Tapete retangular passo a passo parte 1

Vamos aprender passo a passo como confeccionar este tapete retangular? Utilizei a FLOR CRISTA DE GALO que temos o passo a passo aqui no blog, mas você pode utilizar qualquer flor com uma base quadrada com 8 pétalas  que dará certo.
Sempre gosto de utilizar as flores mais rasteiras como a CATAVENTO e a MARGARIDA RASTEIRA. Este modelo de tapete em crochê é bem versátil e pode ser utilizado como jogo de cozinha ou tapete para entrada, lavabo… Sempre fica bem.
Neste passo a passo utilizei 3 flores, mas você pode utilizar a quantidade que desejar e sempre vai dar certo, não sobra pontos nem precisa improvisar para readequar ao tamanho desejado.
Utilizando 3 flores CRISTA DE GALO ele ficou com 85cm x 55cm
PARTE 2 – TAPETE RETANGULAR PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO

Materiais

Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (2)

01 – O passo a passo da flor termina como a que está na imagem abaixo. No avesso vemos uma base quadrada e com 4 alças nos cantos. Para fazer a flor utilizei barbante barroco 9368 (amarelo) e 9392 (verde)

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (3)
02 – Inicie amarrando o barbante crú em uma das 4 alças do canto da flor. Sempre dou apenas um nó para não fazer muito volume e faço o arremate posteriormente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (4)
03 – Após amarrar o fio, faça 1 ponto baixo, duas correntes (para dar altura de 1 ponto alto) e mais 2 pontos alto, faça duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto. (leque)
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (5)
04 – Após o leque faça uma corrente de espaço. No primeiro espaço da volta de base da flor faça um bloquinho com 3 pontos alto pegando junto o fio verde que tem entre uma folha e outra, veja as images abaixo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (6)
05 – Faça uma corrente de espaço e outro bloquinho logo após a folha.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (7)
Veja que a folha fica na frente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (8)
06 – Faça novamente uma corrente de espaço e no canto faça outro leque.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (9)
Aqui uma lateral pronta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (10)
O avesso…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (11)
Faça toda a volta utilizando os passos anteriores e finalize com ponto baixíssimo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (12)
Fica assim:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (13)
07 – Para iniciar a segunda volta, faça ponto baixíssimo nos pontos alto da primeira parte do leque e um ponto baixo no meio do leque. Sempre que for iniciar uma volta será feito desta forma.Após o ponto baixo faremos um leque. Faça duas correntes para dar altura do 1º ponto alto e mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto.Entre cada bloquinho da volta anterior faça um bloquinho com 3 pontos alto, entre um e outro apenas uma corrente de espaço. Nos cantos sempre faça um leque sendo que os leques tem duas correntes de espaço.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (14)
Ao final da segunda volta, corte o fio e arremate. Você pode arrematar com ponto baixíssimo, mas vou apresentar a minha maneira de arrematar.Após fazer a corrente de espaço ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongo o fio e corto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (15)
Passe o fio na agulha de tapeceiro e na primeira parte do leque tem as duas correntes e dois pontos alto, veja que passei a agulha no ponto alto, simplesmente pulei as correntes que formam o primeiro ponto alto. Desta forma ao arrematar em cima da corrente ficará semelhante ao ponto alto comum.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (16)
Em seguida introduzo a agulha na corrente de espaço e passo em cima a segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque, veja a imagem abaixo:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (17)
Veja que fica igual aos outros pontos e nem parece que terminamos neste local.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (18)
Vou guiando o fio com a agulha até chegar com ele junto ao fio que amarrei no inicio, faço dois nós tomando o cuidado de apertar somente o segundo nó. Escondo as pontas e recorto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (19)
Aqui está o primeiro motivo pronto. Reserve-o e vamos trabalhar na segunda flor.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (20)
08 – Na segunda flor você faz como nos passos anteriores porém não completa a segunda volta. Vamos unir ao primeiro motivo que ficou pronto. Veja que a segunda volta fiz apenas duas laterais.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (21)
09 – No leque da segunda lateral fiz apenas a metade, (3 pontos alto) e ao invés de duas correntes apenas uma corrente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (22)
10 – Aproxime-o do primeiro motivo e faça 1 ponto baixo pegando o cantinho (meio do leque) do primeiro motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (23)
11 – Após o ponto baixo não precisa fazer outra corrente, o ponto baixo dá o espaço que precisamos. Complete os outros 3 pontos do leque do segundo motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (24)
12 – Após os 3 pontos alto não faça uma corrente de espaço. prenda com ponto baixo entre o bloquinho do primeiro motivo, novamente sem fazer corrente de espaço faça os 3 pontos altos (bloquinho) entre o bloquinho do segundo motivo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (25) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (26)
Veja que faço os 3 pontos alto do segundo motivo e em seguida prendo com ponto baixo no primeiro motivo. Sempre sem fazer corrente de espaço.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (27)
13 – Ao chegar no canto onde faremos o leque, faça 3 pontos alto, prende com ponto baixo no canto do primeiro motivo e em seguida faça uma corrente de espaço. Complete o leque com 3 pontos alto.Sempre antes de prender o primeiro leque e após prender o ultimo faço esta corrente. Quando for dar a volta nos motivos este espaço será importante para que o tapete não fique repuxando.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (28)
14 – Ao prender o ultimo leque, siga normalmente trabalhando o restante da volta deste segundo motivo, entre o canto e o primeiro bloquinho faça uma corrente de espaço e siga normalmente. Ao final corte o fio e arremate.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (29)
Fica assim os dois motivos unidos. Reserve-os e vamos trabalhar na terceira flor.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (31)
15 – Na terceira flor  faça como a anterior. Só que desta vez não vamos cortar o fio, esta é a ultima flor a ser emendada para este tapete então vamos seguir trabalhando o tapete. Se o seu trabalho tem mais flores, sempre faça as emendas normalmente sempre fazendo o acabamento e na ultima flor não precisará cortar.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (32)
16 – Como não recortei o fio, finalize com ponto baixíssimo, ande com ponto baixíssimo em cima dos pontos da primeira parte do leque e faça ponto baixo no meio do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça como anteriormente, leque nos cantos e entre um bloquinho e outro sempre trabalhe bloquinho com 3 pontos alto. Entre um bloquinho e outro sempre trabalhe apenas uma corrente de espaço. Veremos como fina nas emendas…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (33) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (34)
17 – Ao chegar na emenda, veja que tem dois leques unidos. No primeiro leque faça um bloquinho normalmente, faça uma corrente de espaço e outro bloquinho no segundo leque.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (35)
Veja:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (36)
Estes bloquinhos ficam mais próximos do que os outros, porem esta diferença desaparece já na segunda volta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (37)
18 – Ao completar a volta fica como na imagem abaixo:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (38)
 19 – Siga trabalhando desta forma por mais 3 voltas, ou seja, após emendar os motivos trabalhe 4 voltas sempre da mesma forma. Leque nos cantos e bloquinhos entre bloquinhos. Somente nos cantos (leque) tem duas correntes de espaço. No restante apenas uma correntinha.

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (41)

Observe que na largura fica com 7 bloquinhos entre um canto e outro na largura e 19 bloquinhos no comprimento sem contar os cantos. Se ficou assim não importa a quantidade de flores que está utilizando, seu tapete ficará certinho no final.
Se você utilizar uma flor com base maior sempre observe para que após emendar os motivos faça voltas até que na largura tenha esta quantidade de bloquinhos, caso contrário sobrará pontos na hora de iniciar as voltas de acabamentos.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (42)
Esta é a primeira parte do passo a passo, na segunda parte continuaremos até a conclusão deste trabalho.
Em caso de dúvida entre em contato! Teremos o maior prazer em tirar as dúvidas e ajudar você concluir este trabalho. crochetapetes@gmail.com
    Download     Download        

83 comentários em “Tapete retangular passo a passo parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.