Tapete caramelo – Passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE CARAMELO.

Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros belíssimos trabalhos AQUI. A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI.

Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira,  A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.

A - Tapete caramelo (1)

MATERIAIS

Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.

A - Tapete caramelo (2)

42 – 15ª volta – Esta volta é exatamente igual a que fizemos anteriormente com o fio marrom 7738, toda em ponto baixo, não tem aumento e o acabamento feito da mesma forma que já expliquei na 7ª volta lá no passo 19.

Tapete caramelo - parte 2 (1) Tapete caramelo - parte 2 (2) Tapete caramelo - parte 2 (3) Tapete caramelo - parte 2 (4) Tapete caramelo - parte 2 (5) Tapete caramelo - parte 2 (6)

43 – 16ª volta – Esta volta é exatamente igual a 8ª volta, após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos, duas correntes de espaço e pule 1 ponto de base. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (7) Tapete caramelo - parte 2 (8) Tapete caramelo - parte 2 (9) Tapete caramelo - parte 2 (10) Tapete caramelo - parte 2 (11) Tapete caramelo - parte 2 (12) Tapete caramelo - parte 2 (13)

ATENÇÃO: É normal formar ondulação nesta volta, na próxima volta ele repuxa os leques e fica tudo certo novamente. Quero alertar que este é a única fase onde forma poucas ondulações mas que voltam ao normal assim que inicia a fase seguinte, portanto persista em seu trabalho que o resultado será surpreendente.

44 – 17ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - parte 2 (14) Tapete caramelo - parte 2 (15) Tapete caramelo - parte 2 (16)

45 – Entre um leque e outro não tem corrente de espaço, estamos fazendo exatamente igual ao que já fizemos na 9ª volta. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. A diferença é que nesta volta os leques parecem muito perto, mas não tem problema, siga em frente!

Tapete caramelo - parte 2 (17) Tapete caramelo - parte 2 (18) Tapete caramelo - parte 2 (19) Tapete caramelo - parte 2 (20)

46 – 18ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Tapete caramelo - parte 2 (21) Tapete caramelo - parte 2 (22)

47 – Faça duas correntes de espaço e vamos para o segundo leque. Faça 3 pontos altos… novamente duas correntes de espaço e 3 pontos altos no leque seguinte… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que as ondulações sumiram!

Tapete caramelo - parte 2 (23) Tapete caramelo - parte 2 (24) Tapete caramelo - parte 2 (25) Tapete caramelo - parte 2 (26) Tapete caramelo - parte 2 (27)

48 – 19ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 5 pontos altos (contando com as correntes teremos 6 pontos altos)

Tapete caramelo - parte 2 (28) Tapete caramelo - parte 2 (29)

49 – No 7º ponto de base faça o aumento, são 2 pontos altos no mesmo ponto de base.

 Tapete caramelo - parte 2 (30)

50 – Agora vamos fazer novamente uma sequência de 9 pontos altos e fazer o aumento no ponto seguinte… se estiver tudo correto nas voltas anteriores não tem erro, teremos sempre 9 pontos altos entre um aumento e outro. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (31) Tapete caramelo - parte 2 (32) Tapete caramelo - parte 2 (33) Tapete caramelo - parte 2 (34) Tapete caramelo - parte 2 (35) Tapete caramelo - parte 2 (36) Tapete caramelo - parte 2 (37) Tapete caramelo - parte 2 (38)

51 – 20ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Já no próximo ponto de base faça o aumento como apresentado nas imagens:

Tapete caramelo - parte 2 (39) Tapete caramelo - parte 2 (40)

52 – Faça uma sequência de 10 pontos altos para depois fazer o segundo aumento.

Tapete caramelo - parte 2 (41) Tapete caramelo - parte 2 (42) Tapete caramelo - parte 2 (43)

53 – Veja que estamos mantendo a ordem de aumentos porém mudamos a direção e não estamos fazendo em cima do aumento que tem na volta anterior… nesta volta entre um aumento e outro são 10 pontos altos e se fez tudo correto nas voltas anteriores todos os espaços ficam iguais. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (44) Tapete caramelo - parte 2 (45) Tapete caramelo - parte 2 (46) Tapete caramelo - parte 2 (47) Tapete caramelo - parte 2 (48) Tapete caramelo - parte 2 (49) Tapete caramelo - parte 2 (50)

54 – 21ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 7 pontos altos e então faça o primeiro aumento.

Tapete caramelo - parte 2 (51) Tapete caramelo - parte 2 (52) Tapete caramelo - parte 2 (53)

55 – Faça 11 pontos altos e só no ponto seguinte teremos o segundo aumento… siga assim por toda a volta fazendo 11 pontos altos entre um aumento e outro, quando for completar a volta o primeiro bloquinho também ficará com 11 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (54) Tapete caramelo - parte 2 (55) Tapete caramelo - parte 2 (56) Tapete caramelo - parte 2 (57)

56 – 22ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (58) Tapete caramelo - parte 2 (59) Tapete caramelo - parte 2 (60) Tapete caramelo - parte 2 (61) Tapete caramelo - parte 2 (62) Tapete caramelo - parte 2 (63)

57 – 23ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto e no terceiro ponto de base faça o primeiro aumento.

Tapete caramelo - parte 2 (65) Tapete caramelo - parte 2 (66) Tapete caramelo - parte 2 (67) Tapete caramelo - parte 2 (68)

58 – Faça 12 pontos altos e em seguida faça o próximo aumento… agora só seguir por toda a volta sempre fazendo 12 pontos altos entre um aumento e outro. No final da volta vai completar o primeiro bloquinho que ficará exatamente como todos os demais. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (69) Tapete caramelo - parte 2 (70) Tapete caramelo - parte 2 (71) Tapete caramelo - parte 2 (72) Tapete caramelo - parte 2 (73) Tapete caramelo - parte 2 (74) Tapete caramelo - parte 2 (75) Tapete caramelo - parte 2 (76) Tapete caramelo - parte 2 (77)

59 – 24ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - parte 2 (78) Tapete caramelo - parte 2 (79) Tapete caramelo - parte 2 (80) Tapete caramelo - parte 2 (81)

60 – 25º volta – Inicie com 3 correntes, siga com mais 9 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 10 pontos altos, então faça o primeiro aumento, faça 13 pontos altos e então faça o segundo aumento… siga por toda a volta sempre com intervalo de 13 pontos entre um aumento e outro, completando a volta o primeiro espaço também ficará com 13 pontos… finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio, corte e faça o arremate com agulha de tapeceiro.

Tapete caramelo - parte 2 (82) Tapete caramelo - parte 2 (83) Tapete caramelo - parte 2 (84) Tapete caramelo - parte 2 (85) Tapete caramelo - parte 2 (86) Tapete caramelo - parte 2 (88)

Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos concluir nosso trabalho e você pode continuar vendo nos links abaixo:

Parte 1 – Parte 3

10 comentários em “Tapete caramelo – Passo a passo parte 2

  1. Oiii… me tira uma dúvida?
    O passo 50 é igual o passo 35 mesmo? A mesma quantidade de pontos (9) antes do aumento? Pela lógica, não teriam mais pontos entre oa intervalos dos aumentos?Será que nao é por isso que está formando ondulações?
    O meu tb começou a anular
    Obrigada por esse passo a passo 😃

    1. A quantidade de pontos entre um aumento e outro será igual, mas se você notar teremos uma quantidade maior de aumentos nesta volta. Está correto :) Bom trabalho.

      1. OiSamuel. Eu notei sim que temos mais aumento e pensei que esse seria o motivo das ondulações. Estava tudo tão retinho 😣😔 agora está com muitas ondulações. Eu estava pensando em desmanchar essa carreira e fazer aumento com espaço de pontos maiores pra ver se resolvia.
        Gostaria de dizer que é o primeiro tapete que faço. Tenho deficiência auditiva e não consigo seguir tutoriais por vídeos por esse motivo. Aí descobri esse site que explica tudo tão bem que fiquei imensamente grata e feliz.
        Obrigada mesmo

        1. Olá Luciana, ao retirar a quantidade de aumentos pode sim resolver o problema, mas depois vai precisar adaptar os leques para que fiquem corretos, ou seja, não vai dar para seguir o passo a passo… mas dá para ir adaptando.

          Acontece muito isso de uma pessoa fazer e dar certo e outra não conseguir, isso por conta da diferença natural dos pontos entre uma pessoa e outra. Como você está iniciando acredito que seus pontos sejam mais apertados que os meus e isso também é normal. Quando iniciei meus pontos eram mais apertados e meus tapetes ficavam menores, em um modelo redondo como este acaba não dando certo por mudar o angulo de abertura…

          Desejo-lhe bom trabalho, não desista e sempre trabalhe até completar os leques para ver se não corrige as ondulações ok.

          Forte abraço.

          (Corrigi ok :) )

  2. Oi Samuel,boa noite! Estou tendo dificuldade em manter o tapete reto, tá formando ondulações que não consigo tirar…estou usando o mesmo fio e agulha da receita, o que devo fazer, por favor me ajude…obrigada pela atenção, um forte abraço…

    1. Olá Osvaceli, pode ser que seu ponto seja mais solto que os meus. Aconteceu isso com outra artesã e ela fez com a agulha 3 e deu certo… será que daria certo o seu com a agulha 3?

      Tente!

      Forte abraço.

  3. Oi..estou fazendo o tapete acima passo a passo como vc esta ensinando porem o meu esta ficando muita ondulacoes..gostaria de saber se e normal..se devo continuar ou parar..estou na 18 volta..espero resposta…grata