Tapete grande para sala – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar este lindo TAPETE GRANDE PARA SALA. Um tapete grande e muito charmoso, você pode unir quantos motivos quiser para deixar ele ainda maior e seguir o mesmo passo a passo!

Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S.A apesar de ser um trabalho grande ele fica leve e muito macio. Fácil para lavar e as cores são firmes e belíssimas.

Tapete grande para sala

MATERIAIS

A maciez deste fio é impressionante, muitos não gostam de fazer um tapete grande por achar que vai sentir dores nos braços… certamente não trabalharam com o fio Barroco Maxcolor e com a agulha Soft :)

       

Tapete grande para sala (424)

01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo para formar um círculo.

Tapete grande para sala (1) Tapete grande para sala (2)

02 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça 23 pontos altos dentro do círculo. Contando com as 3 correntes teremos um total de 24 pontos altos. Feche o círculo com ponto baixíssimo.

Tapete grande para sala (3) Tapete grande para sala (4) Tapete grande para sala (24) Tapete grande para sala (25)

03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 3 pontos altos em cima dos pontos altos de base.

Dica: Se seu ponto for mais solto faça apenas duas correntes para não ficar diferente da altura do ponto alto, se preferir inicie as voltas com falso ponto alto.

Tapete grande para sala (26) Tapete grande para sala (27)

04 – Faça duas correntes de espaço e sem pular pontos de base siga com mais 4 pontos altos… novamente duas correntes de espaço e 4 pontos altos… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto. Veja que teremos um total de 6 grupinhos com 4 pontos altos divididos por duas correntes.

Tapete grande para sala (28) Tapete grande para sala (29) Tapete grande para sala (30) Tapete grande para sala (31) Tapete grande para sala (32)

05 – De agora em diante sempre que formos iniciar uma volta vamos pular o primeiro ponto de base, então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto para iniciar a volta.

Tapete grande para sala (33) Tapete grande para sala (34)

06 – Inicie a volta com 3 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 3 pontos altos nas duas correntes que temos a frente e teremos um total de 6 pontos altos.

Tapete grande para sala (35) Tapete grande para sala (36) Tapete grande para sala (37) Tapete grande para sala (38)

07 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir para o próximo bloquinho… Pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de duas correntes… siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes iniciais. Veja que cada um dos bloquinhos ficaram com 6 pontos altos.

Tapete grande para sala (39) Tapete grande para sala (40) Tapete grande para sala (41) Tapete grande para sala (42) Tapete grande para sala (43)

08 – Seguindo a dica anterior vamos iniciar a volta pulando o primeiro ponto de base. Então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e iniciar a volta com 3 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete grande para sala (44) Tapete grande para sala (45) Tapete grande para sala (46) Tapete grande para sala (47)

09 – Faça 3 pontos altos na alça de duas correntes e desta vez faremos 3 correntes de espaço.

Tapete grande para sala (48) Tapete grande para sala (49) Tapete grande para sala (50) Tapete grande para sala (51)

10 – No próximo bloco pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de duas correntes… Faça 3 correntes e siga para o próximo bloco. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Observe que agora já está formando espirais e vou chamar os bloquinhos de hélices ok.

Tapete grande para sala (52) Tapete grande para sala (53) Tapete grande para sala (54) Tapete grande para sala (55) Tapete grande para sala (56)

11 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente.

Tapete grande para sala (57) Tapete grande para sala (58) Tapete grande para sala (59) Tapete grande para sala (60)

12 – Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 10 pontos altos.

Tapete grande para sala (61) Tapete grande para sala (62) Tapete grande para sala (63) Tapete grande para sala (64) Tapete grande para sala (66) Tapete grande para sala (67)

13 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 12 pontos altos.

Tapete grande para sala (68) Tapete grande para sala (69) Tapete grande para sala (70) Tapete grande para sala (71) Tapete grande para sala (72) Tapete grande para sala (73) Tapete grande para sala (74) Tapete grande para sala (75) Tapete grande para sala (76) Tapete grande para sala (77)

14 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 14 pontos altos.

Tapete grande para sala (78) Tapete grande para sala (79) Tapete grande para sala (80) Tapete grande para sala (81) Tapete grande para sala (82) Tapete grande para sala (83) Tapete grande para sala (84) Tapete grande para sala (85) Tapete grande para sala (86) Tapete grande para sala (87) Tapete grande para sala (88)

15 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 16 pontos altos.

Tapete grande para sala (89) Tapete grande para sala (90) Tapete grande para sala (91) Tapete grande para sala (92) Tapete grande para sala (93) Tapete grande para sala (94)

Atente-se que agora vai mudar um pouquinho:

16 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 4 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 4 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 18 pontos altos.

Tapete grande para sala (95) Tapete grande para sala (96) Tapete grande para sala (97) Tapete grande para sala (98) Tapete grande para sala (99) Tapete grande para sala (100) Tapete grande para sala (101) Tapete grande para sala (102) Tapete grande para sala (103) Tapete grande para sala (104) Tapete grande para sala (105)

17 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 4 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 5 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 5 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 20 pontos altos.

Tapete grande para sala (106) Tapete grande para sala (107) Tapete grande para sala (108) Tapete grande para sala (109) Tapete grande para sala (110) Tapete grande para sala (111) Tapete grande para sala (112) Tapete grande para sala (113)

18 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 22 pontos altos.

Tapete grande para sala (114) Tapete grande para sala (115) Tapete grande para sala (116) Tapete grande para sala (117) Tapete grande para sala (118) Tapete grande para sala (119) Tapete grande para sala (120)

19 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 6 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra continua fazendo 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 24 pontos altos.

Tapete grande para sala (121) Tapete grande para sala (122) Tapete grande para sala (123) Tapete grande para sala (124) Tapete grande para sala (125) Tapete grande para sala (126)

20 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 6 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra ainda são 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e cada hélice terá um total de 26 pontos altos. Logo após a última corrente vamos cortar o fio e finalizar com agulha de tapeceiro.

Tapete grande para sala (127) Tapete grande para sala (128) Tapete grande para sala (129) Tapete grande para sala (130)

21 – Após a última alça de 6 correntes ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongue bem o fio e corte. Coloque o fio em uma agulha e passe de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes certo)

Tapete grande para sala (131) Tapete grande para sala (132) Tapete grande para sala (133) Tapete grande para sala (134)

22 – Passe dentro da última corrente da alça, passe na última corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho. Pronto, basta ajustar e vai ficar perfeito!

Tapete grande para sala (135) Tapete grande para sala (136) Tapete grande para sala (137)

23 – Esconda parte do fio na parte de trás da peça, divida em 2 e amarre bem.

Tapete grande para sala (138) Tapete grande para sala (139) Tapete grande para sala (140) Tapete grande para sala (141)

24 – A peça ficará assim:

Tapete grande para sala (142)

25 – Para este trabalho utilizei 3 motivos, neste caso o último motivo não precisa cortar o fio, pode finalizar com ponto baixíssimo e deixar para continuarmos o trabalho. Observe na segunda imagem que 2 estão finalizados como o que apresentei acima e o último finalizei com ponto baixíssimo e deixei o fio lá esperando para continuar.

Tapete grande para sala (143) Tapete grande para sala (144

Cada motivo ficou com 40 cm. Após emendar e trabalhar os motivos das pontas vão ficar com mais ou menos 60 cm. Significa que teremos um tapete de 160cm de comprimento, o tamanho pode variar de acordo com os tamanhos dos pontos de cada pessoa. Para calcular o comprimento basta anotar que teremos 2 motivos com 60cm em cada ponta do tapete e se fizermos com apenas 2 teremos um tapete de 120 cm. Cada motivo a mais que colocarmos no meio vai aumentar 40 cm como é o caso deste. Se eu colocasse mais um motivo meu tapete ficaria com 2 metros de comprimento… fácil! Vale lembrar que a largura não muda independente da quantidade de motivos que emendar.

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Agora você pode fazer os motivos e no próximo passo vamos dar continuidade ao nosso trabalho. O link está logo abaixo!

 

Parte 2  –  Parte 3

28 comentários em “Tapete grande para sala – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Obrigado pelo carinho Nayara!
      Fico feliz que esteja gostando de fazer este trabalho :)
      Abraço e tudo de bom sempre.

  1. Olá Samuel
    Gostaria de saber se vc tem trabalho com cortina de cozinha?
    Eu estou querendo muito,um modelo reto em cima e bico apenas nas pontas deixando a abertura da janela amostra.
    Obrigado desde já

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.