Tapete quadradinhos

Neste passo a passo você vai aprender a confeccionar o TAPETE QUADRADINHOS. Um modelo maravilhoso para utilizar como passadeiras, tapete de porta ou jogo de cozinha. Você pode utilizar este mesmo modelo para fazer o tapete mais largo e utilizar na sala e tudo isso de forma bem simples.

Depois de entender a forma de fazer você vai ver quer este é um modelo super fácil e não importa com quantos quadradinhos você fizer o acabamento também vai ficar certinho. :) Deixei o link para você fazer o DOWNLOAD do passo a passo no final da postagem.

Tapete quadradinhos

MATERIAIS

Este trabalho fiz com 4 bloquinhos iniciais determinando a largura. Se quiser fazer maior aumente da seguinte forma: Para cada bloquinho são 16 correntes de base sendo 14 para o bloquinho e duas para o espaço, alem disso teremos as duas correntes do final e mais uma para virar e fazer o cantinho, então sempre vai somar 16 correntes para cada bloquinho e adicionar mais 3 correntes. Ex.: Meu tapete tem 4 bloquinhos então 4 x 16 = 64 + 3 = 67 (com 5 bloquinhos seria 5 x 16 = 80 + 3 = 83)

Tapete quadradinhos (2) Tapete quadradinhos - passo a passo (155)

01 – Inicie com 67 correntes. Volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo.

Tapete quadradinhos - passo a passo (1) Tapete quadradinhos - passo a passo (2) Tapete quadradinhos - passo a passo (3)

02 – Após o ponto baixo faça 3 correntes. Pule uma corrente de base e faça ponto alto. Siga com mais 13 pontos altos formando um bloquinho com 14 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (5) Tapete quadradinhos - passo a passo (6) Tapete quadradinhos - passo a passo (7) Tapete quadradinhos - passo a passo (8)

03 – Faça duas correntes de espaço, pule duas correntes de base e faça novamente 14 pontos altos nas correntes de base. Seguindo desta forma teremos 4 bloquinhos com 14 pontos altos e vão sobrar duas correntes no final.

Tapete quadradinhos - passo a passo (9)

04 – Após o último bloquinho de 14 pontos altos faça apenas uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça ponto alto na última corrente.

20170313_101630 20170313_101653

05 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça ponto alto no espaço de uma corrente, contando com as correntes que fizemos antes de virar teremos 2 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (10) Tapete quadradinhos - passo a passo (11) Tapete quadradinhos - passo a passo (12)

06 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 primeiros pontos de base do primeiro bloquinho e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base. Teremos uma sequência de 10 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (13) Tapete quadradinhos - passo a passo (14) Tapete quadradinhos - passo a passo (15)

07 – Faça duas correntes, pule os 2 pontos que sobraram na base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.

Tapete quadradinhos - passo a passo (16) Tapete quadradinhos - passo a passo (17) Tapete quadradinhos - passo a passo (18)

08 – Agora vamos seguir assim até o final… novamente duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base do bloquinho seguinte, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o ante-penúltimo ponto de base, faça duas correntes e 2 pontos altos no espaço de duas correntes… vamos ver como fica no final da carreira?

Tapete quadradinhos - passo a passo (19) Tapete quadradinhos - passo a passo (20) Tapete quadradinhos - passo a passo (21) Tapete quadradinhos - passo a passo (22) Tapete quadradinhos - passo a passo (23) Tapete quadradinhos - passo a passo (24)

09 – Chegando no final da carreira faça duas correntes, 1 ponto alto no espaço de 3 correntes (aquelas que fizemos para virar no inicio da carreira anterior) em seguida faça ponto alto na segunda corrente. Eram 3 correntes, duas delas ficou formando 1 ponto alto e uma nós utilizamos como espaço após o último bloquinho :)

Tapete quadradinhos - passo a passo (25) Tapete quadradinhos - passo a passo (26) Tapete quadradinhos - passo a passo (27)

10 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça ponto alto em cima do ponto alto, 2 pontos altos no espaços de duas correntes e teremos um total de 4 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.

Tapete quadradinhos - passo a passo (28) Tapete quadradinhos - passo a passo (29) Tapete quadradinhos - passo a passo (30) Tapete quadradinhos - passo a passo (31)

11 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 primeiros pontos de base do bloquinho seguinte e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar apenas 2 pontos de base. Teremos um total de 6 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (32) Tapete quadradinhos - passo a passo (33) Tapete quadradinhos - passo a passo (34)

12 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas corretes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no espaço seguinte.

Tapete quadradinhos - passo a passo (35) Tapete quadradinhos - passo a passo (36) Tapete quadradinhos - passo a passo (37) Tapete quadradinhos - passo a passo (38)

13 – Agora basta repetir o que fizemos no primeiro bloquinho, faça duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base. Observe que vamos intercalando entre bloquinhos com 6 pontos altos e duas correntes de espaço até chegar no final, apenas o inicio da carreira e o final da carreira ficará com bloquinhos de 4 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (39) Tapete quadradinhos - passo a passo (40) Tapete quadradinhos - passo a passo (41) Tapete quadradinhos - passo a passo (42) Tapete quadradinhos - passo a passo (43)

14 – 4ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes.  Teremos um total de 6 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (44) Tapete quadradinhos - passo a passo (45)

15 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (46) Tapete quadradinhos - passo a passo (47)

16 – Novamente duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no próximo espaço de duas correntes. Teremos um total de 10 pontos altos neste segundo bloquinho.

Tapete quadradinhos - passo a passo (48) Tapete quadradinhos - passo a passo (49) Tapete quadradinhos - passo a passo (50)

17 – Agora vamos seguir repetindo, no bloquinho que está decrescente faremos apenas 2 pontos altos, no bloquinho crescente faremos 10 pontos altos… nas laterais cada bloquinho tem apenas 6 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (51) Tapete quadradinhos - passo a passo (52) Tapete quadradinhos - passo a passo (53) Tapete quadradinhos - passo a passo (54)

Observe na imagem acima que o bloquinho decrescente em forma de pirâmide está finalizado! São 4 bloquinhos no total e são estes que me referi no inicio do passo a passo.

18 – 5ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes.  Teremos um total de 8 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (55) Tapete quadradinhos - passo a passo (56) Tapete quadradinhos - passo a passo (57)

19 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes a frente. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no próximo espaço. O bloquinho da lateral ficou com 8 pontos altos, já o segundo bloquinho com 14 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (58) 20170306_153638

20 – Faça duas correntes, pule os 2 pontos de base da “pirâmide” que finalizamos na carreira anterior e novamente uma sequência de 14 pontos altos, observe que sempre vai iniciar e terminar em um espaço de duas correntes. O último bloquinho desta carreira também vai ficar com 8 pontos altos igual o bloquinho do inicio.

Tapete quadradinhos - passo a passo (61) Tapete quadradinhos - passo a passo (62) Tapete quadradinhos - passo a passo (63) Tapete quadradinhos - passo a passo (64) Tapete quadradinhos - passo a passo (65)

21 – 6ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com 5 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 6 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base.

Tapete quadradinhos - passo a passo (66) Tapete quadradinhos - passo a passo (67)

22 – Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes. Após os 2 pontos altos faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos. Observe que o bloquinho de na carreira anterior tem 14 pontos altos desta vez começa a diminuir e ficará com apenas 10 pontos altos, bem similar a segunda carreira e apenas nas laterais do tapete é diferente.

Tapete quadradinhos - passo a passo (68) Tapete quadradinhos - passo a passo (69) Tapete quadradinhos - passo a passo (70) Tapete quadradinhos - passo a passo (71) Tapete quadradinhos - passo a passo (72)

23 – Siga intercalando entre bloquinhos com 2 pontos altos e bloquinhos com 10 pontos altos… vamos ver como ficará o final da carreira?

Tapete quadradinhos - passo a passo (73) Tapete quadradinhos - passo a passo (74)

24 – Chegando no final teremos novamente 6 pontos altos igual fizemos no início.

Tapete quadradinhos - passo a passo (75)

25 – 7ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 4 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base.

Tapete quadradinhos - passo a passo (77) Tapete quadradinhos - passo a passo (78)

26 – Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no espaço seguinte. Teremos novamente bloquinho com 6 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base e teremos… siga por toda a carreira, no inicio temos bloquinho com 4 pontos altos, durante toda a carreira todos os bloquinhos vão ficar com 6 pontos altos e no final novamente apenas 4 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (79) Tapete quadradinhos - passo a passo (80) Tapete quadradinhos - passo a passo (81)

27 – 8ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho e faça 1 ponto alto, contando com as correntes iniciais teremos apenas 2 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base. Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos no primeiro espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no segundo espaço de duas correntes, o bloquinho que está crescente ficará com 10 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos, veja que finalizamos mais um desenho nesta carreira :) Agora só seguir intercalando e no final da carreira também ficará com apenas 2 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (82) Tapete quadradinhos - passo a passo (83) Tapete quadradinhos - passo a passo (84) Tapete quadradinhos - passo a passo (85)

28 – 9ª carreira – Nesta carreira vamos começar a repetir tudo que fizemos desde o início… Basta fazer 3 correntes, virar o trabalho e fazer 2 pontos altos dentro do primeiro espaço de duas correntes. Faça ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no segundo espaço de duas correntes e teremos um bloquinho com 14 pontos altos. Viu como fica exatamente igual a primeira carreira do trabalho?  :)

Tapete quadradinhos - passo a passo (86) Tapete quadradinhos - passo a passo (87) Tapete quadradinhos - passo a passo (88) Tapete quadradinhos - passo a passo (89) Tapete quadradinhos - passo a passo (90)

29 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente 14 pontos altos… ou seja, agora basta seguir repetindo por quantas carreiras desejar para completar seu tapete! Meu tapete fiz com 49 carreiras. Vou explicar como fiz o acabamento.

Tapete quadradinhos - passo a passo (91) Tapete quadradinhos - passo a passo (92) Tapete quadradinhos - passo a passo (93) Tapete quadradinhos - passo a passo (94) Tapete quadradinhos - passo a passo (95) Tapete quadradinhos - passo a passo (96) Tapete quadradinhos - passo a passo (97)

Para que o acabamento dê certo sempre finalize como a primeira carreira, inclusive a 9ª carreira que está na imagem acima é exatamente a 49ª do meu trabalho.

Tapete quadradinhos - passo a passo (98) Tapete quadradinhos - passo a passo (99)

30 – Após fazer o ponto alto volte na corrente de espaço, introduza a agulha e puxe o fio fazendo um ponto baixíssimo voltando na carreira como apresentado nas imagens. Isto é para que possamos iniciar na corrente de espaço sem precisar cortar o fio.

Tapete quadradinhos - passo a passo (100) Tapete quadradinhos - passo a passo (101)

31 – Faça ponto baixo pegando dentro do espaço de uma corrente e em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, ainda no mesmo espaço faça mais 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 4 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (102) Tapete quadradinhos - passo a passo (103) Tapete quadradinhos - passo a passo (104) Tapete quadradinhos - passo a passo (105)

32 – Faça duas correntes e vamos fazer 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como alça. Observe as imagens:

Tapete quadradinhos - passo a passo (106) Tapete quadradinhos - passo a passo (107) Tapete quadradinhos - passo a passo (108)

33 – Após os 2 pontos altos vamos fazer 4 pontos altos no espaço onde fizemos os primeiros 4 pontos altos, veja que apontei com a agulha… vai formar um “cogumelo” no cantinho do tapete.

Tapete quadradinhos - passo a passo (109) Tapete quadradinhos - passo a passo (110)

34 – Vamos seguir trabalhando na lateral do tapete e logo após o cogumelo, sem fazer corrente de espaço vamos pular uma carreira e prender com ponto baixo. Veja que na lateral do tapete teremos as pirâmides também, estou prendendo na segunda carreira da pirâmide. Este cantinho iniciamos com 4 pontos altos e finalizamos com 4 pontos altos, isso para não ficar repuxando… os demais faremos apenas com 3 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (111) Tapete quadradinhos - passo a passo (112)

35 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer o segundo cogumelo na carreira do meio da pirâmide. Desta vez vamos fazer apenas 3 pontos altos e não 4 como fizemos no cogumelo do cantinho.

Tapete quadradinhos - passo a passo (113) Tapete quadradinhos - passo a passo (114)

36 – Após os 3 pontos altos faça duas correntes e vamos fazer 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como alça.

Tapete quadradinhos - passo a passo (115) Tapete quadradinhos - passo a passo (116)

37 – Complete o cogumelo fazendo 3 pontos altos na lateral do tapete onde fizemos os primeiros 3 pontos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (117)

38 – Pule uma carreira e prenda com ponto baixo, pule uma carreira e então faça o cogumelo no espaço de duas correntes entre uma pirâmide e outra. Siga por toda a lateral e apenas quando chegar no canto seguinte vamos fazer o cogumelo maior como o primeiro.

Tapete quadradinhos - passo a passo (118) Tapete quadradinhos - passo a passo (119) Tapete quadradinhos - passo a passo (120) Tapete quadradinhos - passo a passo (121) Tapete quadradinhos - passo a passo (122) Tapete quadradinhos - passo a passo (123) Tapete quadradinhos - passo a passo (124) Tapete quadradinhos - passo a passo (125)

39 – Nos cantos o cogumelo é feito com 4 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos pegando o último ponto como alça e novamente 4 pontos altos.

Tapete quadradinhos - passo a passo (126) Tapete quadradinhos - passo a passo (127) Tapete quadradinhos - passo a passo (128) Tapete quadradinhos - passo a passo (129) Tapete quadradinhos - passo a passo (130)

40 – Na lateral que forma a largura do tapete vamos fazer da seguinte forma:

Após fazer o cogumelo do canto, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo, observe que prendi entre o terceiro e quarto ponto de base e não em cima do ponto.

Tapete quadradinhos - passo a passo (132) Tapete quadradinhos - passo a passo (133)

41 – Após prender com ponto baixo pule 4 pontos de base e faça o cogumelo. Observe que fiz entre os pontos altos e não em cima do ponto seguinte. Este cogumelo ficará na direção da pontinha da pirâmide exatamente como na lateral do tapete.

Tapete quadradinhos - passo a passo (137) Tapete quadradinhos - passo a passo (138) Tapete quadradinhos - passo a passo (139)

42 – Após o cogumelo pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, veja que vai sobrar apenas 3 pontos para chegar no espaço de duas correntes onde faremos o cogumelo seguinte.

Tapete quadradinhos - passo a passo (140) Tapete quadradinhos - passo a passo (141) Tapete quadradinhos - passo a passo (142) Tapete quadradinhos - passo a passo (143) Tapete quadradinhos - passo a passo (144)

43 – Agora basta repetir por toda a volta!

Tapete quadradinhos - passo a passo (145) Tapete quadradinhos - passo a passo (146) Tapete quadradinhos - passo a passo (147) Tapete quadradinhos - passo a passo (148) Tapete quadradinhos - passo a passo (149) Tapete quadradinhos - passo a passo (150)

Veja como fica lindo!

Tapete quadradinhos - passo a passo (151) Tapete quadradinhos - passo a passo (152) Tapete quadradinhos - passo a passo (153) Tapete quadradinhos - passo a passo (154) Tapete quadradinhos - passo a passo (156) Tapete quadradinhos - passo a passo (158) Tapete quadradinhos - passo a passo (159) Tapete quadradinhos - passo a passo (160) z (1) z (3)

Você gostou deste passo a passo? deixe seu comentário abaixo!

Aproveite para fazer o download do gráfico. Um forte abraço e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos.

Gráfico

141 comentários em “Tapete quadradinhos

  1. Amei o tapete quadradinho,
    Tentei fazer e conseguir, ficou lindo.
    Obrigada pelo passo a passo.
    Fico feliz por ainda existir pessoas que gostam
    de compartilhar o que sabem.
    Obrigada
    Neli Sardinha

    1. :)
      Fico feliz por você ter conseguido fazer seu tapete minha amiga.
      Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Amei o tapete, achei muito lindo, me parece fácil, como só sei o básico vou tentar, acredito que vou conseguir.
    Obrigada por transmitir seu conhecimento a todos nós aprendiz

  3. Maravilhoso,consegui fazer o meu,muito gostoso de fazer é tão bem explicado parabéns por ensinar tão bem obg.ficou lindo.

  4. Estou fazendo esse tapete já estou no final, é a primeira vez que faço por gráfico vc explica tão bem que consegui fazer meu primeiro tapete sem assistir no youtube👏👏👏😂😂
    Parabéns continue com esse dom de aprender e de nos ensinar😉☺

    1. Obrigado Aline!
      Fico feliz que tenha conseguido fazer seu tapete :)
      Que Deus abençoe a todos nós sempre!

  5. Muito bonito. Parabéns pela gentileza de compartilhar e pela maneira de ensinar. Continue com o dom que Deus lhe deu.

  6. Não gostei porque não permite a impressão ou cópia. Tenho 65 anos e gosto de croche principalmente quando vou à praia. Mas lá não temos ainda acesso a internet. Então prefiro levar uma cópia da receita.

  7. Amei o modelo é fiz um através do PAP que vc disponibilizou aqui no blog…
    Obrigada por compartilhar seu trabalho conosco!!!
    😘😘😘😘

    1. Obrigado Larissa!!!
      Pra mim é um grande presente ler seu comentário. Saber que os trabalhos do blog ajudam você me deixa muito feliz.

      Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  8. Consegui fazer um de 2,20m de comprimento, com a mesma largura do seu… Gostei muito do modo de ensinar o passo a passo, foi bem bacana! Obrigada!

    1. :) Que legal Saionara! Deve ter ficado lindão.
      Fico feliz que tenha gostado do passo a passo e espero que faça muitos outros modelos, forte abraço e tudo de bom sempre.

        1. Olá Drielly, faça um cordão de correntes medido 1,20 (que equivale a largura) e siga tecendo até atingir 1,50.

          Quando fizer o cordão de correntes conte para ver se vai dar certinho os quadradinhos como explicado no passo a passo, se não der basta diminuir um pouco a largura e depois completar fazendo voltas com ponto baixo ou ponto alto no acabamento.

  9. Adorei este tapete e já estou começando fazer o meu.
    Adoro todos os trabalhos e na medida do possível, escolherei alguns para executar.
    Parabéns pelo Site, um grande abraço e obrigada por gentilmente nos ceder o passo a passo!

    1. Eu que agradeço o carinho Elisabeth. Fico feliz que tenha gostado dos modelos postados aqui e também por escolher fazer este modelo que eu acho lindo!

      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  10. Era tudo que eu queria! Parabéns, seu passo a passo não deixa dúvidas! Agora sim, vou aprender a fazer crochê!

    1. Eu que agradeço o carinho Tania, fico feliz por conseguir as encomendas e espero que consiga muitas outras :)

    2. Adorei o passo a passo ,muito bem explicado o tapete ficou perfeito com alguns defeitos é claro porque é o primeiro que eu faço .Obrigada pela ajuda .

      1. Eu que agradeço a mensagem Pedrina!
        Fico feliz que tenha feito seu tapete e que seja o primeiro de muitos.
        Forte abraço.

  11. Olá Samuel! Eu amo seus trabalhos, continue assim, com essa força e perfeição nos tapetes.

    Queria deixar uma dica como um pedido rs, de uma tapete um pouco difícil de se fazer que encontrei nesse site,

    Será que você conseguiria fazer esse trabalho para nós?

    Obrigada e fique com Deus

    1. Oi Pâmela, muito obrigado pelo carinho e agradeço sua dica, assim que possível atenderei seu pedido. :)

  12. Nossa amei esse tapete,fiz em amarelo,já fiz vários tapetes seus,obrigada por tudo,q Deus o abençoe

  13. Achei maravilhoso. Se puder envia-lo para o meu e-mais. Seria bom tbm se fosse em vídeo bem devagar para não perder o passo. Mas, gostei muito.

  14. Eu comecei fazendo um outro tapete. Eu amei. Muito detalhado e bem explicado não tem erro. Sou iniciante aprendi a fazer crochê sozinha e não errei ne um ponto. Vou fazer esse agora são lindos os tapetes.

    1. :) Legal Vera! Fico feliz que tenha gostado da forma que explico. :)

      Um forte abraço e muito obrigado pelo carinho.

      1. Obrigada, já fiz vários do seus trabalhos está de parabéns, muito detalhado suas explicações…muito obrigada por compartilhar conosco😊

  15. Parabéns pela inciativa de postar trabalhoa tão belos e com passo a passo muito fácil de seguir.
    Os trabalhos são lindos!

  16. adorei as explicações, estou começando a aprender e desta forma consegui fazer meu primeiro tapete valeu….

  17. Simplesmente maravilhoso. Quando a gente pensa que não pode se impressionar mais, aparece um modelo como esse simples e que enche os olhos de tanta beleza. Parabéns .

  18. Era o que eu estava procurando, pois só sei fazer pontos simples como este. Amei, amei!

    Abraços!!!!

  19. Eu estava procurando um tapete simples para a minha casa e esse ficou lindo!!! Simples e bonito!!! Mais um trabalho concluído!!! Obrigada!!!

  20. Oi Samuel, muito bonito este “tapete quadradinhos”….. vou fazer este também. Você faz lindos trabalhos e a explicação é perfeita! Muito Obrigada e tudo de bom para você…. abraços.

  21. boa tarde samuel goetaria de saber quantas corente precisa para fazer um tapete de sala.e se colocar aplicacoes de flores fica legal.

    1. Olá Regilda, depende da largura que você quer!

      Basta fazer correntes que seja múltiplo de 16 e adicionar mais 3 correntes no final.

      Veja qual a largura você precisa, faça 16 correntes e veja qual a medida… depois dividir a largura desejada pelo comprimento de 16 correntes para ver com quantos bloquinhos fará seu tapete.

      Aplicar flores também fica muito bonito.

  22. Adorei a explicação gostaria de saber se veste tem o PAP deste modelo (***) estou totalmente apaixonada e mais pessoas do meu grupo que tem interesse de aprender está obra de arte

    1. Olá Maria, infelizmente não tenho o passo a passo do modelo que você citou. Anotei como dica para fazer futuramente :) Forte abraço.

  23. Lindo amei como VC faz para suas correntes iniciais não ficar torta pos meus trabalhos retangulares sempre fica torto no inicio

    1. Olá Gislaine, uma dica é sempre fazer as correntes com as mesmas distâncias que fazemos os pontos altos. Normalmente tendemos a alongar as correntes um pouco mais ficando diferente da distância entre um ponto alto e outro. Como o restante do tapete tem pontos altos e não correntes eles ficando mais apertados ficam mais estreito.

      Para tirar a dúvida faça um cordão de correntes e compare com um trabalho pronto medindo o cordão na largura do tapete para você ver :)

  24. Muito lindooooooooo. Adorei. Eu vou fazer . Muchas gracias por compartir. Yo soy de la Argentina y adoro las paginas de Crochet. Abrazos

  25. Olá!! Bom dia, amo seu trabalho e sempre que tem novidades eu faço, são perfeitos, amo crochê, pesquiso muito e sou inscrita em vários canais de crochê. Parabéns pelo seu trabalho e que Deus abençoe muito vc e que vc possa estar sempre trazendo novidades para nos sempre que puder e muito obrigada pelo sua explicação é perfeita! Um abraço! E até mais.

    1. Fico feliz por sua mensagem Luciana, muito obrigado pelo carinho.
      Um forte abraço e espero que esteja sempre aqui :)