Tapete flor camélia passo a passo parte 1

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes? Espero que consigam executar este trabalho seguindo as explicações deste passo a passo, mas em caso de dúvidas entre em contato através do formulário de contato ou nos comentários e vamos ajudar você.
Este passo a passo está dividido em 3 partes, e esta é a 1ª parte do passo a passo e vamos aprender como preparar os motivos e dar inicio ao nosso tapete. Abaixo estão os links para acessar as outras partes do passo a passo.

MATERIAIS  

IMG_6127 IMG_6129 IMG_6130
01 – Cada flor tem uma alça de 5 correntes entre uma folha e outra, justamente nela que vamos fazer a primeira volta. Então amarre o fio, faça ponto baixo e suba com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, fala mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto (este conjunto de pontos chamamos de leque)

IMG_6164 IMG_6165 IMG_6166 IMG_6167

02 – Faça uma correntinha de separação e vamos prender com ponto baixo pegando dois fios embaixo da folha. Veja as imagens abaixo.

IMG_6134 IMG_6167

03 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente e na alça seguinte faça outro leque. 

Vai ficar da seguinte forma:
1 leque
1 corrente
1 ponto baixo embaixo da folha
1 corrente
e segue para fazer leque na alça seguinte.

IMG_6135

04 – Ao finalizar a primeira volta, prenda com ponto baixíssimo, siga fazendo ponto baixíssimo até alcançar o meio do primeiro leque.

IMG_6137 IMG_6138 IMG_6139
04 – No meio do leque faça ponto baixo, e faça novamente mais um leque:
IMG_6140 IMG_6141 IMG_6142
05 – Faça uma corrente de separação, 1 ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito embaixo da folha, faça 2 correntinhas e mais um ponto alto ainda em cima do mesmo ponto baixo, 1 correntinha e siga para fazer o leque seguinte. Veja as imagens:
IMG_6143 IMG_6144 IMG_6145 IMG_6146 IMG_6147 IMG_6148
06 – Ao completar esta volta, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes, agora vamos trabalhar ponto alto em cima de ponto alto até chegar ao meio do leque onde faremos 2 pontos alto.
IMG_6150 IMG_6151 IMG_6152 IMG_6153

07 – Faça 2 correntes de separação, novamente 2 pontos alto dentro do leque e segue fazendo ponto alto em cima dos 3 pontos altos do leque

IMG_6154 IMG_6155

08 – Fica como a imagem abaixo, então faça uma corrente de separação e prenda com ponto baixo no intervalo de duas correntes entre os dois pontos alto.

IMG_6156

09 – Faça 1 correntinha e repita no leque seguinte o mesmo passo feito no anterior, segue assim até completar esta volta, finalize com ponto baixo, corte e arremate. Assim fica pronto o primeiro motivo, agora vamos repetir na segunda flor porém emendá-los.

IMG_6157 IMG_6159 IMG_6160 IMG_6161 IMG_6162 IMG_6163

10 – Na ultima volta do segundo motivo, ao chegar na metade de um dos leques não faça corrente de separação, prenda direto com ponto baixo no primeiro motivo e siga fazendo a volta, emenda-se em duas pontas como nas imagens abaixo:

IMG_6168 IMG_6169 IMG_6170 IMG_6171 IMG_6172 IMG_6173 IMG_6174 IMG_6176 IMG_6178

11 – Ao completar a volta, corte e arremate e vamos trabalhar o terceiro motivo.  Se for fazer um tapete com apenas duas flores não corte o fio, pule diretamente para o passo seguinte:
IMG_6179
12 – No terceiro motivo, veja que 5 leques e meio, para emendar, assim ele fica em uma ótima posição para continuar o trabalho
IMG_6180 IMG_6181 IMG_6182

13 – Ao emendar o terceiro motivo fica assim:

IMG_6183

Para que a postagem não fique muito longa, vou continuar o passo seguinte em outra postagem mas você encontra facilmente aqui no blog.

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARE 2
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3

FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO – FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

91 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 1

    1. Oi Tânia, o tamanho exato é difícil saber, mas vai ficar bem próximo deste tamanho.
      Com 3 flores o meu ficou com 1 metro, se eu color mais uma flor ele vai aumentar exatamente o comprimento que fica o motivo pronto que é realmente uns 20cm.

      Com 3 flores fica menor e com 5 fica maior… então a solução é mesmo fazer com 4 flores.

    1. Oi Selma, depende do material que vai utilizar, mas normalmente você vai gastar menos de R$50,00 utilizando bons produtos para fazer seu tapete.