Tapete grande para sala – Passo a passo parte 3

Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GRANDE PARA SALA. Se você está procurando as outras partes do passo a passo veja que deixei os links no final da página.

A lista de materiais são para o trabalho completo, estou reapresentando aqui apenas para que possam visualizar com rapidez.

Tapete grande para sala (1)

MATERIAIS

No passo anterior emendamos os 3 motivos e fizemos 3 voltas completas no trabalho. Vamos dar sequência e concluir o tapete?

       

Tapete grande para sala (423)

50 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 19 pontos altos na hélice.

Tapete grande para sala (271) Tapete grande para sala (272) Tapete grande para sala (273) Tapete grande para sala (274) Tapete grande para sala (275) Tapete grande para sala (276)

51 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (277) Tapete grande para sala (278) Tapete grande para sala (279)

52 – Faça 3 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.

Tapete grande para sala (280) Tapete grande para sala (281)

53 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro  tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (282) Tapete grande para sala (283) Tapete grande para sala (284) Tapete grande para sala (285) Tapete grande para sala (286)

54 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 17 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (287) Tapete grande para sala (288) Tapete grande para sala (289)

55 – Faça 4 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.

Tapete grande para sala (290) Tapete grande para sala (291) Tapete grande para sala (292)

56 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro  tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (293) Tapete grande para sala (294) Tapete grande para sala (295) Tapete grande para sala (296)

A próxima volta é exatamente igual…

57 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 15 pontos altos na hélice.

Tapete grande para sala (297) Tapete grande para sala (298) Tapete grande para sala (299)

58 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (300) Tapete grande para sala (301)

59 – Faça 4 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.  Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior. Entre um bloquinho e outro  tem apenas uma corrente de espaço. Faça o ponto “V” dentro do ponto “V”, 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (302) Tapete grande para sala (303) Tapete grande para sala (304) Tapete grande para sala (305) Tapete grande para sala (306) Tapete grande para sala (307) Tapete grande para sala (308) Tapete grande para sala (309)

60 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 13 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (310) Tapete grande para sala (311) Tapete grande para sala (312) Tapete grande para sala (313) Tapete grande para sala (314)

61 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V” e siga com bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… faça o ponto “V”, 5 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (315) Tapete grande para sala (316) Tapete grande para sala (317) Tapete grande para sala (318) Tapete grande para sala (319) Tapete grande para sala (320) Tapete grande para sala (321) Tapete grande para sala (322)

Próxima volta não muda nada…

62 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto. Teremos um total de 11 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (323) Tapete grande para sala (324) Tapete grande para sala (325)

63 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V” e siga com bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… faça o ponto “V”, 5 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (326) Tapete grande para sala (327) Tapete grande para sala (328) Tapete grande para sala (329) Tapete grande para sala (330)

Nesta volta teremos alterações nos leques… atente-se!

64 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 9 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (331) Tapete grande para sala (332) Tapete grande para sala (333) Tapete grande para sala (334)

65 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”.

Tapete grande para sala (335) Tapete grande para sala (336)

66 – Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos.

Tapete grande para sala (337) Tapete grande para sala (338)

67 – Agora siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”.

Tapete grande para sala (339) Tapete grande para sala (340) Tapete grande para sala (341) Tapete grande para sala (342)

68 – Após o ponto “V” faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (343) Tapete grande para sala (344) Tapete grande para sala (345) Tapete grande para sala (346)

A próxima volta será feita igual a anterior…

69 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 7 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (347) Tapete grande para sala (348)

70 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (349) Tapete grande para sala (350) Tapete grande para sala (351) Tapete grande para sala (352) Tapete grande para sala (353) Tapete grande para sala (354)

Nas próximas duas voltas nada muda…

71 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 5 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.

Tapete grande para sala (355)

72 – Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (356) Tapete grande para sala (357) Tapete grande para sala (358) Tapete grande para sala (359) Tapete grande para sala (360)

73 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 3 pontos altos na hélice. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça 5 correntes de espaço, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça duas correntes de espaço e faça o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Siga com apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro… as duas correntes são entre o ponto “V” e o primeiro bloquinho… Logo após fazer o último bloquinho faça novamente duas correntes para então fazer o ponto “V”. Faça 5 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (361) Tapete grande para sala (362) Tapete grande para sala (363) Tapete grande para sala (364)

Agora sim, na penúltima volta do trabalho teremos alterações…

74 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto já no ponto alto do meio da hélice seguinte.

Tapete grande para sala (365) Tapete grande para sala (366)

75 – Faça 3 correntes de espaço e ponto “V” dentro de ponto “V”.

Tapete grande para sala (367) Tapete grande para sala (368)

76 – Agora faremos duas correntes entre todos os bloquinhos… então logo após o ponto “V” faça duas correntes e faça o primeiro bloquinho. Novamente duas correntes de espaço e faça o segundo bloquinho… siga até fazer o ponto “V” e apenas dentro do ponto “V” fizemos uma corrente de espaço.

Tapete grande para sala (369) Tapete grande para sala (370) Tapete grande para sala (371) Tapete grande para sala (372)

77 – Após o ponto “V” faça 3 correntes, faça ponto alto em cima do ponto alto do meio da hélice, sem fazer corrente faça o ponto alto em cima do ponto alto do meio na hélice seguinte… nos leques repita o que fizemos anteriormente…

Tapete grande para sala (373) Tapete grande para sala (374)

78 – Nas hélices que estão sozinhas fica apenas 1 ponto alto separado por alças com 3 correntes… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.

Tapete grande para sala (375) Tapete grande para sala (376) Tapete grande para sala (377) Tapete grande para sala (378)

79 – Agora vamos fazer ponto baixo pegando entre os 2 pontos altos que estão juntos… observe que na primeira imagem mostrei por onde vamos passar a agulha para fazer o ponto baixo.

Tapete grande para sala (395) Tapete grande para sala (396) Tapete grande para sala (397)

80 – Após o ponto baixo não faça corrente de espaço, siga para a alça de 3 correntes e faça ponto baixo.

Tapete grande para sala (398) Tapete grande para sala (399)

81 – Vamos fazer um leque dentro do primeiro espaço de duas correntes… observe que é o espaço que fica após o ponto “V”.

Tapete grande para sala (400)

82 – Após o ponto baixo não tem corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.

Tapete grande para sala (401) Tapete grande para sala (402)

83 – Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos no mesmo lugar formando o primeiro leque.

Tapete grande para sala (403) Tapete grande para sala (404)

84 – Prenda com ponto baixo no próximo espaço de duas correntes. Agora só seguir repetindo… sem fazer corrente vá para o próximo espaço e faça leque novamente… se fez tudo correto nas voltas anteriores vai terminar com leque antes do próximo ponto “V”.

Tapete grande para sala (405) Tapete grande para sala (406) Tapete grande para sala (407)

85 – Após o último leque não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.

Tapete grande para sala (391) Tapete grande para sala (392)

86 – Faça ponto baixo entre os 2 pontos altos, faça ponto baixo na próxima alça e então siga com leque no próximo espaço de duas correntes.

Tapete grande para sala (393) Tapete grande para sala (394) Tapete grande para sala (409)

87 – Onde tem apenas 1 ponto alto vai ficar bem parecido… ponto baixo na alça de 3 correntes, ponto baixo em cima do ponto alto, ponto baixo na alça seguinte e siga com leque no espaço de duas correntes… Agora só repetir por toda a volta, finalizar com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Cortar as sobras e prontinho!

Tapete grande para sala (410) Tapete grande para sala (411) Tapete grande para sala (412) Tapete grande para sala (413) Tapete grande para sala (414)

Aqui o tapete pronto… fez o seu e gostou do resultado?

Compartilhe nas redes sociais e conte pra gente. Diga que fez seguindo este passo a passo para espalhar e ajudar outras pessoas!

Tapete grande para sala (417) Tapete grande para sala (419) Tapete grande para sala (422) Tapete grande para sala (423) Tapete grande para sala (424)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado de confeccionar este tapete. Aproveito para agradecer o carinho e os presentinhos que recebi. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

Até o próximo.

 

 

Parte 1  –  Parte 2

23 comentários em “Tapete grande para sala – Passo a passo parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. É o tapete mais lindo que já vi,vou correndo comprar a linha para fazer um pra minha casa e,de pois para vender é claro

    1. :)
      Legal Marilandia!
      Fico feliz que tenha encontrado o que precisava, seja sempre muito bem vinda!!!
      Abraço e tudo de bom sempre.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.