Tapete coqueiro – Passo a passo

O TAPETE COQUEIRO é uma adaptação que fiz utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Você pode confeccionar com fio Duna e utilizar como centro de mesa que também fica muito lindo.

Nunca fiz maior, mas é bem fácil aumentar este modelo caso queira, durante a confecção você vai ver que os aumentos são sempre repetidos e a única mudança é ao passar de um leque para o outro. Como utilizei mais de um novelo precisei emendar o fio, AQUI no blog tem um passo a passo que ajuda você fazer a emenda de forma simples e não vai ficar aparecendo.

Tapete para sala

MATERIAIS

A quantidade de fios depende dos pontos de cada pessoa, neste tapete gastei 2 novelos com 400g e não sobrou praticamente nada. Se seus pontos são um pouco mais soltos vai precisar de mais fio para fazer este mesmo tamanho de tapete.

Tapete coqueiro - passo a passo (2)

01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (3) Tapete coqueiro - passo a passo (4)

02 – Dentro do anel mágico faça 19 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 20 pontos altos. Puxe a ponta de fio para ajustar os pontos sem apertar muito e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (5) Tapete coqueiro - passo a passo (6) Tapete coqueiro - passo a passo (7) Tapete coqueiro - passo a passo (8)

03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos. (Os 2 pontos altos no mesmo ponto de base chamamos de “aumento”).

Tapete coqueiro - passo a passo (15) Tapete coqueiro - passo a passo (10)

04 – No terceiro ponto de base faça apensa 1 ponto de base. No quarto ponto de base novamente teremos o aumento novamente… Siga intercalando, um ponto com aumento e outro não, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 30 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (11) Tapete coqueiro - passo a passo (12) Tapete coqueiro - passo a passo (13) Tapete coqueiro - passo a passo (14)

05 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base. Nesta volta faremos aumento de pontos em todos os pontos de base, ou seja, faça 2 pontos altos em cada ponto de base. Finalize a volta com ponto baixíssimo e teremos um total de 60 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (15) Tapete coqueiro - passo a passo (16) Tapete coqueiro - passo a passo (17) Tapete coqueiro - passo a passo (18) Tapete coqueiro - passo a passo (19) Tapete coqueiro - passo a passo (20)

06 – Após finalizar a volta faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (21) Tapete coqueiro - passo a passo (22) Tapete coqueiro - passo a passo (23)

07 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta. Teremos um total de 30 bloquinhos.

Tapete coqueiro - passo a passo (24) Tapete coqueiro - passo a passo (25) Tapete coqueiro - passo a passo (26) Tapete coqueiro - passo a passo (27) Tapete coqueiro - passo a passo (28) Tapete coqueiro - passo a passo (29)

08 – Após finalizar a volta anterior faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Tapete coqueiro - passo a passo (30) Tapete coqueiro - passo a passo (31) Tapete coqueiro - passo a passo (32)

09 – Faça uma corrente, pule o ponto de base e faça 2 pontos altos no espaço seguinte… novamente uma corrente e siga para o próximo espaço e faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (33) Tapete coqueiro - passo a passo (34) Tapete coqueiro - passo a passo (35) Tapete coqueiro - passo a passo (36) Tapete coqueiro - passo a passo (37)

10 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, no espaço de uma corrente faça apenas um ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (39) Tapete coqueiro - passo a passo (40) Tapete coqueiro - passo a passo (41) Tapete coqueiro - passo a passo (42) Tapete coqueiro - passo a passo (44)

11 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

Tapete coqueiro - passo a passo (45) Tapete coqueiro - passo a passo (46)

12 – O terceiro ponto de base é o que fizemos no espaço de uma corrente, em cima deste ponto faça 2 pontos altos. Vamos seguir assim por toda a volta, sempre que chegar na direção do ponto alto que foi feito no espaço teremos um aumento de pontos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, teremos um total de 120 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (47) Tapete coqueiro - passo a passo (48) Tapete coqueiro - passo a passo (49) Tapete coqueiro - passo a passo (50) Tapete coqueiro - passo a passo (51) Tapete coqueiro - passo a passo (52) Tapete coqueiro - passo a passo (53) Tapete coqueiro - passo a passo (54)

13 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do ponto seguinte.

20170309_140923  Tapete coqueiro - passo a passo (56)

14 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e em seguida faça 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base.

Tapete coqueiro - passo a passo (57) Tapete coqueiro - passo a passo (58)

15 – Agora só seguir repetindo, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 30 bloquinhos com duas correntes de espaço entre um e outro.

Tapete coqueiro - passo a passo (59) Tapete coqueiro - passo a passo (60) Tapete coqueiro - passo a passo (61)

16 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

Tapete coqueiro - passo a passo (64) Tapete coqueiro - passo a passo (65)

17 – No espaço de duas correntes faça 3 pontos altos. Siga assim por toda a volta, sempre 3 pontos altos no espaço de duas correntes, em cima dos pontos altos não tem aumento. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (66) Tapete coqueiro - passo a passo (67) Tapete coqueiro - passo a passo (68) Tapete coqueiro - passo a passo (69)

18 – Após finalizar a volta faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, siga para o próximo ponto e faça ponto baixo… siga por toda a volta fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base, finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.

Tapete coqueiro - passo a passo (70) Tapete coqueiro - passo a passo (71) Tapete coqueiro - passo a passo (72)

19 – Siga com mais 2 pontos baixíssimos e faça ponto baixo em cima do ponto alto do meio dos 3 que foram feitos no espaço de duas correntes. Observe que apontei com a agulha. Vamos iniciar assim para facilitar as próximas voltas.

Tapete coqueiro - passo a passo (73) Tapete coqueiro - passo a passo (74)

20 – Faça 10 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo. Observe que ficou na direção do primeiro ponto alto do terceiro bloquinho que temos na penúltima volta.

Tapete coqueiro - passo a passo (75) Tapete coqueiro - passo a passo (76)

21 – Faça 10 correntes, pule 7  pontos de base e prenda com ponto baixo. Observe que ficou na direção do ponto alto do do meio dos 3 que tem no espaço de duas correntes.

Tapete coqueiro - passo a passo (77) Tapete coqueiro - passo a passo (78)

22 – Agora vamos seguir intercalando… as alças são sempre com 10 correntes, já os espaços são intercalados pulando 6 e 7 pontos de base. Finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo. Se fizer tudo certo teremos um total de 20 alças.

Tapete coqueiro - passo a passo (79) Tapete coqueiro - passo a passo (80)

23 – Após finalizar com ponto baixíssimo vamos trabalhar pontos baixos nas alças. Em cada alça faça 11 pontos baixos, os pontos são feitos abraçando a alça e não pegando dentro das correntes, entre um ponto baixo e outro não tem corrente de espaço, basta trabalhar 11 pontos baixos em cada alça e finalizar com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo da primeira alça.

Tapete coqueiro - passo a passo (81) Tapete coqueiro - passo a passo (82) Tapete coqueiro - passo a passo (83) Tapete coqueiro - passo a passo (84) Tapete coqueiro - passo a passo (85) Tapete coqueiro - passo a passo (86) Tapete coqueiro - passo a passo (87)

24 – Após finalizar a volta faça mais 4 pontos baixíssimos em cima dos pontos baixos da primeira alça. Em seguida faça ponto baixo em cima do 6º ponto de base como apresentado abaixo. (O ponto baixo ficará em cima do ponto do meio já que temos um total de 11 pontos na alça). 

Tapete coqueiro - passo a passo (88) Tapete coqueiro - passo a passo (89) Tapete coqueiro - passo a passo (90)

25 – Faça 10 correntes, siga para a segunda alça e prenda com ponto baixo em cima do ponto do meio… siga por toda a volta fazendo alças com 10 correntes. Finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo que fizemos para iniciar a primeira alça.

Tapete coqueiro - passo a passo (91) Tapete coqueiro - passo a passo (92) Tapete coqueiro - passo a passo (93) Tapete coqueiro - passo a passo (94)

26 – Agora vamos trabalhar pontos baixos nas alças e desta vez faremos 14 pontos baixos em cada alça. Para passar de uma alça para a outra não tem corrente de espaço… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo dos 14 que estão na primeira alça.

Tapete coqueiro - passo a passo (95) Tapete coqueiro - passo a passo (96) Tapete coqueiro - passo a passo (97) Tapete coqueiro - passo a passo (99)

27 – Faça mais 4 pontos baixíssimos em cima dos pontos de base. Observe que estaremos em cima do 5º ponto de base.

Tapete coqueiro - passo a passo (100) Tapete coqueiro - passo a passo (101)

28 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (102) Tapete coqueiro - passo a passo (103)

29 – Faça duas correntes de espaço e faça mais 3 pontos altos em pular nenhum ponto de base. Teremos 1 leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (104) Tapete coqueiro - passo a passo (105) Tapete coqueiro - passo a passo (106)

30 – Faça 3 correntes de espaço e vamos trabalhar pontos baixos na alça seguinte. Pule o primeiro ponto de base e faça uma sequência de 12 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 pontos de base no final.

Tapete coqueiro - passo a passo (107) Tapete coqueiro - passo a passo (108) Tapete coqueiro - passo a passo (109)

31 – Faça 3 correntes e na terceira alça faremos leque novamente… Pule 4 pontos de base e faça o leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… siga por toda a volta sempre intercalando as alças com 10 pontos baixos e leque na outra. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Teremos um total de 10 leques.

Tapete coqueiro - passo a passo (111) Tapete coqueiro - passo a passo (112) Tapete coqueiro - passo a passo (113) Tapete coqueiro - passo a passo (114) Tapete coqueiro - passo a passo (115) Tapete coqueiro - passo a passo (116) Tapete coqueiro - passo a passo (117)

32 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos seguintes.

Tapete coqueiro - passo a passo (119)

33 – Dentro do espaço de duas correntes que tem dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (121) Tapete coqueiro - passo a passo (122) Tapete coqueiro - passo a passo (123)

34 – Siga com ponto alto em cima dos pontos altos, em seguida faça 3 correntes de espaço, pule o primeiro ponto baixo da alça seguinte e prenda com ponto baixo em cima do segundo ponto de base.

Tapete coqueiro - passo a passo (124) Tapete coqueiro - passo a passo (125) Tapete coqueiro - passo a passo (126) Tapete coqueiro - passo a passo (127)

35 – Siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 10 pontos.

Tapete coqueiro - passo a passo (128) Tapete coqueiro - passo a passo (129)

36 – Faça 3 correntes e faça o leque seguinte exatamente como o primeiro… ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (130) Tapete coqueiro - passo a passo (131) Tapete coqueiro - passo a passo (132)

37 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Teremos um bloquinho com 3 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (134)

38 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e vamos fazer leque dentro do espaço de duas correntes. Faça 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos dentro do leque. Observe que teremos leque dentro leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (135) Tapete coqueiro - passo a passo (136) Tapete coqueiro - passo a passo (137)

39 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 pontos altos em cima dos pontos altos seguintes.

Tapete coqueiro - passo a passo (138) Tapete coqueiro - passo a passo (139)

40 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto baixo da alça seguinte e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 8 pontos baixos.

Tapete coqueiro - passo a passo (140) Tapete coqueiro - passo a passo (141) Tapete coqueiro - passo a passo (142) Tapete coqueiro - passo a passo (143) Tapete coqueiro - passo a passo (144)

41 – Faça 3 correntes e vamos repetir o que fizemos no leque anterior… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (145) Tapete coqueiro - passo a passo (146) Tapete coqueiro - passo a passo (147) Tapete coqueiro - passo a passo (148)

42 – Inicie a volta com 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto do bloquinho inicial. Faça duas correntes de espaço e vamos trabalhar ponto alto em cima dos 3 pontos altos do leque e 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes como apresentado nas imagens.

Tapete coqueiro - passo a passo (150) Tapete coqueiro - passo a passo (151) Tapete coqueiro - passo a passo (152)

43 – Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos novamente dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima dos 3 pontos altos seguinte.

Tapete coqueiro - passo a passo (153) Tapete coqueiro - passo a passo (155)

44 – Faça duas correntes de espaço, siga para o bloquinho seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (156) Tapete coqueiro - passo a passo (157)

45 – Faça 3 correntes de espaço, vamos para a próxima alça, pule o primeiro ponto baixo, siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 6 pontos baixos.

Tapete coqueiro - passo a passo (158) Tapete coqueiro - passo a passo (159)

46 – Faça 3 correntes e siga para o leque e repita o que fizemos no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (160) Tapete coqueiro - passo a passo (161) Tapete coqueiro - passo a passo (162) Tapete coqueiro - passo a passo (163) Tapete coqueiro - passo a passo (164)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência e finalizar nosso trabalho.

Parte 1

38 comentários em “Tapete coqueiro – Passo a passo

  1. Pefeito,perfeito e perfeito esse fapete coqueiro amei com certeza eu irei faze-lo tbm parabéns querido 😍😍😙

  2. Parabéns pelo site. Gosto muito dos modelos encontrados aqui. Estou tentando fazer este, mas ja está criando onda logo na terceira carreira. Devo apertadar mais os pontos? Ou será que ao longo do trabalho ele irá consertar?

  3. Olá! Eu comecei a fazer e ele foi ficando embabadado, parece que tem por toda demais e para um tapete não vai ficar legal. Tem alguma dica pra ele não ficar assim? Eu fiz os pontos todos certos conforme pede a receita.

    1. Oi Andreza, diminua a quantidade de correntes entre um leque e outro. Acredito que isso vai ajudar você resolver este problema em seu tapete.

  4. Boa noite Samuel,

    Que tapete lindo!! Parabéns por mais este trabalho!!
    Gostaria de saber de que tamanho ele fica se eu fizer com fio maxcolor nº 4. Será que reduz o tamanho pela metade? Queria fazer um menor (risos).
    Obrigada meu amigo!
    Grande abraço!

    Wilma

    1. Olá Wilma, muito obrigado pelo carinho e por suas palavras.

      Quanto ao tamanho do tapete não consigo afirmar se fica com metade do tamanho, com certeza vai ficar menor por conta do fio e também por utilizar uma agulha de numeração menor… metade acho difícil, acredito que ficará uns 15cm menor :)

      Um forte abraço,
      Samuel Ramos

  5. Boa noite.
    Samuel gostaria que tirasse uma dúvida. Sempre trabalhei com a linha ñ 8 . E vc usa a ñ 6. Em quais trabalhos vc recomenda a ñ 6 ?

    Qual a dica para trabalhos com a linha ñ 8?
    Acostumei com a ñ 8.

    As flores qual a numeração da linha se eu fizer um tapete comum a número 8 ?

    Aguardo, desde já agradeço. Estou desempregada sempre tive esse dom. Fazia só para meu uso próprio. Por isso estou pesquisando com vc. Qual ñ da linha vai me ajudar a ter uma renda mais barata. E agradar as pessoas que vou oferecer. Abraço. Cleusa Peixoto. SE PUDER ME RESPONDER ATÉ AMANHÃ AGRADEÇO MUITO. ESTOU PREPARANDO MEUS ACESSÓRIOS.

    1. Olá Cleusa, sempre trabalho com número 6 ou 8. Qualquer tapete você pode fazer com qualquer uma das duas numerações sem problema. Já para as flores eu prefiro o fio número 6 (Barroco multicolor) para que as flores fiquem mais delicadas.

      Mesmo fazendo as flores com fio número 6 não tem problema continuar o trabalho com fio número 8.

      Forte abraço e que Deus abençoe sempre.

  6. Amei ja estou fazendo porem encontrei um pequeno erro … onde vcs mandam diminuir os pontos baixos começou diminuição com dois pontos bx ai vcs repetem duas vezes q fica com 8 na diminuição …. Então qdo fica com 6 pra gente pra vcs fica com 8 confira q vcs vai ver mais muito obrigado estou fazendo e amando meu tapete novo bjso

  7. Outro maravilhoso trabalho. Acabei de fazer o tapete quadradinhos e já vou começar esse aí. Mas vou fazê-lo como um centro de mesa. Vai ficar lindo na minha mesa. Pena que não tenho o fio barroco aqui na Carolina do Norte e muito menos acharei esse linda cor. Mas como sempre irei improvisar. Samuel, continue nos presentiado com seus encantadores crochês. Que Deus te abençoe.

    1. Feliz por ver mais um comentário carinhoso seu aqui Rosangela!
      Uma pena não ter estes fios aí na terra do Tio San. Esta cor é realmente muito bonita.

      Forte abraço e que Deus a abençoe sempre.

  8. Lindo trabalho!! Acho que o item 30 esta errado fala que tem que fazer 10 pontos baixos mas na verdade são 12 pra dar certo la na frente. E na foto se aumentar vai ver que tem 12 pontos baixos

    1. Olá Daiane, você tem razão. E não pulam 2 e sim 1 ponto… na pressa da digitação acabei errando. Agradeço ter feito esta observação e me alertar, o erro não foi intencional :)

      Grande beijo e tudo de bom sempre!!!