Tapete bebê – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um lindo TAPETE REDONDO. Utilizei a cor verde da coleção CANDY da Círculo S/A.

A doçura e maciez dessa coleção é perfeita para decorar quarto de bebê :) Amei as cores! Confeccionei o tapete utilizando o fio número 6 e agulha soft  3.5mm. Você pode utilizar a espessura de fio que desejar.

Tapete redondo passo a passo

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Como você vai precisar emendar o fio temos um passo a passo muito prático AQUI no blog. Seguindo este passo a passo sua emenda ficará perfeita! Veja abaixo como fica lindo esse tapete:

tapete-bebe-passo-a-passo-179 tapete-bebe-passo-a-passo-182 tapete-bebe-passo-a-passo-178

01 – Inicie com anel mágico ou uma argola de 8 correntes. Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete com mais 23 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-1 tapete-bebe-passo-a-passo-2 tapete-bebe-passo-a-passo-3 tapete-bebe-passo-a-passo-4

02 – Puxe a ponta do fio apenas para ajustar o anel mágico para que fique com todos os pontos altos juntos, prenda  e finalize a volta com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-5 tapete-bebe-passo-a-passo-6

03 – 2ª volta – Faça 5 correntes e siga com 3 pontos altos nos pontos de base seguinte.

tapete-bebe-passo-a-passo-7 tapete-bebe-passo-a-passo-8

04 – Faça duas correntes de espaço e siga com mais 3 pontos altos sem pular pontos de base.

tapete-bebe-passo-a-passo-9 tapete-bebe-passo-a-passo-10

05 – Siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos separados com duas correntes e sem pular pontos de base. O bloquinho final ficará com apenas 2 pontos altos, então prenda com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos no inicio, veja que vai formar o terceiro ponto alto e sobrar as duas correntes de espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-11 tapete-bebe-passo-a-passo-12 tapete-bebe-passo-a-passo-13

06 – 3ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça 5 correntes e 1 ponto alto dentro do mesmo espaço de duas correntes.

tapete-bebe-passo-a-passo-14 tapete-bebe-passo-a-passo-15 tapete-bebe-passo-a-passo-16

07 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto dentro do espaço seguinte. Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço.

tapete-bebe-passo-a-passo-17 tapete-bebe-passo-a-passo-18 tapete-bebe-passo-a-passo-19 tapete-bebe-passo-a-passo-20 tapete-bebe-passo-a-passo-21 tapete-bebe-passo-a-passo-22

08 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que iniciam a volta. (se seu ponto alto for mais baixo inicie a volta com 4 correntes ao invés de 5, ao finalizar faça o ponto baixíssimo na segunda corrente para que sobre duas de espaço)

tapete-bebe-passo-a-passo-23 tapete-bebe-passo-a-passo-24 tapete-bebe-passo-a-passo-25 tapete-bebe-passo-a-passo-26

09 – 4ª volta –  Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes e 5 correntes para iniciar a volta. Faça ponto alto dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima de ponto alto exatamente como na volta anterior. Nos espaços de duas correntes os aumentos são sempre iguais… ponto alto, duas correntes e ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-27 tapete-bebe-passo-a-passo-28 tapete-bebe-passo-a-passo-29 tapete-bebe-passo-a-passo-30

10 – A ponta de fio que sobrou do anel mágico você pode escondê-la com ajuda de uma agulha de tapeceiro ou dividir o fio em duas partes e amarrar bem.

tapete-bebe-passo-a-passo-31 tapete-bebe-passo-a-passo-32 tapete-bebe-passo-a-passo-33

11 – Siga fazendo os pontos altos por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-34 tapete-bebe-passo-a-passo-35 tapete-bebe-passo-a-passo-36

12 – As voltas 5, 6, 7, 8 e 9 são exatamente iguais as ultimas duas que fizemos. Nos espaços de duas correntes faça ponto alto, duas correntes e ponto alto… então basta seguir os passos da volta anterior e fazer até que o trabalho tenha um total de 9 voltas como apresentado na imagem.

tapete-bebe-passo-a-passo-37 tapete-bebe-passo-a-passo-38 tapete-bebe-passo-a-passo-39

13 – 10ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Observe na terceira imagem que se contar com o ponto alto do cantinho teremos um total de 9 pontos altos.

tapete-bebe-passo-a-passo-40 tapete-bebe-passo-a-passo-42 tapete-bebe-passo-a-passo-43

14 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no cantinho faça como nas voltas anteriores.

tapete-bebe-passo-a-passo-44 tapete-bebe-passo-a-passo-45 tapete-bebe-passo-a-passo-46 tapete-bebe-passo-a-passo-47 tapete-bebe-passo-a-passo-48 tapete-bebe-passo-a-passo-49

15 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-50 tapete-bebe-passo-a-passo-51 tapete-bebe-passo-a-passo-52

16 – 11ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-53

17 – Faça duas correntes de espaço e na alça de duas correntes da volta anterior faremos um ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-55 tapete-bebe-passo-a-passo-56

18 – Para fazer o ponto pipoca faremos 4 pontos altos, retire a agulha da laçada e introduza no alto do primeiro ponto alto.

tapete-bebe-passo-a-passo-57 tapete-bebe-passo-a-passo-58 tapete-bebe-passo-a-passo-59

19 – Pegue a laçada e puxe fechando os 4 pontos altos formando o ponto pipoca.

tapete-bebe-passo-a-passo-60 tapete-bebe-passo-a-passo-61

20 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos será feito exatamente como na volta anterior… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-62 tapete-bebe-passo-a-passo-63 tapete-bebe-passo-a-passo-64 tapete-bebe-passo-a-passo-65 tapete-bebe-passo-a-passo-66 tapete-bebe-passo-a-passo-67 tapete-bebe-passo-a-passo-68

21 – 12ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faremos o ponto pipoca na alça que tem antes do ponto pipoca na volta anterior.

tapete-bebe-passo-a-passo-69 tapete-bebe-passo-a-passo-70 tapete-bebe-passo-a-passo-71 tapete-bebe-passo-a-passo-72

22 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto pipoca na alça que está após o ponto pipoca da volta anterior… Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos não muda nada… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-73 tapete-bebe-passo-a-passo-74 tapete-bebe-passo-a-passo-75 tapete-bebe-passo-a-passo-76 tapete-bebe-passo-a-passo-77 tapete-bebe-passo-a-passo-78

23 – 13ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-79 tapete-bebe-passo-a-passo-80 tapete-bebe-passo-a-passo-81 tapete-bebe-passo-a-passo-82

24 – 14ª volta – Inicie a volta como as anteriores, siga com ponto alto em cima de 8 pontos de base da volta anterior. Faça duas correntes de espaço e faça pontos pipocas nas alças da volta anterior e não se esqueça que entre um ponto pipoca e outro teremos apenas duas correntes de espaço e nesta volta teremos um total de 4 pontos pipocas. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-bebe-passo-a-passo-83 tapete-bebe-passo-a-passo-84

É normal começar a formar uma certa ondulação no tapete, parece que tem pontos sobrando e na verdade tem as alças com duas correntes pulando apenas 1 ponto de base… mas não se preocupe, no próximo passo já vamos iniciar as reduções e seu tapete vai ficar certinho!

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a continuação já está disponível aqui no blog!

 

Parte 2  – Parte 3   – Parte 4

54 comentários em “Tapete bebê – Passo a passo

  1. Quero agradecer à todos que participam e nos ajudam com grande passo à passo, receitas e
    respostas que esclarecem as nossas dúvidas. Um grande abraços à todos os participantes e coordenadores do programa. Liège

    1. Olá Liege, eu que agradeço o carinho e suas visitas aqui no blog. É sempre muito bom ter você aqui e ler seus comentários, seja sempre muito bem vinda.

      Forte abraço.

    1. Olá Maria, como dito no passo a passo, é normal!
      Como são feitos os pontos pipocas e duas correntes de espaço ele vai formar ondulações nesta parte, mas a partir da metade do desenho de losango vai começar a diminuir os pontos novamente e ele volta ao normal.

      Bom trabalho.

  2. Na 10° volta o meu tapete começa a embabadado, tentei trocar a agulha para a 3.0mm e mesmo assim não adiantou! Onde posso diminuir pontos? Qual a solução?

    1. Começou a formar babados na 10ª volta? nas voltas anteriores estava normal?

      Normalmente ele forma as ondulações até a 10ª volta e na 11ª ele fica repuxando, ou seja, se está formando ondulações só na 10ª volta precisa ver se está tudo correto nas anteriores.

      Mande uma imagem para crochetapetes@gmail.com para eu ver como está e te ajudar melhor.

  3. o meu ondulou muito na primeira parte então ao invés de 8
    “folhas” fiz apenas 7 e ficou bom
    parabéns pelas idéias sempre novas e lindas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.