Tapete caramelo – Passo a passo parte 3

Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE CARAMELO.

Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros belíssimos trabalhos AQUI. A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI.

Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira,  A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.

A - Tapete caramelo (1)

MATERIAIS

Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.

A - Tapete caramelo (2)

61 – 26ª volta – (Fio marro 7738) Prenda com ponto baixo em cima de um dos pontos de base e siga com ponto baixo por toda a volta. Não tem aumento. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (221) Tapete caramelo - passo a passo (222) Tapete caramelo - passo a passo (223) Tapete caramelo - passo a passo (224) Tapete caramelo - passo a passo (225) Tapete caramelo - passo a passo (226) Tapete caramelo - passo a passo (227) Tapete caramelo - passo a passo (228) Tapete caramelo - passo a passo (229) Tapete caramelo - passo a passo (230)

62 – 27ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (231) Tapete caramelo - passo a passo (232)

63 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos. O primeiro bloquinho tem 2 pontos altos mas, não tem problema, no final vamos completar… e se você fez tudo certinho não vai faltar nem sobrar pontos. Basta seguir por toda a volta fazendo duas correntes de espaço, pulando 2 pontos de base e fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (233) Tapete caramelo - passo a passo (234) Tapete caramelo - passo a passo (235) Tapete caramelo - passo a passo (236) Tapete caramelo - passo a passo (237) Tapete caramelo - passo a passo (238) Tapete caramelo - passo a passo (239) Tapete caramelo - passo a passo (240) Tapete caramelo - passo a passo (241)

64 – 28ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando 1 leque.

Tapete caramelo - passo a passo (242) Tapete caramelo - passo a passo (243) Tapete caramelo - passo a passo (244) Tapete caramelo - passo a passo (245)

65 – Assim como já fizemos anteriormente não tem espaço entre os leques, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (246) Tapete caramelo - passo a passo (247) Tapete caramelo - passo a passo (248) Tapete caramelo - passo a passo (249)

66 – 29ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (250) Tapete caramelo - passo a passo (251)

67 – Faça 3 correntes de espaço, siga para o próximo leque e faça bloquinho com 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (252) Tapete caramelo - passo a passo (253) Tapete caramelo - passo a passo (254) Tapete caramelo - passo a passo (255) Tapete caramelo - passo a passo (256) Tapete caramelo - passo a passo (257)

68 – 30ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 24 pontos altos e contando com as correntes iniciais teremos um total de 25 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (258) Tapete caramelo - passo a passo (259)

69 – Faça o aumento de pontos em cima do próximo ponto de base. Faça novamente uma sequência de 25 pontos altos para só depois fazer o aumento novamente… Siga por toda a volta sempre pulando 25 pontos altos entre um aumento e outro… no final vai dar certinho terminar com ponto baixíssimo logo após um aumento de pontos.

Tapete caramelo - passo a passo (260) Tapete caramelo - passo a passo (261) Tapete caramelo - passo a passo (262) Tapete caramelo - passo a passo (263) Tapete caramelo - passo a passo (264) Tapete caramelo - passo a passo (265) Tapete caramelo - passo a passo (266)

70 – 31ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (267) Tapete caramelo - passo a passo (268) Tapete caramelo - passo a passo (269) Tapete caramelo - passo a passo (270) Tapete caramelo - passo a passo (271)

71 – 32ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 12 pontos altos (contando com as correntes iniciais teremos 13 pontos altos) Faça então o primeiro aumento nesta volta. Faça 26 pontos altos e então faça o próximo aumento… Durante toda a volta teremos 26 pontos altos entre uma aumento e outro. O primeiro bloquinho tem apenas 13 pontos? Não tem problema, no final da volta completaremos e ele ficará exatamente igual. Estamos intercalando o aumento apenas para não formar as pontas evidenciando os aumentos no tapete. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (272) Tapete caramelo - passo a passo (273) Tapete caramelo - passo a passo (274) Tapete caramelo - passo a passo (275) Tapete caramelo - passo a passo (276) Tapete caramelo - passo a passo (277) Tapete caramelo - passo a passo (278)

72 – 33ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faça o primeiro aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (279) Tapete caramelo - passo a passo (280) Tapete caramelo - passo a passo (281)

73 – Faça 27 pontos altos para só então fazer o segundo aumento… siga por toda a volta e sempre faça o aumento após 27 pontos altos. Durante toda a volta teremos um espaço de 27 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (282) Tapete caramelo - passo a passo (283) Tapete caramelo - passo a passo (284)

74 – 34ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (286) Tapete caramelo - passo a passo (287) Tapete caramelo - passo a passo (289)

75 – 35ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no próximo ponto de base.

 Tapete caramelo - passo a passo (290)

76 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos… Agora só seguir repetindo por toda a volta sempre fazendo um bloquinho com 3 pontos altos, 3 correntes de espaço e pulando 3 pontos de base. Ao final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (291) Tapete caramelo - passo a passo (292) Tapete caramelo - passo a passo (293) Tapete caramelo - passo a passo (294) Tapete caramelo - passo a passo (295)

77 – 36ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (296) Tapete caramelo - passo a passo (297)

78 – Siga repetindo por toda a volta, entre um leque e outro não tem espaço… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (298) Tapete caramelo - passo a passo (299) Tapete caramelo - passo a passo (300)

79 – 37ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque.

Tapete caramelo - passo a passo (301)

80 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 3 correntes e siga para o próximo leque e faça novamente 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (302) Tapete caramelo - passo a passo (303) Tapete caramelo - passo a passo (304)

81 – Siga repetindo por toda a volta sempre fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos e 3 correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (305) Tapete caramelo - passo a passo (306) Tapete caramelo - passo a passo (307) Tapete caramelo - passo a passo (308)

82 – 38ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faremos o primeiro aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (309)

83 – Faça 28 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 28 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (310) Tapete caramelo - passo a passo (311) Tapete caramelo - passo a passo (312) Tapete caramelo - passo a passo (313)

84 – 39ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (314) Tapete caramelo - passo a passo (315)

85 – 40ª volta – Nesta volta teremos um intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro, mas para que fiquem intercalados com os aumentos da volta anterior faça o primeiro aumento após fazer 15 pontos altos já contando com as correntes.

Tapete caramelo - passo a passo (316)

86 – Faça 29 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (317) Tapete caramelo - passo a passo (318) Tapete caramelo - passo a passo (319) Tapete caramelo - passo a passo (320)

87 – 41ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (321) Tapete caramelo - passo a passo (322)

88 – 42ª volta – Nesta volta também não faremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (323) Tapete caramelo - passo a passo (324) Tapete caramelo - passo a passo (325)

89 – 43ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (326)

90 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça 3 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base. Agora só seguir repetindo por toda a volta… são sempre 3 correntes de espaço, pula-se 3 pontos de base e faça 3 pontos altos. No final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (327) Tapete caramelo - passo a passo (328) Tapete caramelo - passo a passo (329) Tapete caramelo - passo a passo (330) Tapete caramelo - passo a passo (331) Tapete caramelo - passo a passo (332) Tapete caramelo - passo a passo (333)

91 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (334) Tapete caramelo - passo a passo (335)

92 – Entre um leque e outro não tem corrente de espaço, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (336) Tapete caramelo - passo a passo (337) Tapete caramelo - passo a passo (338) Tapete caramelo - passo a passo (339) Tapete caramelo - passo a passo (340)

93 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do leque, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (342)

94 – Faremos uma sequência de 3 pontos picô. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o primeiro ponto picô. 

Tapete caramelo - passo a passo (343) Tapete caramelo - passo a passo (344) Tapete caramelo - passo a passo (345)

95 – Faça 3 correntes novamente e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o segundo ponto picô.

Tapete caramelo - passo a passo (346) Tapete caramelo - passo a passo (347) Tapete caramelo - passo a passo (348)

96 – Por fim faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o terceiro ponto picô.

Tapete caramelo - passo a passo (349) Tapete caramelo - passo a passo (350) Tapete caramelo - passo a passo (351)

97 – Faça 3 pontos altos ainda no mesmo leque.

Tapete caramelo - passo a passo (353)

98 – Sem fazer corrente de espaço, siga para o próximo leque, faça 3 pontos altos, 3 pontos picô e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (354) Tapete caramelo - passo a passo (355) Tapete caramelo - passo a passo (356)

99 – O primeiro leque ficou com apenas 2 pontos altos no inicio certo? No final vamos fazer o ponto alto que ficou faltando e finalizar com ponto baixíssimo… Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (357) Tapete caramelo - passo a passo (358) Tapete caramelo - passo a passo (359) Tapete caramelo - passo a passo (360) Tapete caramelo - passo a passo (361)

100 -Prontinho, corte o fio e arremate e seu tapete estará concluído!

Tapete caramelo - passo a passo (362)

Veja que lindo fica este tapete!

Tapete caramelo Tapete caramelo - passo a passo (363) Tapete caramelo - passo a passo (364) Tapete caramelo - passo a passo (365) Tapete caramelo - passo a passo (366)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado, mas se aparecer alguma dúvida deixe seu comentário!

Aproveito para agradecer a cooperação da amiga Rudinea Angelini que muito contribuiu para a confecção deste lindo modelo. Tenho certeza que vocês vão aproveitar muito estas dicas e confeccionar belíssimos tapetes.

Um forte abraço e até o próximo passo a passo.

Parte 1 – Parte 2

Samuel Ramos.

37 comentários em “Tapete caramelo – Passo a passo parte 3

    1. Olá Ana, fico muito feliz que tenha feito seu tapete. Espero que faça muitos outros modelos aqui do blog. Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  1. Amei o tapete ,comecei a fazer mas esta ficando com babados e o numero de pontos esta correto,q fazer? Desde ja muito obrigada beijos

    1. Olá Vera, tente utilizar uma agulha com numeração maior como a 4.5 por exemplo.
      Pode ser que seus pontos estejam menores que os meus.

      Grande beijo.

  2. Bom dia. Adorei o tapete, já estou fazendo… mas não tenho internet e tenho que vir numa lan. Vim para copiar e imprimir, mas não consegui, pois creio que vcs bloquearam para isso.

    Não posso ficar pagando para vir todos os dias, e quero fazer a noite, pois sem o passo a passo, fico parada. Vcs poderiam me ajudar, dando a receita no meu email?

    Desde já agradeço e parabens, lindo demais…

  3. Comecei o meu ontem e hoje 02/06/2017 irei finalizar, em dois dias fiz todo esse tapete, e ficou perfeito seguindo todas as dicas. Mas quero muito deixar minhas considerações à vocês que nos proporcionou esse imenso prazer de poder ter esse passo a passo, há muito tempo eu estava procurando ele, e finalmente está aqui. Muito obrigada

    1. Que rapidez Rose!!!
      :) Fico feliz que tenha conseguido fazer seu tapete e gostado do resultado. Agradeço o carinho e desejo tudo de bom sempre!!!

  4. Finalizei o meu Agora, é lindo! Todos aqui em casa amaram. Parabéns pelo blog, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, sua arte conosco.
    Bj.

    1. Fico muito feliz que tenha terminado seu tapete e também por sua família ter gostado do resultado. Agradeço de coração o carinho. Grande beijo Elizete.

  5. Bom dia Samuel
    Quero fazer esse trabalho mas uso o barbate supremo, mas ele é vendo por metro e não por gramas… vc saberia me dizer quantos rolos eu usaria no barbante supremo?

    1. Oi Priscila, infelizmente não sei te dizer a quantidade correta. Olhando a medida dos fios utilizei o seguinte:
      Cor 1114 – Gastei 1.130m aproximadamente
      Já a cor 7738 gastei o dobro, 2.260mts
      Este calculo foi feito seguindo a metragem que tem nos novelos maxcolor… como não utiliza exatamente a quantidade e as vezes tem sobra então esta metragem é aproximada ok.

      Forte abraço.

  6. Simplesmente um belo trabalho. Como sempre muito bem explicado. O croche.com.br indiscutivelmente é o melhor site para quem ama a arte do crochê. Todos os tapetes são lindíssimos, muito diferenciados. Para béns Samuel Ramos pela dedicação. O meu tapete está quase pronto e me surpreendi com o resultado.

  7. Oi eu estou fazendo este modelo e ja cheguei na parte marrom mas porem esta com muitas ondas e normal ficar assim que eu faço pra consertar? estou usando fio 6 e agulha 4

    1. Olá Aline, provavelmente os pontos estão muito solto por estar utilizando uma agulha de numeração maior.

  8. Ola tudo bem…comecei fazer este tapete, fiz até a parte dos leques depois da linha marrom, mas ele esta com onda o que posso ter feito de errado? Estou usando fio 8 e agulha 3,5. Agradeço se me responder, estou aprendendo croche aqui pelo blog e youtube….

    1. Olá Fabiana, acredito que seja os pontos… eu fiz com fio 6 e utilizando agulha 3.5 então com fio 8 teria que utilizar ao menos a agulha 4 para ficar mais proporcional ao que fiz.

      Se continuar formando ondulações tente mudar de agulha para ver se melhora.