Tapete grande para sala – Passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GRANDE PARA SALA. Se você está procurando as outras partes do passo a passo veja que deixei os links no final da página.

A lista de materiais são para o trabalho completo, estou reapresentando aqui apenas para que possam visualizar com rapidez.

Tapete grande para sala (1)

MATERIAIS

No passo anterior terminamos com 3 motivos prontos sendo que o último não cortamos o fio. Como já expliquei no passo anterior você pode fazer quantos motivos desejar e isso vai alterar apenas o comprimento do tapete.

       

Tapete grande para sala (144

Para unir os motivos basta costurar uma hélice na outra sempre combinando a mesma direção dos pontos altos. Vou utilizar o na cor azul apenas para ficar mais visível, mais você vai ver que fiz a emenda utilizando a mesma cor do trabalho que está em andamento.

26 – Corte um pedaço de fio que tenha um pouco mais de 4 vezes a largura da hélice. Coloque na agulha.

Tapete grande para sala (153) Tapete grande para sala (154)

27 – Inicie a costura de baixo para cima no primeiro ponto alto da hélice do motivo que está a esquerda deixando sobrar uma ponta de fio para fazer o acabamento. Em seguida passe de cima para baixo no primeiro alto da hélice no motivo da direita. Conduza a agulha para passar de baixo para cima no segundo ponto alto da hélice do motivo da esquerda… Agora só ir repetindo e ajustando os pontos para que fiquem bem unidos. Observe as imagens:

Tapete grande para sala (155) Tapete grande para sala (156) Tapete grande para sala (157) Tapete grande para sala (159)

28 – Aqui já fiz a costura com a mesma cor de fio… Chegando no final esconda parte das pontas de fio, divida em duas partes, amarre bem e corte as sobras. Os motivos ficam unidos apenas em uma hélice.

Tapete grande para sala (160) Tapete grande para sala (161) Tapete grande para sala (162) Tapete grande para sala (163)

29 – Repita a costura para unir o terceiro motivo. Veja que deixei a parte onde finalizei o terceiro motivo bem próximo onde fiz a emenda. Se fizer da mesma forma vai facilitar a compreensão do restante do passo a passo. Observe bem as imagens:

Tapete grande para sala (164) Tapete grande para sala (165)

Com os motivos já unidos vamos começar trabalhar as voltas completas no trabalho. A primeira volta necessita um pouco mais de atenção para que nada dê errado nas próximas voltas.

30 – Vamos iniciar a volta exatamente como já fizemos nos motivos, no segundo ponto de base… então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, fazer as correntes para dar altura do primeiro ponto alto e seguir com ponto alto em cima de ponto alto. Desta vez vamos pular apenas o primeiro ponto de base, veja que segui até o último ponto de base desta primeira hélice.

Tapete grande para sala (167) Tapete grande para sala (168)

31 – Chegando na emenda, não faça corrente de espaço, siga para a próxima hélice e siga com ponto alto desde o primeiro ponto de base, desta vez vamos deixar sobrar o último já que iniciamos no primeiro. Teremos 25 pontos altos em cada hélice. Nas alças que ficam na direção da emenda não faremos nada.

Tapete grande para sala (169) Tapete grande para sala (170) Tapete grande para sala (171) Tapete grande para sala (172) Tapete grande para sala (173) Tapete grande para sala (174)

 

 

 

32 – Seguimos com ponto alto até o último ponto de base porque pulamos o primeiro, claro, estamos na emenda novamente então faremos exatamente como fizemos na primeira… passe de uma hélice para a outra sem correntes e sem pular ponto de base.

Tapete grande para sala (184) Tapete grande para sala (185)

 

33 – Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na alça que temos a frente. Faça uma corrente e novamente ponto alto.

Tapete grande para sala (192) Tapete grande para sala (193) Tapete grande para sala (194) Tapete grande para sala (195) Tapete grande para sala (196)

34 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto, uma corrente de espaço e ponto alto.

Tapete grande para sala (197) Tapete grande para sala (198) Tapete grande para sala (199) Tapete grande para sala (200)

35 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Como pulamos o primeiro ponto de base vamos seguir até o último ponto de base :) Na alça temos 2 pontos “V”… são estes pontos altos separados por uma corrente, entre os 2 pontos “V” temos duas correntes.

Tapete grande para sala (201) Tapete grande para sala (202) Tapete grande para sala (203) Tapete grande para sala (204) Tapete grande para sala (205) Tapete grande para sala (206) Tapete grande para sala (207)

36 – Agora só seguir por toda a volta, não esqueça sempre de observar: Se inicia pulando um ponto de base significa que vamos seguir com ponto alto até o último ponto de base da hélice… se inicia sem pular ponto de base significa que temos que deixar sobrando o último. Atente-se para isso, é apenas a repetição do que expliquei nos passos acima. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (186) Tapete grande para sala (187) Tapete grande para sala (188) Tapete grande para sala (189) Tapete grande para sala (190) Tapete grande para sala (208) Tapete grande para sala (209) Tapete grande para sala (210) Tapete grande para sala (211) Tapete grande para sala (212) Tapete grande para sala (213) Tapete grande para sala (214)

37 – Iniciando mais uma volta vamos pular o primeiro ponto de base. Aliás a partir de agora as regras mudam e vamos sempre pular o primeiro e o último de cada hélice, veja:

Tapete grande para sala (215)

38 – Após iniciar a volta siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, teremos um total de 23 pontos altos na hélice.

Tapete grande para sala (216) Tapete grande para sala (217) Tapete grande para sala (218)

39 – Sem fazer corrente de espaço vamos passar para a próxima hélice pulando o primeiro ponto de base dela… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos também 23 pontos altos :)

Tapete grande para sala (219) Tapete grande para sala (220) Tapete grande para sala (221) Tapete grande para sala (222) Tapete grande para sala (223)

40 – Faça uma corrente de espaço e vamos trabalhar o ponto “V” dentro do primeiro que fizemos na volta anterior… faça ponto alto, uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo lugar… teremos então ponto “V” dentro de ponto “V”.

Tapete grande para sala (234) Tapete grande para sala (235) Tapete grande para sala (236)

41 – Faça uma corrente de espaço, na alça de duas correntes faça um grupinho com 3 pontos altos.

Tapete grande para sala (239) Tapete grande para sala (240)

42 – Uma corrente de espaço e novamente ponto “V” dentro do ponto “V” a frente.

Tapete grande para sala (241) Tapete grande para sala (242) Tapete grande para sala (243)

43 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir trabalhando na hélice seguinte… como nas anteriores sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (244) Tapete grande para sala (245) Tapete grande para sala (246) Tapete grande para sala (247)

44 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 21 pontos altos na hélice.

Tapete grande para sala (248) Tapete grande para sala (249) Tapete grande para sala (250) Tapete grande para sala (251) Tapete grande para sala (252)

45 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice… pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (253) Tapete grande para sala (254) Tapete grande para sala (255) Tapete grande para sala (256) Tapete grande para sala (257) Tapete grande para sala (258)

46 – Faça duas correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”

Tapete grande para sala (259) Tapete grande para sala (260) Tapete grande para sala (261)

47 – Uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos no espaço de duma corrente que tem antes do bloquinho da volta anterior.

Tapete grande para sala (262) Tapete grande para sala (263)

48 – Faça uma corrente e novamente bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte… uma corrente de espaço e ponto “V” dentro do ponto “V”.

Tapete grande para sala (264) Tapete grande para sala (265) Tapete grande para sala (266)

49 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir trabalhando na hélice seguinte… como nas anteriores sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (267) Tapete grande para sala (268) Tapete grande para sala (269) Tapete grande para sala (270)

Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo. No próximo passo vamos finalizar nosso maravilhoso tapete para sala.

 

Parte 1  –  Parte 3

2 comentários em “Tapete grande para sala – Passo a passo parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.