Tapete redondo com flor primavera parte 1

Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar o tapete redondo. No gráfico utiliza-se outra flor, mas como vocês podem ver em minhas postagens faço ele sempre com flores diferentes. Os primeiros tapetes eu sempre fazia uma adaptação na base da flor para iniciar o tapete a partir da flor, cada flor tem um diâmetro diferente e isso dificultava explicar como fazer com cada flor.

Fiz algumas adaptações para iniciar o tapete sem a flor e depois aplicar qualquer flor que você desejar. Assim você pode confeccionar o tapete e quando a cliente escolher a flor você aplica a flor desejada e envia o produto, ganha em rapidez para atender suas clientes e não teremos dificuldades em adaptar o passo a passo a cada flor. Este tapete sem a flor fica muito bonito também, muitos não gostam do relevo da flor então já podemos atender esta escolha também.
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3 
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO –FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO

Vamos ao passo a passo?
MATERIAIS UTILIZADOS
 Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
1 - Tapete redondo passo a passo - www.croche.com

01 – Inicie com o barbante 4/6 fazendo um anel mágico (ou uma argolinha com 4 correntes) e faça 12 pontos alto. Feche o anel mágico, finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (2) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (3) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (4) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (5)

02 – Na 2ª volta faça 2 pontos alto em cada ponto de base, encerrando a volta com um total de 24 pontos alto. Para iniciar esta volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e siga fazendo dois pontos alto em cada ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (6) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (7) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (8) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (9)
03 – 3ª votla.  Faça 4 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule dois pontos de base e prenda novamente com ponto baixo… siga fazendo 3 correntes e pulando dois pontos de base e prenda com ponto baixo… ao final finalize na primeira correntinha já que a primera fizemos 4 correntes…. ao final termos um total de 8 alças.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (10) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (11) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (12) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (13)
 Esta é a base para inicar nosso tapete.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (14)

04 – 4 ª Volta, faça um ponto baixo dentro da primeira alça e suba com 3 correntes (2 que equivalem a altura do ponto alto e uma que deixaremos como espaço posteriormente)

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (15) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (16) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (17)

Agora vamos fazer o primeiro ponto “pipoca” (quero esclarecer que no lugar do ponto pipoca vamos fazer um ponto diferente que vai dar o mesmo efeito porém fica mais elegante e fácil de fazer.)

Enrole o barbante na agulha como de costume para fazer o ponto alto, ao pescar o fio não dê sequência no ponto alto, enrole o barbante novamente e pesque o fio novamente, deixe na agulha e mais uma vez, enrole o barbante na agulha e pesque o fio pela terceira vez, agora sim! passe o fio prendendo todos de uma só vez com um ponto baixo. Conheço este ponto como “PONTO POMPOM” Veja nas imagens abaixo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (18) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (19) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (20) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (21)

Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na mesma argolinha. Este é o inicio de um dos 8 losangos.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (22) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (23)

Faça uma corrente de espaço e vamos para a argolinha seguinte. Na segunda argolinha faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, um ponto pompom, uma corrente de espaço e mais um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (24) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (25) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (26)

Faça uma corrente de espaço e siga para a argolinha seguinte… vai repetindo até finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda correntinha inicial, sempre deixando uma de espaço para o ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (27) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (28) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (29) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (30) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (31) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (32) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (33) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (34) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (35) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (36)
05 – Iniciando a 5ª volta faça 3 correntes e agora vamos fazer 1 ponto pompom logo no primeiro espaço, uma corrente de espaço e outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e um ponto alto em cima do ponto alto anterior, faça uma corrente de espaço e siga para o losango seguinte. Faça um ponto alto em cima do primeiro ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto pompom, uma corrente de espaço, outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e 1 ponto alto em cima do ponto alto…. siga até completar a volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (37) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (38) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (39) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (40) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (41) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (42) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (43) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (45)
06 – 6ª volta. (da sexta até até a 14ª volta é sempre uma repetição) vale lembrar que via aumentando os pontos pompom nos espaços entre um e outro. Na 14ª volta teremos um total de 11 pontos pompom. Veja a sequência de imagens:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (46) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (47)

6ª volta 3 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (48) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (49) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (50) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (51) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (52) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (53)

Aqui a imagem já na 14ª volta e temos um total de 11 pontos pompom em cada losango. Então vamos começar as diminuições na quantidade de pontos pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (54)

15ª volta –  Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo em cima da segunda correntinha sobra uma de espaço antes do ponto pompom, faça um ponto baixo exatamente nela. Suba com 3 correntes e inicie fazendo ponto pompom entre os que já estão prontos na volta anterior. Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (55) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (57) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (58) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (59)

Não faça no ultimo espaço, então ficará com um total de 10 pontos pompom, faça uma corrente de separação e no ultimo espaço faça um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (60) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (61)

Agora para ir até o próximo losango faça o seguinte:
2 correntes de espaço
1 ponto alto entre um losango e outro
2 correntes de espaço
+1 ponto alto no mesmo espaço
2 correntes de separação
1 ponto alto no espaço antes do ponto pompom do losango seguinte

Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (62) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (63) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (64) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (65) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (67)
Após fazer o ponto alto antes do ponto pompom faça apenas uma corrente de espaço e inicie novamente com ponto pompom.  Vale lembrar que antes e depois do ponto pompom tem apenas uma corrente de espaço. Já entre os losangos são duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (68) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (69)

Veja como ficou, entre um losango e outro 3 bloquinhos com duas correntes de espaço. Observe que não conto o espaço de uma corrente que está separando o ponto alto do losango, ele é um contorno onde faremos o detalhe com o amarelo posteriormente.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (70)

Aqui com dois losangos prontos veja que vamos diminuindo pra formar o desenho e fazendo um detalhe entre eles. Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente, a terceira sempre ficará como espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (71) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (72)
16ª volta – Sempre inicie com ponto baixo dentro do espaço de uma corrente, faça 3 correntes e siga com ponto pompom, nesta volta cada losango fica com um total de 9 pontos pompom.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (73) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (74) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (76)

Nos espaços entre um losango e outro não faremos aumentos nesta e nem na próxima volta. Após fazer o ponto alto logo após o ponto pompom, faça 2 correntes de espaço e faça um ponto alto dentro do primeiro espaço de duas correntes, novamente duas correntes e outro ponto alto no espaço seguinte….

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (77) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (78)

Veja que entre um losango e outro vai ficar com um total de 4 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (79)

Siga estes passos e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (80) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (81) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (82)
Fica assim:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (83)

 17 ª Volta – Novamente como a anterior, um ponto baixo, 3 correntes e inicie os pontos do losango. Então cada losango ficará com um total de 8 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (86) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (87) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (88) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (89)

Entre os losangos não tem aumentos, então ficará com um total de 5 bloquinhos com duas correntes de espaço cada.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (90) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (91)
Siga por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (92) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (93) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (94)

18ª volta – Novamente inicia com ponto baixo, 3 correntes de separação e nesta volta cada losango ficará com um total de 7 pontos pompom. Nesta volta entre um losango e outro faremos um aumento.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (100)
Após fazer 2 blocos com duas correntes de espaço, vamos fazer dois pontos alto no mesmo espaço e também com duas correntes de separação.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (101) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (102)
Entre um losango ficará com um total de 7 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Vou lembrar novamente que conto como bloco apenas os espaços com duas correntes, aquele espacinho logo após e antes do ponto pompom não estou contando já que eles fazem parte do losango.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (103) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (104)

Siga por toda a volta e o tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (105)
19ª volta – Cada losango vai ficar com um total de 6 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 8 bloquinhos com duas correntes de espaço, veja as imagens abaixo:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (107) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (108) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (109)
20ª volta – Cada losango ficará com um total de 5 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 9 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (110) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (111)

O tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (113)

 21ª volta – Cada losango ficará com um total de 4 pontos pompom. Entre um losango e outro faremos duas alterações.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (115)

Veja que marquei com a agulha:

Faça dois pontos alto no mesmo espaço no 3º e no 7º bloquinho

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (118) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (119) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121)

Entre um losango e outro ficará com um total de 12 bloquinhos com duas correntes de espaço cada um.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (122) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (123)

22ª volta – Cada losango ficará com um total de 3 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 13 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (124) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (125)
23ª volta – Cada losango ficará com apenas 2 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 14 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (126) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (127)

24ª volta – Cada losango ficará com apenas 1 ponto pompom e entre um losango e outro faremos duas alterações:

A primeira no 3º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (128) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (129) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (130)
A segunda alteração no 12º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (131)
Entre um losango e outro ficará com um total de 17 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (132)

Agora não vamos finalizar com ponto baixíssimo. Ao fazer o ultimo ponto alto faça apenas uma corrente de espaço e faça um ponto baixo na segunda correntinha, isso fará com que a finalização do ponto fique no meio do bloquinho, lugar perfeito para iniciarmos a próxima volta, veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (133) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (134)

25ª volta – Após o passo anterior, faça 5 correntinhas, agora pule o ponto alto que está entre o ponto pompom e faça 1 ponto alto exatamente em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (135)

 Veja que começamos a volta estrategicamente no meio do bloquinho porque sempre vamos pular os pontos do contorno do losango.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (136)
Após o ponto alto em cima do ponto pompom faça duas correntes, pula o primeiro ponto alto e faça ponto alto dentro do bloquinho de duas correntes, siga fazendo duas correntes de espaço e ponto alto nos bloquinhos.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (137) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (138)

Quando chegar no losango seguinte, lembre-se de repetir o passo anterior, pular o ponto alto que contorna o losango e fazer o ponto alto em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (139)
Se você contar os espaço entre um ponto alto e outro que estão em cima dos losangos, teremos um total de 18 bloquinhos com duas correntes de espaço. Esta é a quantidade correta que precisamos, mais ou menos que isso não dará certo.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (140)

Finalize com ponto baixíssimo na 3ª das 5 correntinhas que iniciamos esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (141)
Esta é a primeira parte do passo a passo. No próximo passo a passo vamos dar seguimento ao nosso tapete…
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3

180 comentários em “Tapete redondo com flor primavera parte 1

  1. Oi gostaria de saber se tem como fazer esse tapete só com pontos altos ao invés do ponto pompom. Desde ja muito obrigado

  2. Qual cor vc usou na flor primavera. Vi uma foto dela na cor rosa. Qual a numeração do rosa? Lindos trabalhos!

  3. Fiz o meu primeiro tapete grande ficou com 2,10cm não ficou perfeito amei fazer obrigada pelas receitas maravilhosa e tudo bem explicado…

    1. Que legal Simone!

      Fico feliz que tenha feito seu tapete… você fez com que espessura de fio? Achei tão grande!

      Forte abraço e tudo de bom sempre.

    1. Olá Cassia, infelizmente tem que criar algo para chegar no tamanho desejado… como depende muito do que vai criar para aumentar o tapete não tenho como dizer aqui todos os passos sem testar.

  4. bom dia, esse tapete consigo fazer com barbante 10? gostaria de saber quanto de fio iria?
    ganhei uns cones de barbante cru n°10.

    1. Olá Karine, dá para fazer sim! Como o fio é mais grosso e pesado vem menos quantidade no cone… creio que gastará o dobro do que gastei com fio 6.

  5. Bom dia,
    Estou fazendo um tapete pela primeira vez e estou amando. Obrigada por compartilhar. Qual o preço sugerido pra venda desse tapete? Só por curiosidade.

    Obrigada e parabéns pelo trabalho.

  6. Boa tarde Samuel!!
    Terminei meu tapete essa semana, bom não fiz ele igual ao seu pq tive um probleminha com meus braços e por esse motivo não pude terminar… Só deu para fazer a flor. Assim q eu tiver alta vou começar outro e vou fazer igualzinho ao seu…
    Gostaria de mostrar como ele ficou como posso mandar a foto para vc?
    Abraços

  7. Olá estou fazendo o tapete ,mas pela terceira vez eu já desmanchei pois a partir dá oitava carreira ele começa embabar, estou usando barbante seis e agulha 3,5 o que será que pode estar acontecendo me ajudem por favor .desde já agradeço

  8. Eu recebi uma encomenda dele e estou gostando muito de fazer. Só que estou fazendo com o barbante 4/8. Por enquanto está indo tudo bem.

  9. Bom dia!
    Parabéns pelos seus trabalhos!
    Samuel gostaria de fazer este tapete com a flor maior mas não sei como aumentar os pontos… é só fazer mais pontos pompons? Mas no final não vai ficar “godê”?
    Att,

    DRIKA

    1. Oi Drika, teria que criar algo, se apenas aumentar os pontos vai precisar modificar o final para não ficar godê. Infelizmente tem que ir fazendo e testando, se começar a repuxar coloque mais pontos e se ficar formando babados é sinal que tem pontos d+ na carreira.

      1. Boa noite Samuel…
        Então fiz o tapete com 21 carreira e agora estou diminuindo… Vamos ver o que vai dar por enquanto não está ficando godê. Te mando a foto depois se der certo.
        Att,

  10. Ola. Estou tentando fazer esse modelo e estou começando as diminuiçoes, mas ele está embabado. Conferi e os pontos estão exatamente como a receita.. Lembrando que estou usando Barroco fio 08 e agulha 4.5mm.. Poderia me ajudar?

  11. Samuel, hoje eu minha filha tentamos enviar a foto do tapete mas, infelismente não conseguimos dis que não tem espaço que a foto é muito grande já coloquei no foto gridy diminui mais nada.tive uma idéia se vc tiver de acordo te mando via Wtzapp aí vc saberá o que fazer pois estará na sua galeria.gostaria muito que vc vesse.

  12. Olá eu estou tentando fazer esse tapete redondo linddoo por sinal mas eu fiz um aumento de duas fileiras nos meio em vez de fazer 11 ponto pompom e começar a diminuição eu fiz com 13 pompom e comecei a diminuição gostaria de saber se tem risco de ficar embabadado . Grata e parabéns pelo seu trabalho amei tudo. Abraço

    1. Oi Dalila, apesar de nunca ter feito já vi quem fez assim e não teve problemas.

      Abraço e bom trabalho!

  13. À Samuel deixa eu te contar, como poderia ter me esquecido, esse tapete redondo do passo a passo fiz ele com 2,50 pois minha sala é 4,50 e no tamanho normal ficaria desproporcional ao tamanho da sala.
    Viu amigo que desafio? Tudo isso graças ao seu incentivo. (flor primavera) a receita é 11 eu acrescentei mais 10 pontos pompons. Oi brigado grande abraço. Fico no aguardo.

    1. Uau Roseli! Estou louco pra ver a foto do seu tapete :)
      Envie pra eu colocar aqui no final do passo a passo, muitos querem fazer ele maior e então seria uma grande ajuda.
      Muitíssimo obrigado pelo carinho, estou muuuuuuuuito feliz :)

      Abraço.

      1. Samuel como faço para te enviar a foto está na minha galeria mais, não consigo te mandar
        Me ajuda ai

        1. Oi Roseli, visite a página de contato, preencha os campos e clique em ESCOLHER ARQUIVO, vai abrir a parte pra você escolher o arquivo em sua galeria. Clica na foto e depois clique em ENVIAR. :)

  14. Olá Samuel, Boa Noite, fiz o jogo corujinha casando o barbante cru com vermelho ficou 10 maravilhoso. Agradeço de coração sua atenção e carinho conosco.
    Olha vc é muito profissional no que faz
    Parabéns.
    Sabe qual é meu próximo desáfio?
    Gostaria de saber trabalhar com fio embutido.
    Ou seja tapete de 2 cores entrelaçando uma cor na outra.
    Vc já fez?
    Tem algum modelo para vermos no passo a passo.
    Obrigado, grande abraço.

    1. Oi Roseli, muito obrigado pelo carinho! Fico muito feliz que tenha feito e gostado do jogo de banheiro corujinhas. Quanto ao fio embutido (fio duplo com troca de cor) já tem mais gente pedindo e assim que possível estará no blog. Estou apenas colocando a “casa” em ordem que vira uma correria fim de ano.

      Um forte abraço Roseli.

  15. Bom dia amo seus trabalhos já fiz quase todos q publicou rs rs…
    Porém esse este não estou acertando ja d esmanchei várias vezes ele parece estar sobrando pontos não ajeita de forma alguma o q será q fiz errado?

        1. Fran, será que seus pontos não estão muito soltos?

          Tente apertar os pontos um pouco mais para ver se fica correto. Muita gente já fez, eu mesmo já fiz várias vezes exatamente igual está no passo a passo e nunca deu errado.

  16. Boa noite.

    Gosto muito de crochê e tenho feito alguns tapete e esse será o proximo. Lindo o seu trabalho. Parabéns.

  17. Amo seu trabalho ,que Deus te abençoe sempre para que possa sempre nos ensinar trabalhos,fica com DEUS

  18. Boa Noite Samuel, reforço aqui minha admiração por seu trabalho é realmente maravilhoso eu que nunca havia pegado em uma agulha com VC aprendi e adorei fazer este tapete.
    Grande abraço.
    Gostaria de fazer um jogo corujinha
    Põe aí no passo para nós.
    obrigado amigo…

  19. Amei fazer esse tapete parabéns pelo passo à passo! Já fiz dois dele e espero fazer mais um 😍😍😍

    1. Olá João, para aumentar teria que criar algo… Infelizmente nunca fiz este modelo maior e por isso não tenho exemplos para mencionar.

    2. Olá João parabéns por ser um rapaz que curti o crochê, veja só fis um com 2:00mts posso te garantir ficou maravilhoso, se precisar de dicas te passo a receita.
      Adianto vc começa alimentando já nos pontos pompons

  20. Boa noite Samuel!
    Primeiramente parabéns pelo seus trabalhos, são lindos! Mas como tenho visto estou com o mesmo problema das colegas, está ficando ondulado a partir da 6° carreira, ja desmanchei e comecei umas 5 vezes e o problema persiste…todas as vezes fiz devagar e contando os pontos…

    1. Olá Katia, muita gente (muita mesmo!) Fez este tapete sem problema algum. Também já fiz mais de uma vez sempre desta mesma maneira… Será que o tipo de fio utilizado está interferindo no caimento do tapete? Estou suspeitando porque ele realmente não fica ondulado nesta parte, o único lugar que formam pequena ondulação e não é defeito é na hora de fazer os abacaxis porque os pontos abrem para depois repuxar e formar o desenho do abacaxi. Será que um fio mais macio está deixando as ondulações?

      Neste tapete utilizei os fios EuroRoma.

    2. Olá Kátia tem como almentar fis um com 2:00mts. Ficou muito bom se vc precisar de algumas dicas me dá um Ok que envio a receita.

    1. Olá Lucilene, como dito no passo a passo faça até completar todo o abacaxi para ver se o problema persiste.

  21. Bom dia … meu tapete na 15ª carreira tá ficando um pouco ondulado… já refiz três vezes com agulhas de tamanhos diferentes, mas dá sempre o mesmo problema … a minha dúvida é fica retinho, ou fica um pouco ondulado e vai se arrumando aos poucos?

    1. Olá Fabiana, o meu sempre fica retinho, sem ondulações. Será que a finalização do ponto pompom está ficando correta? Será que os pontos não estão soltos? Podem ser estes os motivos.

  22. Oi meu tapete tá ficando um pouco ondulado na 15 carreira. .. já refiz três vezes com agulhas diferentes mas dá o mesmo problema

    1. Olá Fabiana, verifique se seus pontos não estão muito soltos ou se não está utilizando uma agulha com numeração maior.

  23. OLA AMO ESTAS MARAVILHA EM CROCHE ESTOU FAZENDO SEMPRE ALGUMA COISA TENHO DEPRESSÃO É O QUE ME ALIVIA PARABÉNS MAS ESTE TAPETE MARAVILHA POSSO FAZER MAIS GRANDE UM FORTE ABRAÇO

    1. Olá Maria, obrigado por sua visita e comentário! Olha, da para fazer maior sim, mas neste caso teria que criar algo para acrescentar e infelizmente não tenho nenhuma imagem para auxiliar você. Um grande beijo e tudo de bom sempre!

  24. Boa tarde professoras lindas da minha vida…meus anjos que Deus enviou no momento certo paea que eu acordasse e saisse de uma depressão horrivel… já tinha dito antes td isso e volto a dizer que adoro vcs ..fiz o tapete aliás fiz 2 tapetes flor de primavera e eu adorei tudinho estou feliz e agora estou procurando outras coisas pra eu fazer junto com vcs..amei tanto o resultado do tapete que me perguntaram o valor eu n soube dizer e fiquei com dó de vender tb rsrs bjs a todas vcs DEus abençoe todas vcs tb.

    1. Você é uma batalhadora e fico feliz por ter superado os problemas. Quanto ao valor do tapete depende muito dos materiais utilizados, mas tem um artigo aqui no blog que ajudará você fazer o calculo e cobrar um preço justo. Veja AQUI. Mas ter dó de vender não é exclusividade sua, rssrsrsr sempre que terminamos um trabalho, olhamos para ele e vemos que um simples novelo de linha se transformou em uma obra… acaba se apegando. Mas tem o outro lado, vender e comprar outros presentes pra você, afinal sempre poderá fazer outro. :)

  25. Oi Parabéns pelo seu lindo trabalho.
    Estou tentando fazer só que na 2* carreira começá a fechar, qria saber pq e se pd fazer em outro tipo de barbante.

    1. Olá Marcela, pode fazer com outro tipo de barbante sim. Tente fazer os pontos mais soltos e faça umas 10 voltas pra ver se continuará fechando. Muito obrigado pelo carinho.

    1. Olá Aline, se for na parte dos abacaxis é normal, formar ondulações mas se normaliza logo após duas voltas dos abacaxis. Se for antes pode ser que tenha pontos sobrando ou seus pontos estejam soltos.

  26. Nossa,fiquei apaixonada neste tapete,mas não sei onde estou errando,ele vai se fechando,já fiz com agulha 4.0 e pontos mais soltinhos e mesmo assim insiste em fechar,vai se formando uma concha,o que faço?

        1. Oi Sara, neste caso tente fazer algumas voltas para ver se ele não se normaliza. Conforme vai ficando mais pesado o tapete pode ser que ele tende a se normalizar.

  27. Meus parabéns pelo seu trabalho,belíssimo.Sou iniciante no crochet e fiquei apaixonada por seu trabalho.Meus parabéns mesmo!!!! Muito bem explicado, gratidão por compartilhar seu conhecimento.

  28. Boa noite.Adorei o seu trabalho e agradeço por vc ter partilhado ele conosco.Seria muito bom se as pessoas sempre compartilhassem as coisas belas umas com as outras. O mundo seria bem melhor de se viver.

      1. Oi, preferi fazer o ponto pompom.ponto pipoca ficou.muito grosseiro, estou fazendo com o Euro Roma.n8 será que ele fica maior?

  29. boa noite gostaria de saber aonde eu acho o link do video aula deste tapete redondo com flor primavera.

    atenciosamente;

    tania mara

  30. olá minha cliente pediu um desse menor tem como afzer menor ?
    sempre faço igual a essa desse tamanho só não se tem como fazer menor?

  31. Bom dia para todos primeiramente quero agradecer por dividir os seus maravilhosos trabalhos conosco, eu gostaria de fazer esse trabalho maior com um metro e meio ou mais ,mais sou iniciante e não sei fazer aumentos gostaria de uma dica desde ja eu agradeço e um grande abraço a todos.

  32. muito lindos seus tapetes, so que essa forma de passo passo e muito complicada para iniciante e melhor videos voce nao conseguiria fazer ?

  33. Por favor com quantos centímetros de diâmetro fica essa primeira parte do tapete? Estou fazendo o meu mais acho que está ficando pequeno, tenho os pontos apertados e estou fazendo com a agulha 3 que vc indica, obrigada!

    1. Olá Adriana, como não tenho um pronto aqui comigo não sei te dizer com quantos centímetros fica. Mas meu ponto tem em média 1,3cm de altura então dá pra você fazer uma comparação.

  34. Parabéns ficou muito lindo pretendo faze-lo, pois estava a procura do passo a passo deste tapete!!!

  35. Olá boa tarde…apesar de tudo muito bem explicado eu não estou conseguindo fazer o ponto pompom do tapete o passo a passo dele não me entra na cabeça.Caso não consiga fazer posso substituir pelo ponto pipoca? OBRIGADA E QUERIA TE DIZER QUE SEU BLOG É EXCELENTE E MUITO QUERIDO POR TODOS BJOS.

  36. lindo este trabalho, eu estou fazendo com a agulha 3 e barbante 8 só que esta ficando diferente toda vez que ponho sobre a mesa é preciso que eu dobre uma das petalas pra ele ficar totalmente plano
    o que devo fazer pra ajeitar?

    1. Oi Wanessa, este tapete é todo com barbante número 6 que é um pouco mais fino. Mesmo com a agulha 3 o barbante 8 é um pouco mais grosso e o ponto fica maior, se seu ponto for um pouco mais solto pode ser que fique diferente.

      1. Obrigado por responder,realmente o meu ponto é um pouco solto mais mesmo assim vou continuar fazendo pois está ficando bom!!!

      2. Ficou lindo e olha que ainda não terminei o bico mais já apliquei a flor e fiz os detalhes das pétalas. Pena que não dá pra por foto

  37. NOSSA SOU APAIXONA PELOS SEUS TRABALHOS O TAPETE FLOR PRIMAVERA JÁ FIZ 3 DELES E UM MENOS DO MESMO MODELO AGORA ESTOU FAZENDO O DA FLOR CAMÉLIA. DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS SEU BLOG TEM ME AJUDADO BASTANTE MUITO OBRIGADA MUITO OBRIGADA MESMO BJSSSSSS

  38. Parabéns pelo seu trabalho, realmente muito lindo! E o melhor: eu estou conseguindo fazer :D… Ta ficando perfeito! Muito obrigado por nos ensinar, a explicação esta ótima.

  39. seus trabalhos são perfeitos,já fiz um tapete que vc ensinou tapete flor camélia,ficou lindo,agora vou fazer esse,que Deus te abençõe mto e obrigada por vc compartilhar o que vc sabe com milhares de outras pessoas.

  40. Boa tarde , mais uma vez estou com dificuldade rsrs… Desde do inicio do tapete todo ponto pompom apos termina-lo com o ponto baixo se faz uma correntinha?
    Meu tapete continua com babados…o que percebi é que apos o ponto pompom , faço o ponto baixo e vou para o proximo , teria que ser feito 1 correntinha?

          1. Boa tarde, muito obrigada pelo seu esclarecimento, eu estava usando a agulha 3,5 , não achei que fosse isso , mt bom vc compartilhar o que vc sabe….imensamente grata , Que DEUS abencõe

  41. Você é uma pessoa muito especial para mim por isso que seus trabalhos faz tanto sucesso obrigado ficar com Deus beijocas. …..

      1. Estou namorando este tapete a muito tempo só que não consigo imprimir mesmo apertando o ctrl +p. mande o passo a passo pelo meu imail. Desde já agradeço.

          1. oi…estou usando um material mais grosso e ficou sobrando pontos… Ficou enrolando…com pontos a mais…. Como faço para diminuir? Tem como corrigir ?