Tapete retangular passo a passo parte 1

Vamos aprender passo a passo como confeccionar este tapete retangular? Utilizei a FLOR CRISTA DE GALO que temos o passo a passo aqui no blog, mas você pode utilizar qualquer flor com uma base quadrada com 8 pétalas  que dará certo.
Sempre gosto de utilizar as flores mais rasteiras como a CATAVENTO e a MARGARIDA RASTEIRA. Este modelo de tapete em crochê é bem versátil e pode ser utilizado como jogo de cozinha ou tapete para entrada, lavabo… Sempre fica bem.
Neste passo a passo utilizei 3 flores, mas você pode utilizar a quantidade que desejar e sempre vai dar certo, não sobra pontos nem precisa improvisar para readequar ao tamanho desejado.
Utilizando 3 flores CRISTA DE GALO ele ficou com 85cm x 55cm
PARTE 2 – TAPETE RETANGULAR PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO

Materiais

Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (2)

01 – O passo a passo da flor termina como a que está na imagem abaixo. No avesso vemos uma base quadrada e com 4 alças nos cantos. Para fazer a flor utilizei barbante barroco 9368 (amarelo) e 9392 (verde)

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (3)
02 – Inicie amarrando o barbante crú em uma das 4 alças do canto da flor. Sempre dou apenas um nó para não fazer muito volume e faço o arremate posteriormente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (4)
03 – Após amarrar o fio, faça 1 ponto baixo, duas correntes (para dar altura de 1 ponto alto) e mais 2 pontos alto, faça duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto. (leque)
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (5)
04 – Após o leque faça uma corrente de espaço. No primeiro espaço da volta de base da flor faça um bloquinho com 3 pontos alto pegando junto o fio verde que tem entre uma folha e outra, veja as images abaixo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (6)
05 – Faça uma corrente de espaço e outro bloquinho logo após a folha.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (7)
Veja que a folha fica na frente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (8)
06 – Faça novamente uma corrente de espaço e no canto faça outro leque.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (9)
Aqui uma lateral pronta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (10)
O avesso…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (11)
Faça toda a volta utilizando os passos anteriores e finalize com ponto baixíssimo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (12)
Fica assim:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (13)
07 – Para iniciar a segunda volta, faça ponto baixíssimo nos pontos alto da primeira parte do leque e um ponto baixo no meio do leque. Sempre que for iniciar uma volta será feito desta forma.Após o ponto baixo faremos um leque. Faça duas correntes para dar altura do 1º ponto alto e mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto.Entre cada bloquinho da volta anterior faça um bloquinho com 3 pontos alto, entre um e outro apenas uma corrente de espaço. Nos cantos sempre faça um leque sendo que os leques tem duas correntes de espaço.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (14)
Ao final da segunda volta, corte o fio e arremate. Você pode arrematar com ponto baixíssimo, mas vou apresentar a minha maneira de arrematar.Após fazer a corrente de espaço ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongo o fio e corto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (15)
Passe o fio na agulha de tapeceiro e na primeira parte do leque tem as duas correntes e dois pontos alto, veja que passei a agulha no ponto alto, simplesmente pulei as correntes que formam o primeiro ponto alto. Desta forma ao arrematar em cima da corrente ficará semelhante ao ponto alto comum.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (16)
Em seguida introduzo a agulha na corrente de espaço e passo em cima a segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque, veja a imagem abaixo:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (17)
Veja que fica igual aos outros pontos e nem parece que terminamos neste local.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (18)
Vou guiando o fio com a agulha até chegar com ele junto ao fio que amarrei no inicio, faço dois nós tomando o cuidado de apertar somente o segundo nó. Escondo as pontas e recorto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (19)
Aqui está o primeiro motivo pronto. Reserve-o e vamos trabalhar na segunda flor.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (20)
08 – Na segunda flor você faz como nos passos anteriores porém não completa a segunda volta. Vamos unir ao primeiro motivo que ficou pronto. Veja que a segunda volta fiz apenas duas laterais.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (21)
09 – No leque da segunda lateral fiz apenas a metade, (3 pontos alto) e ao invés de duas correntes apenas uma corrente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (22)
10 – Aproxime-o do primeiro motivo e faça 1 ponto baixo pegando o cantinho (meio do leque) do primeiro motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (23)
11 – Após o ponto baixo não precisa fazer outra corrente, o ponto baixo dá o espaço que precisamos. Complete os outros 3 pontos do leque do segundo motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (24)
12 – Após os 3 pontos alto não faça uma corrente de espaço. prenda com ponto baixo entre o bloquinho do primeiro motivo, novamente sem fazer corrente de espaço faça os 3 pontos altos (bloquinho) entre o bloquinho do segundo motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (25) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (26)
Veja que faço os 3 pontos alto do segundo motivo e em seguida prendo com ponto baixo no primeiro motivo. Sempre sem fazer corrente de espaço.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (27)
13 – Ao chegar no canto onde faremos o leque, faça 3 pontos alto, prende com ponto baixo no canto do primeiro motivo e em seguida faça uma corrente de espaço. Complete o leque com 3 pontos alto.Sempre antes de prender o primeiro leque e após prender o ultimo faço esta corrente. Quando for dar a volta nos motivos este espaço será importante para que o tapete não fique repuxando.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (28)
14 – Ao prender o ultimo leque, siga normalmente trabalhando o restante da volta deste segundo motivo, entre o canto e o primeiro bloquinho faça uma corrente de espaço e siga normalmente. Ao final corte o fio e arremate.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (29)
Fica assim os dois motivos unidos. Reserve-os e vamos trabalhar na terceira flor.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (31)
15 – Na terceira flor  faça como a anterior. Só que desta vez não vamos cortar o fio, esta é a ultima flor a ser emendada para este tapete então vamos seguir trabalhando o tapete. Se o seu trabalho tem mais flores, sempre faça as emendas normalmente sempre fazendo o acabamento e na ultima flor não precisará cortar.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (32)
16 – Como não recortei o fio, finalize com ponto baixíssimo, ande com ponto baixíssimo em cima dos pontos da primeira parte do leque e faça ponto baixo no meio do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça como anteriormente, leque nos cantos e entre um bloquinho e outro sempre trabalhe bloquinho com 3 pontos alto. Entre um bloquinho e outro sempre trabalhe apenas uma corrente de espaço. Veremos como fina nas emendas…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (33) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (34)
17 – Ao chegar na emenda, veja que tem dois leques unidos. No primeiro leque faça um bloquinho normalmente, faça uma corrente de espaço e outro bloquinho no segundo leque.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (35)
Veja:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (36)
Estes bloquinhos ficam mais próximos do que os outros, porem esta diferença desaparece já na segunda volta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (37)
18 – Ao completar a volta fica como na imagem abaixo:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (38)
 19 – Siga trabalhando desta forma por mais 3 voltas, ou seja, após emendar os motivos trabalhe 4 voltas sempre da mesma forma. Leque nos cantos e bloquinhos entre bloquinhos. Somente nos cantos (leque) tem duas correntes de espaço. No restante apenas uma correntinha.

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (41)

Observe que na largura fica com 7 bloquinhos entre um canto e outro na largura e 19 bloquinhos no comprimento sem contar os cantos. Se ficou assim não importa a quantidade de flores que está utilizando, seu tapete ficará certinho no final.
Se você utilizar uma flor com base maior sempre observe para que após emendar os motivos faça voltas até que na largura tenha esta quantidade de bloquinhos, caso contrário sobrará pontos na hora de iniciar as voltas de acabamentos.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (42)
Esta é a primeira parte do passo a passo, na segunda parte continuaremos até a conclusão deste trabalho.
Em caso de dúvida entre em contato! Teremos o maior prazer em tirar as dúvidas e ajudar você concluir este trabalho. crochetapetes@gmail.com

93 comentários em “Tapete retangular passo a passo parte 1

  1. Estou trabalhando com a flor margarida rasteira. Depois de unir os squares com a flor tbm faço as quatro carreiras com barbante cru?
    Desde já obrigada!

    1. Isso mesmo Elisama.
      Como a flor margarida também tem 8 pétalas a quantidade de voltas será a mesma… só seguir o passo a passo normalmente.

  2. Tinha muita vontade de aprender, mas não tinha achado alguém que me ensinasse, pra que eu aprendesse com tanta facilidade.
    Achei o blog em uma pesquisa,aí a surpresa, APRENDI!
    Mas ainda só faço os retangulares, mas já é um avanço, rs.
    Gostei muito.
    Queria compartilhar o meu aprendizado no blog, enviando as fotos.
    Já fiz 5 trabalhos.
    #amoesseblog!

  3. Olá Samuel Ramos seu blog está de parabéns, tudo muito bem explicadinho até eu que ainda nao sou expert em croche estou conseguindo fazer esses lindos trabalhos rsrs muito bom.

  4. se eu aumentar pra seis flores vai dar mais bloquinho,vc disse que se aumentar tem que dar sempre 19 e 7
    nao entendi

    1. Oi Rosiane, se fizer com 6 flores passe a contar apenas a largura e tem que ter 7 bloquinhos já que a largura não muda. Com o comprimento não precisa se preocupar, se estiver certo na largura vai dar certo no comprimento.

      Quando mencionei a quantidade de bloquinhos do comprimento foi para quem estiver fazendo conferir e nãos e perder.

      Bom trabalho!

    1. Olá Ricardo, posso repassar seu contato em um grupo de crochê e certamente vai aparecer bastante gente interessada em fazer.

  5. Tenho 57 anos faço croche desde os 10 anos e nunca tinha visto uma pessoa tão dedicada aos detalhes. Com este site aprendo a fazer flores, fazer o anel mágico e outras coisas que eu não sabia estou fazendo essa passadeira com a flor sem relevo de quatro lados está ficando lindo e perfeito adoro este site. Parabéns pelo empenho e capricho.

  6. Samuel,
    Você tem uma didática fantástica. Já fiz 2 tapetes destes e ficaram lindos.
    Obrigada por ter esta disposição para ensinar; privilégio de poucos…
    Muito sucesso!!!!

    1. Obrigado Dirceny! Fico feliz pelo carinho e espero que faça muitos outros trabalhos.

      Sucesso para todos nós sempre!

  7. Estou fazendo esse tapete com 6 flores ( passadeira) e com 3 flores ( tapete de fogão )está ficando lindo o joguinho ! O site é maravilhoso e muito explicativo , parabéns!

  8. Olá tudo bem!?Estou fazendo esse tapete e estou amando o resultado,está ficando lindo,você está de parabéns ,seus trabalhos são lindos e esse site é maravilhoso…. Obrigado!!

  9. Adorei esse tapete . ficou maravilhoso.eu gostaria de saber,quantos novelos do barbante cru gasta pra fazer um desse?

  10. Olá achei lindo o esse tapete vou fazer com a flor sem revelo ,se eu diminuir a quantidade de flor ele fica menor quero o jogo um grande e dois pequenos obrigada parabéns pelo trabalho os pap são bem fáceis e bem explicados.

    1. Oi Gardênia, sim pode diminuir a quantidade de flores se quiser, mas para cozinha seria melhor fazer um com 6 flores e 2 com 3 flores. Se diminuir o menor para duas flores acredito que ele fique muito pequeno. Obrigado pelo carinho e bom trabalho!

      1. entendi ,vou fazer 2 com 3 flores que seria esse mesmo,mas para fazer o grande como saber a quantidade de carreira seria nesse primeiro passo? antes de comecar com a cor amarela vc fez 6 carreira do cru eu aumento a quantidade de carreira ai?obrigada

        1. Oi Gardenia, para fazer o maior basta unir mais flores e seguir o passo a passo normalmente… a largura será a mesma.

  11. oi eu fiz esse tapete para o banheiro de uma amiga mas agora ela quer que ue faça a capa da tampa do vaso tbm eu nao estou conseguindo fazer tem com vc me enviar o passo a passo dele desde ja agradeço

    1. Olá Sole, infelizmente não temos o passo a passo de uma capa para tampa no mesmo modelo deste tapete. :(

  12. Fiz o tapete. Ficou perfeito! Muito obrigada!! Seu passo a passo é maravilhoso. Indo para o próximo trabalho.

  13. Olá, estou fzd toalha de mesa com esse PAP , e gostaria de tirar uma dúvida. há uma parte em que vc diz que na largura tem que ter 7 bloquinhos para nao sobrar pontos na hora da fase de acabamento… eu tive que fzr mais carreira para a toalha ficar larga e no caso ficou cm 13 bloquinhos se eu continuar vai dar errado? quantos bloquinhos tenho que fazer?

    1. Oi Thaynna, neste caso pode ser que o acabamento não fique correto (fazendo os cantos corretamente), mas neste caso basta contar e adaptar apenas o acabamento caso não dê certo… mas como é número ímpar acredito que dê.

    1. Olá Thaynna, para fazer mais comprido basta colocar mais flores no comprimento. Para fazer mais largo basta fazer mais voltas semelhantes a terceira e quarta volta de leques… quando atingir a largura desejada faça então a última volta antes do acabamento. Lembre-se, cada volta que fizer para aumentar a largura vai aumentar o comprimento também.

  14. Parabéns seus trabalhos são lindos, mas eu não consigo fazer esse tapete retangular, sempre que faço ele fica torto, nas laterais, não sei porque, o que você acha?

    1. Oi Mônica, acredito que na hora de fazer o leque que forma o canto os pontos estão ficando irregulares, ou seja, os últimos pontos do leque mais baixos e isso faz com que ele repuxe e fique torto.

  15. Admiro cada vez mais seu trabalho. Estou aprendendo muito com seus passo-a-passos. Gostaria de saber o seguinte, para aumentar este tapete eu tenho que aumentar os números de flores? Ou eu posso simplesmente aumentar a distancia entre elas???? Agradeço muito teus auxílios…

  16. Boa tarde pra fazer um tapete deste modelo porém para colocar na pia da cozinha quantas flores é necessário para ficar no tamanho ideal ? Estou fazendo este modelo neste momento porém me deparei com esta situação espero que possa me ajudar obrigada.

  17. OBRIGADA POR ESSA OPORTUNIDADE DE RENTABILIDADE QUE VOCÊS NOS OFERECEM DISPONIBILIZANDO ESSE FONTE DE TRABALHO EXTRA, TUDO TÃO EXPLICADINHO QUE NÃO COMO ERRA, QUE NOSSO SENHOR JEOVÁ OS ABENÇOE.
    PARABÉNS!

  18. MUITO OBRIGADO PELA GENEROSIDADE DE FAZER O PAP TEM BEM EXPLICADO EU RECEBI UMA ENCOMENDA POREM NÃO SOU MAIS CURIOSA DO Q ARTESÃ ESTAVA AFLITA POIS NUNCA FIZ NADA EMENDADO
    Q DEUS TE ILUMINE E CAPACITE CADA DIA MAIS
    ABRAÇÕS

    1. Taciane, o valor de venda de um trabalho pode variar dependendo do material utilizado ou o valor do material aí em sua região. Aqui no blog tem uma postagem que fiz onde tem uma tabelinha para você fazer este cálculo e descobrir um valor justo para as peças produzidas por você, da uma olhadinha – Quanto cobrar em meu trabalho?