Tapete bebê – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um lindo TAPETE REDONDO. Utilizei a cor verde da coleção CANDY da Círculo S/A.

A doçura e maciez dessa coleção é perfeita para decorar quarto de bebê :) Amei as cores! Confeccionei o tapete utilizando o fio número 6 e agulha soft  3.5mm. Você pode utilizar a espessura de fio que desejar.

Tapete redondo passo a passo

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Como você vai precisar emendar o fio temos um passo a passo muito prático AQUI no blog. Seguindo este passo a passo sua emenda ficará perfeita! Veja abaixo como fica lindo esse tapete:

tapete-bebe-passo-a-passo-179 tapete-bebe-passo-a-passo-182 tapete-bebe-passo-a-passo-178

01 – Inicie com anel mágico ou uma argola de 8 correntes. Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete com mais 23 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-1 tapete-bebe-passo-a-passo-2 tapete-bebe-passo-a-passo-3 tapete-bebe-passo-a-passo-4

02 – Puxe a ponta do fio apenas para ajustar o anel mágico para que fique com todos os pontos altos juntos, prenda  e finalize a volta com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-5 tapete-bebe-passo-a-passo-6

03 – 2ª volta – Faça 5 correntes e siga com 3 pontos altos nos pontos de base seguinte.

tapete-bebe-passo-a-passo-7 tapete-bebe-passo-a-passo-8

04 – Faça duas correntes de espaço e siga com mais 3 pontos altos sem pular pontos de base.

tapete-bebe-passo-a-passo-9 tapete-bebe-passo-a-passo-10

05 – Siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos separados com duas correntes e sem pular pontos de base. O bloquinho final ficará com apenas 2 pontos altos, então prenda com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos no inicio, veja que vai formar o terceiro ponto alto e sobrar as duas correntes de espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-11 tapete-bebe-passo-a-passo-12 tapete-bebe-passo-a-passo-13

06 – 3ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça 5 correntes e 1 ponto alto dentro do mesmo espaço de duas correntes.

tapete-bebe-passo-a-passo-14 tapete-bebe-passo-a-passo-15 tapete-bebe-passo-a-passo-16

07 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto dentro do espaço seguinte. Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-17 tapete-bebe-passo-a-passo-18 tapete-bebe-passo-a-passo-19 tapete-bebe-passo-a-passo-20 tapete-bebe-passo-a-passo-21 tapete-bebe-passo-a-passo-22

08 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que iniciam a volta. (se seu ponto alto for mais baixo inicie a volta com 4 correntes ao invés de 5, ao finalizar faça o ponto baixíssimo na segunda corrente para que sobre duas de espaço)

tapete-bebe-passo-a-passo-23 tapete-bebe-passo-a-passo-24 tapete-bebe-passo-a-passo-25 tapete-bebe-passo-a-passo-26

09 – 4ª volta –  Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes e 5 correntes para iniciar a volta. Faça ponto alto dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima de ponto alto exatamente como na volta anterior. Nos espaços de duas correntes os aumentos são sempre iguais… ponto alto, duas correntes e ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-27 tapete-bebe-passo-a-passo-28 tapete-bebe-passo-a-passo-29 tapete-bebe-passo-a-passo-30

10 – A ponta de fio que sobrou do anel mágico você pode escondê-la com ajuda de uma agulha de tapeceiro ou dividir o fio em duas partes e amarrar bem.

tapete-bebe-passo-a-passo-31 tapete-bebe-passo-a-passo-32 tapete-bebe-passo-a-passo-33

11 – Siga fazendo os pontos altos por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-34 tapete-bebe-passo-a-passo-35 tapete-bebe-passo-a-passo-36

12 – As voltas 5, 6, 7, 8 e 9 são exatamente iguais as ultimas duas que fizemos. Nos espaços de duas correntes faça ponto alto, duas correntes e ponto alto… então basta seguir os passos da volta anterior e fazer até que o trabalho tenha um total de 9 voltas como apresentado na imagem.

tapete-bebe-passo-a-passo-37 tapete-bebe-passo-a-passo-38 tapete-bebe-passo-a-passo-39

13 – 10ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Observe na terceira imagem que se contar com o ponto alto do cantinho teremos um total de 9 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-40 tapete-bebe-passo-a-passo-42 tapete-bebe-passo-a-passo-43

14 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no cantinho faça como nas voltas anteriores.

tapete-bebe-passo-a-passo-44 tapete-bebe-passo-a-passo-45 tapete-bebe-passo-a-passo-46 tapete-bebe-passo-a-passo-47 tapete-bebe-passo-a-passo-48 tapete-bebe-passo-a-passo-49

15 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-50 tapete-bebe-passo-a-passo-51 tapete-bebe-passo-a-passo-52

16 – 11ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-53

17 – Faça duas correntes de espaço e na alça de duas correntes da volta anterior faremos um ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-55 tapete-bebe-passo-a-passo-56

18 – Para fazer o ponto pipoca faremos 4 pontos altos, retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-57 tapete-bebe-passo-a-passo-58 tapete-bebe-passo-a-passo-59

19 – Pegue a laçada e puxe fechando os 4 pontos altos formando o ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-60 tapete-bebe-passo-a-passo-61

20 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos será feito exatamente como na volta anterior… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-62 tapete-bebe-passo-a-passo-63 tapete-bebe-passo-a-passo-64 tapete-bebe-passo-a-passo-65 tapete-bebe-passo-a-passo-66 tapete-bebe-passo-a-passo-67 tapete-bebe-passo-a-passo-68

21 – 12ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faremos o ponto pipoca na alça que tem antes do ponto pipoca na volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-69 tapete-bebe-passo-a-passo-70 tapete-bebe-passo-a-passo-71 tapete-bebe-passo-a-passo-72

22 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto pipoca na alça que está após o ponto pipoca da volta anterior… Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos não muda nada… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-73 tapete-bebe-passo-a-passo-74 tapete-bebe-passo-a-passo-75 tapete-bebe-passo-a-passo-76 tapete-bebe-passo-a-passo-77 tapete-bebe-passo-a-passo-78

23 – 13ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-79 tapete-bebe-passo-a-passo-80 tapete-bebe-passo-a-passo-81 tapete-bebe-passo-a-passo-82

24 – 14ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço e nesta volta teremos um total de 4 pontos pipocas. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-83 tapete-bebe-passo-a-passo-84

É normal começar a formar uma certa ondulação no tapete, parece que tem pontos sobrando e na verdade tem as alças com duas correntes pulando apenas 1 ponto de base… mas não se preocupe, no próximo passo já vamos iniciar as reduções e seu tapete vai ficar certinho!

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a continuação já está disponível aqui no blog!

Parte 2  – Parte 3   – Parte 4

66 comentários em “Tapete bebê – Passo a passo

  1. Bom dia Lucas.
    Gostei muito dos seus trabalhos. Este é o segundo que estou fazendo. Vc tem algum post que possa me indicar sobre como calcular o valor da peça de crochê? Normalmente como vc atribui preço aos seus trabalhos?
    Obrigada

  2. estou simplismente apaixonada por esse tapete, é o proximo que vou fazer, porem quero saber como faço para aumentar meu trabalho. dese ja obrigada e parabens seus trabalhos são incriveis

    1. Oi Caroline, obrigado pelo carinho!!!

      Em tapetes redondos a única forma de aumentar será criando algo. Não tem um método exato, teria que criar algo para aumentar ele.

  3. Por favor me ajudem meus trabalhos estão ficando com muitas rugas oq posso fazer ou o que estou fazendo de errado ? Pode ajudar ?

    1. Oi Lucas, se as rugas for ondulações tente apertar mais o ponto… se for repuxando significa que precisa soltar mais os pontos, neste caso uma agulha de numeração maior ajudaria.

  4. Olá,Samuel,amei seus trabalhos!
    São lindíssimos!
    Fiz aquele rosa bebê. Terminei ontem e vendi ontem mesmo!
    Deus te abençoe por postar coisas tão lindas.

    1. Parabéns Izabel!!!
      Fico feliz que tenha conseguido vender rapidinho, deve ter ficado lindo :)

      Que Deus abençoe a todos nós sempre.
      Forte abraço.

  5. Boa noite, são lindos seus trabalhos. agradeço por compartilhar o passo a passo com a gente.
    estou com uma duvida. tenho um barbante numero 8 aqui, com qual numero de agulha devo fazer para o tapete não ficar franzido? obrigada

  6. Olá, boa tarde!

    Gostaria de agradecer pela disponibilidade do(a) dono(a) desta página. No momento, ainda estou aprendendo o croché. Treinando alguns pontinhos :) Porém, confesso que estou
    ansiosa, para logo começar um trabalho guiado por você. Seus trabalhos são lindos! E, os passos a passos serão muito usados por todos que encontrarem essa página. Com certeza, irei divulgar. Novamente, muito obrigada!
    Um abraço,
    Flávia.

    1. Olá Flávia!
      Fico feliz que tenha gostado dos trabalhos que posto aqui e espero que você faça lindos tapetes :)
      Agradeço por divulgar e espero que volte sempre!!!

      Forte abraço,
      Samuel Ramos.

  7. Quero agradecer à todos que participam e nos ajudam com grande passo à passo, receitas e
    respostas que esclarecem as nossas dúvidas. Um grande abraços à todos os participantes e coordenadores do programa. Liège

    1. Olá Liege, eu que agradeço o carinho e suas visitas aqui no blog. É sempre muito bom ter você aqui e ler seus comentários, seja sempre muito bem vinda.

      Forte abraço.

    1. Olá Maria, como dito no passo a passo, é normal!
      Como são feitos os pontos pipocas e duas correntes de espaço ele vai formar ondulações nesta parte, mas a partir da metade do desenho de losango vai começar a diminuir os pontos novamente e ele volta ao normal.

      Bom trabalho.

  8. Na 10° volta o meu tapete começa a embabadado, tentei trocar a agulha para a 3.0mm e mesmo assim não adiantou! Onde posso diminuir pontos? Qual a solução?

    1. Começou a formar babados na 10ª volta? nas voltas anteriores estava normal?

      Normalmente ele forma as ondulações até a 10ª volta e na 11ª ele fica repuxando, ou seja, se está formando ondulações só na 10ª volta precisa ver se está tudo correto nas anteriores.

      Mande uma imagem para crochetapetes@gmail.com para eu ver como está e te ajudar melhor.

  9. o meu ondulou muito na primeira parte então ao invés de 8
    “folhas” fiz apenas 7 e ficou bom
    parabéns pelas idéias sempre novas e lindas

  10. Bom dia amo o site de vocês já faz parte da minha vida.

    Acabei a primeira parte do tapete até agora está dando certo não fez ondulação,estou amando fazer
    obrigado por tudo que vocês nos da prazer de fazer.

    1. Olá Neide,
      É uma honra fazer parte do seu dia-a-dia e saber que você gosta do que posto aqui.
      Bom trabalho com seu tapete, tudo de bom sempre!

      Grande beijo.

  11. Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar este site! Amei!
    O meu tapete também ficou muito ondulado, na primeira parte, vou tentar novamente, porém farei uma correntinha ao invés de duas, nos intervalos. Espero que dê certo!
    Obrigada

  12. Oi, boa tarde. Eu estou na carreira 10, fiz como indicado mas está ondulando, não sei o que pode ser.

  13. olá bom dia troquei a numeração do fio deu certo pela mesma cor, está ficando muito bonito meu tapete muito obrigada e está ficando enorme valeu

    1. :) Maravilha Leidiane! Fico feliz pelo retorno assim ajuda outras pessoas que também queiram fazer assim :)

  14. óla gostaria de saber se pode ser com fio n 10 e trocar de cor na parte do ponto pico para fio n 8

  15. Amiga parabens lindo o tapete vou fazer mais queria q vc me ajudasse como faço para aumentar para 1.50 desde ja lhe agradeço obrigada bjs

    1. Oi Marcia, para fazer maior teria que criar algo. O melhor seria a partir da terceira parte criar alguma coisa e só depois fazer o acabamento, como nunca fiz maior não tenho imagens para ajudá-la.

      Os pontos pipocas no meio tem uma sequência até 4 pontos… se seguir aumentando e só depois começar a diminuir a estrela também ficará maior… esta seria outra opção.

  16. Oi Samuel estou fazendo esse tapete bebê mas estou indo para parte 3 e ainda parece que tá sobrando pontos… mas está certinho conforme o passo a passo ainda é normal?

    1. Oi Priscila, sim… é normal mas logo vai voltar ao normal e seu tapete ficará retinho :) Assim espero :)

      Bom trabalho.

  17. Gente, por que não estou conseguindo dar zoom nas fotos? :(

    Sei que deve ter gente que pega foto, não dá os créditos, coisa e tal, mas podiam pelo menos liberar a opção de zoom sem conseguir salvar a foto, pois já ajudaria a vermos o tapete melhor de “perto”.

    Se puderem mudar isso no site, fico muito agradecida!

    Obrigada!

    1. Olá Bruna, infelizmente essa opção não se aplica mais ao site. Devido ao grande número de imagens que colocamos em um passo a passo não conseguiríamos manter um site grátis com imagens grandes. Então para não deixar de ter o blog optamos por reduzir as imagens.

      Agradeço a compreensão.

  18. Adorei esse tapete. Vou fazer e depois mandarei a foto. Já fiz vários tapetes daqui, deram certo todos. Muito bom. Muito bem explicado. Muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco.

  19. Muito lindo e delicado. Fico aguardando ansiosa por um novo modelo. Vou fazer um nad férias de Janeiro. Fico admirada pela forma como vc faz o passo a passo. Muito didático, fácil e compreensível. Obrigada por partilhar seu trabalho.