Tapete paixão – Passo a passo

Que tal fazer este lindo tapete redondo? Este modelo é maravilhoso e como detalhe tem o desenho de 12 corações e por este motivo recebeu o nome de TAPETE PAIXÃO. Você pode até não se importar muito com numerologia, mas 12 também é uma data bem especial que fazem bater acelerados muitos corações apaixonados. (e claro, de todos os que só querem um presentinho mesmo :) )

Para este trabalho utilizei o maravilhoso fio Barroco Maxcolor da Círculo S.A. O tapete ficou com 115cm de diâmetro. Caso queira pode fazer com qualquer outra espessura de fio, os fios barroco também tem outras numerações. Com o fio 6 também pode ser utilizado como toalha de mesa, mas como o fio é mais grosso seria mais interessante para tapete, para utilizar como toalha de mesa o fio mais indicado é o Duna também da Círculo S.A.

MATERIAIS

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o maravilhoso TAPETE PAIXÃO, desejo um ótimo trabalho e muita paciência.

Tapete paixão Tapete paixão passo a passo (9)

       

01 – Inicie com um ANEL MÁGICO (ou uma argola com 10 correntes). O anel mágico possibilita ajustar para que o centro do tapete fique bem redondinho exatamente com a quantidade correta de pontos altos. Se ainda não sabe fazer um anel mágico veja um vídeo explicativo: AQUI.

Tapete paixão passo a passo (1)

02 – Após o anel mágico faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto (ou inicie com falso ponto alto) Dentro do anel mágico faça 23 pontos altos e contando com as correntes iniciais teremos um total de 24 pontos altos. Ajuste o anel mágico sem apertar, apenas para que os 24 pontos altos fiquem bem acomodados, finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete paixão passo a passo (2) Tapete paixão passo a passo (3) Tapete paixão passo a passo (4)

03 – Faça 7 pontos altos, enrole o fio 3 vezes na agulha e faça ponto alto triplo no próximo ponto de base.

Tapete paixão passo a passo (5) Tapete paixão passo a passo (6) Tapete paixão passo a passo (7)

04 – Faça duas correntes de espaço e siga fazendo ponto alto triplo em cada ponto de base sempre fazendo as duas correntes de espaço entre um ponto e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo na 5ª corrente das 7 que fizemos para iniciar a volta.

Tapete paixão passo a passo (8) Tapete paixão passo a passo (9) Tapete paixão passo a passo (10)

05 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto… nos espaços de duas correntes faça duas correntes e faça ponto alto em cima dos pontos de base… siga por toda a volta e finalize com PONTO BAIXO no alto da terceira corrente.

Tapete paixão passo a passo (11) Tapete paixão passo a passo (12) Tapete paixão passo a passo (13) Tapete paixão passo a passo (14) Tapete paixão passo a passo (15) Tapete paixão passo a passo (16) Tapete paixão passo a passo (17)

06 – 4ª volta – Após finalizar com ponto baixo faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Observe que será preso sempre na mesma direção dos pontos altos triplos já que estamos pulando apenas 2 pontos de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo (o mesmo que fizemos para finalizar a volta anterior)

Tapete paixão passo a passo (18) Tapete paixão passo a passo (19) Tapete paixão passo a passo (20)

07 – 5ª volta – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da alça a frente e faça ponto baixo, desta forma o ponto baixo ficará bem no meio da alça. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte, faça novamente 4 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça… siga por toda a volta fazendo alças com 4 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete paixão passo a passo (21) Tapete paixão passo a passo (22) Tapete paixão passo a passo (23) Tapete paixão passo a passo (24) Tapete paixão passo a passo (25) Tapete paixão passo a passo (26)

08 – 6ª volta – Siga com ponto baixíssimo em três das 4 correntes da alça a frente e faça ponto baixo, desta forma o ponto baixo ficará bem no meio da alça. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte, faça novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça… siga por toda a volta fazendo alças com 5 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete paixão passo a passo (27) Tapete paixão passo a passo (28) Tapete paixão passo a passo (29) Tapete paixão passo a passo (30) Tapete paixão passo a passo (31) Tapete paixão passo a passo (32)

09 – 7ª volta – Siga com ponto baixíssimo em duas das 5 correntes da alça a frente e faça ponto baixo, desta vez não vamos iniciar no meio da alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto na mesma alça.

Tapete paixão passo a passo (34) Tapete paixão passo a passo (36) Tapete paixão passo a passo (37) Tapete paixão passo a passo (38) Tapete paixão passo a passo (39) Tapete paixão passo a passo (40)

10 – Faça 3 correntes de espaço e faça mais 2 pontos altos ainda na mesma alça formando um leque.

Tapete paixão passo a passo (41) Tapete paixão passo a passo (42) Tapete paixão passo a passo (43)

11 – Faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô e em seguida prenda com ponto baixo novamente ainda na mesma alça;

Tapete paixão passo a passo (44) Tapete paixão passo a passo (45) Tapete paixão passo a passo (46) Tapete paixão passo a passo (47) Tapete paixão passo a passo (48)

12 – Faça duas correntes de espaço e siga para a próxima alça onde fará outro leque. (o leque será sempre formado por 2 pontos altos, 3 correntes de espaço e 2 pontos altos) Siga intercalando as alças, em uma faz o leque e na outra faz o ponto picô, não se esqueça, para passar de uma alça para a outra são apenas duas correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete paixão passo a passo (49) Tapete paixão passo a passo (50) Tapete paixão passo a passo (51) Tapete paixão passo a passo (52) Tapete paixão passo a passo (53) Tapete paixão passo a passo (54) Tapete paixão passo a passo (55)

13 – 8ª volta – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto alto e em duas das 3 correntes de espaço dentro do leque. em seguida faça ponto baixo, assim estaremos exatamente no meio do leque.

Tapete paixão passo a passo (56) Tapete paixão passo a passo (57) Tapete paixão passo a passo (58)

14 – Faça 10 correntes e prenda com ponto baixo no leque seguinte… novamente 10 correntes e prenda com ponto baixo no leque seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete paixão passo a passo (59) Tapete paixão passo a passo (60) Tapete paixão passo a passo (61) Tapete paixão passo a passo (62) Tapete paixão passo a passo (63) Tapete paixão passo a passo (64)

15 – 9ª volta – Faça ponto baixo dentro da primeira alça de 10 correntes e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Na mesma alça faça mais 12 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 13 pontos altos.

Tapete paixão passo a passo (65) Tapete paixão passo a passo (66) Tapete paixão passo a passo (67)

16 – Não faça ponto alto em cima dos pontos baixos que prendem as alças… em cada alça faça 13 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete paixão passo a passo (69) Tapete paixão passo a passo (70) Tapete paixão passo a passo (71) Tapete paixão passo a passo (72)

17 – 10ª volta – Siga com mais 3 pontos baixíssimos em cima dos pontos de base, considerado que terminamos a volta em cima do primeiro ponto alto dos 13 que estão na primeira alça esta volta iniciará em cima do 4º ponto de base.

Tapete paixão passo a passo (74) Tapete paixão passo a passo (75)

18 – Faça 6 correntes (5 correntes darão altura do primeiro ponto alto triplo + uma corrente que ficará de espaço ao completar a volta) Enrole o fio na agulha 3 vezes e faça ponto alto triplo no próximo ponto de base.

Tapete paixão passo a passo (78) Tapete paixão passo a passo (79) Tapete paixão passo a passo (80)

19 – Faça uma corrente de espaço e faça novamente ponto alto triplo… siga fazendo pontos altos triplos sempre com uma corrente de espaço até completar um total de 7 pontos contando com as correntes iniciais. (observe que vão sobrar 3 pontos de base)

Tapete paixão passo a passo (81) Tapete paixão passo a passo (82) Tapete paixão passo a passo (83) Tapete paixão passo a passo (84)

20 – Faça 5 correntes de espaço, pule 3 pontos de base da próxima alça e faça ponto alto triplo… novamente repita pontos altos triplos sempre com uma corrente de espaço… para passar de uma alça para outra serão sempre 5 correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na 5ª corrente das 6 que iniciam a volta.

Tapete paixão passo a passo (85) Tapete paixão passo a passo (86) Tapete paixão passo a passo (87) Tapete paixão passo a passo (88) Tapete paixão passo a passo (89) Tapete paixão passo a passo (90) Tapete paixão passo a passo (91) Tapete paixão passo a passo (92)

21 – 11ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto ainda no mesmo ponto de base.

Tapete paixão passo a passo (93) Tapete paixão passo a passo (94)

22 – Faça ponto alto nos espaços de uma corrente e em cima dos pontos de base (não tem aumentos no meio) Ao chegar no último ponto de base faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Observe que em cima dos 7 pontos altos triplos teremos um total de 15 pontos altos.

Tapete paixão passo a passo (95) Tapete paixão passo a passo (96) Tapete paixão passo a passo (97)

23 – Faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes. Faça ponto picô (formado por 3 correntes) e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça.

Tapete paixão passo a passo (98) Tapete paixão passo a passo (99) Tapete paixão passo a passo (100)

24 – Faça duas correntes de espaço e vamos repetir os pontos altos em cima dos pontos altos triplos. Não se esqueça, no primeiro ponto de base faça 2 pontos altos, siga fazendo ponto alto nos espaços de uma corrente e em cima dos pontos de base e no último ponto de base faça 2 pontos altos novamente… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete paixão passo a passo (101) Tapete paixão passo a passo (103) Tapete paixão passo a passo (104) Tapete paixão passo a passo (105)

25 – Ao completar esta volta o trabalho não fica esticadinho, começa a formar ondulações. Peço que tenha paciência, em alguns momentos parece que vai ficar cheio de ondulações e que não vai dar certo, mas siga em frente e o resultado será um belíssimo tapete.

Tapete paixão passo a passo (106)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para ver a continuação do trabalho acesse os links abaixo!

40 comentários em “Tapete paixão – Passo a passo

  1. Amei sei site .tudo lindo e apaixonante. Como sou iniciante no crochê, gostaria de saber qual a dificuldade dos seus trabalhos. Uma dica no inicio dos trabalhos uma informação. Obrigado

    1. Olá Jessica, meu blog tem trabalhos variados. Fica difícil fazer uma indicação de dificuldade já que no blog tento explicar detalhadamente. Desta maneira acredito que não seria impossível fazer os trabalhos se a pessoa já sabe fazer os pontos básicos.

      Se não sabe algum ponto normalmente tenho o passo a passo aqui no blog também… Entendi sua colocação, mas realmente não consigo fazer uma escala já que meu trabalho é justamente desmiuçar as dificuldades :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.