Tapete Milagre – Passo a passo parte 4

Finalmente chegamos na parte final do TAPETE MILAGRE, se você perdeu alguma parte do passo a passo  acesse os links abaixo!

tapete-milagre

LISTA DE MATERIAIS

Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.

tapete-milagre-10 tapete-milagre-6

104 – Siga com ponto baixíssimo no ponto seguinte e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto. Faça duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo lugar e teremos leque dentro de leque.

tapete-milagre-435 tapete-milagre-436 tapete-milagre-437

105 – Faça duas corrente e prenda com ponto baixo na corrente de espaço que tem após o leque da volta anterior.

tapete-milagre-441 tapete-milagre-442

106 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto no espaço de duas correntes que tem na alça seguinte

tapete-milagre-444  tapete-milagre-440  tapete-milagre-445

DICA IMPORTANTE: Se ficar repuxando faça 6 leques da lateral exatamente como estes das imagens (2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos), depois faça 6 leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos (que corresponde a parte oval) Na lateral seguinte terá 6 leques novamente e então será como a primeira lateral e a ultima parte oval também ficará com 6 leques onde fará como a primeira. Quando digo leques estou me referindo ao conjunto de pontos que fazemos para iniciar a volta.

Vou mostrar imagens da próxima volta, mas pode ser que o seu repuxe ainda nesta e por isso estou alertando. (não se preocupe, vou detalhar toda a volta)

Na lateral ficaria assim: (leques com 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos)

tapete-milagre-479

E na parte oval ficaria assim: (leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos)

tapete-milagre-470

Seguindo no passo a passo…

107 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto novamente… siga até completar um total de 6 pontos altos no mesmo espaço e sempre com uma corrente de espaço entre um e outro.

tapete-milagre-446

108 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente que tem antes do leque seguinte.

tapete-milagre-447 tapete-milagre-448

109 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque sobre o leque seguinte. Agora basta repetir os passos anteriores para completar a volta e finalizar com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o ponto alto do primeiro leque.

tapete-milagre-449 tapete-milagre-450 tapete-milagre-451 tapete-milagre-452

110 – Inicie a volta fazendo leque dentro de leque, faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes que tem no leque da volta anterior.

tapete-milagre-453 tapete-milagre-454 tapete-milagre-455

111 – No abacaxi onde tem 6 pontos altos com uma corrente de espaço vamos começar fazendo ponto baixo em cima do primeiro ponto alto e nos espaços também. Teremos um total de 11 pontos baixos ao chegar em cima do ultimo ponto alto.

tapete-milagre-456 tapete-milagre-457

112 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque seguinte, faça duas correntes e faça leque sobre leque.

tapete-milagre-458 tapete-milagre-459 tapete-milagre-460 tapete-milagre-461 tapete-milagre-462 tapete-milagre-463

113 – Agora só fazer duas correntes e seguir repetido até completar 6 leques da lateral. Desta vez faremos os leques da parte oval com 3 leques.

tapete-milagre-464 tapete-milagre-465 tapete-milagre-466 tapete-milagre-467 tapete-milagre-468

114 – Após o sexto leque estaremos na parte oval e então faremos os leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… No abacaxi permanece da mesma forma. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-469 tapete-milagre-470 tapete-milagre-471 tapete-milagre-472 tapete-milagre-473 tapete-milagre-474

114 – Inicie a volta seguinte fazendo leque dentro de leque, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes do leque anterior.

tapete-milagre-488 tapete-milagre-489 tapete-milagre-490

115 – Pule o primeiro ponto dos 11 que temos no abacaxi e siga fazendo ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo ponto de base (vai sobrar 1 ponto de cada lado do abacaxi) teremos um total de 9 pontos baixos no abacaxi sem contar com o que fizemos na alça do leque.

tapete-milagre-491 tapete-milagre-492 tapete-milagre-483

116 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça antes do leque seguinte e siga repetindo…

tapete-milagre-494 tapete-milagre-495

117 – Na parte oval onde temos leques com 3 pontos altos na volta anterior repita da mesma forma porém dentro do leque teremos 3 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-497 tapete-milagre-498 tapete-milagre-499 tapete-milagre-500 tapete-milagre-501 tapete-milagre-502

118 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do ponto alto, faça ponto alto no mesmo lugar, duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos no mesmo lugar, novamente duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Observe as imagens:

tapete-milagre-503 tapete-milagre-504 tapete-milagre-505

119 – Faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça do leque da volta anterior…

tapete-milagre-506

120 – No abacaxi onde tem 9 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 7 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.

tapete-milagre-507 tapete-milagre-508 tapete-milagre-509 tapete-milagre-510

121 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça duas correntes de espaço e repita o leque com 2 pontos altos, duas correntes, 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

tapete-milagre-511 tapete-milagre-512 tapete-milagre-513

122 – Agora só seguir repetindo… na parte oval os leques são diferentes, vamos ver?

tapete-milagre-514 tapete-milagre-515 tapete-milagre-516

123 – Na direção dos leques que tem 3 pontos altos esta volta também vai ficar com 3 conjuntos de 3 pontos altos com duas correntes de espaço. Faça por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-517 tapete-milagre-518 tapete-milagre-519 tapete-milagre-520 tapete-milagre-521 tapete-milagre-522 tapete-milagre-523 tapete-milagre-524 tapete-milagre-525

124 – Siga com ponto baixíssimo sobre o próximo ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto e faça mais 1 ponto alto. Faça duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço formando o primeiro leque.

tapete-milagre-527 tapete-milagre-528 tapete-milagre-529 tapete-milagre-530

125 – Faça 4 correntes de espaço e faça leque no espaço seguinte.

tapete-milagre-531 tapete-milagre-532

126 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça do leque anterior.

tapete-milagre-533

127 – No abacaxi onde tem 7 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 5 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.

tapete-milagre-534 tapete-milagre-535

128 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque seguinte… Faça duas correntes e repita os leques com 4 correntes entre um e outro. Siga por toda volta da mesma forma, finalize com ponto baixíssimo. (Na parte oval será da mesma forma)

tapete-milagre-536 tapete-milagre-537 tapete-milagre-538 tapete-milagre-539 tapete-milagre-540 tapete-milagre-541 tapete-milagre-542 tapete-milagre-1

129 – Inicie a volta fazendo leque dentro de leque.

tapete-milagre-2

130 – Após o leque faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça a frente. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo nos fios do ponto baixo formando um ponto picô.

tapete-milagre-3 tapete-milagre-4 tapete-milagre-5 tapete-milagre-6 tapete-milagre-7

131 – Prenda com ponto baixo novamente, faça duas correntes e faça o leque seguinte.

tapete-milagre-9 tapete-milagre-10 tapete-milagre-11 tapete-milagre-12

132 – Faça duas correntes, prenda com ponto baixo na alça do leque da volta anterior. No abacaxi onde tem 5 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 3 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.

tapete-milagre-13 tapete-milagre-14 tapete-milagre-15

133 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque, faça duas correntes e faça o leque dentro de leque. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-16 tapete-milagre-17 tapete-milagre-18 tapete-milagre-19 tapete-milagre-20 tapete-milagre-21 tapete-milagre-22

134 – Inicie com leque dentro de leque, faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça antes do ponto picô.

tapete-milagre-23 tapete-milagre-24 tapete-milagre-26 tapete-milagre-27

135 – Faça 6 correntes e prenda na alça após o ponto picô, faça duas correntes e faça leque dentro de leque.

tapete-milagre-28 tapete-milagre-29 tapete-milagre-30 tapete-milagre-31 tapete-milagre-32

136 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça do leque que fizemos na volta anterior.  No abacaxi onde tem 3 pontos baixos vamos fazer ponto baixo apenas no ponto do meio.

tapete-milagre-33 tapete-milagre-34

137 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça 3 correntes e faça leque dentro de leque… Agora só repetir por toda volta e finalizar com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-35 tapete-milagre-36 tapete-milagre-37 tapete-milagre-38 tapete-milagre-39 tapete-milagre-40

138 – Siga com ponto baixíssimo em cima do ponto seguinte e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes e faça ponto alto.

tapete-milagre-42 tapete-milagre-43

139 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes logo após o leque.

tapete-milagre-44 tapete-milagre-45

140 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer 8 pontos altos na alça de 6 correntes.

tapete-milagre-46 tapete-milagre-47 tapete-milagre-48

141 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça a frente.

tapete-milagre-49 tapete-milagre-50

142 – Faça 3 correntes de espaço e faça 2 pontos altos dentro do leque seguinte… depois sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos em cima do próximo leque.

tapete-milagre-51 tapete-milagre-52 tapete-milagre-53 tapete-milagre-54

143 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-milagre-55 tapete-milagre-56 tapete-milagre-57 tapete-milagre-58

144 – Logo após finalizar com ponto baixíssimo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.

tapete-milagre-59 tapete-milagre-60

145 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em relevo pegando por baixo no primeiro ponto dos 8 que temos a frente.

tapete-milagre-61 tapete-milagre-62 tapete-milagre-63

146 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto relevo novamente… siga com ponto alto fazendo nos 8 pontos de base sempre com uma corrente de espaço entre um e outro. Ao final faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.

tapete-milagre-64 tapete-milagre-65 tapete-milagre-66 tapete-milagre-67

147 – Faça duas correntes e faça ponto alto (incompleto) em cima do segundo ponto de base dos 2 que temos a frente. Veja que fiz de forma que a última laçada ficou na agulha sem terminar.

tapete-milagre-68 tapete-milagre-69

148 – Faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte e ao finalizar passe a laçada na agulha fechado os 2 pontos altos de uma só vez.

tapete-milagre-70 tapete-milagre-71

149 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… faça uma corrente de espaço e repita os pontos altos em relevo sempre com uma corrente de espaço. Faça por toda volta, vamos ver como fica na hora de finalizar?

tapete-milagre-72 tapete-milagre-73 tapete-milagre-74 tapete-milagre-75

150 – Chegando no final da volta faça o ponto alto sem finalizar em cima do segundo ponto de base, introduza a agulha na terceira corrente e puxe o fio finalizando o ponto alto.

tapete-milagre-76 tapete-milagre-77 tapete-milagre-78

151 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé das correntes, faça ponto baixo no mesmo lugar que finalizou a volta.

tapete-milagre-79 tapete-milagre-80 tapete-milagre-81 tapete-milagre-82

152 – Na alça a frente faça 3 pontos baixos, sem fazer corrente de espaço faça ponto baixo antes do primeiro ponto alto em relevo.

tapete-milagre-83 tapete-milagre-84 tapete-milagre-85

153 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo nos fios do ponto baixo formando 1 ponto picô e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… siga repetindo e teremos um total de 8 pontos picô formando o leque e vai terminar com ponto baixo no espaço de uma corrente logo após o último ponto alto em relevo.

tapete-milagre-86 tapete-milagre-87 tapete-milagre-88 tapete-milagre-89 tapete-milagre-90 tapete-milagre-91 tapete-milagre-92 tapete-milagre-93 tapete-milagre-94

154 – Sem fazer corrente de espaço faça 3 pontos baixos na alça seguinte, faça ponto picô, pule os potos finalizados juntos e faça 3 pontos baixos novamente. Agora só repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo, cortar o fio e amarrar bem. Ou você pode finalizar com ajuda de uma agulha de tapeceiro.

tapete-milagre-95 tapete-milagre-96 tapete-milagre-97 tapete-milagre-98 tapete-milagre-99 tapete-milagre-100 tapete-milagre-101 tapete-milagre-102 tapete-milagre-103

Ufa, finalmente o tapete ficou pronto!

tapete-milagre-1 tapete-milagre-6 tapete-milagre-7 tapete-milagre-8 tapete-milagre-9 tapete-milagre-10 tapete-milagre-11 tapete-milagre-12

Espero que tenham gostado do passo a passo e tenham conseguido confeccionar seu tapete. Se precisar envie uma mensagem através do formulário de contato, não se esqueça de conferir se preencheu seu e-mail corretamente para garantir que eu consiga responder.

Agradeço o carinho em compartilhar as postagens do blog através dos botões de redes sociais. Forte abraço e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos

Veja quem já fez este tapete, clicando abre o álbum:

Ficou lindo, parabéns pelo trabalho!

17 comentários em “Tapete Milagre – Passo a passo parte 4

      1. Um trabalho maravilhoso.
        Querua que mandasse o passo a passo do tapete milagre para mim. Quero fazer outros dele. Obrigado.
        Um grande abraco
        Luiz Carlos

  1. Fiquei encantada com esse tapete Milagre, estou achando meio dificil mas vou tentar! Parabens! Lindo trabalho! Depois mostro como ficou! Bjus