Tapete Girassol – Passo a passo parte 4

Esta é a quarta e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GIRASSOL criado pela artesã CLEIDE PÉRTILE. O inicio do passo a passo está disponível aqui no blog!

O tapete foi todo confeccionado com os fios Barroco da Círculo S/A. e a lista de materiais são para o tapete completo.

Parte 1 – Parte 2 – Parte 3

Tapete girassol passo a passo (5)

MATERIAIS

Chegamos na última parte do passo a passo. Se você chegou até aqui parabéns, faltam pouco para concluir este lindo tapete!

Tapete girassol passo a passo (1)

82 – 31ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e em 3 das 4 correntes que temos a frente, em seguida faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete girassol - passo a passo (396) Tapete girassol - passo a passo (397) Tapete girassol - passo a passo (398)

83 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto, faça 1 ponto alto na alça seguinte e teremos uma sequência de 7 pontos altos. Faça 9 correntes de espaço, pule o bloquinho a frente e vamos seguir já para o próximo bloco fazendo uma sequência de 7 pontos altos iniciando na alça e terminando na alça seguinte. Observe as imagens:

Tapete girassol - passo a passo (399) Tapete girassol - passo a passo (400) Tapete girassol - passo a passo (401) Tapete girassol - passo a passo (402) Tapete girassol - passo a passo (403)

84 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (404) Tapete girassol - passo a passo (405) Tapete girassol - passo a passo (406)

85 – 32ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete girassol - passo a passo (407) Tapete girassol - passo a passo (408)

86 – Chegando na alça de 9 correntes vamos fazer um ponto alto em cada corrente, veja que fiz os pontos altos nas correntes e não abraçando a alça… A volta não tem aumento… são feitos pontos altos em cima dos pontos altos dos bloquinhos e 1 ponto alto para cada corrente. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (409) Tapete girassol - passo a passo (410) Tapete girassol - passo a passo (411) Tapete girassol - passo a passo (412) Tapete girassol - passo a passo (413) Tapete girassol - passo a passo (414) Tapete girassol - passo a passo (415)

87 – 33ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, desta vez sempre que chegar na direção do ponto alto do meio do bloquinho vamos fazer 2 pontos altos juntos. Veja na terceira imagem que apontei com a agulha, sempre que chegar na metade de um dos bloquinhos abaixo faça o aumento de pontos.

Tapete girassol - passo a passo (416) Tapete girassol - passo a passo (417) Tapete girassol - passo a passo (418) Tapete girassol - passo a passo (419) Tapete girassol - passo a passo (420) Tapete girassol - passo a passo (421)

88 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (422) Tapete girassol - passo a passo (423)

Agora chegou a hora de escolher que tipo de acabamento você prefere. Se quer o acabamento como está na primeira imagem basta seguir o passo a passo a baixo. Se quer o acabamento como fiz neste tapete da segunda imagem clique AQUI  e siga a partir do passo 37. Na segunda imagem estou mostrando outro modelo de tapete, mas o acabamento é lindo e inclusive a artesã Cleide Pértile utilizou em alguns de seus tapetes, ficou lindo!

Tapete girassol - passo a passo (504) Captura de tela inteira 04022017 214244

Escolheu o primeiro modelo? então vamos continuar…

89 – 34ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 5 pontos altos. Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça 10 pontos altos, isso mesmo, são dez pontos altos… o primeiro bloquinho deixei com 6 pontos para facilitar ao terminar a volta, mas vamos completar este primeiro grupinho também quando chegar no final da volta.

Tapete girassol - passo a passo (424) Tapete girassol - passo a passo (425) Tapete girassol - passo a passo (426) Tapete girassol - passo a passo (427) Tapete girassol - passo a passo (428) Tapete girassol - passo a passo (429)

90 – Novamente 5 correntes, pula 5 pontos de base e faça 10 pontos altos… siga por toda a volta e se você fez tudo certinho nas voltas anteriores vamos terminar completando o primeiro grupo que também ficará com 10 pontos altos. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (430) Tapete girassol - passo a passo (431) Tapete girassol - passo a passo (432) Tapete girassol - passo a passo (433) Tapete girassol - passo a passo (434) Tapete girassol - passo a passo (435)

91 – 35ª volta – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 3 pontos baixos. Observe que vão sobrar 2 pontos de base. Enrole o fio na agulha e faça 10 pontos altos na alça de 5 correntes.

Tapete girassol - passo a passo (436) Tapete girassol - passo a passo (437) Tapete girassol - passo a passo (438) Tapete girassol - passo a passo (439) Tapete girassol - passo a passo (440)

92 – Sem fazer corrente de espaço vamos pular 2 pontos de base e prender com ponto baixo. Siga com mais 5 pontos baixos e vão sobrar 2 pontos de base no final, agora basta repetir… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para formar o primeiro ponto baixo.

Tapete girassol - passo a passo (441) Tapete girassol - passo a passo (442) Tapete girassol - passo a passo (443) Tapete girassol - passo a passo (444) Tapete girassol - passo a passo (445) Tapete girassol - passo a passo (446)

93 – 36ª volta – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, faça ponto baixo em cima do próximo ponto e vão sobrar 2 pontos de base.

Tapete girassol - passo a passo (447) Tapete girassol - passo a passo (448)

94 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio duas vezes na agulha e vamos fazer ponto alto duplo em relevo pegando por baixo do primeiro ponto alto dos 10 que temos no leque a frente.

Tapete girassol - passo a passo (449) Tapete girassol - passo a passo (450)  Tapete girassol - passo a passo (451) Tapete girassol - passo a passo (452)

95 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio duas vezes na agulha e faça o segundo ponto alto duplo e em relevo… Vamos fazer 10 pontos altos duplos em relevo sempre com uma corrente de espaço entre um e outro. Ao final faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 2 pontos baixos… Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.

Tapete girassol - passo a passo (453) Tapete girassol - passo a passo (454) Tapete girassol - passo a passo (455) Tapete girassol - passo a passo (456) Tapete girassol - passo a passo (457) Tapete girassol - passo a passo (458) Tapete girassol - passo a passo (459) Tapete girassol - passo a passo (460) Tapete girassol - passo a passo (461) Tapete girassol - passo a passo (462) Tapete girassol - passo a passo (463) Tapete girassol - passo a passo (464)

96 – 37ª volta – Siga com ponto baixíssimo até chegar em cima do primeiro ponto alto duplo. Faça ponto baixo no espaço a frente, 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço.

Tapete girassol - passo a passo (465) Tapete girassol - passo a passo (466) Tapete girassol - passo a passo (467) Tapete girassol - passo a passo (468)

97 – Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… siga até o penúltimo espaço.

Tapete girassol - passo a passo (469) Tapete girassol - passo a passo (470) Tapete girassol - passo a passo (471)

98 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no segundo espaço do próximo leque. Veja que o último espaço deste leque e o primeiro do leque seguinte vão ficar vazios… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete girassol - passo a passo (472) Tapete girassol - passo a passo (473) Tapete girassol - passo a passo (474) Tapete girassol - passo a passo (475) Tapete girassol - passo a passo (476) Tapete girassol - passo a passo (477)

99 – 38ª volta – Em cada leque temos 8 alças com 3 correntes. Faça 2 pontos baixos na primeira alça (se seu ponto for mais solto faça apenas 1 ponto baixo) 

Tapete girassol - passo a passo (478) Tapete girassol - passo a passo (479)

100 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um PONTO PICÔ.

Tapete girassol - passo a passo (480) Tapete girassol - passo a passo (481) Tapete girassol - passo a passo (482)

101 – Após o ponto picô vamos fazer 2 pontos baixos na próxima alça (se seu ponto é mais solto faça apenas um ponto baixo)… Repita 1 ponto picô e faça 2 pontos baixos na terceira alça. Novamente ponto picô e 2 pontos baixos na quarta alça.

Tapete girassol - passo a passo (483) Tapete girassol - passo a passo (484) Tapete girassol - passo a passo (485) Tapete girassol - passo a passo (486) Tapete girassol - passo a passo (487) Tapete girassol - passo a passo (488)

102 – Agora vamos fazer  um ponto picô com 5 correntes, ele é feito quase da mesma forma que os anteriores, a diferença é que ao invés de 3 correntes ele tem 5 correntes…

Tapete girassol - passo a passo (489) Tapete girassol - passo a passo (490) Tapete girassol - passo a passo (491)

103 – Após o ponto picô com 5 correntes prende com 2 pontos baixos na laça seguinte… siga repetindo até completar mais 3 pontos picôs e após prender com ponto baixo na última alça não faremos corrente de espaço. Siga para o leque seguinte prendendo novamente com 2 pontos baixos na primeira alça e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate, o tapete estará pronto!

Tapete girassol - passo a passo (492) Tapete girassol - passo a passo (493) Tapete girassol - passo a passo (494) Tapete girassol - passo a passo (495) Tapete girassol - passo a passo (496)

Vejam que lindo tapete!

Tapete girassol - passo a passo (497) Tapete girassol - passo a passo (498) Tapete girassol - passo a passo (499) Tapete girassol - passo a passo (500) Tapete girassol - passo a passo (501) Tapete girassol - passo a passo (502) Tapete girassol - passo a passo (503) Tapete girassol - passo a passo (504) Tapete girassol - passo a passo (505)

Minha cadelinha como sempre, adora :)

Tapete girassol - passo a passo (506) Tapete girassol - passo a passo (507) Tapete girassol - passo a passo (508)

Gente, quero fazer um agradecimento especial à artesã CLEIDE PÉRTILE, fico sem palavras para retribuir tanta generosidade e desprendimento que ela teve em permitir que este belíssimo modelo fosse compartilhado com vocês. Este tapete é tão gostoso de fazer que fico com vontade fazer vários rsrsrs. Ele fica com um tamanho excelente e caimento perfeito! Obrigado de coração Cleide.

Parte 1Parte 2Parte 3

30 comentários em “Tapete Girassol – Passo a passo parte 4

    1. Infelizmente não tenho o gráfico. Este tapete é uma adaptação do modelo criado pela artesã Cleide Pértile. No formato que está aqui no blog nunca foi publicado em revistas :)

  1. Nossa vc é muito rápido, eu não conseguiria em 2 dias,apesar de q tenho muitas coisas p fazer e filhos p arrumar e dar d come pra irem à escola,mesmo assim não consigo fazer tão rápido,parabéns.

    1. Oi Elis, cada um trabalha em um ritmo e demorar mais tempo não é nenhum defeito, o importante é fazer com carinho :)

      Forte abraço.

  2. Oi, queria dizer que esse trabalho é lindo e acabei de fazer o meu. Mas tenho algo para completar, pois a linha branca que diz ser três novelos que foi indicado não deu. Foi preciso mas um, fica a dica pra colocar no material pedido.

    1. Olá Remédios, fico feliz que tenha concluído seu tapete.
      Então minha lista está correta, gastei apenas 3 novelos de branco, acredito que seus pontos sejam mais soltos que os meus e por isso tenha gastado mais novelos.
      Pode me dizer o tamanho que ficou o seu?

      Grato.

    1. Olá Elis, apesar de nunca ter feito sem fotografar (este é o único que fiz) acredito que em 2 dias consigo concluir.

  3. Oi Samuel tenho fio comprado para fazer mas uma cor somente tem como sei que a flor não vai destacar mas amei o acabamento dele

    1. Oi Priscila, realmente não destaca mas fica lindo mesmo assim, o detalhe do acabamento realmente deixa este tapete muito bonito.

  4. Vou fazer esse tapete. Fiquei apaixonada por ele. Meu parabéns pela obra de arte. Estou sem palavras pra expressar essa maravilha. Muito lindo!

    1. Obrigado pelo carinho Nancy!
      Essa criação da Cleide é realmente maravilhosa e vale muito a pena fazer.
      Forte abraço e bom trabalho.

    1. Olá Elis, este eu fiz fotografando o passo a passo para postar aqui, então nem pode contar como referência o tempo que gastei :) mas, gastei 5 dias.

    1. Olá Tania, feio não fica porque tem os pontos a frente que fazem a definição mas a parte centrar será lisa com pontos altos… ficaria ótimo para aplicação de flores também!

  5. adorei, quando tiver um tempinho vou fazer.
    pela minhas contas vai sair um pouco caro os materiais…. mais vale a pena

    1. Vale muito a pena Fernanda, o resultado é um tapete muito imponente, com certeza quem vê vai valorizar.