, passo a passo detalhado e gráfico redesenhado e disponível para download. Aliás AQUI no blog tem vários modelos clássicos e com gráfico para download aproveite!

Este trabalho é originalmente utilizado como trilho de mesa e foi adaptado para utilizar como tapete. Para fazer um jogo de tapetes para cozinha basta fazer tamanhos diferentes. Utilizei o fio BARROCO MAXCOLOR da CÍRCULO S/A.  Esta cor maravilhosa é a tutti-frutti, 6156 – Gastei 1 novelo de 400g + meio novelo de 200g para fazer este trabalho com 48 x 95.

1 (1)

MATERIAIS

Para fazer maior basta continuar repetindo os motivos (estes desenhos no centro do tapete) e para facilitar não deixe de fazer download do gráfico! Uma dica é fazer numero par de motivos vai deixar o início e o final do trabalho exatamente iguais :)

1 (2)

01 – Inicie com 77 correntes, volte na penúltima e faça ponto baixo.

Tapete aranha - passo a passo (1) Tapete aranha - passo a passo (2)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em todas as correntes restantes. Ao final teremos um total de 76 pontos altos contando com as correntes iniciais que formam o primeiro ponto.

Tapete aranha - passo a passo (3) Tapete aranha - passo a passo (4) Tapete aranha - passo a passo (5)

03 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto. Tome o cuidado de continuar sempre a partir do segundo ponto de base já que as correntes estão formando o primeiro ponto alto. Ao final teremos os mesmos 76 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (6) Tapete aranha - passo a passo (7) Tapete aranha - passo a passo (8) Tapete aranha - passo a passo (9) Tapete aranha - passo a passo (10) Tapete aranha - passo a passo (11)

04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos. Contando com as correntes que fizemos para virar teremos 4 pontos altos formando a lateral.

Tapete aranha - passo a passo (12) Tapete aranha - passo a passo (13)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… veja que estamos formando bloquinhos vazios… siga até completar um total de 23 bloquinhos vazios. Complete com 3 pontos altos para finalizar a carreira e formar a outra lateral.

Tapete aranha - passo a passo (14) Tapete aranha - passo a passo (15) Tapete aranha - passo a passo (16) Tapete aranha - passo a passo (17) Tapete aranha - passo a passo (18) Tapete aranha - passo a passo (19) Tapete aranha - passo a passo (20)

06 – Faça duas correntes, vire e complete a lateral com mais 3 pontos altos. Siga com 3 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (21) Tapete aranha - passo a passo (22) Tapete aranha - passo a passo (23) Tapete aranha - passo a passo (24)

07 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios o que corresponde a uma sequência de 10 pontos altos. Após o último ponto alto que forma o bloquinho vazio faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça ponto alto em cima do ponto alto… siga até completar 10 pontos altos. Observe as imagens:

Tapete aranha - passo a passo (25) Tapete aranha - passo a passo (26) Tapete aranha - passo a passo (27)

08 – Faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios

Tapete aranha - passo a passo (28) Tapete aranha - passo a passo (29) Tapete aranha - passo a passo (30)

09 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (31) Tapete aranha - passo a passo (32)

10 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios, novamente 3 bloquinhos vazios e complete a carreira com mais 3 pontos altos formando a lateral.

Tapete aranha - passo a passo (33) Tapete aranha - passo a passo (34) Tapete aranha - passo a passo (35) Tapete aranha - passo a passo (36)

11 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos e siga com 2 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (37) Tapete aranha - passo a passo (38)

12 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios, observe que vamos terminar a sequência de 10 pontos altos faltando 3 pontos de base da sequência que fizemos na carreira anterior.

Tapete aranha - passo a passo (39) Tapete aranha - passo a passo (40)

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto e continue com mais 2 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (41) Tapete aranha - passo a passo (42) Tapete aranha - passo a passo (43)

14 – Agora vamos fazer o primeiro ponto “pompom”. Enrole o fio na agulha como quem vai fazer ponto alto e busque a laçada. Observe que vai ficar como o que apresento na imagem abaixo:

Tapete aranha - passo a passo (44)

15 – Reserve na agulha e enrole o fio novamente e mais uma vez busque o fio como se fosse fazer ponto alto… exatamente o mesmo que fizemos no passo anterior… desta forma já teremos 5 laçadas na agulha.

Tapete aranha - passo a passo (45) Tapete aranha - passo a passo (46)

16 – Repita mais uma vez… Enrole o fio na agulha e busque o fio… teremos um total de 3 pontos altos iniciados apenas com a primeira fase na agulha. Então lace o fio e passe entre todas as laçadas de uma só vez. Quer ver como faço isso em VÍDEO? não é exatamente neste tapete mas o ponto é o mesmo, veja AQUI.

Tapete aranha - passo a passo (47) Tapete aranha - passo a passo (48) Tapete aranha - passo a passo (49)

17 – Após o ponto pompom faça uma corrente e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o bloquinho. Veja que o ponto pompom vai ficar dentro de um bloquinho, fiz a corrente após o ponto pompom apenas para que fique com o espaço igual aos demais.

Tapete aranha - passo a passo (50) Tapete aranha - passo a passo (51)

18 – Faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (52) Tapete aranha - passo a passo (53) Tapete aranha - passo a passo (54)

19 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (55)

20 – Faça 3 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (56) Tapete aranha - passo a passo (57) Tapete aranha - passo a passo (58)

21 – Para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (59) Tapete aranha - passo a passo (60)

22 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, siga com 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (61) Tapete aranha - passo a passo (62) Tapete aranha - passo a passo (63) Tapete aranha - passo a passo (64)

23 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (65) Tapete aranha - passo a passo (66) Tapete aranha - passo a passo (67) Tapete aranha - passo a passo (68)

24 – Faça 1 bloquinho vazio e e no próximo espaço faça o ponto pompom, uma corrente de espaço e faça ponto alto.

Tapete aranha - passo a passo (69) Tapete aranha - passo a passo (70) Tapete aranha - passo a passo (71) Tapete aranha - passo a passo (72) Tapete aranha - passo a passo (73)

25 – Faça 1 bloquinho vazio, faça ponto pompom, corrente de espaço e ponto alto… (Sempre tem uma corrente após o ponto pompom então se eu me esquecer de mencionar esta corrente não deixe de fazer pois ela sempre completa o espaço/largura de um bloquinho).

Tapete aranha - passo a passo (74) Tapete aranha - passo a passo (75)

26 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e complete a carreira com 1 bloquinho vazio e 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (76) Tapete aranha - passo a passo (77) Tapete aranha - passo a passo (78) Tapete aranha - passo a passo (79) Tapete aranha - passo a passo (80)

27 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios, os 2 bloquinhos cheios equivale a uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (81) Tapete aranha - passo a passo (82) Tapete aranha - passo a passo (83) Tapete aranha - passo a passo (84)

28 – Faça 3 bloquinhos vazios, ponto pompom,

Tapete aranha - passo a passo (85) Tapete aranha - passo a passo (86)

29 – Bloquinho vazio, ponto pompom. Novamente bloquinho vazio e então o terceiro ponto pompom.

Tapete aranha - passo a passo (87) Tapete aranha - passo a passo (88) Tapete aranha - passo a passo (89) Tapete aranha - passo a passo (90) Tapete aranha - passo a passo (91)

30 – Faça 11 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 7 pontos altos que formam 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (92) Tapete aranha - passo a passo (93) Tapete aranha - passo a passo (94)

31 – Faça 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (95)

32 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (96) Tapete aranha - passo a passo (97) Tapete aranha - passo a passo (98)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência em nosso trabalho! Não deixe de fazer o download do gráfico, aliás este é apenas um entre muitos modelos que tem gráfico disponível. Veja outros AQUI.

 

Parte 2     – Parte 3

Faça download do gráfico

30 comentários em “Tapete aranha – passo a passo e GRÁFICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Parabéns lindo tapete! Aproveito para agradecer também pelo passo a passo que publica tem me ajudado muito em meus trabalhos eles estão ficando a cada dia mais bonitos, suas explicações são simples e fáceis de entender. Faz pouco tempo que encontrei seu blog, e estou adorando tudo!!!
    Bjs.

    1. Que legal Regina!
      Fico feliz em saber que minha forma simples agrada :) Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  2. Adorei o tapete
    Vou usar o motivo para fazer colcha.
    Só não encontrei onde fazer o download do gráfico
    Um abraço
    Sucesso sempre

    1. Oi Regina, a colcha deve ficar linda!
      No final do passo a passo tem o nome “Faça download do gráfico” – só clicar!

  3. Amo seus trabalho de croché. O tapete aranha achei muito interessante e gostei muito. Vcs estão de parabéns!

  4. Parabéns amigo lindo seu trabalho aliás todos são perfeito vc deveria gravar os videos seria ótimo.Grande abraço.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.