Tapete oval em crochê com aplicação de flores – Passo a passo (1ª Parte)

Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar um tapete oval simples. Este modelo fica muito bom para quem gosta de trabalhar com aplicações de flores, mas também pode ser usado sem nenhum detalhe a mais, aliás no dia a dia gosto muito de usar tapetes simples.
Faremos desde a confecção do tapete até a aplicação de flores, ao final de todas as etapas teremos um tapete como os que estão nas imagens abaixo:
IMG_9842 IMG_9848
PARTE 2 – TAPETE OVAL COM APLICAÇÃO DE FLORES PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE OVAL COM APLICAÇÃO DE FLORES PARTE 3
FLOR CARACOL – FLOR CARACOL PASSO A PASSO
BOTÃO DE ROSA – BOTÃO DE ROSA PASSO A PASSO
Folha de crochê para aplicações – FOLHA DE CROCHÊ PASSO A PASSO

MATERIAIS

IMG_9562
01 – Inicie o trabalho com 38 correntinhas + 3 para virar e dar altura do primeiro ponto alto. (total de 41 correntinhas)
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (1)
02 – Ao virar faça ponto alto na 4ª correntinha.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (2)
03 – Siga fazendo ponto alto em cada corrente, veja que estou pegando dois fios da corrente e posteriormente faremos no fio que sobra.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (3)
04 – Ao final teremos um total de 38 pontos alto.
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_4_
05 – Faça duas correntes e vire o trabalho, agora vamos trabalhar no avesso. Na verdade esta primeira carreira com 38 pontos alto será o meio do tapete e ele ficará no avesso… portanto, vamos trabalhar dando voltas no tapete.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (7) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_4_
06 – Com o trabalho já no avesso, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto… no final teremos novamente 38 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (8) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_9_ 
07 – Ao completar os 38 pontos alto, faça mais um ponto alto junto com o ultimo ponto.
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_11_
08 – Na correntinha que viramos e que equivale o primeiro ponto alto faça 3 pontos alto. Veja a imagem abaixo:
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_12_
09 – No pé das 3 correntinhas (nosso primeiro ponto alto) faça novamente 2 pontos alto juntos.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (13) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (16)
10 – Agora siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até o final.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (17) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (18)
11 – Chegando na outra ponta vamos fazer o contorno igual o anterior… faça + 1 ponto alto junto com o ultimo desta carreira.
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_19_
12 – No ponto alto do meio faça 3 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (20)
13 – E para completar faça 1 ponto alto junto com o que iniciou esta volta… assim ficam dois juntos também! Finalize a volta com ponto baixíssimo.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (21)
14 – Para iniciar a segunda volta faça 2 correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto que saíram as duas correntinhas.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (22)
15 – Siga fazendo pontoa alto em cima de ponto alto…
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (23) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (24)
16 – Veja que ao chegar no ponto alto que define o fim da lateral tem dois pontos alto juntos na volta anterior. A partir do primeiro ponto dos que estão juntos faremos dois pontos alto juntos por 3 vezes.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (25) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (26)
17 – Já no ponto alto do meio (dos 3 que foram feitos no centro do tapete) faça apenas 1 ponto alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (27) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (28)
18 – Novamente uma sequência de 2 pontos alto juntos por 3 vezes…
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (29)
Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto… não se esqueça que na outra ponta do tapete você vai repetir a sequência de aumentos que vimos nos passos anteriores…
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (30)
Finalize a volta com ponto baixíssimo
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (31)
Vai ficar desta forma:
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (32)
19 – Inicie a 3ª volta com duas correntes e novamente faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (36)
20 – Faça 1 ponto alto no ponto seguinte e vamos iniciar os espaços que dão o detalhe no tapete.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (37)
21 – Faça duas correntinhas, pule 2 pontos de base e faça dois pontos altos seguidos, veja as imagens…
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (38) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_39_
22 – Continue desta forma sempre faça duas corrente, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos alto… ao final teremos um total de 8 bloquinhos com 2 pontos alto. Observe que não estou contando os 3 do inicio desta volta porque eles serão leques nas pontas do tapete.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (40)
23 – Para completar a lateral, faça duas correntes, 1 ponto alto e dois pontos alto no mesmo ponto de base. Observe que os dois pontos alto juntos ficam no primeiro ponto de aumento da volta anterior.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (41) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_42_
24 – Faça duas correntes e pule apenas 1 ponto de base.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (43)
25 – Faça 3 pontos alto juntos no mesmo ponto de base. Novamente duas correntes de espaço.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (44)
26 – Pule um ponto de base e agora faça apenas 2 pontos alto juntos no mesmo ponto e 1 ponto alto no ponto alto seguinte… Faremos isso para que o tapete não fique torto e não sobre pontos.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (45) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (46)
27 – Após fazer duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e
faça 1 ponto alto e no ponto alto seguinte faça 2 pontos alto juntos no mesmo ponto… veja as imagens abaixo:
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (47) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_48_
28 – Faça duas correntes e pule apenas 1 ponto de base e novamente faça 3 pontos alto juntos no mesmo ponto de base.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (49)
29 – Faça duas correntes e pule apenas 1 ponto de base e faça apenas 2 pontos alto juntos no mesmo ponto de base e 1 ponto alto no ponto alto seguinte… (veja que chegamos na outra lateral da mesma forma da anterior)
 Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_50_ Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (51)
30 – Na lateral do tapete siga como na outra… duas correntes de espaço, pule dois pontos de base e faça dois pontos alto seguindo…
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_52_
31- Na outra ponta do tapete siga os mesmos passos para que fique exatamente iguais… finalize com ponto baixo no alto das duas correntinhas que iniciaram a volta.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (53)
32 – 4ª volta. Faça duas correntinhas para iniciar. Temos um grupinho com 3 pontos alto juntos, eles são o inicio dos leques que faremos na ponta do tapete… sempre faremos 1 aumento a cada volta.Então… após as duas correntinhas, faça 2 pontos alto juntos no ponto alto do meio.
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_54_ Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (55) 
33 – Faça apenas 1 ponto alto em cima do terceiro ponto alto deste grupinho… então teremos 4 pontos alto neste grupo…
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_56_
34 – Nas laterais não tem modificações… então siga como a volta anterior.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (57)
35 – Chegando na outra ponta do tapete, não se esqueça.. no ponto alto do meio de cada grupinho precisa ser feito o aumento… faça 2 pontos alto em cima do mesmo ponto do meio de cada leque. Veja as imagens:
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (58) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_59_
36 – Finalize a volta com ponto baixíssimo.
Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_60_
37 – 5ª volta, inicie com duas correntes e no segundo ponto alto de cada grupinho é o lugar que faremos os aumentos nesta volta…
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (62)
38 – Cada leque vai ficar com 5 pontos alto, nas laterais continua igual, sem alterações.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (63) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (64)
39 – Chegando na outra ponta do tapete, não se esqueça de fazer os aumentos no meio de cada leque… Finalize a volta com ponto baixíssimo.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (65)
40 – 6ª volta, novamente segue como anteriormente, inicie com duas correntes e no segundo ponto alto faça dois pontos alto juntos… isso se repetirá em todos os leques. Nesta volta cada leque vai ficar com 6 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (66)
41 – 7ª volta, novamente segue como anteriormente, inicie com duas correntes e no segundo ponto alto faça dois pontos alto juntos… isso se repetirá em todos os leques. Nesta volta cada leque vai ficar com 7 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (67)
42 – 8ª volta, novamente segue como anteriormente, inicie com duas correntes e no segundo ponto alto faça dois pontos alto juntos… isso se repetirá em todos os leques. Nesta volta cada leque vai ficar com 8 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (68)
43 – 9ª volta, novamente segue como anteriormente, inicie com duas correntes e no segundo ponto alto faça dois pontos alto juntos… isso se repetirá em todos os leques. Nesta volta cada leque vai ficar com 9 pontos alto.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (69)
44 – 10ª volta, novamente segue como anteriormente, inicie com duas correntes  e desta vez vamos deixar para fazer o aumento no 5º ponto alto, assim ele fica bem no meio… temos 9 pontos alto na volta anterior… Faça 4 pontos alto seguidos e no 5º ponto de base faça o aumento  o leque vai ficar com 10 pontos alto. Isso se repetirá em todos os leques, porém esta volta será toda fechada, então nos espaço de duas correntes faça 2 pontos alto, inclusive entre um leque e outro, veja as imagens abaixo.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (70) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (71) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (73) Tapete_oval_de_croch_branco_pap_www.croche.com_72_
Observe que entre um leque e outro tem duas correntes então faremos dois pontos alto também.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (74)
Ao final fica assim o trabalho.
Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (76) Tapete oval de crochê branco - pap - www.croche.com (77)
Bem, esta etapa vamos parar por aqui, para não ficar uma postagem muito longa o que dificulta ter que ficar rolando a página para fazer o tapete, vamos continuar nosso trabalho em outra postagem, mas não se preocupe! Vou deixar o link aqui pra ficar fácil você continuar o trabalho.

129 comentários em “Tapete oval em crochê com aplicação de flores – Passo a passo (1ª Parte)

  1. Eu amei os jogos de crochê parabéns eu gostaria de tá recebendo no meu e-mail
    Receita de crochê pois sou iniciante obrigada beijos

  2. Boa noite!! Se fez 38 correntinhas + 3 correntes (que vai subir um
    Ponto alto), no total não seria pra ficar 39 pontos altos?

    1. Oi Jaqueline, são 3 para subir formando o ponto alto mas ele volta na 4ª corrente, ou seja, volta na 38ª corrente, logo sobram apenas 37 das 38 que fizemos já que a 38ª corrente servirá de base para o ponto alto formado por correntes. :)

  3. Boa noite queria fazer uma toalha oval de um metroe vinte por 90 centímetro de largura como faço

    1. Oi Cleide, para aumentar o comprimento basta iniciar com mais correntes.
      Ex.: Para completar os 120cm basta fazer um cordão de correntes com 57cm (que equivale a diferença do tamanho deste que está no passo a passo) e depois iniciar o passo a passo normalmente fazendo mais 41 correntes mas, tem um problema, a largura do tapete não vai mudar…. então você teria criar alguma coisa a mais.
      Neste caso é mais difícil, precisa medir a altura do seu ponto alto, ver quantas voltas vai precisar para chegar nos 90cm já que este tem menos da metade. Para cada volta a mais precisa descontar no comprimento que vai aumentar.

      Ficaria assim. Se meu ponto alto mede 1cm e eu precisasse aumentar uma volta a mais, descontaria 2 cm deste cordão de aumento inicial já que as voltas são medidas dos 2 lados.

      Então se tivesse que aumentar 20 voltas já anularia 40cm de aumento e neste caso ao invés de 57cm aumentaria apenas 17cm no cordão inicial.

  4. Olá, quantos metros de barbante foram usados? Vou fazer com o número 6 e tenho dúvida de quantos comprar!! Seria para esse tamanho mesmo.. Obrigada

    1. Oi Thainá, este usa pouco. Fiz com fio número 6 e gastei menos de um novelo daqueles que vem com 612m

  5. Amo seus trabalhos e suas receitas. Mas no meu celular não carrega as fotos do passo a passo. Só c eu clicar no link. Antigamente já via a foto e ia seguindo o pap. Obrigada

    1. Oi Daniele, não fizemos nenhuma alteração no blog para acontecer isso em seu celular :(
      O passo a passo sempre foi postado no blog da mesma forma desde o início.

      Um forte abraço e tudo de bom sempre.

    1. Oi Andréia, o final você sempre precisará adaptar. não é difícil! Basta contar os pontos e dividir o acabamento para que fique certo.

  6. Bom dia . Preciso de um tapete oval que fique maior . Tipo 1 metro e meio, é só duplicar as correntes iniciais?

  7. Olá Samuel, poderia te dar uma sugestão?Porque você não da aula em video, pra gente que é iniciante, seria bem melhor! Obrigada!

    1. Oi Regilda, é aumentando as correntes mesmo! Aumente de 4 em 4…
      ou 4 correntes a mais… ou 8…12…16…
      Depois só adaptar o acabamento.

  8. ola tdo bem,amei todos os seus trabalhos,sera que se eu usar a linha num 8 tem muita diferença e qual seria a diferença,desculpa a pergunta mas é porq estou iniciando

  9. Oi Samuel, bom dia ^^)
    Qual a quantidade que você gastou para confeccionar esse tapete?

    Obrigada e abraços

    1. Olá Marli, este é o mesmo que utiliza no conjunto de banheiro porém não tenho o passo a passo das outras peças.

  10. bom dia!!!
    Gosto bastante dos paps deste site, são de grande ajuda!
    Quero fazer uma observação, começando com 41 correntes e virando na 4º corrente, ficarão 39 pontos altos, a menos que deixemos de fazer pa em 1 corrente, ou seja, sobra 1 corrente. Já desmanchei várias x, será que estou errando onde?

    1. Oi Aurea, conte novamente… 41 – Voltando na quarta corrente e contando com as 3 que sobraram ao voltar na quarta corrente são 38 pontos altos!

      41-4=37
      37 pontos altos + as 3 correntes da virada que também forma um ponto alto = 38 pontos altos :)

    1. Oi Marcia, ele já é bem pequeno, mas se quiser ainda menor inicie com 22 correntes e ele vai ficar com metade do tamanho.

  11. Bom dia, Samuel.

    Como eu trabalho com fio de malha, os tapetes ficam bem maiores. Então eu gostaria de fazer esse modelo, porém, um pouco menor, ou seja, com uma quantidade menor de correntinhas iniciais.
    Tenho que diminuir 8 ou 16 correntinhas para dar certo?
    Exemplo: em vez de iniciar com 41 correntinhas, eu inicio com 33 correntinhas ou 25 correntinhas?

    Obrigada.

    1. Oi Sara, se iniciar com 25 correntes ele vai ficar com pouco mais da metade do tamanho que ficaria iniciando com 41, mas este modelo não é muito grande, você viu? Ele com fio 6 tem apenas 63cm de comprimento.

      1. Sim, mas ocorre que eu faço com fio de malha, então o tamanho fica bem maior do que feito com barbante.
        Obrigada.

  12. Eu amo fazer crochê,trico,ponto crus vários artesanato amo!! Eu gostaria que mandasse um gráficos de tapete de cozinha,jogos de banheiro ok. Gostei muito dos seu aplicativos…..mande sempre

  13. Olá,

    Vi que para aumentar esse trabalho é só aumentar 8 correntes ou múltiplos de 8, vi também no passo 1 que começamos com 38 correntinha + 3 para virar (total 41), ambos 38 e 41 não são múltiplos de 8, está correto essa informação de aumento?
    Outra dúvida, sou iniciante, para aumentar em 3 vezes o tamanho desse tapete (no caso para fazer uma passadeira) eu aumento em 3 vezes a quantidade de correntes também?

    1. Olá Vanessa, a quantidade de pontos para aumentos é o que vai precisar a mais para fazer um novo leque no final do tapete. Veja que cada “leque”/motivo no final borda do tapete precisa de 8 pontos para ficar completo e por isso essa quantidade se for aumentar. Para passadeira sim, você pode aumentar 3 vezes e depois colocar as 3 correntes para virar. Por conta do tal acabamento se não conseguir que fique com a quantidade de pontos necessárias você pode adaptar também. Grande beijo e bom trabalho!

      1. Samuel, então faço a passadeira com 114 correntinhas (3×38) + 3 para virar?
        E para fazer o tapete um pouco maior, aumento apenas 8 correntinhas, por exemplo, 38 correntinhas + 8 + 3 para virar?
        Por ser iniciante tenho dificuldade em adaptar…
        Obrigada pelos esclarecimentos.
        Já fiz trabalhos lindos graças a vocês. OBRIGADA!

  14. Olá, eu fiz o tapete com 38 correntes e mais 3 para virar e deu certo, ficou perfeito, mas agora estou tentando fazer um maior que seria a passadeira e não estou conseguindo, com quantas correntes devo iniciar a passadeira?

    1. Olá Carla, basta aumentar em múltiplos de 3. Ex: 3,6,9,12,15… Veja o comprimento que quer a mais e faça correntes correspondente ao comprimento. Depois veja se a quantidade de correntes que corresponde ao tamanho que quer a mais é múltiplo de 3.

  15. Boa Tarde!

    Fiz o tapete Oval em Crochê com Aplicação de flores exatamente igual o pap acima.Usei ag. nº3,5mmm um pouco maior até da indicada e barbante 6 ,mas não deu as medidas de 42×63 ,ficou muito pequeno seria para banheiro.Pode me informar se o que está ilustrado é o tamanho 42×63, ou a ilustração é um tamanho menor?.Segui a receita rigorosamente.O pap q/foi feito seria só uma amostra?
    Sempre faço os paps q/dão e sempre saíram perfeitos pois são muito bem elaborados.Só tenho essa dúvida se realmente esse pap feito só c/41 pts.o tapete fica pequeno mesmo tipo amostra.
    Muito obrigado
    Abraços

    1. Oi Lúcia, este é exatamente o que foi feito o passo a passo e ficou com esta medida. Sempre coloco exatamente a medida que ficou o trabalho pronto. Talvez seus pontos sejam menores, mas como fez com agulha maior já deveria ao menos se equiparar. Meus pontos altos medem cerca de 1,3cm de altura.

  16. Gosto muito deste site e das explicações,já tentei varias vezes fazer esse modelo de tapete e não deu certo,gostei do passo a passo e vou tentar fazer,mas fiquei com uma dúvida,38 pontos altos iniciar subtraindo os dois que servirão de “base”sobra trinta e seis,sendo que a explicação diz múltiplos de 8 e trinta e seis é múltiplo de nove…Então pra dar certo aumentar eu utilizo múltiplos de oito ou de nove?Desde já agradeço a atenção.

  17. 2212016 saite maravilhoso amei muito explicado e tenho aprendido muito com voces muito obrigado vou anunciar para as minhas amigas eu também faço croche amo fazer croche e as coisas que voces ensinam são lindas e assim posso fazer aprendendo.

  18. oi bom dia gostaria muito de saber com quantas correntinhas tenho que fazer um tapete de 3 metros nesse modelo ai so o inicio ainda eu me perco se poder me ajudar a tirar essa minha duvida dez de ja eu agradeço muito . obrigada !!

    1. Olá Daiane, basta iniciar o tapete com as 38 correntes e fazer mais 237cm de correntes. Assim se o tapete com 38 correntes fica com 63cm de comprimento juntando os 237cm a mais que fizeste de corrente ele terá então os 3 metros. Vale lembrar que esta medida pode variar dependendo dos pontos.

  19. ola quando aumenta o s numeros da corrente o tapete fica maior, mas na 10 carreira quando o
    aumento e no quinto ponto alto ao inves do segundo,querendo mais largo posso continuar au
    mentando no segundo pnto alto ate a largura que
    quero e depois sim aumento no quinto ponto alto?

      1. Muito obrigada pela atencao, mas pode me explicar para ficar mais largo como faco em relacao ao aumento da decima carreira,faco o aumento e posso continuar aumentando ate onde desejo parar desculpe nao sei se me expressei direito obrigada viu

        1. Oi Solange, para aumentar a largura é um pouco mais complicado porém dá para fazer. A cada volta a mais vai aumentar também o comprimento. Seria mais interessante um modelo já mais largo para aumentar, pois mudando o comprimento apenas não altera a largura já que a parte oval seria igual, mas mudando a largura altera o comprimento. Grande beijo.

  20. Boa tarde
    o passo a passo esta perfeito… Mas eu fiz algo errado : (
    Sera que pode me ajudar?
    eu ja terminei esta primeira parte so que ficou meio embabadado sabe … e o meu primeiro tapete e eu estou usando barbante 8 e agulha 4,5 nao sei esta certo.

    1. Olá Carla, os motivos para formar “babados” são:
      – Pontos sobrando
      – Pontos muito soltos (frouxos)
      A agulha 4.5 por si só já deixa os pontos mais soltos e esta pode ser a causa, talvez uma agulha com numeração menor melhorasse.

      1. boa noite
        Deus abençoe muito … obg pelo carinho
        vou tentar fazer com outra agulha.
        vc e umapessoa maravilhosa…
        abraço

  21. Olá, sou iniciante no crochê, e gosto muito de praticar.. estou fazendo o segundo tapete conformr o passo a passo seu site é maravilhoso, muito bem explicado..parabéns por dividir conosco seu conhecimento. Deus te abençoe.

  22. bom dia adoro os seus trabalhos sou louca por crocher faco muito .eu queria fazer esse tapete como uma passadeira como posso fazer desde ja agradeco.beijs

  23. Olá, já fiz de várias maneiras esse modelo, mas o meu sempre fica torto, alguma dica?
    Sigo os aumentos da maneira q indica aqui e de outras maneiras tbm…
    Obrigada

  24. TENHO SEGUIDO ESSE BLOG COM MUITO SUCESSO, E ENSINADO A DIVERSAS PESSOAS COM O AUXILIO DE VCS MINHA GRATIDÃO É ETERNA, BJS

  25. Oi, adorei o site. Estou fazendo este modelo de tapete para ganhar um dinheiro pois estou desempregada. Gostaria de saber por quanto posso vender um tapete deste modelo?

  26. Olá. Gostei muito de seu trabalho. Porém não entendo o seguinte: você fala em fazermos 38 correntes iniciais e depois mais 3 correntes para subir. Em seguida devemos fazer um ponto alto para cada corrente. Se sobraram 38 correntes vão ficar 38 pontos altos + as 3 correntes de subida (equivalente a 1 ponto alto). Assim ficamos com 39 pontos altos e não 38 apenas como você fala. Não é?

  27. no passo 4, “ao final teremos 38 pontos altos” o meu contando com as 3 correntinhas de virada deu 39 ta certo?

  28. Muito obrigada pela aula online. Ha muito tempo eu queria comecar um tapete oval, mas sempre achava dificil comecar. Agora vou seguir em frente.
    Seus trabalhos sao muito lindos.
    Obrigada!

    Vera

  29. Amore, aumentando 8 correntes aumenta no cumprimento ou também pode aumentar na altura do tapete sem interferir em nada?

  30. Parabéns !!! Estou muito feliz ter conhecido seu blog com sua explição obtive dois modelos maravilhosos. Sucessos , que venha nos surpreender com mais modelos de tapetes…

  31. Entendi que é múltiplo de 8. Mais neste 8 ou 16…., já estão as três correntinhas pra virar.

  32. Oi gostei muito do seu blog, sou iniciante e seu blog é muito bem explicado , Parabéns…
    este tapete acima quantas gramas do novelo se usa?????

  33. OI tudo bem ,gostaria que você me passe o passo a passo da tampa do vaso e o tapete do pé, desde ja agradeço de coração,Abraços!!!

  34. Parabéns encine como fazer a tampa do vaso eotapete do pé do vaso ,pois gostaria de aprender .Será que pode me ajudar agradeço pela atenção e um carinho especial pelos seus trabalhos bjs e obrigada pela atenção

  35. Amei o seu trabalho, sou iniciante no crochê e não consigo segui os gráficos e do modo que vc ensina fica super fácil. Você bem que podia fazer o mesmo com os tapetes da tampa e do pé do vaso rsrsrs, quero fazer o jogo completo só não sei se vou dar conta desses dois que não tem suas imagens.
    bjs Parabéns pelo trabalho.

  36. Oi,fiz o tapete e ficou perfeito! Queria fazer o tapete do pé do vaso e a tampa do vaso sanitário neste modelo,mas não sei quantas correntes começar.Poderia,me dar uma dica? Obrigada

    1. Angela, para fazer a tapa inicie com 22 correntes. Para o pé do vaso inicie com 26 correntes. Este é um tamanho quase que padrão, mas você pode medir a corrente encima da tampa do aparelho de forma que sobre toda a borda do tapete, ou seja, precisa ficar mais ou menos centralizado o tamanho da corrente.

    2. Angela vc conseguiu fazer o tapete pe do vaso e a tampa? to precisando e nao to conseguindo fazer. obrigada

  37. Amei este modelo! O passo a passo é perfeito. Já fiz um no tamanho original e agora estou fazendo outro num tamanho maior.

      1. Por favor como eh que faz o aumento pro tapete ficar maior? Como eh multiplo de 8?? Obrigada pela atenção..

        1. Multiplo de 8 = o total de correntinhas iniciais deste tapete mais 8 ou + 16… ou seja, aumenta 8… se quiser ainda maior aumenta 16… se quiser ainda maior aumenta 32 sempre múltiplo de 8.