Tapete caramelo – Passo a passo

Vamos fazer o TAPETE CARAMELO? Preparei um passo a passo bem detalhado para facilitar seu trabalho. Este tapete mede 145cm de diâmetro, uma excelente opção para decorar qualquer ambiente.

Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros trabalhos ou curtir sua página para receber novidades AQUI.  A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI. Você também pode Acompanhar a Marcia no Instagran @marciahsartori

Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira,  A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.

Tapete grande para sala, tapete redondo grande

MATERIAIS

Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.

Tapete caramelo - passo a passo (2)   Tapete caramelo

01 – (Fio amarelo 1114) Inicie com ANEL MÁGICO,  prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (1) Tapete caramelo - passo a passo (2)

02 – Faça mais 15 pontos altos e contando com as correntes teremos um total de 16 pontos altos, feche o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (4) Tapete caramelo - passo a passo (5)

Para iniciar as voltas você pode fazer 3 correntes ou um FALSO PONTO ALTO

03 – 2ª volta –  Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o FALSO PONTO ALTO para iniciar a volta.

Tapete caramelo - passo a passo (6)

04 – Após fazer as correntes (ou falso ponto alto) faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base. Agora vamos continuar trabalhando 2 pontos altos para cada ponto de base porém pegando apenas o fio de trás dos pontos de base. Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (8) Tapete caramelo - passo a passo (9) Tapete caramelo - passo a passo (10) Tapete caramelo - passo a passo (11)

05 – São 2 pontos altos para cada ponto de base, temos 16 pontos de base e ao final da volta teremos 32. Todo o tapete será trabalhado pegando apenas o fio de trás, isso fará um detalhe bem legal no tapete ao invés de aparentar apenas pontos altos lisos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (12) Tapete caramelo - passo a passo (13) Tapete caramelo - passo a passo (14)

06 – 3ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.  (temos o primeiro aumento)

Tapete caramelo - passo a passo (15) Tapete caramelo - passo a passo (16)

07 – No segundo ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos. Sempre que fazemos 2 pontos no mesmo ponto de base chamamos isso de “AUMENTO”, então a partir de agora quando eu escrever a palavra “aumento” entenda como 2 pontos altos no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (17) Tapete caramelo - passo a passo (18) Tapete caramelo - passo a passo (19)

08 – Agora vamos fazer toda a volta intercalando… em um ponto de base faça o aumento e no outro não… no final da volta teremos um total de 48 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (20) Tapete caramelo - passo a passo (21) Tapete caramelo - passo a passo (22) Tapete caramelo - passo a passo (23)

09 – 4ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (24) Tapete caramelo - passo a passo (25) Tapete caramelo - passo a passo (26)

10 – No segundo e no terceiro ponto de base não tem aumento, segue com ponto alto em cima de ponto alto… Faremos o aumento apenas no 4º ponto de base como apontei com a agulha e depois mostrei na terceira imagem…

Tapete caramelo - passo a passo (28) Tapete caramelo - passo a passo (29) Tapete caramelo - passo a passo (30)

11 – Siga por toda a volta sempre pulando 2 pontos de base entre um aumento e outro… ao final da volta teremos um total de 64 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (31) Tapete caramelo - passo a passo (32) Tapete caramelo - passo a passo (33) Tapete caramelo - passo a passo (34) Tapete caramelo - passo a passo (35)

12 – 5ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, Faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (37) Tapete caramelo - passo a passo (38)

13 – Nesta volta os aumentos tem um intervalo de 3 pontos altos, ou seja, faça ponto alto sem aumento no segundo, terceiro e quarto ponto de base e o aumento estará apenas no 5 ponto de base…

Tapete caramelo - passo a passo (39) Tapete caramelo - passo a passo (40) Tapete caramelo - passo a passo (41)

14 – Basta seguir fazendo o aumento a cada 3 pontos… Ao final da volta teremos um total de 80 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (43) Tapete caramelo - passo a passo (44) Tapete caramelo - passo a passo (45)

15 – 6ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e nesta volta teremos um intervalo de 4 pontos altos entre um aumento e outro. Observe nas imagens que apontei com a agulha que o próximo aumento estará no 6º ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (46) Tapete caramelo - passo a passo (47) Tapete caramelo - passo a passo (48) Tapete caramelo - passo a passo (50)

16 – Basta seguir fazendo os aumentos a cada 4 pontos de base e ao final teremos um total de 96 pontos altos. No final da volta finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro para obtermos um acabamento perfeito.

Tapete caramelo - passo a passo (51) Tapete caramelo - passo a passo (52) Tapete caramelo - passo a passo (53) Tapete caramelo - passo a passo (54) Tapete caramelo - passo a passo (55)

17 – Para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro alongue o fio, corte e passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes ou falso ponto alto)

Tapete caramelo - passo a passo (56) Tapete caramelo - passo a passo (57)

18 – Em seguida passe o fio dentro do último ponto alto, passe dentro da terceira corrente ( ou do falso ponto alto) saindo na parte de trás do trabalho. Esconda parte do fio, divida em dois para amarrar bem e cortar as sobras.

Tapete caramelo - passo a passo (58) Tapete caramelo - passo a passo (60)

Agora faremos um detalhe com o fio marrom, apenas uma volta…

19 – (fio 7738)  7ª volta – Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos de base. Desta vez pode pegar os 2 fios normalmente para que fique bem firme… Após prender com ponto baixo siga fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base… não tem aumento, faça por toda a volta.

Tapete caramelo - passo a passo (61) Tapete caramelo - passo a passo (62) Tapete caramelo - passo a passo (63) Tapete caramelo - passo a passo (64) Tapete caramelo - passo a passo (65)

20 – Chegando no final da volta alongue bem o fio, corte e vamos fazer o acabamento com agulha de tapeceiro, muito parecido com o acabamento anterior, observe as imagens… Arremate.

Tapete caramelo - passo a passo (66) Tapete caramelo - passo a passo (67) Tapete caramelo - passo a passo (68) Tapete caramelo - passo a passo (69)

21 – (fio 1114) 8ª volta – Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos de base pegando apenas o fio de trás. Faça duas correntes ou o falso ponto alto, vou fazer as correntes para que você possa ver que não tem problema.

Tapete caramelo - passo a passo (70)

22 – Faça ponto alto nos 2 pontos de base seguinte, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos. Observe que estou pegando apenas o fio de trás de cada ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (71) Tapete caramelo - passo a passo (72) Tapete caramelo - passo a passo (73)

23 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta, bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes e pula 1 ponto de base… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (74) Tapete caramelo - passo a passo (75) Tapete caramelo - passo a passo (76) Tapete caramelo - passo a passo (77)

24 – 9ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (78) Tapete caramelo - passo a passo (79)

25 – Faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço, duas correntes de espaço e 3 pontos ainda no mesmo espaço formando um leque. (toda vez que eu mencionar a palavra “leque” estarei me referindo a um conjunto de 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço)

Tapete caramelo - passo a passo (80) Tapete caramelo - passo a passo (81) Tapete caramelo - passo a passo (82)

26 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alças de duas correntes e faça leque novamente. Siga fazendo leques por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (83) Tapete caramelo - passo a passo (84) Tapete caramelo - passo a passo (85) Tapete caramelo - passo a passo (86) Tapete caramelo - passo a passo (87)

27 – 10ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do leque.

Tapete caramelo - passo a passo (88)

28 – Faça mais 2 pontos altos no mesmo lugar, faça 3 correntes de espaço e faça 3 pontos altos dentro do leque seguinte.

Tapete caramelo - passo a passo (89) Tapete caramelo - passo a passo (90) Tapete caramelo - passo a passo (91) Tapete caramelo - passo a passo (92)

29 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (93) Tapete caramelo - passo a passo (94) Tapete caramelo - passo a passo (95)

30 – 11ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 7 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 8 pontos altos. Observe que estou pegando apenas o fio de trás dos pontos de base.

 Tapete caramelo - passo a passo (101)

31 – Faça o aumento (2 pontos no mesmo lugar) apenas no 9º ponto de base

Tapete caramelo - passo a passo (102)

32 – Repita novamente uma sequência de 8 pontos altos e faça o aumento em seguida. Como pode observar entre um aumento e outro teremos um total de 8 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (103) Tapete caramelo - passo a passo (104) Tapete caramelo - passo a passo (105) Tapete caramelo - passo a passo (106) Tapete caramelo - passo a passo (107) Tapete caramelo - passo a passo (108)

33 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente. Teremos um total de 160 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (110) Tapete caramelo - passo a passo (111) Tapete caramelo - passo a passo (112)

34 – 12ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 7 pontos altos e no oitavo ponto de base faça o aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (113) Tapete caramelo - passo a passo (114) Tapete caramelo - passo a passo (115) Tapete caramelo - passo a passo (116)

35 – Faça 9 pontos altos e faça o aumento (2 pontos no mesmo lugar) no 10º ponto… teremos um intervalo de 9 pontos entre um aumento e outro. No início fizemos apenas 8 pontos contando com as correntes lembra? Ao completar a volta faremos mais 1 ponto alto após o último aumento e por isso ele também ficará exatamente igual todos os outros :)

Tapete caramelo - passo a passo (118) Tapete caramelo - passo a passo (117)  Tapete caramelo - passo a passo (119) Tapete caramelo - passo a passo (120) Tapete caramelo - passo a passo (121) Tapete caramelo - passo a passo (122)

36 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (123)

Observe as imagens abaixo e veja que onde fazemos os aumentos ele fica menos arredondado. Se continuarmos fazendo os aumentos sempre na mesma direção tende a ficar reto entre um aumento e outro e estas pontas cada vez mais aparente. Para isso não acontecer vamos manter o padrão de aumento porém intercalar. Não é difícil, vou explicar…

Tapete caramelo - passo a passo (124) Tapete caramelo - passo a passo (125)

37 – 13ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos e no 5º ponto de base faça o aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (126) Tapete caramelo - passo a passo (127) Tapete caramelo - passo a passo (128)

38 – Agora faremos um intervalo de 10 pontos altos para então fazer o próximo aumento. Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (129) Tapete caramelo - passo a passo (130) Tapete caramelo - passo a passo (131)

39 – Então, na volta anterior fizemos intervalo de 9 pontos entre um aumento e outro, desta vez são 10 pontos de intervalo… mantemos o mesmo padrão de aumento porém mudamos a direção em que eles são feitos ao iniciar a volta com menos pontos antes do primeiro aumento. Se olhar bem os aumentos desta volta ficam mais ou menos no meio entre um aumento e outro da volta anterior :) Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (132) Tapete caramelo - passo a passo (133) Tapete caramelo - passo a passo (134) Tapete caramelo - passo a passo (135)

40 – 14ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 9 pontos altos e vamos fazer o primeiro aumento apenas no 11º ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (136) Tapete caramelo - passo a passo (137) Tapete caramelo - passo a passo (138) Tapete caramelo - passo a passo (139)

41 – Faça 11 pontos altos e só depois faça novamente o aumento… observe que teremos um intervalo de 11 pontos altos entre um aumento e outro. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio, corte e faça o acabamento com agulha de tapeceiro.

Tapete caramelo - passo a passo (140) Tapete caramelo - passo a passo (141) Tapete caramelo - passo a passo (142)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência em nosso trabalho e você pode continuar vendo nos links.

Parte 2Parte 3

32 comentários em “Tapete caramelo – Passo a passo

  1. Olá Samuel. Preciso fazer este modelo com 1,10 m de diâmetro. Farei com fio 6. Quais carreiras teria que diminuir, para assim diminuir o diâmetro?
    Obrigada

    1. Oi Catia, assim fica fácil! Basta diminuir as últimas voltas. Como são voltas maiores não fica tão diferente do modelo original. Quando atingir o tamanho desejado faça o acabamento. :)

  2. Ja tentei 2 vezes fazer o tapete caramelo e não da certo.
    Quando chega a 5 carreira começa ficar ondulado. O que faço, visto que estou seguindo pontos corretamente e usando linha e agulha adequada.

    1. Oi Juliana, será que não é o tamanho dos pontos? Mude para agulha 4.0 para ver se resolve seu problema. Meu tapete como pode ver não formou ondulações :( Fico triste por não conseguir fazer o seu.

  3. Oi Samuel, preciso de um favor teu!! Você pode me dizer quantos pontos ficam quando encera essa carreira final do passo 41? Não está dando certo a próxima carreira que está na parte 3. Pode colocar certinho aqui o número de pontos que encerra o passo 41? Obrigada desde já!

    1. Oi Lorena, infelizmente não tenho mais a peça em mãos para contar o total de pontos… o que está acontecendo? Está sobrando pontos? as voltas anteriores todas deram certo ou você teve que adaptar?

      Grato.

  4. Olá, vou fazer esse modelo em 3 cores no fio 8 , vc pode me ajudar com a quantidade de cada fio que vou usar,será que vai 1 kilo de cada cor?
    Obs:Meus pontos é um pouco menor.
    Desde já agradeço!

    1. Oi Daiane, a cor cor 1114 gastei 600g então acredito que 1kg de fio 8 será suficiente, mas a cor 7738 gastei 1.200g então com fio 8 você vai gastar bem mais, acredito que 2kg desta segunda cor será suficiente.

  5. ola!Estou fazendo o tapete mas as ondulacoes estao muito grandes o que eu faco?ate certa parte do passo a passo (ate na quinta volta)voce colocava a quantidade de pontos que tinha que ter mas depois parou de fazer isso ,nao tenho certeza se o meu ta na quantidade certa.
    Estou fazendo com agulha 3,5 e barbante numero 6
    Por favor me ajude…

    1. Oi Fabiana, a segunda parte do tapete realmente formam algumas ondulações, espero que tenha persistido e seu tapete tenha dado certo… caso não tenha conseguido envie imagem para crochetapetes@gmail.com e vejo como ajudar você.

  6. Nossa, são 2 horas e tanto da madruga e estou muito triste e ao mesmo tempo muito feliz… nunca fiz crochê e resolvi aprender! Estou a 3 dias aprendendo a fazer um tapete por um vídeo no youtube, que quando chega na 11°carreira simplesmente não completa os pontos como a moça ensina.. já desmanchei 4 vezes achando que era eu que errava porque estou aprendendo. Chorei tanto porque pensei que eu era burra pra fazer crochê, mas achei seu site agorinha e me encantei!!! Nunca vi um site assim tão cheio de doações e licões maravilhosas! Obrigada de coração! Vou tentar esse redondo que é bem parecido com o da moça… não vou dizer quem é porque isso não se faz hahaha..
    Mas acho que agora vou aprender de verdade! Obrigada mais uma vez por nos ajudar! Seu trabalho é um encanto que enche os olhos, parabéns Samuel! Grande beijo

    1. Oi Lorena, agradeço as palavras de carinho e espero que seu tapete fique excelente!
      Os modelos redondos não são os mais indicados para iniciantes porque podem formar ondulações ou repuxar de acordo com o tamanho do ponto alto da pessoa… mas estou na torcida para que o seu fique perfeito.

      Forte abraço e tudo de bom sempre!!!

      1. Oi Samuel, novamente aqui kkk! Mas quanto ao que falou sobre tapete redondo não ser o mais indicado para iniciantes eu concordo plenamente, mas o desafio não me deixa, então peguei todos os seus passo a passo de iniciantes e treinei muuuito e estou cuidando pra não haver erros ok? Mas eu gostaria de fazer uma pergunta; achei um tapete no Elo 7 que é também da Marcia Sartori, e se eu postar aqui você pode ver se acha o passo a passo pra mostrar pra gente fazer também? Ou prefere que eu te mande por email por favor coloca aqui seu email? Te agradeço toda a atenção! bjos

  7. Oi, parabéns pelo passo a passo.
    Se eu fizer com o barbante 6, vai dar muita diferença no tamanho?Ou ficará +- do mesmo tamanho?
    Obrigada, bjus

    1. Olá Jo, este fiz com fio número 6 então a diferença que acontecer pode ser devido a diferença de pontos entre uma pessoa e outra.

      Grande beijo.

  8. Nunca consigo prosseguir com crochê redondo. Os meus ficam parecendo uma touca. Não ficam esticadinhos. Podem me ajudar???

  9. Estou apaixonada por este blog, nunca tinha pegado numa agulha de croche rsrsrs e consegui fazer um tapete com o passo a passo de vocês…parabéns pela iniciativa. Hoje em dia não é fácil encontrar quem gosta de compartilhar assim sem esperar nada em troca. Ganharam mais uma leitora amei…..Queria aproveitar e tirar uma dúvida, com as mesmas receitas de tapete com barbante posso usar o fio de malha?………Desde já grata…

    1. Que legal Fabiana!
      Fico feliz que tenha conseguido fazer seu tapete e por ter ganhado uma nova leitora :) Seja sempre muito bem vinda!

      Sim, pode utilizar fio de malha sem problemas.