Tapete caramelo – Passo a passo

Vamos fazer o TAPETE CARAMELO? Preparei um passo a passo bem detalhado para facilitar seu trabalho. Este tapete mede 145cm de diâmetro, uma excelente opção para decorar qualquer ambiente.

Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros trabalhos ou curtir sua página para receber novidades AQUI.  A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI. Você também pode Acompanhar a Marcia no Instagran @marciahsartori

Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira,  A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.

Tapete grande para sala, tapete redondo grande

MATERIAIS

Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.

Tapete caramelo - passo a passo (2)   Tapete caramelo

01 – (Fio amarelo 1114) Inicie com ANEL MÁGICO,  prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (1) Tapete caramelo - passo a passo (2)

02 – Faça mais 15 pontos altos e contando com as correntes teremos um total de 16 pontos altos, feche o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (4) Tapete caramelo - passo a passo (5)

Para iniciar as voltas você pode fazer 3 correntes ou um FALSO PONTO ALTO

03 – 2ª volta –  Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o FALSO PONTO ALTO para iniciar a volta.

Tapete caramelo - passo a passo (6)

04 – Após fazer as correntes (ou falso ponto alto) faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base. Agora vamos continuar trabalhando 2 pontos altos para cada ponto de base porém pegando apenas o fio de trás dos pontos de base. Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (8) Tapete caramelo - passo a passo (9) Tapete caramelo - passo a passo (10) Tapete caramelo - passo a passo (11)

05 – São 2 pontos altos para cada ponto de base, temos 16 pontos de base e ao final da volta teremos 32. Todo o tapete será trabalhado pegando apenas o fio de trás, isso fará um detalhe bem legal no tapete ao invés de aparentar apenas pontos altos lisos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (12) Tapete caramelo - passo a passo (13) Tapete caramelo - passo a passo (14)

06 – 3ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.  (temos o primeiro aumento)

Tapete caramelo - passo a passo (15) Tapete caramelo - passo a passo (16)

07 – No segundo ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos. Sempre que fazemos 2 pontos no mesmo ponto de base chamamos isso de “AUMENTO”, então a partir de agora quando eu escrever a palavra “aumento” entenda como 2 pontos altos no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (17) Tapete caramelo - passo a passo (18) Tapete caramelo - passo a passo (19)

08 – Agora vamos fazer toda a volta intercalando… em um ponto de base faça o aumento e no outro não… no final da volta teremos um total de 48 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (20) Tapete caramelo - passo a passo (21) Tapete caramelo - passo a passo (22) Tapete caramelo - passo a passo (23)

09 – 4ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (24) Tapete caramelo - passo a passo (25) Tapete caramelo - passo a passo (26)

10 – No segundo e no terceiro ponto de base não tem aumento, segue com ponto alto em cima de ponto alto… Faremos o aumento apenas no 4º ponto de base como apontei com a agulha e depois mostrei na terceira imagem…

Tapete caramelo - passo a passo (28) Tapete caramelo - passo a passo (29) Tapete caramelo - passo a passo (30)

11 – Siga por toda a volta sempre pulando 2 pontos de base entre um aumento e outro… ao final da volta teremos um total de 64 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (31) Tapete caramelo - passo a passo (32) Tapete caramelo - passo a passo (33) Tapete caramelo - passo a passo (34) Tapete caramelo - passo a passo (35)

12 – 5ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, Faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (37) Tapete caramelo - passo a passo (38)

13 – Nesta volta os aumentos tem um intervalo de 3 pontos altos, ou seja, faça ponto alto sem aumento no segundo, terceiro e quarto ponto de base e o aumento estará apenas no 5 ponto de base…

Tapete caramelo - passo a passo (39) Tapete caramelo - passo a passo (40) Tapete caramelo - passo a passo (41)

14 – Basta seguir fazendo o aumento a cada 3 pontos… Ao final da volta teremos um total de 80 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (43) Tapete caramelo - passo a passo (44) Tapete caramelo - passo a passo (45)

15 – 6ª volta – Inicie a volta com 3 correntes ou com falso ponto alto, faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e nesta volta teremos um intervalo de 4 pontos altos entre um aumento e outro. Observe nas imagens que apontei com a agulha que o próximo aumento estará no 6º ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (46) Tapete caramelo - passo a passo (47) Tapete caramelo - passo a passo (48) Tapete caramelo - passo a passo (50)

16 – Basta seguir fazendo os aumentos a cada 4 pontos de base e ao final teremos um total de 96 pontos altos. No final da volta finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro para obtermos um acabamento perfeito.

Tapete caramelo - passo a passo (51) Tapete caramelo - passo a passo (52) Tapete caramelo - passo a passo (53) Tapete caramelo - passo a passo (54) Tapete caramelo - passo a passo (55)

17 – Para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro alongue o fio, corte e passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes ou falso ponto alto)

Tapete caramelo - passo a passo (56) Tapete caramelo - passo a passo (57)

18 – Em seguida passe o fio dentro do último ponto alto, passe dentro da terceira corrente ( ou do falso ponto alto) saindo na parte de trás do trabalho. Esconda parte do fio, divida em dois para amarrar bem e cortar as sobras.

Tapete caramelo - passo a passo (58) Tapete caramelo - passo a passo (60)

Agora faremos um detalhe com o fio marrom, apenas uma volta…

19 – (fio 7738)  7ª volta – Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos de base. Desta vez pode pegar os 2 fios normalmente para que fique bem firme… Após prender com ponto baixo siga fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base… não tem aumento, faça por toda a volta.

Tapete caramelo - passo a passo (61) Tapete caramelo - passo a passo (62) Tapete caramelo - passo a passo (63) Tapete caramelo - passo a passo (64) Tapete caramelo - passo a passo (65)

20 – Chegando no final da volta alongue bem o fio, corte e vamos fazer o acabamento com agulha de tapeceiro, muito parecido com o acabamento anterior, observe as imagens… Arremate.

Tapete caramelo - passo a passo (66) Tapete caramelo - passo a passo (67) Tapete caramelo - passo a passo (68) Tapete caramelo - passo a passo (69)

21 – (fio 1114) 8ª volta – Prenda o fio com ponto baixo em um dos pontos de base pegando apenas o fio de trás. Faça duas correntes ou o falso ponto alto, vou fazer as correntes para que você possa ver que não tem problema.

Tapete caramelo - passo a passo (70)

22 – Faça ponto alto nos 2 pontos de base seguinte, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos. Observe que estou pegando apenas o fio de trás de cada ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (71) Tapete caramelo - passo a passo (72) Tapete caramelo - passo a passo (73)

23 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta, bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes e pula 1 ponto de base… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (74) Tapete caramelo - passo a passo (75) Tapete caramelo - passo a passo (76) Tapete caramelo - passo a passo (77)

24 – 9ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (78) Tapete caramelo - passo a passo (79)

25 – Faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço, duas correntes de espaço e 3 pontos ainda no mesmo espaço formando um leque. (toda vez que eu mencionar a palavra “leque” estarei me referindo a um conjunto de 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço)

Tapete caramelo - passo a passo (80) Tapete caramelo - passo a passo (81) Tapete caramelo - passo a passo (82)

26 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alças de duas correntes e faça leque novamente. Siga fazendo leques por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (83) Tapete caramelo - passo a passo (84) Tapete caramelo - passo a passo (85) Tapete caramelo - passo a passo (86) Tapete caramelo - passo a passo (87)

27 – 10ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do leque.

Tapete caramelo - passo a passo (88)

28 – Faça mais 2 pontos altos no mesmo lugar, faça 3 correntes de espaço e faça 3 pontos altos dentro do leque seguinte.

Tapete caramelo - passo a passo (89) Tapete caramelo - passo a passo (90) Tapete caramelo - passo a passo (91) Tapete caramelo - passo a passo (92)

29 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (93) Tapete caramelo - passo a passo (94) Tapete caramelo - passo a passo (95)

30 – 11ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 7 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 8 pontos altos. Observe que estou pegando apenas o fio de trás dos pontos de base.

 Tapete caramelo - passo a passo (101)

31 – Faça o aumento (2 pontos no mesmo lugar) apenas no 9º ponto de base

Tapete caramelo - passo a passo (102)

32 – Repita novamente uma sequência de 8 pontos altos e faça o aumento em seguida. Como pode observar entre um aumento e outro teremos um total de 8 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (103) Tapete caramelo - passo a passo (104) Tapete caramelo - passo a passo (105) Tapete caramelo - passo a passo (106) Tapete caramelo - passo a passo (107) Tapete caramelo - passo a passo (108)

33 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente. Teremos um total de 160 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (110) Tapete caramelo - passo a passo (111) Tapete caramelo - passo a passo (112)

34 – 12ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 7 pontos altos e no oitavo ponto de base faça o aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (113) Tapete caramelo - passo a passo (114) Tapete caramelo - passo a passo (115) Tapete caramelo - passo a passo (116)

35 – Faça 9 pontos altos e faça o aumento (2 pontos no mesmo lugar) no 10º ponto… teremos um intervalo de 9 pontos entre um aumento e outro. No início fizemos apenas 8 pontos contando com as correntes lembra? Ao completar a volta faremos mais 1 ponto alto após o último aumento e por isso ele também ficará exatamente igual todos os outros :)

Tapete caramelo - passo a passo (118) Tapete caramelo - passo a passo (117)  Tapete caramelo - passo a passo (119) Tapete caramelo - passo a passo (120) Tapete caramelo - passo a passo (121) Tapete caramelo - passo a passo (122)

36 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (123)

Observe as imagens abaixo e veja que onde fazemos os aumentos ele fica menos arredondado. Se continuarmos fazendo os aumentos sempre na mesma direção tende a ficar reto entre um aumento e outro e estas pontas cada vez mais aparente. Para isso não acontecer vamos manter o padrão de aumento porém intercalar. Não é difícil, vou explicar…

Tapete caramelo - passo a passo (124) Tapete caramelo - passo a passo (125)

37 – 13ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos e no 5º ponto de base faça o aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (126) Tapete caramelo - passo a passo (127) Tapete caramelo - passo a passo (128)

38 – Agora faremos um intervalo de 10 pontos altos para então fazer o próximo aumento. Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (129) Tapete caramelo - passo a passo (130) Tapete caramelo - passo a passo (131)

39 – Então, na volta anterior fizemos intervalo de 9 pontos entre um aumento e outro, desta vez são 10 pontos de intervalo… mantemos o mesmo padrão de aumento porém mudamos a direção em que eles são feitos ao iniciar a volta com menos pontos antes do primeiro aumento. Se olhar bem os aumentos desta volta ficam mais ou menos no meio entre um aumento e outro da volta anterior :) Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (132) Tapete caramelo - passo a passo (133) Tapete caramelo - passo a passo (134) Tapete caramelo - passo a passo (135)

40 – 14ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 9 pontos altos e vamos fazer o primeiro aumento apenas no 11º ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (136) Tapete caramelo - passo a passo (137) Tapete caramelo - passo a passo (138) Tapete caramelo - passo a passo (139)

41 – Faça 11 pontos altos e só depois faça novamente o aumento… observe que teremos um intervalo de 11 pontos altos entre um aumento e outro. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio, corte e faça o acabamento com agulha de tapeceiro.

Tapete caramelo - passo a passo (140) Tapete caramelo - passo a passo (141) Tapete caramelo - passo a passo (142)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência em nosso trabalho e você pode continuar vendo nos links.

 

 

Parte 2Parte 3

9 comentários em “Tapete caramelo – Passo a passo

  1. Estou apaixonada por este blog, nunca tinha pegado numa agulha de croche rsrsrs e consegui fazer um tapete com o passo a passo de vocês…parabéns pela iniciativa. Hoje em dia não é fácil encontrar quem gosta de compartilhar assim sem esperar nada em troca. Ganharam mais uma leitora amei…..Queria aproveitar e tirar uma dúvida, com as mesmas receitas de tapete com barbante posso usar o fio de malha?………Desde já grata…

    1. Que legal Fabiana!
      Fico feliz que tenha conseguido fazer seu tapete e por ter ganhado uma nova leitora :) Seja sempre muito bem vinda!

      Sim, pode utilizar fio de malha sem problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.