Tapete Mosaico de corações – Passo a passo e gráfico

Que tal fazer este lindo  TAPETE MOSAICO DE CORAÇÕES? Com este mesmo modelo você pode fazer mantas, passadeiras, capa de almofada… Disponibilizei o gráfico para download deste modelo e você não terá dificuldade em adaptar para diferentes trabalhos.

Para este tapete utilizei apenas 1 novelo de fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A e meu tapete mede 45 x 85 cm. Um excelente tamanho!

Tapete Mosaico de corações passo a passo

MATERIAIS

Para fazer o tapete maior é bem simples, faça o download do gráfico deste modelo e para cada coração a mais que for adicionar na largura do tapete você aumenta 10 correntes. Viram que fácil :)

20170402_115143

01 – Inicie com 68 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo. Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e volte com ponto alto nas correntes. Chegando ao final teremos um total de 67 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (1) Tapete mosaico de corações passo a passo (2) Tapete mosaico de corações passo a passo (3) Tapete mosaico de corações passo a passo (4) Tapete mosaico de corações passo a passo (5) Tapete mosaico de corações passo a passo (6) Tapete mosaico de corações passo a passo (7)

02 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Vamos voltar fazendo ponto alto em cima de ponto alto alto até chegar no final.

Tapete mosaico de corações passo a passo (8) Tapete mosaico de corações passo a passo (9) Tapete mosaico de corações passo a passo (10) Tapete mosaico de corações passo a passo (11)

03 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça mais 4 pontos altos. Contando com as correntes que fizemos para virar o trabalho teremos um total de 5 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (12) Tapete mosaico de corações passo a passo (13)

04 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Novamente uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto… siga até  que fique sobrando 4 pontos de base no final da carreira.

Tapete mosaico de corações passo a passo (14) Tapete mosaico de corações passo a passo (15) Tapete mosaico de corações passo a passo (16) Tapete mosaico de corações passo a passo (17) Tapete mosaico de corações passo a passo (18) Tapete mosaico de corações passo a passo (19)

05 – Complete com ponto alto sem fazer corrente de espaço e teremos novamente 5 pontos altos exatamente como no início da carreira.

Tapete mosaico de corações passo a passo (20)

Você pode fazer download do gráfico completo no link que deixei no final desta postagem!

Veja como é a imagem desta carreira no gráfico:

Recorte gráfico (1)

Como pode observar na imagem acima, após as duas correntes formando o primeiro ponto alto (indicadas por “bolinhas”) tem os 4 risquinhos (como se fosse a letra T com um traçado no meio) que simbolizas os 4 pontos altos.

06 – 4ª carreira – Observe o gráfico abaixo:

Recorte gráfico (2)Captura de tela inteira 01042017 105551

Indiquei com a seta para lembrar que em gráficos de crochê filé precisamos intercalar a direção de leitura.  Sempre ler uma carreira seguindo em uma direção e voltar na direção contrária como ilustrado na segunda imagem. Sendo assim vamos ler a 4ª carreira do gráfico da esquerda para a direita. É bem simples saber a direção que temos que ler, basta olhar o início da carreira e detectar que sempre iniciamos com correntes :)

Observe que temos o seguinte nesta 4ª carreira:

07 – Veja como fica na prática: Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 4 pontos altos completando a lateral. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.

Tapete mosaico de corações passo a passo (21) Tapete mosaico de corações passo a passo (22) Tapete mosaico de corações passo a passo (23)

08 – Vamos seguir com mais 4 pontos altos sem corrente de espaço e teremos uma sequência de 5 pontos altos já que após o espaço já havíamos feito 1 ponto alto, veja que apontei com a agulha… nos espaços de uma corrente faremos apenas 1 ponto alto.

Tapete mosaico de corações passo a passo (24) Tapete mosaico de corações passo a passo (25)

09 – Faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto… Siga com mais 6 pontos altos completando uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (26) Tapete mosaico de corações passo a passo (27) Tapete mosaico de corações passo a passo (28)

10 – Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto e complete a sequência com mais 4 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (29) Tapete mosaico de corações passo a passo (30) Tapete mosaico de corações passo a passo (31)

11 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos, corrente de espaço pule 1 ponto de base e novamente 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (32) Tapete mosaico de corações passo a passo (33) Tapete mosaico de corações passo a passo (34)

12 – Faça uma corrente de espaço e pule 1 ponto de base, 5 pontos altos, uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (35) Tapete mosaico de corações passo a passo (36) Tapete mosaico de corações passo a passo (37)

13 – Uma corrente de espaço e pule 1 ponto de base, 5 pontos altos, uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e complete a lateral com 5 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (38) Tapete mosaico de corações passo a passo (39) Tapete mosaico de corações passo a passo (40) Tapete mosaico de corações passo a passo (41)

14 – 5ª carreira – Como apresentado no gráfico vamos ler os pontos da direita para a esquerda:

Recorte gráfico (3)

15 – São duas correntes, vire o trabalho e faça 3 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (42) Tapete mosaico de corações passo a passo (43)

16 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (44) Tapete mosaico de corações passo a passo (48)

17 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (49) Tapete mosaico de corações passo a passo (50) Tapete mosaico de corações passo a passo (51)

18 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto. Novamente corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto, corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto novamente.

Tapete mosaico de corações passo a passo (52) Tapete mosaico de corações passo a passo (53) Tapete mosaico de corações passo a passo (54)

19 – Faça mais 6 pontos altos sem correntes de espaço completando uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (55) Tapete mosaico de corações passo a passo (56) Tapete mosaico de corações passo a passo (57)

20 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (60)

21 – Uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 7 pontos altos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (62) Tapete mosaico de corações passo a passo (63) Tapete mosaico de corações passo a passo (64)

22 – Agora vamos fazer corrente de espaço, ponto alto, corrente de espaço ponto alto, corrente de espaço ponto alto, corrente de espaço e ponto alto. Sempre pulando 1 ponto de base.

Tapete mosaico de corações passo a passo (65)

23 – Complete a carreira com mais 3 pontos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (66)

24 – 6ª carreira – Ler o gráfico da esquerda para a direita…

Recorte gráfico (4)

Veja as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (67) Tapete mosaico de corações passo a passo (68) Tapete mosaico de corações passo a passo (69) Tapete mosaico de corações passo a passo (70) Tapete mosaico de corações passo a passo (71) Tapete mosaico de corações passo a passo (72) Tapete mosaico de corações passo a passo (73) Tapete mosaico de corações passo a passo (74) Tapete mosaico de corações passo a passo (75) Tapete mosaico de corações passo a passo (76) Tapete mosaico de corações passo a passo (77) Tapete mosaico de corações passo a passo (78) Tapete mosaico de corações passo a passo (79) Tapete mosaico de corações passo a passo (80) Tapete mosaico de corações passo a passo (81) Tapete mosaico de corações passo a passo (82) Tapete mosaico de corações passo a passo (83) Tapete mosaico de corações passo a passo (84) Tapete mosaico de corações passo a passo (85) Tapete mosaico de corações passo a passo (86) Tapete mosaico de corações passo a passo (87) Tapete mosaico de corações passo a passo (88) Tapete mosaico de corações passo a passo (89) Tapete mosaico de corações passo a passo (90)

25 – 7ª carreira – Ler o gráfico da direita para a esquerda:

Recorte gráfico (5)

Veja as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (91) Tapete mosaico de corações passo a passo (92) Tapete mosaico de corações passo a passo (93) Tapete mosaico de corações passo a passo (94) Tapete mosaico de corações passo a passo (95) Tapete mosaico de corações passo a passo (96) Tapete mosaico de corações passo a passo (97) Tapete mosaico de corações passo a passo (98) Tapete mosaico de corações passo a passo (99) Tapete mosaico de corações passo a passo (100) Tapete mosaico de corações passo a passo (101) Tapete mosaico de corações passo a passo (102) Tapete mosaico de corações passo a passo (103) Tapete mosaico de corações passo a passo (104) Tapete mosaico de corações passo a passo (105) Tapete mosaico de corações passo a passo (106) Tapete mosaico de corações passo a passo (107) Tapete mosaico de corações passo a passo (108) Tapete mosaico de corações passo a passo (109)

26 – 8ª carreira – Ler o gráfico da esquerda para a direita:

Recorte gráfico (6)

Segue as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (110) Tapete mosaico de corações passo a passo (111) Tapete mosaico de corações passo a passo (112) Tapete mosaico de corações passo a passo (113) Tapete mosaico de corações passo a passo (114) Tapete mosaico de corações passo a passo (115) Tapete mosaico de corações passo a passo (116) Tapete mosaico de corações passo a passo (117) Tapete mosaico de corações passo a passo (118) Tapete mosaico de corações passo a passo (119) Tapete mosaico de corações passo a passo (120) Tapete mosaico de corações passo a passo (121) Tapete mosaico de corações passo a passo (122) Tapete mosaico de corações passo a passo (123) Tapete mosaico de corações passo a passo (124) Tapete mosaico de corações passo a passo (125) Tapete mosaico de corações passo a passo (126) Tapete mosaico de corações passo a passo (127) Tapete mosaico de corações passo a passo (128) Tapete mosaico de corações passo a passo (129) Tapete mosaico de corações passo a passo (130) Tapete mosaico de corações passo a passo (131) Tapete mosaico de corações passo a passo (132)

27 – 9ª carreira – Ler o gráfico da direita para esquerda:

Recorte gráfico (7)

Segue as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (133) Tapete mosaico de corações passo a passo (134) Tapete mosaico de corações passo a passo (135) Tapete mosaico de corações passo a passo (136) Tapete mosaico de corações passo a passo (137) Tapete mosaico de corações passo a passo (138) Tapete mosaico de corações passo a passo (139) Tapete mosaico de corações passo a passo (140) Tapete mosaico de corações passo a passo (141) Tapete mosaico de corações passo a passo (142) Tapete mosaico de corações passo a passo (143) Tapete mosaico de corações passo a passo (144) Tapete mosaico de corações passo a passo (145) Tapete mosaico de corações passo a passo (146) Tapete mosaico de corações passo a passo (147) Tapete mosaico de corações passo a passo (148)

28 – 10ª carreira – Ler o gráfico da esquerda para a direita:

Recorte gráfico (8)

Segue as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (149) Tapete mosaico de corações passo a passo (150) Tapete mosaico de corações passo a passo (151) Tapete mosaico de corações passo a passo (152) Tapete mosaico de corações passo a passo (153) Tapete mosaico de corações passo a passo (154) Tapete mosaico de corações passo a passo (155) Tapete mosaico de corações passo a passo (156) Tapete mosaico de corações passo a passo (157) Tapete mosaico de corações passo a passo (158) Tapete mosaico de corações passo a passo (159) Tapete mosaico de corações passo a passo (160) Tapete mosaico de corações passo a passo (161) Tapete mosaico de corações passo a passo (162) Tapete mosaico de corações passo a passo (163) Tapete mosaico de corações passo a passo (164) Tapete mosaico de corações passo a passo (165) Tapete mosaico de corações passo a passo (166)

29 – 11ª carreira – Ler o gráfico da direita para esquerda:

Recorte gráfico (9)

Segue as imagens:

Tapete mosaico de corações passo a passo (167) Tapete mosaico de corações passo a passo (168) Tapete mosaico de corações passo a passo (169) Tapete mosaico de corações passo a passo (170) Tapete mosaico de corações passo a passo (171) Tapete mosaico de corações passo a passo (172) Tapete mosaico de corações passo a passo (173) Tapete mosaico de corações passo a passo (174) Tapete mosaico de corações passo a passo (175) Tapete mosaico de corações passo a passo (176) Tapete mosaico de corações passo a passo (177) Tapete mosaico de corações passo a passo (178) Tapete mosaico de corações passo a passo (179) Tapete mosaico de corações passo a passo (180) Tapete mosaico de corações passo a passo (181) Tapete mosaico de corações passo a passo (182) Tapete mosaico de corações passo a passo (183) Tapete mosaico de corações passo a passo (184)

30 – agora só repetir da 4ª carreira em diante… ou seja, a 12ª carreira é igual a 4ª carreira, a 13ª igual a 5ª carreira… Siga até atingir o tamanho desejado.

Tapete mosaico de corações passo a passo (185) Tapete mosaico de corações passo a passo (186)

31 – Para finalizar faça uma carreira intercalada de correntes de espaço como fizemos na terceira carreira. Se fizer com a mesma quantidade de carreiras que fiz o meu (o mesmo do gráfico) a única diferença é que a lateral inicia com 4 pontos altos, faz toda a sequência de ponto com espaço e termina com 4 pontos altos e não 5 como no início. Observe na imagem:

Tapete mosaico de corações passo a passo (187)

(o final da carreira dá para ver na imagem do próximo passo!)

32 – Faça duas carreiras toda em ponto alto para ficar igual a primeira e corte o fio e arremate. Se desejar pode fazer um acabamento de sua preferência, o meu eu fiz simples apenas com ponto baixo.

Tapete mosaico de corações passo a passo (188) Tapete mosaico de corações passo a passo (189) Tapete mosaico de corações passo a passo (190) Tapete mosaico de corações passo a passo (191) Tapete mosaico de corações passo a passo (192) Tapete mosaico de corações passo a passo (193) Tapete mosaico de corações passo a passo (194)

33 – Após finalizar a última carreira faça uma corrente e vamos trabalhar pontos baixos na lateral do tapete. Observe que apontei com a agulha o ponto alto da última carreira que fizemos, faça ponto alto no meio deste ponto.

Tapete mosaico de corações passo a passo (195) Tapete mosaico de corações passo a passo (196) Tapete mosaico de corações passo a passo (197) Tapete mosaico de corações passo a passo (198)

34 – O próximo ponto baixo fica na divisão entre uma carreira e outra, ou seja, no pé do ponto alto (na mesma corrente que fizemos o ponto alto)

Tapete mosaico de corações passo a passo (199) Tapete mosaico de corações passo a passo (200)

35 – Agora só seguir fazendo 1 ponto alto no meio da carreira e um na divisão da carreira… quando chegar no canto vamos fazer diferente… inclusive ao concluir a volta precisamos fazer o cantinho onde iniciamos esta carreira de pontos baixos.

Tapete mosaico de corações passo a passo (201) Tapete mosaico de corações passo a passo (202) Tapete mosaico de corações passo a passo (203) Tapete mosaico de corações passo a passo (204)

36 – Chegando no cantinho faça 1 ponto baixo, uma corrente de espaço e novamente ponto baixo no mesmo lugar. Se sua corrente for mais apertada e ficar repuxando faça duas correntes de espaço!

Tapete mosaico de corações passo a passo (205) Tapete mosaico de corações passo a passo (206) Tapete mosaico de corações passo a passo (207) Tapete mosaico de corações passo a passo (208)

37 – Continue por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou agulha de tapeceiro. Se preferir faça mais uma volta com ponto baixo para dar mais peso e fazer um detalhe. A segunda volta para formar o detalhe é  exatamente igual ao que fiz no tapete simples com flores que postei anteriormente aqui no blog. Veja o passo a passo AQUI e a segunda volta com pontos baixos está a partir do passo 66.

Tapete mosaico de corações passo a passo (209) Tapete mosaico de corações passo a passo (210)

Aqui o tapete prontinho :)

Tapete mosaico de corações passo a passo (211) Tapete mosaico de corações passo a passo (213) Tapete mosaico de corações passo a passo (214) Tapete mosaico de corações passo a passo (216)  Tapete mosaico de corações passo a passo (218) Tapete mosaico de corações passo a passo (219) Tapete mosaico de corações passo a passo (220) Tapete mosaico de corações passo a passo (217)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Aproveite para fazer o download do gráfico e facilitar seu trabalho.

Obrigado por compartilhar, um forte abraço a todos e tudo de bom sempre!!!

Gráfico

19 comentários em “Tapete Mosaico de corações – Passo a passo e gráfico

  1. Oi, comecei este tapete e aumentei 20 correntes. Como faço a quarta carreira? Nao estou conseguindo acertar. Me ajuda.

    1. Oi Thais, para continuar basta voltar em 4 desenhos atrás!

      Vai ficar assim:
      Após a lateral com 5 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar temos uma corrente de espaço,
      sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      novamente sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      *** sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,

      voltando 20 pontos atrás antes da lateral vai dar exatamente onde coloquei os ***:

      sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
      lateral que também é formada por 5 pontos altos.

      1. no exemplo acima foi feito toda a parte descrita no passo a passo e depois volta e repete o que foi feito 20 pontos atrás:

        sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
        sequência com 7 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
        sequência com 5 pontos altos, corrente de espaço e pule 1 ponto de base,
        lateral que também é formada por 5 pontos altos.

          1. Isso mesmo Thais, só não se esqueça que precisa contar sem a lateral.

            Bom trabalho!!!

  2. Olá, eu quero fazer esse tapete, porém queria fazer ele com a largura de 90 cm.
    Você disse que para aumentar um coração, basta aumentar 10 correntes iniciais, se eu aumentar 60 correntes (6 corações) eu chego, mais ou menos, no tamanho que eu quero.
    Quando eu chegar na parte da lateral, eu teria que continuar com os 6 corações que aumentei, então eu repito a partir de qual passo ?
    Ou eu só ignoro a parte lateral do trabalho (que é o primeiro bloquinho de pontos).
    Iniciei no crochê tem pouco tempo, e ficaria muito grata se pudesse me ajudar.
    Adoro seu site, já fiz alguns modelos por aqui, mas nunca precisei aumentar nenhum hehe então sempre deu certo.
    Sucesso, abraços.

    1. Oi Graça, se você olhar bem na quarta carreira está como se eu tivesse terminado de fazer um coração. Então se você voltar lá no passo número 10 também é a finalização de um coração que fica na mesma posição… sempre que chegar onde seria a lateral volte a repetir a partir deste lugar que você terá novas sequências encaixando perfeitamente :)

      Se não conseguir entre em contato comigo no crochetapetes@gmail.com que ajudo você.

      Bom trabalho!

      1. Olá, obrigado pela dica, consegui fazer e deu tudo certo.
        Ficou lindo e parabéns pelo seu trabalho, admiro muito.

    1. Olá Sueli!
      Apesar de parecer difícil olhando o trabalho pronto, se você acertar o início vai ver que é bem simples.
      Um forte abraço e bom trabalho.