Tapete rosa bebê – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender mais um tapete que criei exclusivamente pra você que acompanha o site croche.com.br – É o TAPETE ROSA BEBÊ, confeccionado com o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A.

Como disse antes, esta é uma versão exclusiva para o blog croche.com.br e não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio, divulgar imagens do trabalho pronto sem problema algum.

Espero que gostem do resultado e vou amar ver seu tapete pronto :)

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo

Materiais:

Você vai precisar emendar o fio, aqui no blog tem um passo a passo explicando como fazer isso de forma fácil e sem deixar aparecer, veja AQUI.

Nunca fiz este modelo maior, mas uma dica seria repetir algumas voltas semelhante as que temos no meio do tapete antes de fazer o acabamento.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-482 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-477 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-483

01 – Inicie com anel mágico (ou uma argola com 6 correntes) prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-1 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-2

02 – Faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico, puxe a ponta do fio para fechar e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-3 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-4

03 – Faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto no próximo ponto de base. Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no ponto de base seguinte… faça por toda a volta e finalize na terceira das 5 correntes iniciais deixando o primeiro espaço também com duas correntes.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-5 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-6 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-7 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-8 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-9 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-10

04 – A ponta do fio inicial você pode escondê-la dando algumas voltas no miolinho antes de dividir em 2 e amarrar bem.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-11

05 – 3ª volta – Seguindo o passo a passo vamos fazer uma volta de pontos finalizados juntos… faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto sem finalizar a última fase, observe nas imagens:

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-12 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-13 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-14 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-15

06 – Veja que a última alça do ponto alto fica na agulha, enrole o fio na agulha novamente e faça mais um ponto alto, quando chegar na última fase do ponto finalize todos juntos.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-16 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-17 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-18 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-19 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-20

07 – Faça 3 correntes de espaço e no próximo espaço faça 3 pontos altos finalizados juntos novamente.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-21 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-22 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-23 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-24

08 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro grupinho de 3 pontos finalizados juntos.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-25 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-26 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-27

9 – 4ª volta – Após finalizar a volta anterior siga com ponto baixíssimo na primeira das 3 correntes e faça ponto baixo, desta forma o ponto fica no meio da alça. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-28 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-29 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-33 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-34

10 – Siga fazendo alças com 4 correntes e prendendo na alça seguinte. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo onde inicia a volta.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-35 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-36 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-37 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-38 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-39

11 – 5ª volta – Após finalizar a volta anterior siga com ponto baixíssimo em uma das 4 correntes e faça 2 pontos baixos. Faça 3 correntes e na próxima alça faça novamente 2 pontos baixos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que iniciam a volta.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-40 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-41 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-42 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-43 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-44 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-45 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-46 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-47 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-48

12 – 6ª volta – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do ponto baixo seguinte… na alça com 3 correntes faça 4 pontos altos… siga por toda a volta fazendo pontos altos em cima dos pontos baixos e 4 pontos altos nas alças, finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-49 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-50 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-51 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-52 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-53 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-54 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-55 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-56 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-57

13 – 7ª volta – Faça 4 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto novamente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 4 correntes que iniciam a volta.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-72 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-73 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-74 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-75 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-76 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-77 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-78

14 – 8ª volta – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, faça duas correntes e vamos completar o grupinho de 3 pontos altos finalizados juntos. Faça o ponto alto até a penúltima faze, deixe na agulha e faça o próximo ponto alto até a penúltima fase e então passe o fio nas 3 laçadas que estão na agulha. É exatamente ao que fizemos na terceira volta.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-79 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-80 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-81

15 – Faça duas correntes de espaço e siga com o conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos no próximo espaço…. Siga por toda a volta e finalize no alto do primeiro grupinho.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-82 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-83 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-84 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-85 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-86

16 – 9ª volta – Faça ponto baixo dentro espaço entre um grupinho e outro, faça duas correntes e vamos fazer mais uma volta com grupinhos de 3 pontos altos finalizados juntos… É exatamente igual a volta anterior porém desta vez faremos 3 correntes de espaço entre um grupinho e outro.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-87 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-88 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-89 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-90 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-91 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-92

17 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro grupinho.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-93 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-94 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-95

18 – 10ª volta – Faça ponto baixíssimo na primeira das 3 correntes entre um grupinho e outro e em seguida faça ponto baixo.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-96

19 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta fazendo alças com 4 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-97 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-98 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-99 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-100 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-101 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-102 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-103 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-104 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-105

20 – 11ª volta – Faça ponto baixíssimo em duas das 4 correntes e faça ponto baixo para que fique no meio da alça. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-106 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-107 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-108 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-109 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-110

20 – 12ª volta – Faça ponto baixíssimo no primeira das 4 correntes e em seguida faça ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-111 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-112 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-113

21 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça seguinte… Faça 3 correntes e siga para a próxima alça onde serão feitos 3 pontos altos.

  tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-120 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-121 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-122 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-123 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-124

22 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-125 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-126 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-127 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-128

23 – 12ª volta – Após finalizar a volta faça uma corrente de espaço e siga com ponto baixo em cima dos 2 pontos de base.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-129 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-130 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-131

24 – Faça 5 correntes e prenda prenda com ponto baixo em cima do primeiro ponto baixo do grupinho seguinte…

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-132 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-133

25 – Siga com ponto baixo em cima dos pontos de base, faça novamente alça com 5 correntes e continue por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente que fizemos ao iniciar a volta.

tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-134 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-135 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-136 tapete-rosa-bebe-passo-a-passo-137

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. A segunda parte do passo a passo já está disponível aqui no blog!

Parte 2   – Parte 3

31 comentários em “Tapete rosa bebê – Passo a passo

    1. Oi Michelle, dá uma conferida nas voltas anteriores… pode ter algum errinho nas voltas antes da 11ª
      Já foram feitos alguns trabalhos seguindo este passo a passo e não tiveram problemas. Verifique até 3 voltas atrás.

      Qualquer coisa me diga.
      Grato.

  1. ola, vc ja tentou faze-lo com fio de malha?? quantos rolos de 1kg sera q consumiria?? voce consegue calcular? obrigada

    ps: adorei o seu site. to produzindo mto com ele!

    1. Oi Denise, nunca fiz este modelo com fio de malha. Infelizmente não tem como calcular já que não rende igual. Mas para se ter uma ideia gastei em média 1.356 mts de fio 6. Se seguir a lógica gastaria mais ou menos esta quantidade. O problema é que os fios de malha são por peso certo? Se conseguir a metragem já facilitaria… basta adquirir mais ou menos essa metragem.

  2. Oi, gostaria de saber, porquê,meu tapete está ficando todo cheio de onda,estou seguindo o passo a passo,corretamente.

    1. Oi Lucia, isso pode ocorrer por conta da diferença entre tamanho de pontos entre uma pessoa e outra.
      Experimente alterar a numeração da agulha. Tente fazer com agulha 3.0

      Abraço e bom trabalho.

  3. Oi Samuel! Eu de novo….
    Nem preciso dizer que seu blog é maravilhoso e que indico pra TODO MUNDO! kkkk
    Queria fazer esse tapete maior.
    Onde aumento ele pra ficar maior?
    Abraços!

  4. Muito feliz….aprendi a fazer crochê com este blog….empolgação total…..😆😆😆

  5. Samuel, me socorrem estou na 12* volta e meu trabalho está ondulando..
    Ja estou usando uma agulha 3 menor do que a pedida no trabalho.. Oq eu faço?

  6. Bom dia, já escrevi aqui o quanto admiro teu trabalho e aprendi a fazer crochê com os teus pap’s. Mas não consigo fazer tapetes redondos sempre acaba criando ondas. Me falaram que nos gráficos eu tenho q aumentar um ponto em cada carreira para não acontecer isso é verdade?

    1. Olá Raquel, não é tão simples assim… depende muito do modelo.
      Por exemplo: Se você estiver criando um tapete sempre que os pontos começarem a repuxar para o lado da agulha significa que precisa aumentar pontos, se ele inclinar para o lado do dedo onde está o fio significa que precisa diminuir pontos… é muito relativo e não dá para cravar a quantidade ideal de aumentos.

  7. Ola estou fazendo o tapete redondo rosa bebe, ele é muito lindo estou seguindo passo a passo mas esta emborgando, o que faço? Pode me ajudar? Obg

  8. amo o trabalho de vcs, muito bem explicadinho..faço sem medo de errar…fiz um jogo de banheiro de vcs….aliás vários…parece q só sei fazer esse..lindo d+ e é oq me pedem…obrigada !!!

    1. Obrigado Edna! Um forte abraço e seja sempre muito bem vinda.
      Agradeço de coração o carinho com o meu trabalho.

  9. Amo esse blog de paixão!
    Parabéns!
    Queria uma dica pra fazer esse modelo na cor natural (CRU) com vermelho.
    Me ajuda?

    1. Oi Sirlene, acho que dá pra fazer o seguinte:
      Os bloquinhos de 3 pontos altos finalizados juntos e o acabamento poderia ser na cor vermelha, creio que ficaria legal.

      Outra dica seria fazer as voltas que são todas em ponto alto e o acabamento na cor vermelha também ficaria legal.

      :) Obrigado pelo carinho!
      Bom trabalho.