Tapete flor camélia passo a passo parte 1

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes? Espero que consigam executar este trabalho seguindo as explicações deste passo a passo, mas em caso de dúvidas entre em contato através do formulário de contato ou nos comentários e vamos ajudar você.
Este passo a passo está dividido em 3 partes, e esta é a 1ª parte do passo a passo e vamos aprender como preparar os motivos e dar inicio ao nosso tapete. Abaixo estão os links para acessar as outras partes do passo a passo.

MATERIAIS  

IMG_6127 IMG_6129 IMG_6130
01 – Cada flor tem uma alça de 5 correntes entre uma folha e outra, justamente nela que vamos fazer a primeira volta. Então amarre o fio, faça ponto baixo e suba com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, fala mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto (este conjunto de pontos chamamos de leque)

IMG_6164 IMG_6165 IMG_6166 IMG_6167

02 – Faça uma correntinha de separação e vamos prender com ponto baixo pegando dois fios embaixo da folha. Veja as imagens abaixo.

IMG_6134 IMG_6167

03 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente e na alça seguinte faça outro leque. 

Vai ficar da seguinte forma:
1 leque
1 corrente
1 ponto baixo embaixo da folha
1 corrente
e segue para fazer leque na alça seguinte.

IMG_6135

04 – Ao finalizar a primeira volta, prenda com ponto baixíssimo, siga fazendo ponto baixíssimo até alcançar o meio do primeiro leque.

IMG_6137 IMG_6138 IMG_6139
04 – No meio do leque faça ponto baixo, e faça novamente mais um leque:
IMG_6140 IMG_6141 IMG_6142
05 – Faça uma corrente de separação, 1 ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito embaixo da folha, faça 2 correntinhas e mais um ponto alto ainda em cima do mesmo ponto baixo, 1 correntinha e siga para fazer o leque seguinte. Veja as imagens:
IMG_6143 IMG_6144 IMG_6145 IMG_6146 IMG_6147 IMG_6148
06 – Ao completar esta volta, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes, agora vamos trabalhar ponto alto em cima de ponto alto até chegar ao meio do leque onde faremos 2 pontos alto.
IMG_6150 IMG_6151 IMG_6152 IMG_6153

07 – Faça 2 correntes de separação, novamente 2 pontos alto dentro do leque e segue fazendo ponto alto em cima dos 3 pontos altos do leque

IMG_6154 IMG_6155

08 – Fica como a imagem abaixo, então faça uma corrente de separação e prenda com ponto baixo no intervalo de duas correntes entre os dois pontos alto.

IMG_6156

09 – Faça 1 correntinha e repita no leque seguinte o mesmo passo feito no anterior, segue assim até completar esta volta, finalize com ponto baixo, corte e arremate. Assim fica pronto o primeiro motivo, agora vamos repetir na segunda flor porém emendá-los.

IMG_6157 IMG_6159 IMG_6160 IMG_6161 IMG_6162 IMG_6163

10 – Na ultima volta do segundo motivo, ao chegar na metade de um dos leques não faça corrente de separação, prenda direto com ponto baixo no primeiro motivo e siga fazendo a volta, emenda-se em duas pontas como nas imagens abaixo:

IMG_6168 IMG_6169 IMG_6170 IMG_6171 IMG_6172 IMG_6173 IMG_6174 IMG_6176 IMG_6178

11 – Ao completar a volta, corte e arremate e vamos trabalhar o terceiro motivo.  Se for fazer um tapete com apenas duas flores não corte o fio, pule diretamente para o passo seguinte:
IMG_6179
12 – No terceiro motivo, veja que 5 leques e meio, para emendar, assim ele fica em uma ótima posição para continuar o trabalho
IMG_6180 IMG_6181 IMG_6182

13 – Ao emendar o terceiro motivo fica assim:

IMG_6183

Para que a postagem não fique muito longa, vou continuar o passo seguinte em outra postagem mas você encontra facilmente aqui no blog.

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARE 2
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3

FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO – FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

101 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 1

  1. Este é o segundo modelo de jogo de banheiro que faço, tudo explicado com riqueza de detalhes. Parabéns! E obrigado por disponibilizar estes passos a passo. Sempre que vou confeccionarelatar alguma peça primeiro dou uma olhada aqui pra ver se tem algum modelo. Bjs!

    1. Obrigado Jucy!!!!
      Fico feliz que tenha gostado das explicações aqui do blog. Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!!

    1. Oi Tânia, o tamanho exato é difícil saber, mas vai ficar bem próximo deste tamanho.
      Com 3 flores o meu ficou com 1 metro, se eu color mais uma flor ele vai aumentar exatamente o comprimento que fica o motivo pronto que é realmente uns 20cm.

      Com 3 flores fica menor e com 5 fica maior… então a solução é mesmo fazer com 4 flores.

    1. Oi Selma, depende do material que vai utilizar, mas normalmente você vai gastar menos de R$50,00 utilizando bons produtos para fazer seu tapete.

    1. Oi Alessandra, depende muito do tamanho dos pontos de cada pessoa, mas acredito que com 10 flores ela ficará com uma medida bem próximo de 4 metros.

  2. Quando comecei a fazer crochê , não podia pagar um curso então sofri muito ,mas com muita dificuldade consegui aprender sozinha . Depois comecei com ajuda das revistas e da internet e fui melhorando ,mas agora encontrei esse site é vcs e foi maravilhoso poder criar uma peça de tapeçaria tão linda e foi tão fácil ,que me emocionou .Agradecer e desejar um milhão de bênçãos ainda será pouco para expressar minha gratidão . Então só posso continuar a aprender .Muito obrigada pelo carinho .Deus abençoe tds vcs desse abençoado site .bjos

  3. No puedo dejar de admirar las bellezas que comparten!!! Amo este blog!! Dios los bendiga grandemente y siempre los ilumine!!! Infinitamente agradecida!!!!

  4. Gostaria de saber se posso trabalhar esse tapete camélia com o fio n.8 …Mais uma vez parabéns pelo trabalho e vocês o blog e excelente.

  5. Gostaria de saber quanto de material se usa para fazer um tapete com a flor camélia. Com 6 flores e com barbante cru n 6 .obgdo

  6. olá,gostei mto de tudo q vi no site obrigado por nos ajudar com esses passo a passo.gostaria de saber quantas flores devo usar pra fazer o tapete camélia tamanho 1,50 mts.

    1. Oi Rosângela, esta é uma pergunta difícil porque depende muito do tamanho dos pontos de cada pessoa. Com a medida exata acredito não ser possível por ser modelo oval e com quantidade de voltas já determinado… mas a quantidade que mais se aproxima de 1,50 mts com os meus pontos são 4 flores. Com 5 flores passa um pouco e com 6 flores chega a quase 2,00 mts.

  7. gostaria de dar os parabens pelos trabalhos maravilhosos que vc faz

    e tambem por compartilhar seus passos a passos parabens

  8. parabens lindossss e maravilhosos, perfeitos, sua explicação é a porta para o sucessooo explica muitooo

    !!!!!! ameiiiiiiiiiiiii

  9. Bom dia, adorei a sua explicação, mas gostaria de imprimir mais não dei conta. Podeira me ajudar a imprimir. Desde já agradeço.

  10. ola adoro seu trabalho ,sempre muito lindos ..gostaria de fazer com outra flor ..qual vc indicaria ?desde já agradeço . é dar pra fazer com duas flor nesse modelinho?

  11. ola adoro seu trabalho ,sempre muito lindos ..gostaria de fazer com outra flor ..qual vc indicaria ?desde já agradeço

  12. boa tarde! gostaria de tirar uma duvida quando e pra finalizar a volta esta falando que é com ponto baixo mais e com ponto baixo mesmo ou ponto baixíssimo

    1. Olá Jane, todas as finalizações são com ponto baixíssimo, posso ter errado na digitação, por favor me diga em que parte está que farei verificação e correção.

      1. Bom dia,fico muito agradecida pela sua atenção a minha duvida e na sexta volta muito obrigada só visualizei agora fico muito grata.

  13. Olá,é lindo esse tapete, já fiz o meu.
    Gostaria muito de fazer um jogo de banheiro com esse modelo.
    Vcs poderiam fazer o passo a passo pra gente né?

      1. amei consegui fazer pelo seu passo a passo, temos q agradecer a todas as pessoas que nós divide oque sabe obrigada…..

  14. Olá, muito obrigada pela explicação, eu vi esse tapete e queria muito fazer, mas não sabia como, e agora consegui achar a sua explicação, adorei, é muito lindo esse jogo!

  15. Olá, se eu for fazer um tapete com mais flores, como eu olha qual a melhor posição pra continuar emendando as flores??

  16. Olá, vocês tem o gráfico do jogo de banheiro desse tapete. Estou precisando, mas não consegui encontrar. Obrigada

    1. Oi Joana, os jogos de banheiro feitos com este modelos são criações a partir deste tapete. Não tem o gráfico do jogo completo. Este tapete está na revista crochetando com Marcelo Nunes porém apenas o tapete.