Tapete redondo com flor primavera parte 1

Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar o tapete redondo. No gráfico utiliza-se outra flor, mas como vocês podem ver em minhas postagens faço ele sempre com flores diferentes. Os primeiros tapetes eu sempre fazia uma adaptação na base da flor para iniciar o tapete a partir da flor, cada flor tem um diâmetro diferente e isso dificultava explicar como fazer com cada flor.
 
Fiz algumas adaptações para iniciar o tapete sem a flor e depois aplicar qualquer flor que você desejar. Assim você pode confeccionar o tapete e quando a cliente escolher a flor você aplica a flor desejada e envia o produto, ganha em rapidez para atender suas clientes e não teremos dificuldades em adaptar o passo a passo a cada flor. Este tapete sem a flor fica muito bonito também, muitos não gostam do relevo da flor então já podemos atender esta escolha também.
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3 
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO –FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
 
Vamos ao passo a passo?
MATERIAIS UTILIZADOS
 Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
1 - Tapete redondo passo a passo - www.croche.com

01 – Inicie com o barbante 4/6 fazendo um anel mágico (ou uma argolinha com 4 correntes) e faça 12 pontos alto. Feche o anel mágico, finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (2) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (3) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (4) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (5)

02 – Na 2ª volta faça 2 pontos alto em cada ponto de base, encerrando a volta com um total de 24 pontos alto. Para iniciar esta volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e siga fazendo dois pontos alto em cada ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (6) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (7) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (8) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (9)
03 – 3ª votla.  Faça 4 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule dois pontos de base e prenda novamente com ponto baixo… siga fazendo 3 correntes e pulando dois pontos de base e prenda com ponto baixo… ao final finalize na primeira correntinha já que a primera fizemos 4 correntes…. ao final termos um total de 8 alças.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (10) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (11) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (12) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (13)
 Esta é a base para inicar nosso tapete.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (14)

04 – 4 ª Volta, faça um ponto baixo dentro da primeira alça e suba com 3 correntes (2 que equivalem a altura do ponto alto e uma que deixaremos como espaço posteriormente)

       

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (15) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (16) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (17)

Agora vamos fazer o primeiro ponto “pipoca” (quero esclarecer que no lugar do ponto pipoca vamos fazer um ponto diferente que vai dar o mesmo efeito porém fica mais elegante e fácil de fazer.)

Enrole o barbante na agulha como de costume para fazer o ponto alto, ao pescar o fio não dê sequência no ponto alto, enrole o barbante novamente e pesque o fio novamente, deixe na agulha e mais uma vez, enrole o barbante na agulha e pesque o fio pela terceira vez, agora sim! passe o fio prendendo todos de uma só vez com um ponto baixo. Conheço este ponto como “PONTO POMPOM” Veja nas imagens abaixo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (18) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (19) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (20) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (21)

Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na mesma argolinha. Este é o inicio de um dos 8 losangos.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (22) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (23)

Faça uma corrente de espaço e vamos para a argolinha seguinte. Na segunda argolinha faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, um ponto pompom, uma corrente de espaço e mais um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (24) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (25) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (26)

Faça uma corrente de espaço e siga para a argolinha seguinte… vai repetindo até finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda correntinha inicial, sempre deixando uma de espaço para o ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (27) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (28) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (29) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (30) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (31) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (32) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (33) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (34) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (35) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (36)
05 – Iniciando a 5ª volta faça 3 correntes e agora vamos fazer 1 ponto pompom logo no primeiro espaço, uma corrente de espaço e outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e um ponto alto em cima do ponto alto anterior, faça uma corrente de espaço e siga para o losango seguinte. Faça um ponto alto em cima do primeiro ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto pompom, uma corrente de espaço, outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e 1 ponto alto em cima do ponto alto…. siga até completar a volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (37) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (38) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (39) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (40) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (41) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (42) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (43) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (45)
06 – 6ª volta. (da sexta até até a 14ª volta é sempre uma repetição) vale lembrar que via aumentando os pontos pompom nos espaços entre um e outro. Na 14ª volta teremos um total de 11 pontos pompom. Veja a sequência de imagens:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (46) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (47)

6ª volta 3 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (48) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (49) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (50) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (51) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (52) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (53)

Aqui a imagem já na 14ª volta e temos um total de 11 pontos pompom em cada losango. Então vamos começar as diminuições na quantidade de pontos pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (54)

15ª volta –  Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo em cima da segunda correntinha sobra uma de espaço antes do ponto pompom, faça um ponto baixo exatamente nela. Suba com 3 correntes e inicie fazendo ponto pompom entre os que já estão prontos na volta anterior. Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (55) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (57) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (58) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (59)

Não faça no ultimo espaço, então ficará com um total de 10 pontos pompom, faça uma corrente de separação e no ultimo espaço faça um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (60) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (61)

Agora para ir até o próximo losango faça o seguinte:
2 correntes de espaço
1 ponto alto entre um losango e outro
2 correntes de espaço
+1 ponto alto no mesmo espaço
2 correntes de separação
1 ponto alto no espaço antes do ponto pompom do losango seguinte

Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (62) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (63) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (64) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (65) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (67)
Após fazer o ponto alto antes do ponto pompom faça apenas uma corrente de espaço e inicie novamente com ponto pompom.  Vale lembrar que antes e depois do ponto pompom tem apenas uma corrente de espaço. Já entre os losangos são duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (68) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (69)

Veja como ficou, entre um losango e outro 3 bloquinhos com duas correntes de espaço. Observe que não conto o espaço de uma corrente que está separando o ponto alto do losango, ele é um contorno onde faremos o detalhe com o amarelo posteriormente.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (70)

Aqui com dois losangos prontos veja que vamos diminuindo pra formar o desenho e fazendo um detalhe entre eles. Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente, a terceira sempre ficará como espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (71) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (72)
16ª volta – Sempre inicie com ponto baixo dentro do espaço de uma corrente, faça 3 correntes e siga com ponto pompom, nesta volta cada losango fica com um total de 9 pontos pompom.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (73) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (74) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (76)

Nos espaços entre um losango e outro não faremos aumentos nesta e nem na próxima volta. Após fazer o ponto alto logo após o ponto pompom, faça 2 correntes de espaço e faça um ponto alto dentro do primeiro espaço de duas correntes, novamente duas correntes e outro ponto alto no espaço seguinte….

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (77) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (78)

Veja que entre um losango e outro vai ficar com um total de 4 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (79)

Siga estes passos e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (80) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (81) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (82)
Fica assim:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (83)

 17 ª Volta – Novamente como a anterior, um ponto baixo, 3 correntes e inicie os pontos do losango. Então cada losango ficará com um total de 8 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (86) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (87) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (88) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (89)

Entre os losangos não tem aumentos, então ficará com um total de 5 bloquinhos com duas correntes de espaço cada.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (90) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (91)
Siga por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (92) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (93) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (94)

18ª volta – Novamente inicia com ponto baixo, 3 correntes de separação e nesta volta cada losango ficará com um total de 7 pontos pompom. Nesta volta entre um losango e outro faremos um aumento.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (100)
Após fazer 2 blocos com duas correntes de espaço, vamos fazer dois pontos alto no mesmo espaço e também com duas correntes de separação.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (101) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (102)
Entre um losango ficará com um total de 7 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Vou lembrar novamente que conto como bloco apenas os espaços com duas correntes, aquele espacinho logo após e antes do ponto pompom não estou contando já que eles fazem parte do losango.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (103) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (104)

Siga por toda a volta e o tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (105)
19ª volta – Cada losango vai ficar com um total de 6 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 8 bloquinhos com duas correntes de espaço, veja as imagens abaixo:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (107) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (108) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (109)
20ª volta – Cada losango ficará com um total de 5 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 9 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (110) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (111)

O tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (113)

 21ª volta – Cada losango ficará com um total de 4 pontos pompom. Entre um losango e outro faremos duas alterações.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (115)

Veja que marquei com a agulha:

Faça dois pontos alto no mesmo espaço no 3º e no 7º bloquinho

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (118) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (119) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121)

Entre um losango e outro ficará com um total de 12 bloquinhos com duas correntes de espaço cada um.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (122) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (123)

22ª volta – Cada losango ficará com um total de 3 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 13 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (124) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (125)
23ª volta – Cada losango ficará com apenas 2 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 14 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (126) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (127)

24ª volta – Cada losango ficará com apenas 1 ponto pompom e entre um losango e outro faremos duas alterações:

A primeira no 3º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (128) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (129) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (130)
A segunda alteração no 12º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (131)
Entre um losango e outro ficará com um total de 17 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (132)

Agora não vamos finalizar com ponto baixíssimo. Ao fazer o ultimo ponto alto faça apenas uma corrente de espaço e faça um ponto baixo na segunda correntinha, isso fará com que a finalização do ponto fique no meio do bloquinho, lugar perfeito para iniciarmos a próxima volta, veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (133) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (134)

25ª volta – Após o passo anterior, faça 5 correntinhas, agora pule o ponto alto que está entre o ponto pompom e faça 1 ponto alto exatamente em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (135)

 Veja que começamos a volta estrategicamente no meio do bloquinho porque sempre vamos pular os pontos do contorno do losango.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (136)
Após o ponto alto em cima do ponto pompom faça duas correntes, pula o primeiro ponto alto e faça ponto alto dentro do bloquinho de duas correntes, siga fazendo duas correntes de espaço e ponto alto nos bloquinhos.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (137) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (138)

Quando chegar no losango seguinte, lembre-se de repetir o passo anterior, pular o ponto alto que contorna o losango e fazer o ponto alto em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (139)
Se você contar os espaço entre um ponto alto e outro que estão em cima dos losangos, teremos um total de 18 bloquinhos com duas correntes de espaço. Esta é a quantidade correta que precisamos, mais ou menos que isso não dará certo.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (140)

Finalize com ponto baixíssimo na 3ª das 5 correntinhas que iniciamos esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (141)
Esta é a primeira parte do passo a passo. No próximo passo a passo vamos dar seguimento ao nosso tapete…
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3
 

159 comentários em “Tapete redondo com flor primavera parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.