Tapete hexágonos parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o tapete hexágonos. Se você está procurando o inicio do trabalho confira através do seguinte link:

Tapete hexágonos – Parte 1

tapete exagonos

MATERIAIS

A lista de materiais é a mesma para o tapete inteiro. Na primeira parte do passo a passo expliquei como confeccionar os 7 motivos e agora vamos emendá-los para formar o tapete.

Tapete exagono redondo - passo a passo (112)

25 – Para unir as peças e formar o tapete vamos utilizar o fio Barroco Maxcolor nº6 – cor 3226. Pegue um dos motivos, amarre o fio em um dos cantos e faça uma volta completa da mesma forma que fizemos todas as anteriores. Corte o fio e arremate.

Tapete exagono redondo - passo a passo (113) Tapete exagono redondo - passo a passo (114) Tapete exagono redondo - passo a passo (115) Tapete exagono redondo - passo a passo (116) Tapete exagono redondo - passo a passo (117) Tapete exagono redondo - passo a passo (118)

26 – Pegue o segundo motivo e este vou chamar de “motivo 2”, amarre o fio em um dos cantos, comece fazendo da mesma forma que fizemos as outras voltas porém ao chegar no próximo cantinho já vamos começar a emendar os motivos. Observe na terceira imagem que fiz somente os bloquinhos com 2 pontos altos que tem na primeira lateral.

Tapete exagono redondo - passo a passo (119) Tapete exagono redondo - passo a passo (120) Tapete exagono redondo - passo a passo (121)

27 – No cantinho faça 3 pontos altos e uma corrente de espaço. Então vamos prender com ponto baixo no primeiro motivo.

Tapete exagono redondo - passo a passo (122) Tapete exagono redondo - passo a passo (123) Tapete exagono redondo - passo a passo (124)

28 – Introduza a agulha de baixo para cima, deixe o fio passando em cima da peça, puxe o fio com a agulha e prenda com ponto baixo.

Tapete exagono redondo - passo a passo (125) Tapete exagono redondo - passo a passo (126) Tapete exagono redondo - passo a passo (127)

29 – Sem fazer corrente de espaço vamos completar o leque no “motivo 2”, este que estamos trabalhando nele…

Tapete exagono redondo - passo a passo (128)

30 – Então sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e complete o leque fazendo 3 pontos altos no cantinho.

Tapete exagono redondo - passo a passo (129) Tapete exagono redondo - passo a passo (130)

31 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente que tem no primeiro motivo. Faça da mesma forma, introduza a agulha de baixo para cima deixando o fio em cima da peça, puxe o fio e prenda com ponto baixo.

Tapete exagono redondo - passo a passo (131) Tapete exagono redondo - passo a passo (132)

32 – Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e faça os 2 pontos altos no espaço de uma corrente do motivo que estamos trabalhando.

Tapete exagono redondo - passo a passo (133) Tapete exagono redondo - passo a passo (134) Tapete exagono redondo - passo a passo (135)

33 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente do motivo 1. Veja que não temos corrente de espaço entre os bloquinhos nesta lateral do motivo 2. Como estamos prendendo com ponto baixo no motivo 1, este ponto baixo forma o espaço :) Nas imagens coloquei a numeração para que você veja claramente qual é o motivo 1 e qual é o motivo 2. Siga fazendo a lateral e vamos ver como fazer o cantinho.

Tapete exagono redondo - passo a passo (136) Tapete exagono redondo - passo a passo (137) Tapete exagono redondo - passo a passo (138)

34 – Após fazer o último bloquinho de 2 pontos altos prenda no último espaço de uma corrente no motivo 1 e faça 3 pontos altos no cantinho do motivo 2.

Tapete exagono redondo - passo a passo (139) Tapete exagono redondo - passo a passo (140) Tapete exagono redondo - passo a passo (141)

35 – Após os 3 pontos altos prenda com ponto baixo no cantinho do motivo 1. Faça uma corrente de espaço e complete o leque no cantinho do motivo 2… basta fazer então os 3 pontos altos.

Tapete exagono redondo - passo a passo (142) Tapete exagono redondo - passo a passo (143) Tapete exagono redondo - passo a passo (144) Tapete exagono redondo - passo a passo (145)

36 – Siga contornando o motivo 2 normalmente até chegar no cantinho inicial e finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e arremate.

Tapete exagono redondo - passo a passo (146) Tapete exagono redondo - passo a passo (147) Tapete exagono redondo - passo a passo (148)

37 – Veja como fica o esquema:

       

 1

38 – Agora vamos emendar o motivo 3. como sempre trabalhamos o crochê da direita para a esquerda o motivo 1 vai ficar a esquerda… vamos começar unindo o motivo 3 no cantinho do motivo 2, fazer toda a lateral, emendar no cantos que já estão unidos e depois emendar na lateral do motivo 1.

Tapete exagono redondo - passo a passo (149) Tapete exagono redondo - passo a passo (150) Tapete exagono redondo - passo a passo (151)

39 – Faça a primeira lateral do motivo 3 exatamente como preparamos o motivo 2… quando chegar no cantinho prenda com ponto baixo no cantinho do motivo 2.

Tapete exagono redondo - passo a passo (152)

40 – Siga fazendo a lateral exatamente como fizemos para unir o motivo 2. Quando chegar nos cantos que estão juntos vamos fazer diferente…

Tapete exagono redondo - passo a passo (153) Tapete exagono redondo - passo a passo (154)

41 – Como já temos 2 cantinhos unidos não faremos corrente de espaço neste cantinho… após os 3 pontos altos no motivo 3 prenda com ponto baixo no cantinho do motivo 2.

Tapete exagono redondo - passo a passo (155)

42 – Ainda sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no cantinho do motivo 1

Tapete exagono redondo - passo a passo (156) Tapete exagono redondo - passo a passo (157) Tapete exagono redondo - passo a passo (158)

43 – Sem fazer corrente de espaço complete o leque no motivo 3 e então siga prendendo a lateral do motivo 3 na lateral do motivo 1… Ao completar a lateral siga contornando o motivo 3 e finalize a volta. Corte o fio e arremate.

Tapete exagono redondo - passo a passo (159) Tapete exagono redondo - passo a passo (160) Tapete exagono redondo - passo a passo (161) Tapete exagono redondo - passo a passo (162)

44 – O motivo 4 será preso primeiro no cantinho do motivo 3 e depois na lateral do motivo 1… Veja que o motivo 1 será o motivo central. Observe o esquema e a sequência de montagem para facilitar.

Tapete exagono redondo - passo a passo (163)

4 5 6

45 – O ultimo motivo será preso em 3 laterais…. Primeiro no cantinho do motivo 5, depois no motivo 1 e por fim no motivo 2 que foi o primeiro que unimos. Desta vez não corte o fio ao completar a volta, vamos fazer o acabamento com a mesma cor.

Tapete exagono redondo - passo a passo (164) Tapete exagono redondo - passo a passo (165) 78

46 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque, faça 1 ponto baixo dentro do leque e 1 ponto baixo em cima do primeiro ponto alto que tem logo após o espaço do leque.

Tapete exagono redondo - passo a passo (166) Tapete exagono redondo - passo a passo (167)

47 – Faça 4 correntes, volte no pronto baixo e prenda com ponto baixíssimo e teremos 1 ponto picô.

Tapete exagono redondo - passo a passo (168) Tapete exagono redondo - passo a passo (169) Tapete exagono redondo - passo a passo (170)

48 – Pule 1 ponto do leque e prenda com ponto baixo no último ponto alto do leque.

Tapete exagono redondo - passo a passo (171) Tapete exagono redondo - passo a passo (172)

49 – Faça ponto baixo no espaço de uma corrente que tem antes do primeiro bloquinho de 2 pontos altos, novamente 4 correntes e prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo formando o segundo ponto picô.

Tapete exagono redondo - passo a passo (173) Tapete exagono redondo - passo a passo (174) Tapete exagono redondo - passo a passo (175) Tapete exagono redondo - passo a passo (176)

50 – Pule o primeiro grupinho de 2 pontos altos e prenda com ponto baixo no espaço seguinte. Observe a imagem:

Tapete exagono redondo - passo a passo (177)

51 – Agora faremos mais 3 pontos baixos sendo um em cima de cada um dos pontos altos do grupinho a frente e mais um ponto baixo no próximo espaço de uma corrente. Desta forma estamos pulando um grupinho para então fazer o próximo ponto picô. Faça o ponto picô, pule 2 pontos altos e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… siga até chegar na emenda dos motivos…

Tapete exagono redondo - passo a passo (178) Tapete exagono redondo - passo a passo (179) Tapete exagono redondo - passo a passo (180)

52 – Chegando na emenda faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto dos 3 que formam a lateral do leque, faça o ponto picô, pule 1 ponto alto e prenda com ponto baixo em cima do ponto seguinte. Observe que terminou exatamente em cima do 3º ponto alto do leque deste primeiro motivo.

Tapete exagono redondo - passo a passo (181) Tapete exagono redondo - passo a passo (182) Tapete exagono redondo - passo a passo (183)

53 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baico em cima do primeiro ponto alto do motivo seguinte, faça o ponto picô, pule 1 ponto alto e prenda com ponto baixo em cima do próximo ponto alto. Observe as imagens:

Tapete exagono redondo - passo a passo (184) Tapete exagono redondo - passo a passo (185) Tapete exagono redondo - passo a passo (186)

54 – Siga com ponto baixo até chegar no segundo espaço de uma corrente já na lateral do próximo motivo para então fazer o primeiro ponto picô… siga repetindo até chegar no cantinho.

Tapete exagono redondo - passo a passo (187) Tapete exagono redondo - passo a passo (188)

55 – Chegando no cantinho faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do leque, faça o ponto picô, pule 1 ponto e prenda com ponto baixo em cima do terceiro ponto alto do leque.

Tapete exagono redondo - passo a passo (189) Tapete exagono redondo - passo a passo (190) Tapete exagono redondo - passo a passo (191) Tapete exagono redondo - passo a passo (192) Tapete exagono redondo - passo a passo (193)

56 – Faça ponto baixo dentro do leque, ponto baixo em cima do primeiro ponto alto dos 3 que temos a frente, faça o ponto picô, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto seguinte.

Tapete exagono redondo - passo a passo (194) Tapete exagono redondo - passo a passo (195) Tapete exagono redondo - passo a passo (196)

57 – Faça ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente, faça o ponto picô, pule os pontos altos do primeiro bloquinho e prenda com ponto baixo no espaço seguinte.

Tapete exagono redondo - passo a passo (197)

58 – Siga com ponto baixo até o próximo espaço, faça o ponto picô, pule os pontos altos do terceiro bloquinho e prenda com ponto baixo no 4º espaço.

Tapete exagono redondo - passo a passo (198)

Observe que mais a frente temos outro cantinho e não uma emenda. Então os pontos picôs ficarão diferentes…

59 – Após o segundo ponto picô sem contar com o canto siga com mais 6 pontos baixos, veja que vai terminar exatamente em cima do segundo ponto alto do 5º bloquinho.

Tapete exagono redondo - passo a passo (199) Tapete exagono redondo - passo a passo (200)

60 – Faça o ponto picô, pule o espaço de uma corrente que temos a frente e prenda com ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do 6º bloquinho. Siga com mais 5 pontos baixos e veja que terminou exatamente no 8º espaço de uma corrente.

Tapete exagono redondo - passo a passo (201) Tapete exagono redondo - passo a passo (202) Tapete exagono redondo - passo a passo (203)

61 – Agora só seguir normalmente com o ponto picô que vai chegar certinho no próximo canto :) Sempre que for trabalhar entre um canto e outro será desta forma.

Tapete exagono redondo - passo a passo (204) Tapete exagono redondo - passo a passo (205) Tapete exagono redondo - passo a passo (206) Tapete exagono redondo - passo a passo (207) Tapete exagono redondo - passo a passo (208)

62 – Após este canto teremos a frente a lateral com emenda… basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no ponto baixo que fizemos no meio do leque ao iniciar ou cortar o fio e arrematar com agulha de tapeceiro :)

Tapete exagono redondo - passo a passo (209) Tapete exagono redondo - passo a passo (210) Tapete exagono redondo - passo a passo (211) Tapete exagono redondo - passo a passo (212) Tapete exagono redondo - passo a passo (213)

Aqui o tapete prontinho e como sempre passou pelo teste de qualidade… parece que foi aprovado rsrsrsrs

Tapete exagono redondo - passo a passo (214) Tapete exagono redondo - passo a passo (215) Tapete exagono redondo - passo a passo (216) Tapete exagono redondo - passo a passo (217) Tapete exagono redondo - passo a passo (218) Tapete exagono redondo - passo a passo (219) Tapete exagono redondo - passo a passo (221) Tapete exagono redondo - passo a passo (222) Tapete exagono redondo - passo a passo (223)  Tapete exagono redondo - passo a passo (225)  Tapete exagono redondo - passo a passo (227)

Espero que tenham gostado do passo a passo. Fez o seu? compartilhe em nossas redes sociais ou deixe um comentário abaixo! Sua opinião e dicas são sempre muito importante e ajudam as pessoas que também estão confeccionando a mesma peça :)

Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

 

Tapete hexágonos – Parte 1

4 comentários em “Tapete hexágonos parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Parabéns seus trabalhos são maravilhosos! Se fosse para substituir a flor por uma com relevo, qual você me indicaria?
    Desde já agradeço.

  2. Olá seus trabalhos são lindos 😍
    Eu fiz um desse nas tonalidades de marrom , mais tô em duvida do preço , por favor me manda no meu email o preço que devo cobrar a minhas clientes .
    Desde já agradeço :)

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.