Tapete bebê – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um lindo TAPETE REDONDO. Utilizei a cor verde da coleção CANDY da Círculo S/A.

A doçura e maciez dessa coleção é perfeita para decorar quarto de bebê :) Amei as cores! Confeccionei o tapete utilizando o fio número 6 e agulha soft  3.5mm. Você pode utilizar a espessura de fio que desejar.

Tapete redondo passo a passo

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Como você vai precisar emendar o fio temos um passo a passo muito prático AQUI no blog. Seguindo este passo a passo sua emenda ficará perfeita! Veja abaixo como fica lindo esse tapete:

tapete-bebe-passo-a-passo-179 tapete-bebe-passo-a-passo-182 tapete-bebe-passo-a-passo-178

01 – Inicie com anel mágico ou uma argola de 8 correntes. Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete com mais 23 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-1 tapete-bebe-passo-a-passo-2 tapete-bebe-passo-a-passo-3 tapete-bebe-passo-a-passo-4

02 – Puxe a ponta do fio apenas para ajustar o anel mágico para que fique com todos os pontos altos juntos, prenda  e finalize a volta com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-5 tapete-bebe-passo-a-passo-6

03 – 2ª volta – Faça 5 correntes e siga com 3 pontos altos nos pontos de base seguinte.

tapete-bebe-passo-a-passo-7 tapete-bebe-passo-a-passo-8

04 – Faça duas correntes de espaço e siga com mais 3 pontos altos sem pular pontos de base.

tapete-bebe-passo-a-passo-9 tapete-bebe-passo-a-passo-10

05 – Siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos separados com duas correntes e sem pular pontos de base. O bloquinho final ficará com apenas 2 pontos altos, então prenda com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos no inicio, veja que vai formar o terceiro ponto alto e sobrar as duas correntes de espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-11 tapete-bebe-passo-a-passo-12 tapete-bebe-passo-a-passo-13

06 – 3ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça 5 correntes e 1 ponto alto dentro do mesmo espaço de duas correntes.

tapete-bebe-passo-a-passo-14 tapete-bebe-passo-a-passo-15 tapete-bebe-passo-a-passo-16

07 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto dentro do espaço seguinte. Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-17 tapete-bebe-passo-a-passo-18 tapete-bebe-passo-a-passo-19 tapete-bebe-passo-a-passo-20 tapete-bebe-passo-a-passo-21 tapete-bebe-passo-a-passo-22

08 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que iniciam a volta. (se seu ponto alto for mais baixo inicie a volta com 4 correntes ao invés de 5, ao finalizar faça o ponto baixíssimo na segunda corrente para que sobre duas de espaço)

tapete-bebe-passo-a-passo-23 tapete-bebe-passo-a-passo-24 tapete-bebe-passo-a-passo-25 tapete-bebe-passo-a-passo-26

09 – 4ª volta –  Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes e 5 correntes para iniciar a volta. Faça ponto alto dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima de ponto alto exatamente como na volta anterior. Nos espaços de duas correntes os aumentos são sempre iguais… ponto alto, duas correntes e ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-27 tapete-bebe-passo-a-passo-28 tapete-bebe-passo-a-passo-29 tapete-bebe-passo-a-passo-30

10 – A ponta de fio que sobrou do anel mágico você pode escondê-la com ajuda de uma agulha de tapeceiro ou dividir o fio em duas partes e amarrar bem.

tapete-bebe-passo-a-passo-31 tapete-bebe-passo-a-passo-32 tapete-bebe-passo-a-passo-33

11 – Siga fazendo os pontos altos por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-34 tapete-bebe-passo-a-passo-35 tapete-bebe-passo-a-passo-36

12 – As voltas 5, 6, 7, 8 e 9 são exatamente iguais as ultimas duas que fizemos. Nos espaços de duas correntes faça ponto alto, duas correntes e ponto alto… então basta seguir os passos da volta anterior e fazer até que o trabalho tenha um total de 9 voltas como apresentado na imagem.

tapete-bebe-passo-a-passo-37 tapete-bebe-passo-a-passo-38 tapete-bebe-passo-a-passo-39

13 – 10ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Observe na terceira imagem que se contar com o ponto alto do cantinho teremos um total de 9 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-40 tapete-bebe-passo-a-passo-42 tapete-bebe-passo-a-passo-43

14 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no cantinho faça como nas voltas anteriores.

tapete-bebe-passo-a-passo-44 tapete-bebe-passo-a-passo-45 tapete-bebe-passo-a-passo-46 tapete-bebe-passo-a-passo-47 tapete-bebe-passo-a-passo-48 tapete-bebe-passo-a-passo-49

15 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-50 tapete-bebe-passo-a-passo-51 tapete-bebe-passo-a-passo-52

16 – 11ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-53

17 – Faça duas correntes de espaço e na alça de duas correntes da volta anterior faremos um ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-55 tapete-bebe-passo-a-passo-56

18 – Para fazer o ponto pipoca faremos 4 pontos altos, retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-57 tapete-bebe-passo-a-passo-58 tapete-bebe-passo-a-passo-59

19 – Pegue a laçada e puxe fechando os 4 pontos altos formando o ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-60 tapete-bebe-passo-a-passo-61

20 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos será feito exatamente como na volta anterior… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-62 tapete-bebe-passo-a-passo-63 tapete-bebe-passo-a-passo-64 tapete-bebe-passo-a-passo-65 tapete-bebe-passo-a-passo-66 tapete-bebe-passo-a-passo-67 tapete-bebe-passo-a-passo-68

21 – 12ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faremos o ponto pipoca na alça que tem antes do ponto pipoca na volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-69 tapete-bebe-passo-a-passo-70 tapete-bebe-passo-a-passo-71 tapete-bebe-passo-a-passo-72

22 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto pipoca na alça que está após o ponto pipoca da volta anterior… Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos não muda nada… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-73 tapete-bebe-passo-a-passo-74 tapete-bebe-passo-a-passo-75 tapete-bebe-passo-a-passo-76 tapete-bebe-passo-a-passo-77 tapete-bebe-passo-a-passo-78

23 – 13ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-79 tapete-bebe-passo-a-passo-80 tapete-bebe-passo-a-passo-81 tapete-bebe-passo-a-passo-82

24 – 14ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço e nesta volta teremos um total de 4 pontos pipocas. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-83 tapete-bebe-passo-a-passo-84

É normal começar a formar uma certa ondulação no tapete, parece que tem pontos sobrando e na verdade tem as alças com duas correntes pulando apenas 1 ponto de base… mas não se preocupe, no próximo passo já vamos iniciar as reduções e seu tapete vai ficar certinho!

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a continuação já está disponível aqui no blog!

Parte 2  – Parte 3   – Parte 4

66 comentários em “Tapete bebê – Passo a passo

  1. Bom dia Lucas.
    Gostei muito dos seus trabalhos. Este é o segundo que estou fazendo. Vc tem algum post que possa me indicar sobre como calcular o valor da peça de crochê? Normalmente como vc atribui preço aos seus trabalhos?
    Obrigada

  2. estou simplismente apaixonada por esse tapete, é o proximo que vou fazer, porem quero saber como faço para aumentar meu trabalho. dese ja obrigada e parabens seus trabalhos são incriveis

    1. Oi Caroline, obrigado pelo carinho!!!

      Em tapetes redondos a única forma de aumentar será criando algo. Não tem um método exato, teria que criar algo para aumentar ele.

  3. Por favor me ajudem meus trabalhos estão ficando com muitas rugas oq posso fazer ou o que estou fazendo de errado ? Pode ajudar ?

    1. Oi Lucas, se as rugas for ondulações tente apertar mais o ponto… se for repuxando significa que precisa soltar mais os pontos, neste caso uma agulha de numeração maior ajudaria.

  4. Olá,Samuel,amei seus trabalhos!
    São lindíssimos!
    Fiz aquele rosa bebê. Terminei ontem e vendi ontem mesmo!
    Deus te abençoe por postar coisas tão lindas.

    1. Parabéns Izabel!!!
      Fico feliz que tenha conseguido vender rapidinho, deve ter ficado lindo :)

      Que Deus abençoe a todos nós sempre.