Tapete retangular passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e vamos aprender dar seguimento ao tapete retangular. Se você não viu o início temos o passo a passo aqui no blog
Utilizando 3 flores CRISTA DE GALO ele ficou com 85cm x 55cm
PARTE 1 – TAPETE RETANGULAR PASSSO A PASSO PARTE 1
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO

Materiais

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (41)
Na primeira parte do passo a passo o tapete ficou como na imagem acima. Um retângulo com 7 bloquinhos na largura e 19 no comprimento.

20 –  Vamos iniciar com o barbante barroco na mesma cor utilizado nas flores (utilizei o 9368). Como são apenas duas voltas, não amarro o barbante, deixo para arrematar após completar a segunda volta, assim faremos menos nós e não fica aparecendo a emenda.

Prenda com ponto baixo  entre qualquer um dos bloquinhos do retângulo tomando o cuidado de deixar ponta do fio para o lado direito por sendo preso com ponto baixo.

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (43)

Passe o fio para o lado esquerdo por cima do ponto baixo e faça uma corrente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (44) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (45)
Passe novamente o fio por cima da corrente para o lado direito e faça a segunda corrente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (46) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (47)
Veja que desta forma fiz um ponto baixo e duas correntes que equivale ao primeiro ponto alto e guiei o fio até a altura da primeira volta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (48)
Faremos a primeira volta como as anteriores. Bloquinho entre bloquinhos da volta anterior e nos cantos faça um leque. Esta volta não tem nada de diferente, apenas o barbante.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (49) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (50) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (51)
Fica assim:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (52)
Finalize com ponto baixíssimo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (53)
21 – Suba com duas correntes para dar altura de um ponto alto e vamos fazer uma volta toda fechada com ponto alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (54)
22 – Após as duas correntes faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços entre os bloquinhos apenas 1 ponto alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (55) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (56)
Continue assim até chegar no canto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (57)
23 – Nos cantos (entre os leques) tem duas correntes de espaço, neste espaço faça 5 pontos alto e siga normalmente.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (58) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (59)
24 – Ao finalizar a volta faça o acabamento como expliquei no primeiro motivo do tapete ou finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (60)
Utilizando a agulha de tapeceiro não fica parecendo que fizemos uma emenda.
Tapete-retangular-passo-a-passo-www.croche.com-61-200x150 Tapete-retangular-passo-a-passo-www.croche.com-62-200x150 
Fica assim…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (63)
E os cantos assim…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (64)
25 – Agora prenda o barbante 4/6 crú no ponto alto que fica na mesma direção do ultimo do ponto alto do 2º bloquinho de 3 pontos da primeira carreira em amarelo. Veja que é o segundo contando da esquerda para direita. Desta forma vamos sempre terminar próximo ao canto do tapete. Este cuidado também é importante para que ao chegar nos cantos ou completar a volta não fique faltando ou sobrando pontos.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (66)
26 – Faça 3 pontos altos em cima de ponto alto, em seguida faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça novamente 3 pontos alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (67) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (68)
27 – Veja que chegamos no canto, se você observar os 3 pontos alto terminaram na mesma direção dos pontos da primeira parte do leque que está no canto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (69)
28 – Faça 7 correntes, pule os 5 pontos alto que estão dentro do leque e faça novamente 3 pontos alto.LEMBRETE –  Uso como referência os bloquinhos dos cantos do tapete porque sinalizam que os pontos anteriores estão corretos… no comprimento e na largura do tapete essa coincidência nem sempre acontece, não se preocupe, é normal.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (70)
29 – Após fazer o canto continue com 3 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e faça 3 pontos alto, esta volta toda será sempre assim… não se esqueça, nos cantos são 7 correntes. Veja as imagens:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (71) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (72) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (73) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (74) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (75) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (76)
30 – Finalize esta volta com ponto baixíssimo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (77)
O trabalho fica assim a 1ª volta:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (78)
31 – Faça ponto baixíssimo em cima dos dois pontos e um ponto baixo no primeiro espaço de 3 correntes. Agora as voltas serão trabalhadas com leques.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (80)
32 – Vamos iniciar a 2ª volta, nesta volta faremos leques nos espaços de 3 correntes e bloquinhos nos cantos onde tem 7 corrente. Relembrando que após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça duas correntes após o ponto baixo, mais 2 pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (81)
Este é o leque – 3 pontos alto, duas correntes, 3 pontos alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (82)
33 – No canto onde tem 7 correntes de espaço faça da seguinte forma:Logo após o leque anterior não faça nenhuma corrente de espaço, avance para a alça de 7 correntes e faça um bloquinho com 3 pontos alto. Faça duas correntes de espaço e novamente outro bloquinho.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (84) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (85)
Mais duas correntes de espaço e outro bloquinho com 3 pontos alto. Fica como na imagem abaixo.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (86)
34 – Ao terminar o terceiro bloquinho não faça espaço de separação. Vamos continuar trabalhando leques nas alças de 3 correntes.Entre um leque e outro não tem nenhum espaço.  Veja as imagens…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (87) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (88) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (89) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (91)
35 – Finalize a 2ª a volta com ponto baixíssimo e continue com ponto baixíssimo até atingir o meio do leque e faça ponto baixo para iniciar mais uma volta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (92) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (93)
36 – 3ª volta. Nesta volta trabalhe leque dentro de leque e veja como faremos nos cantos…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (94)
37 – No primeiro espaço de duas correntes faça um leque e em seguida faça 7 correntes.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (95) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (96)
38 – Após as 7 correntes faça novamente um leque no espaço seguinte. Feito sem espaço algum continue trabalhando leque dentro de leque e sempre repetindo estes passos nos cantos do tapete.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (97)
Fim da terceira volta e o trabalho fica assim…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (99)
Veja que finaliza com ponto baixíssimo no inicio do leque… isso sempre se repetirá até o final.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (100)
Aqui o canto já na terceira volta.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (102) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (104)
39 – 4ª volta. Esta volta é idêntica a 2ª.  Sempre trabalhe leque dentro de leque e nos cantos onde tem 7 correntes faça 3 bloquinhos de 3 pontos separados por duas correntes.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (105) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (106) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (107)
40 – 5ª volta. Esta volta é semelhante a 3ª volta. Nos cantos do tapete trabalhe um leque no primeiro espaço, 7 correntes e outro leque no espaço seguinte… em seguida leque dentro de leque sem espaços entre um e outro. Veja as imagens…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (108) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (109) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (110) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (111) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (112)
Fim da 5ª volta e o trabalho estará assim:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (113)
41 – 6ª volta. A sexta volta é igual a 2ª e 4ª volta. Já que na volta anterior foram feitas 7 correntes nos cantos então é a vez de trabalhar bloquinhos… Não desanime! A próxima volta será diferente :)
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (114) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (115) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (116)
Fim da 6ª volta e o trabalho estará assim:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (117)
42 – 7ª e ultima volta com o barbante crú. Ela será trabalhada toda em leque. Continue fazendo leque dentro de leque e ao chegar no canto veja como vai ficar…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (118) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (128)
43 – Ao chegar no canto faça um leque no primeiro espaço e desta vez não faça 7 correntes, sem espaço algum faça outro leque no espaço seguinte.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (130)
Veja como fica…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (131) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (132)
Sem fazer espaço entre os leques. Continue apenas com leques…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (133)
Fica assim o tapete sem o acabamento.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (135) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (137)

44 – Agora faremos uma volta de acabamento com a mesma cor utilizada nas flores. (utilizei barbante barroco 9368 – Amarelo)

Amarre o barbante em qualquer leque. Faça 1 ponto e duas correntes para dar altura. Em seguida faça 2 pontos alto. (faremos um “cogumelo”)

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (140)
45 – Faça duas correntes de espaço.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (141)
46 – Agora faça dois pontos alto pegando o terceiro ponto alto.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (142)
Veja como fica…
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (143) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (144)
47 – Em seguida faça mais 3 pontos alto ainda dentro do mesmo leque. Fica como na imagem abaixo.(Cogumelo das laterais e largura do tapete)
3 pontos alto
duas correntes
2 pontos alto pegando o terceiro ponto alto
3 pontos alto
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (145)
Faça um cogumelo dentro de cada leque. Nos cantos faremos um cogumelo com um ponto alto a mais para não ficar repuxando.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (146) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (147) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (148) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (149) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (150)
48 – Nos dois leques que formam o canto do tapete vamos fazer os cogumelos da seguinte forma:(Cogumelo dos cantos do tapete)
4 pontos alto
duas correntes
2 pontos alto pegando o terceiro ponto alto
4 pontos alto
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (152) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (153)
Veja que ele fica maior, isso fará com que seu tapete não fique levantando os cantos.
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (154) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (155) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (156)
Continue por toda a volta e no final corte o fio e arremate, seu tapete estará pronto!
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (157)
Veja como ficou:
Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (158) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (159) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (160) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (164) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (166) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (167) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (168)
Chegamos ao fim de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

92 comentários em “Tapete retangular passo a passo parte 2

  1. olá… gostaria de saber se você pode me ajudar … quero fazer um jogo com 3 peças… 2 São com 6 flores e 1 com 3 flores na cor cru… quantos novelos da cor cru vou precisar para fazer esses 3 tapetes?

    1. Olá Ana, depende do tamanho da metragem dos novelos. Se for aqueles menores com 612m você vai gastar cerca de 6 cones. Neste caso será melhor comprar um de 2kg e se precisar completar com + 1 de 612m

  2. Olá, estou fazendo um jogo de cozinha com 3 peças nesse modelo, com branco, branco mesclado de rosa e utilizei a flor sem relevo, ficou um arraso, todos os meus tapetes ficaram muito bonito, mas esse ficou show de bola, muito lindo estou apaixonada por ele. Obrigada.

    1. Que legal Dayane! Realmente este modelo é maravilhoso :)
      Muito obrigado pelo carinho e por deixar seu depoimento aqui. Forte abraço e tudo de bom sempre.

  3. olá estou começando a fazer croche e estou querendo fazer esse modelo, mas quero maior devo seguir os mesmos passos só devo aumentar as flores ??? Adorei seu trabalho parabéns!

  4. Muito bom o globo ,passa todo o passo a passo com muita clareza ,obrigado pelo trabalho. Gostaria de saber se vocês vendem a agulha que vejo no passo a passo ?

  5. Terminei a minha fiz com a flor margarida rasteira fiz com 6 flores, fiz na cor na cor crú com rosa mesclado amei fiz pra encomenda me ajudou muito,obrigada 😊

    1. Sim, da para fazer normalmente. Basta observar o número de bloquinho no motivo antes de emendar para que fique igual.

  6. Estou com dificuldades em terminar depois da parte em que usa a mesma cor usada nas flores. Os quadradinhos não se encaixam.

    1. Olá Dalila, se você utilizou flor com 8 pétalas veja se fez a quantidade de voltas corretamente antes de fazer as voltas que utilizam a mesma cor da flor.

      A quantidade de voltas na flor e a quantidade de voltas após emendar precisam ser iguais para que dê certo. Se utilizou flor com mais pétalas precisa adaptar.

  7. Porque não tem o passo a passo no YouTube.
    Sou iniciante e não consegui fazer, e gostaria muito de fazer essa passadeira, achei linda.
    Obrigada

  8. Para fazer um tapete de 2.20 MTS quantas flores Margarida rasteira eu preciso fazer

    1. Olá Marta, depende muito do tamanho dos seus pontos mas, é fácil calcular.

      Faça um quadradinho com a flor e veja qual a medida, em seguida veja a altura que tem seu ponto alto.

      Digamos que o quadradinho tenha 15cm e seu ponto alto tenha 1cm de altura – Veja que após o quadradinho pronto temos um total de 13 voltas.

      Se fizer o tapete com uma flor o tapete ficaria com 15cm + 26cm = 41cm (13 voltas de um cm contamos como 26cm porquê vai aumentar dos 2 lados do tapete então 13+13=26)

      Agora basta ver quantos quadradinhos de 15cm precisa para completar 2.20mts – Se as medidas usadas como exemplo fossem exatas então precisamos de + 179cm ou seja, mais 11 flores para completar. Total, 12 flores já que utilizamos uma na conta inicial.

      Atenção, utilizei a altura de ponto alto como 1cm apenas como exemplo, então precisa ver a altura real do seu ponto alto para fazer as contas.

      Bom trabalho.

    1. Oi Nadia, o “Samu” me fez lembrar minha cunhada :)
      Creio que não terá problemas já que os pontos ficarão proporcionalmente maiores. Grande beijo e bom trabalho.

  9. Estou terminando o meu agora ficou perfeito parabéns pelo seus vídeos muito bem explicado curto todos os modelos

  10. Estou terminando o meu… Muito bem explicado o passo a passo,Não tem erro. Adorei 😊😊 ( uma curiosidade:Quem faz o crochê no PAP?) rsrs…

    1. Obrigado pelo carinho Adriana!

      Eu mesmo (Samuel Ramos) faço o trabalho, as fotografias e digito o passo a passo :)

      Muito prazer.

  11. Estou terminando o meu,Irei fazer um jogo de cozinha com 3 pçs. O menor fiz com 2 flores e o maior usarei 5. Muito bem explicado o passo a passo,Não tem erro. Adorei 😊😊

    1. Obrigado Adriana!
      Fico muito feliz que tenha gostado do passo a passo e conseguido fazer suas peças.

      Um forte abraço e bom trabalho.

  12. Estou fazendo esse modelo.. estou nos 3 ultimas voltas e meu tapete está ondulado com babados. Ele não fica estendido certinho no chão.. como se estivesse com pontos a mais

  13. muito obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas de tapetes e também as explicões são ótimas já consegui fazer o tapete e a flor

  14. Gostei muito do seus trabalho, fiz o jogo de banheiro com flor catavento e fiz esse jogo de cozinha amarelo gostei muito, ficou lindo…

  15. Amei o trabalho estou fazendo um conjunto de cozinha comecei com a passadeira com 6 flores 😊parabens samuel…

    1. Muito obrigado Karla, desejo um ótimo trabalho e espero que seu conjunto de cozinha fique maravilhoso.

  16. Boa tarde Profº Samuel!

    Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer por nos passar o seu conhecimento com tamanha destreza e simpatia, que o Nosso Deus te conceda muitas bênçãos e realizações.
    Acabei de fazer o tapete, muito obrigada!

    1. Muito obrigado Keyla! Fiquei muito feliz em saber que não desistiu e que finalmente terminou seu tapete :)
      Que Deus abençoe a todos nós sempre!

  17. Olá boa noite.
    Eu estou fazendo este modelo. Só que pra minha cozinha ele fica muito grande. Será que vai dar errado se eu diminuir as voltas do começo dele?
    Desde de já agradeço. E parabéns pelo trabalho.

    1. Olá Elaine, se diminuir as voltas do início ele não dá certo na hora dos leques a menos que faça uma adaptação. O ideal seria diminuir a quantidade de flores. Você pode também deixar de fazer duas voltas (antepenúltima e penúltima) e fazer a última no lugar da antepenúltima.

  18. Olá Samuel! Tem como fazer jogo de banheiro nesse modelo? Você pode me dar umas dicas de como fazer a tampa e o tapete do vaso? Obrigada!

    1. Olá Cristiane, sim… Dá para criar um jogo de banheiro sim, o mais indicado seria fazer a capa para tampa retangular também, creio que o tapete com duas flores seria suficiente.

    1. Olá Gleycielly, basta fazer com duas flores por exemple… Pode seguir o mesmo passo a passo que ficará correto.

  19. Bom dia! Samuel que bom que encontreie essa suas suas dicas! Estou amondo gostaria te ter mais contato com vcs. Eu morro aqui em Aracaju Sergipe, e nao tenho com quem comentar sobre as minhas peças que faço em crocher. Espero receber mais dicas suas e muitas novidades porque elas sao LINDAS Bjs e ate mais.

    1. Olá Maria Izabel, seja sempre bem vinda! Entre em contato através do e-mail crochetapetes@gmail.com estou de recesso/viagem e retorno dia 02/06/16 mande mensagem por e-mail ou aqui no blog e estaremos em contato. Grande beijo e tudo de bom sempre!

  20. Olá estou adorando aprender com você. Não entendo gráficos e acho seu passo muito didático e prático. Vídeos também não acho legal porque tenho que ficar voltando
    Enfim me adaptei a sua forma de ensinar a para uma iniciante ja fiz 5 jogos durante 1 mes que fiquei de ferias da empresa onde trabalho, todos por aqui e estou muito muito feliz.
    Ganhei um tapete de Monte Sião parece muoto simples queria copiar mas me confundi com alguns detalhes será que se eu mandar a foto consegue me ajudar?

    1. Olá Helena, muito obrigado pelo carinho! Fiquei muito feliz com sua mensagem e em saber que gosta da maneira simples que explico aqui. Você fez 5 jogos de tapetes! Uau!!! :) Quanto ao tapete mencionado, mande fotografia para crochetapetes@gmai.com e vejo como auxiliar você. Estarei em viagem entre os dias 11/05/16 e 03/06/16 mas farei o possível para responder todas as mensagens o mais breve possível. Um forte abraço e fico no aguardo.

  21. Oii Boa noite,
    Estou seguindo o passo a passo, mas é a terceira vez que desmancho meu tapete.
    Ele ficou todo repuxado, acho que meu ponto é muito apertado. Vocês teriam alguma dica?
    Obrigada

  22. Este tapete mesmo sem o arremate ficou lindo demais!!! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco estes lindos trabalhos!!!

  23. adorei sua explicaçao o pequeno ficou certinho mas o grande a passadeira fiz com 6 flores nao ficou caidinho no chao gostaria muito de saber aonde eu errei pq fiz igualzinho ao pequeno sÓ mudei a quantidade de flores bjos adoro seus trabalhos sao muito lindos.

  24. A nova interface do site está ótima.
    Tudo em letras maiores e bem explicado. Muito boas mudanças. Parabéns !!!!

  25. Que tapete lindo… Meus parabéns,seu trabalho é perfeito.
    Qual tamanho desse tapete? Como faço para aumentá-lo? Ou Ajustá-lo a qualquer tamanho?

  26. São bonitos e muito fácil de fazer, gostaria de saber se você tem algum modelo com uns pom pons pois já viu um não lembro qual site estou querendo fazer um.

  27. Se eu quiser fazer um tapete maior,se aumentar o numero de flores,será que dá certo?? Muito obrigada por transmitir o que sabe,com tanto carinho.Parabéns!!

  28. hoje para minha alegria achei passo a passo porque eu faço croche amo o que faço sempre tiro algumas coisas da interneti mas achar voce foi uma maravilha porque estou sempre aprendendo com pessoas maravilhosas como voce.amei e me alegrei porque eu estava querendo fazewr algumas coisas e hoje ACHEI OBRIGADO POR TER PESSOAS COMO VOCE QUE GOSTÃO DE ENSINAR E COMPARTILHAR AQUI QUE FAZ UM ABRAQÇÃO PARA MIM FOI UM PREVILEGIO TER ACHADO VOCE UM ABRAÇÃO. PORQUE EU CONSIGO FAZER PASSO A PASSO OLHANDO E ISSO ME DEIXOU MUITO FELIZ.

  29. amo o passo a passo e estou conseguindo fazer alguns trabalhos, gostaria de saber o preço ( ou quanto devo cobrar) do tapete retangular, obgda, abços!!

  30. Adoro os passo a passos ,mas não consigo copiar. Gostaria muito se liberar agradeço se puder me atender.Abraço..!!! Adoro crochetar…

    1. Elizabente, infelizmente nosso sistema não libera a cópia dos passo a passo postado aqui. Porém eles sempre estarão liberados para acessar a hora que desejar!

      Agradecemos a compreensão.