Tapete folhagem – Passo a passo

Que tal fazer um lindo tapete para sala? Este é o TAPETE FOLHAGEM e neste passo a passo vou detalhar todos os passos para você fazer o seu.

Este eu fiz utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A e seguindo com as maravilhosas cores candy. Se fizer o seu conte pra gente!

Este tapete pode ser feito com fios mais finos e utilizar como toalha de mesa, pode também fazer o tapete de barbante ou com outra numeração de agulha sem problema algum.

Tapete folhagem passo a passo com gráfico

MATERIAIS:

Veja como fica lindo este modelo! O tamanho é ideal para utilizar na sala, com pouco menos de 3 novelos ele fica medindo 138cm de diâmetro.

Tapete folhagem (2)

01 – Inicie com ANEL MÁGICO, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico, puxe a ponta do fio para fechar e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (1) Tapete folhagem - passo a passo (2) Tapete folhagem - passo a passo (3) Tapete folhagem - passo a passo (4)

02 – Faça 5 correntes e faça ponto alto no próximo ponto de base, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no ponto seguinte… Siga fazendo por toda a volta, sempre com duas correntes de espaço e sem pular nenhum ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar.

Tapete folhagem - passo a passo (5) Tapete folhagem - passo a passo (6) Tapete folhagem - passo a passo (7) Tapete folhagem - passo a passo (8)

03 – Na parte de trás você pode esconder a ponta de fio utilizando uma agulha de tapeceiro!

Tapete folhagem - passo a passo (9)

04 – Continuando nosso trabalho, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete folhagem - passo a passo (10) Tapete folhagem - passo a passo (11) Tapete folhagem - passo a passo (12)

05 – Faça uma corrente e no próximo espaço de duas correntes faça novamente 3 pontos altos… siga fazendo os bloquinhos nos espaços de duas correntes sempre com uma corrente entre um bloquinho e outro. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (13) Tapete folhagem - passo a passo (14) Tapete folhagem - passo a passo (15) Tapete folhagem - passo a passo (16)

06 – Agora vamos trabalhar bloquinhos de 3 pontos altos finalizados juntos… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto (se seu ponto for mais solto bastam duas correntes) Enrole o fio na agulha e no próximo ponto de base faça apenas a primeira fase de um ponto alto, observe que a última laçada ficará na agulha.

Tapete folhagem - passo a passo (17) Tapete folhagem - passo a passo (18) Tapete folhagem - passo a passo (19)

07 – Enrole o fio na agulha novamente, faça a primeira fase do ponto alto no terceiro ponto de base e então teremos 3 alças na agulha. Pegue o fio e passe dentro de todas as laçadas finalizando todos os pontos juntos.

Tapete folhagem - passo a passo (20) Tapete folhagem - passo a passo (21) Tapete folhagem - passo a passo (22) Tapete folhagem - passo a passo (23)

08 – Faça 4 correntes, siga para o próximo bloquinho de base e vamos fazer novamente os 3 pontos altos finalizados juntos… Faça apenas a primeira faze dos 3 pontos e teremos 4 laçadas na agulha já que temos a laçada da corrente… Finalize tudo junto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro grupinho de 3 pontos altos finalizados juntos.

Tapete folhagem - passo a passo (24) Tapete folhagem - passo a passo (25) Tapete folhagem - passo a passo (26) Tapete folhagem - passo a passo (27) Tapete folhagem - passo a passo (28) Tapete folhagem - passo a passo (29) Tapete folhagem - passo a passo (30) Tapete folhagem - passo a passo (31)

09 – Faça 9 correntes e em seguida faça ponto alto duplo em cima do grupinho seguinte.

Tapete folhagem - passo a passo (32) Tapete folhagem - passo a passo (33) Tapete folhagem - passo a passo (34)

10 –  Faça 5 correntes de espaço e faça ponto alto duplo em cima do próximo grupinho… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 9 que fizemos para iniciar a volta.

Tapete folhagem - passo a passo (36) Tapete folhagem - passo a passo (37) Tapete folhagem - passo a passo (38) Tapete folhagem - passo a passo (40)

11 – Faça 3 correntes (ou duas se seu ponto for mais solto) para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos em cima do mesmo ponto de base, faça 5 correntes de espaço e faça 3 pontos altos em cima do próximo ponto alto duplo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete folhagem - passo a passo (41) Tapete folhagem - passo a passo (42) Tapete folhagem - passo a passo (43) Tapete folhagem - passo a passo (44) Tapete folhagem - passo a passo (45) Tapete folhagem - passo a passo (46) Tapete folhagem - passo a passo (47) Tapete folhagem - passo a passo (48)

12 – Inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça novamente ponto alto em cima do mesmo ponto alto de base. Faça ponto alto em cima do último ponto de base.

Tapete folhagem - passo a passo (49) Tapete folhagem - passo a passo (50) Tapete folhagem - passo a passo (51) Tapete folhagem - passo a passo (52) Tapete folhagem - passo a passo (53)

13 – Faça 4 correntes de espaço, no próximo leque repita 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base que foi feito o último ponto alto, faça ponto alto no ponto seguinte… 4 correntes de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (54) Tapete folhagem - passo a passo (55) Tapete folhagem - passo a passo (56) Tapete folhagem - passo a passo (57) Tapete folhagem - passo a passo (58) Tapete folhagem - passo a passo (59) Tapete folhagem - passo a passo (60) Tapete folhagem - passo a passo (61) Tapete folhagem - passo a passo (62)

14 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base. Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na corrente de espaço que tem a frente.

Tapete folhagem - passo a passo (65) Tapete folhagem - passo a passo (66) Tapete folhagem - passo a passo (67) Tapete folhagem - passo a passo (68) Tapete folhagem - passo a passo (69)

15 – Faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete folhagem - passo a passo (70) Tapete folhagem - passo a passo (71)

16 – Faça 3 correntes de espaço e siga para o próximo bloco onde vai repetir novamente, 2 pontos altos, uma corrente de espaço, ponto alto no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e siga com mais 2 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (72) Tapete folhagem - passo a passo (73) Tapete folhagem - passo a passo (74) Tapete folhagem - passo a passo (75) Tapete folhagem - passo a passo (76) Tapete folhagem - passo a passo (77) Tapete folhagem - passo a passo (78)

17 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do mesmo ponto de base que está no meio.

Tapete folhagem - passo a passo (79) Tapete folhagem - passo a passo (80) Tapete folhagem - passo a passo (81) Tapete folhagem - passo a passo (82)

18 – Faça duas correntes de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete folhagem - passo a passo (83) Tapete folhagem - passo a passo (84)

19 – Para passar de um leque para o outro são duas correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (85) Tapete folhagem - passo a passo (86) Tapete folhagem - passo a passo (87) Tapete folhagem - passo a passo (88) Tapete folhagem - passo a passo (89)

20 – Inicie a volta com 4 correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto que está no grupinho seguinte…

Tapete folhagem - passo a passo (90) Tapete folhagem - passo a passo (91) Tapete folhagem - passo a passo (92)

21 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto alto… novamente sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no primeiro ponto do último grupinho, duas correntes e ponto alto em cima do último ponto de base. Veja que ficamos um 3 pontos em forma de “V” em cima do leque.

Tapete folhagem - passo a passo (93) Tapete folhagem - passo a passo (94) Tapete folhagem - passo a passo (95) Tapete folhagem - passo a passo (96)

22 – Faça duas correntes de espaço, siga para o próximo leque onde vamos repetir os passos anteriores para formar novamente 3 pontos em “V”. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (97) Tapete folhagem - passo a passo (98) Tapete folhagem - passo a passo (99) Tapete folhagem - passo a passo (100) Tapete folhagem - passo a passo (101) Tapete folhagem - passo a passo (102)

23 – Inicie a volta fazendo ponto baixo dentro do primeiro espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo espaço.

Tapete folhagem - passo a passo (103) Tapete folhagem - passo a passo (104) Tapete folhagem - passo a passo (105)

24 – Faça uma corrente e siga com 2 pontos altos no próximo espaço de duas correntes… Siga fazendo 2 pontos altos em todos os espaços de duas correntes sempre fazendo uma corrente entre um grupinho e outro.

Tapete folhagem - passo a passo (106) Tapete folhagem - passo a passo (107) Tapete folhagem - passo a passo (108)

25 – Entre um leque e outro tem duas correntes de espaço, então faça 2 pontos altos também… nesta volta a regra é ignorar os leques e seguir fazendo 2 pontos altos em cada espaço. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete folhagem - passo a passo (109) Tapete folhagem - passo a passo (110) Tapete folhagem - passo a passo (111)

26 – Faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente. Faça 5 correntes e faça ponto alto no próximo espaço.

Tapete folhagem - passo a passo (112) Tapete folhagem - passo a passo (113) Tapete folhagem - passo a passo (114)

27 – Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto no espaço seguinte… novamente 3 correntes de espaço e ponto alto no próximo espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.

Tapete folhagem - passo a passo (115) Tapete folhagem - passo a passo (116) Tapete folhagem - passo a passo (117)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A continuação do trabalho você pode conferir aqui no blog!

Parte 2  – Parte 3

26 comentários em “Tapete folhagem – Passo a passo

  1. ola, encontrei o site procurando ideias para tapetes de crochê, e adorei. eu vi esse modelo e tive a ideia de faze-lo em fio de malha, vocês acham que é possível, nao ficará enrugado? alguém ja fez?

    1. Oi Denise, nunca fiz com fio de malha mas, acredito que não terá problema algum.
      Se fizer mande foto pra crochetapetes@gmail.com e me autorize colocar no final desta postagem com os créditos para que outros possam se inspirar.
      Grato.

  2. Olá!
    Seu site tem os melhores PAPs que já encontrei, parabéns!
    Comecei a fazer o tapete folhagem com o barbante 6 e agulha 3,5mm, como recomendado. Mas estou com problema: após a 6ª volta, meu tapete começou a embabadar, desmanchei e refiz até a 8ª volta e o problema continuou. Aconteceu o mesmo com o tapete russo, e tive que fazer modificações diminuindo correntes, etc. O que será que estou fazendo de errado?
    Abraços

    1. Oi Taciane, muito obrigado pelo carinho!

      Quanto aos tapetes acredito que seus pontos estão mais soltos que os meus, experimente utilizar uma agulha de numeração menor para ver se da certo. Para o fio 6 utilize a 3.0
      Com agulha mais fina os pontos ficam menores e pode ser que isso resolva o problema.

      Forte abraço.

  3. Boa tarde Samuel queria te parabenizar pelo belíssimo trabalho que você faz,gostaria te pedir quando puder fazer um tapete para sala retangular desde já agradeço.

  4. Olá. Estou na 11 carreira e meu tapete está ficando com babados isso é normal? Estou fazendo conforme os passo a passo será que ele Melhora?

    1. Olá Mielly, como pode ver na minhas imagens o meu não ficou formando babados não. Pode ser a diferença de pontos que está causando isso.

  5. Boa noite Samuel eu me apaixonei por esse tapete eu queria pedir sua ajuda eu adorei o bico de acabamento do tapete girassol e queria saber se é possível fazer o bico nesse tapete se vc podia me dar alguma dica ou me falar o que devo fazer para que der certo o bico nesse trabalho aqui e mais uma vez parabéns e obrigado fico no aguardo ansiosa

    1. Oi Natalia, da para adaptar sim.
      Na penúltima volta faça as alças mais justas e depois faça uma volta toda em ponto alto. Quando fizer me envie uma mensagem para crochetapetes@gmail.com e me diga com quantos pontos altos ficou e ajudo você fazer a divisão para seguir com o acabamento igual ao que fiz no tapete girassol. :)

      Fico no aguardo.

      1. Muito obriga Samuel assim que fazer as carreiras eu te mando sim obrigada pela atenção e pelo carinho abraços 😊😊😊

  6. oi amei esse tapete
    mas acho que tem falha no link da parte 2 é igual à parte 1
    pelo que entendi a parte 1 termina na volta 27 e a parte 3 começa na volta 59
    no aguardo e parabeeennns pelo trabalho

  7. Olá bom dia!!
    Gostei muito do seu site, adorei esse tapete e comecei a fazer, quando vai sair as outras partes?

    Parabéns!!!

    1. Olá Silene, já estou digitando e assim que terminar já libero aqui no blog.
      Obrigado pelo carinho e bom trabalho!