Tapete Russo passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar o TAPETE RUSSO REDONDO. Este lindo tapete em crochê apesar de bastante detalhes não é difícil de fazer, com as imagens e textos detalhando cada passo facilita ainda mais. Confeccionado com barbante número 6 e agulha 3.0mm ele fica com 60cm de diâmetro, para fazer maior a sugestão é mudar o barbante utilizado para o número 8, barbante barroco natural ou fios de malha (trapilho) e seguir o mesmo passo a passo.

Para mudar o tamanho acrescentando voltas precisa um pouco mais de atenção para que não atrapalhe o acabamento sem contar que precisa sempre ajustar os aumentos de pontos para não formar “babados” nem ficar repuxando. Se você faz crochê para fortalecer sua renda e quer ter uma noção de valor para vendas, temos uma tabela aqui no blog para auxiliar você, confira AQUI. Este mesmo modelo pode ser utilizado com toalha de mesa redonda, principalmente uma mesa mais rústica combina muito bem.

MATERIAIS

Tapete Russo passo a passo (12)

01 – Inicie com 8 correntes, feche com ponto baixíssimo formando um anel.

Tapete russo passo a passo (1) Tapete russo passo a passo (2)

02 – Em seguida faça 3 correntes e dentro do anel vamos fazer um conjunto com 3 pontos altos finalizando todos juntos, para isso vamos fazer mais 2 pontos altos sem concluir o ponto fazendo a penas a primeira fase e terminando juntos.

Tapete russo passo a passo (3) Tapete russo passo a passo (4)

03 – Após enrolar o barbante para o ponto alto, passe dentro do anel e “pesque” o barbante, passe a primeira fase do ponto alto e reserve na agulha.

Tapete russo passo a passo (5) Tapete russo passo a passo (6)

04 – Enrole o barbante novamente para o segundo ponto alto, faça a primeira fase e veja que teremos então 3 alças na agulha (uma das correntes e mais duas dos 2 pontos altos.

Tapete russo passo a passo (7) Tapete russo passo a passo (8) Tapete russo passo a passo (9)

05 – Lace o barbante e passe nas 3 alças, em seguida faça um ponto baixíssimo finalizando os 3 pontos juntos.

Tapete russo passo a passo (10) Tapete russo passo a passo (11)

06 – Faça 3 correntes de espaço e novamente vamos trabalhar outro conjunto com 3 pontos altos juntos. Faça apenas a primeira fase de 3 pontos altos e finalize juntos.

Tapete russo passo a passo (12) Tapete russo passo a passo (13) Tapete russo passo a passo (14)

07 – Novamente 3 correntes de espaço e mais um conjunto com 3 pontos altos… siga fazendo por toda a volta até obter 8 conjuntinhos com 3 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo encima no primeiro conjunto com 3 pontos altos juntos.

Tapete russo passo a passo (15) Tapete russo passo a passo (16) Tapete russo passo a passo (17)

08 – Para a segunda volta, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça de 3 correntes, faça mais 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da mesma alça.

Tapete russo passo a passo (18) Tapete russo passo a passo (19) Tapete russo passo a passo (20)

09 – Faça 3 correntes de espaço e novamente prenda com ponto baixo ainda na mesma alça.

Tapete russo passo a passo (21) Tapete russo passo a passo (22)

10 – Sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto baixo na alça seguinte e em seguida mais 3 correntes e prenda com ponto baixo na mesma alça, novamente 3 correntes e prenda novamente na mesma alça, desta forma em cada alça teremos duas alças com 3 correntes… Sita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (23) Tapete russo passo a passo (24) Tapete russo passo a passo (25) Tapete russo passo a passo (26) Tapete russo passo a passo (27)

11 – 3ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo em uma das 3 correntes da primeira alça e em seguida faça 2 pontos baixos na primeira alça.

Tapete russo passo a passo (28) Tapete russo passo a passo (29) Tapete russo passo a passo (30)

12 – Faça 3 correntes e em seguida faça mais 2 pontos baixos na segunda alça… novamente 3 correntes e 2 pontos baixos na alça seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que iniciaram a volta.

Tapete russo passo a passo (31) Tapete russo passo a passo (32) Tapete russo passo a passo (33) Tapete russo passo a passo (34)

13 – 4ª volta – Após finalizar, faça mais um ponto baixíssimo encima do segundo ponto baixo e em seguida faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas corretnes para dar altura de 1 ponto alto e em seguida mais 2 pontos altos na mesma alça.

Tapete russo passo a passo (35) Tapete russo passo a passo (36) Tapete russo passo a passo (37)

14 – Sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 3 pontos altos, na alça seguinte novamente 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (38) Tapete russo passo a passo (39) Tapete russo passo a passo (40) Tapete russo passo a passo (41)

15 – 5ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e em seguida faça 2 pontos baixos. Novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos baixos…. siga fazendo alças com 3 correntes por toda a volta. ao final teremos um total de 16 alças com 3 correntes sempre pulando 1 ponto de base e prendendo dois pontos baixos seguidos. Observe que a alça inicia no primeiro ponto do conjuntinho e finaliza no terceiro ponto alto… Clique nas imagens para ampliar. Finalize a volta com ponto baixíssimo no mesmo ponto que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (42) Tapete russo passo a passo (43) Tapete russo passo a passo (44) Tapete russo passo a passo (45) Tapete russo passo a passo (46)

16 – 6ª volta – Após finalizar a volta, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e em seguida faça 4 correntes e em seguida faça 1 ponto alto na mesa alça, faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto na mesma alça.

Tapete russo passo a passo (47) Tapete russo passo a passo (48) Tapete russo passo a passo (49) Tapete russo passo a passo (50) Tapete russo passo a passo (51)

17 – Sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto na alça seguinte, em seguida faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto, uma corrente de espaço e o terceiro ponto alto… vá para alça seguinte sem corrente de espaço, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciaram a volta, assim a corrente forma um ponto alto e também fica com uma corrente de espaço como mostram as imagens abaixo.

Tapete russo passo a passo (52) Tapete russo passo a passo (53) Tapete russo passo a passo (54) Tapete russo passo a passo (55) Tapete russo passo a passo (56) Tapete russo passo a passo (57) Tapete russo passo a passo (58) Tapete russo passo a passo (59) Tapete russo passo a passo (60)

18 – 7ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto de base seguinte. Observe nas imagens abaixo que as correntes ficam logo acima do espaço de uma corrente e o quarto ponto alto não tem espaço, veja como fica…

Tapete russo passo a passo (61) Tapete russo passo a passo (62) Tapete russo passo a passo (63) Tapete russo passo a passo (64)

19 – Após as duas primeiras alças veja que não tem corrente de espaço de um ponto alto para o outro, então faça ponto baixo novamente para iniciar a repetição. 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo, novamente 3 correntes de espaço e em seguida faça 2 pontos baixos seguidos… Faça por toda a volta e após fazer o ponto baixo no ultimo ponto de base finalize com ponto baixíssimo no mesmo ponto que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (65) Tapete russo passo a passo (66) Tapete russo passo a passo (67) Tapete russo passo a passo (68)

20 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Agora vamos trabalhar com pontos pipoca.

Tapete russo passo a passo (69)

21 – Para fazer o ponto pipoca após o ponto baixo faça 3 correntes e mais 5 pontos altos dentro da mesma alça. Retire a agulha e introduza na terceira corrente, pegue a laçadinha, puxe e prenda com ponto baixíssimo juntando todos os pontos juntos. (Você pode fazer o ponto pipoca apenas com 5 pontos altos já contando com as correntes iniciais, optei por fazer com 6 pontos para ficarem com mais relevo)

Tapete russo passo a passo (70) Tapete russo passo a passo (71) Tapete russo passo a passo (72) Tapete russo passo a passo (73) Tapete russo passo a passo (74)

22 – Faça 3 correntes de espaço e na próxima alça faça novamente 6 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro ponto alto, puxe a laçada e prenda com ponto baixíssimo formando o segundo ponto pipoca… siga fazendo por toda a volta sempre com 3 correntes de espaço entre um ponto pipoca e outro, finalize a volta com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto pipoca.

Tapete russo passo a passo (75) Tapete russo passo a passo (76) Tapete russo passo a passo (77) Tapete russo passo a passo (78) Tapete russo passo a passo (79) Tapete russo passo a passo (80)

23 – 9ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo vamos trabalhar nas alças entre um ponto pipoca e outro. Faça 4 pontos baixos em cada alça, para passar de uma alça para outra não faça correntes de espaço, ou seja, será uma volta toda com pontos baixos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete russo passo a passo (81) Tapete russo passo a passo (82) Tapete russo passo a passo (83) Tapete russo passo a passo (84) Tapete russo passo a passo (85) Tapete russo passo a passo (86) Tapete russo passo a passo (87)

24 – 10ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes e vamos trabalhar uma volta completa com meio ponto alto. Logo após as duas correntes vá para o ponto seguinte e faça meio ponto alto… siga fazendo meio ponto alto em cada um dos pontos baixos de base e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (88) Tapete russo passo a passo (89) Tapete russo passo a passo (90) Tapete russo passo a passo (91) Tapete russo passo a passo (92)

25 – 11ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente e vamos trabalhar mais uma volta completa toda com ponto baixo. Não tem aumentos, faça ponto baixo encima de cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo na correntinha inicial que também forma 1 ponto baixo.

Tapete russo passo a passo (93) Tapete russo passo a passo (94) Tapete russo passo a passo (95) Tapete russo passo a passo (96)

26 – 12ª volta – Novamente vamos trabalhar a volta completa com ponto baixíssimo. Após finalizar a volta anterior  faça uma corrente e em seguida faça ponto baixo encima de cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo na correntinha inicial que também forma 1 ponto baixo.

Tapete russo passo a passo (97) Tapete russo passo a passo (98)

27 – 13ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente e em seguida faça mais 3 pontos baixos. Agora vamos trabalhar um ponto alto duplo e em relevo. Enrole o barbante duas vezes na agulha, agora veja que entre cada ponto pipoca temos um grupinho com 4 meio pontos altos, passe a agulha no primeiro ponto que fica um grupinho a frente de onde parou com pontos baixos, veja as imagens…

Tapete russo passo a passo (99) Tapete russo passo a passo (100) Tapete russo passo a passo (101) Tapete russo passo a passo (102)

Veja que no grupinho com 4 meio ponto alto que fica logo a frete vamos fazer o ponto alto duplo em relevo no primeiro meio ponto baixo, ou seja, na segunda volta.

Tapete russo passo a passo (103) Tapete russo passo a passo (104) Tapete russo passo a passo (105)

28 – Após fazer o ponto alto duplo, não faça nenhuma corrente de espaço, logo em seguida faça novamente 4 pontos altos, preste bastante atenção para não pular nenhum ponto de base, após o ponto alto duplo observe que um ponto de base fica praticamente escondido logo abaixo do ponto alto duplo e precisa recomeçar a partir dele. Após 4 pontos baixos novamente faça 1 ponto alto duplo sempre pegando o grupo da frente para que fiquem sempre quase na diagonal como mostram as imagens. Se você acertou o primeiro, para fazer o próximo basta pular 3 meio pontos alto e fazer o segundo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (106) Tapete russo passo a passo (107) Tapete russo passo a passo (108) Tapete russo passo a passo (109) Tapete russo passo a passo (110)

29 – 14ª volta –  Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente e siga com ponto baixo até chegar encima do primeiro ponto alto em relevo, ao todo serão: (uma corrente e 4 pontos baixos) Em seguida faça 15 correntes.

Tapete russo passo a passo (111) Tapete russo passo a passo (112) Tapete russo passo a passo (113)

30 – Prenda com ponto baixo encima do próximo ponto alto duplo, siga com ponto baixo até o próximo ponto alto duplo e em seguida novamente 15 correntes e prenda no ponto alto duplo seguinte…

Tapete russo passo a passo (114) Tapete russo passo a passo (115) Tapete russo passo a passo (116) Tapete russo passo a passo (118) Tapete russo passo a passo (119)

Veja que a ultima alça com 15 correntes será presa no ultimo ponto alto duplo em seguida faça 1 ponto baixíssimo na correntinha que iniciou a volta.

Tapete russo passo a passo (120) Tapete russo passo a passo (121) Tapete russo passo a passo (122) Tapete russo passo a passo (123)

31 – 15ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça uma sequência de 2 pontos baixos, desta vez não inicia com correntinha, siga para o ponto seguinte já com ponto baixo como mostra a imagem.

Tapete russo passo a passo (124)

32 – Após fazer 2 pontos baixos vai sobrar 1 ponto baixo de base, em seguida faça 21 pontos altos na alça com 15 correntes. Em seguida pule 1 ponto baixo (veja que entre uma alça e outra temos 4 pontos, são 6 contando com os que prendem as alças, mas vamos pular 1 que esteja vazio.) Faça 2 pontos baixos e em seguida novamente trabalhe 21 pontos altos na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (125) Tapete russo passo a passo (126) Tapete russo passo a passo (127) Tapete russo passo a passo (128) Tapete russo passo a passo (129) Tapete russo passo a passo (130) Tapete russo passo a passo (131) Tapete russo passo a passo (132)

33 – 16ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo no segundo ponto baixo e suba fazendo ponto baixíssimo encima de 3 pontos altos. No 4ª, 5ª e 6ª ponto alto faça ponto baixo, em seguida faça 3 correntes pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

Tapete russo passo a passo (133) Tapete russo passo a passo (134) Tapete russo passo a passo (135) Tapete russo passo a passo (136)

34 – Faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e novamente prenda com ponto baixo… siga fazendo até obter 5 alças com 3 correntes, em seguida faça mais 2 pontos baixos. Veja que sobram exatos 3 pontos altos.

Tapete russo passo a passo (137) Tapete russo passo a passo (138)

35 – Faça uma corrente de espaço e siga para a próxima alça, pule os 3 primeiros pontos e faça 3 pontos baixos, repita os passos da alça anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro dos 3 pontos baixos que iniciaram a volta.

Tapete russo passo a passo (139) Tapete russo passo a passo (140) Tapete russo passo a passo (141) Tapete russo passo a passo (142) Tapete russo passo a passo (143) Tapete russo passo a passo (144) Tapete russo passo a passo (145) Tapete russo passo a passo (146) Tapete russo passo a passo (148)

36 – 17ª volta – Após finalizar a volta anterior, ande com pontos baixíssimos e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Em seguida faça 3 correntes.

Tapete russo passo a passo (149) Tapete russo passo a passo (150) Tapete russo passo a passo (151)

37 – Ainda na mesma alça faça mais 5 pontos altos, retire a agulha e introduza na terceira correntinha que forma o primeiro ponto alto, lace a alça, puxe e prenda com ponto baixo formando um ponto pipoca.

Tapete russo passo a passo (152) Tapete russo passo a passo (153) Tapete russo passo a passo (154) Tapete russo passo a passo (155)

38 – Faça 3 correntes de espaço e siga para a próxima alça, novamente faça outro ponto pipoca, 3 correntes de espaço e ponto pipoca… faça nas 5 alças de 3 correntes.

Tapete russo passo a passo (156) Tapete russo passo a passo (157)

39 – Para passar para o próximo leque faça apenas uma corrente de espaço e siga fazendo ponto pipoca, entre um ponto e outro faça 3 correntes sempre que estiver encima do leque, ao passar para o leque seguinte faça apenas uma corrente de espaço… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto pipoca.

Tapete russo passo a passo (159) Tapete russo passo a passo (160) Tapete russo passo a passo (161) Tapete russo passo a passo (162) Tapete russo passo a passo (163) Tapete russo passo a passo (164) Tapete russo passo a passo (165) Tapete russo passo a passo (166) Tapete russo passo a passo (167) Tapete russo passo a passo (168)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe! Temos a postagem TAPETE RUSSO PASSO A PASSO -PARTE 2 aqui no blog. Na segunda parte veremos como dar sequência e concluir o trabalho. Confira AQUI.

86 comentários em “Tapete Russo passo a passo

  1. Estou maravilhada com seu trabalho. Todo ele. E me refiro tmbm a forma dedicada e muito clara de mostrar o passo a passo. É perfeito! Semana passada concluí o tapete russo redondo e já estou na metade do tapete milagre. Me sentindo a crocheteira profissional.
    Ah antes que eu me esqueça, li em alguns comentários o interesse de alguns seguidores em fazê-lo maior (o tapete russo redondo), eu como to muito empolgada com o maxi crochê optei pelo fio 10 e já mandei de cara uma agulha n. 06. O resultado ficou perfeito. 80 cm de uma borda a outra, sem contar o efeito dos motivos que ganharam mais volume. Apaixonada define!!!! muitissimo obrigada!!!

    1. que legal Audrey!
      Fico feliz com seu comentário e por você ter gostado da forma que ensino aqui no blog.
      Suas dicas de espessura de fio e agulha certamente vão ajudar muita gente :)

      Grande beijo minha amiga.

    1. Oi Andréia, este eu utilizei barbante e gastei 400g. Se utilizar fio barroco maxcolor ele rende ainda mais.

    1. Oi Andréia, fiz este com barbante e utilizei menos de um novelo de 700g (612m)
      Utilizei apenas 400g do novelo de 612m

  2. olá gostaria de saber como faço pra fazer ele maio se por exemplo começar com 8 correntes se eu tenho que fazer o dobro de correntes

    1. Olá Alane, por se tratar de um modelo redondo a quantidade de correntes iniciais não mudam. Para fazer maior teria que criar algo seguindo este como modelo. Não muda no início e sim no final antes de fazer o acabamento.

  3. Bom dia!! Acabei de fazer um e ficou lindo!! Agora eu queria fazer um com o dobro do tamanho pra colocar no meio da minha sala. Como q faço pra aumentar ele?? Aguardo anciosamente a resposta. Abraços

    1. Oi Pamela, fico feliz que tenha terminado seu tapete e também por ter gostado do resultado.

      Para fazer maior basta iniciar com mais correntes e se atentar para a quantidade no comprimento que precisa ser múltiplo de 3. Mesmo se atentando a este detalhe vai precisar adaptar la na frente para adequar a quantidade de alças… mas basta contar os pontos e se precisar fazer voltas a mais antes de fazer as alças.

      Bom trabalho!!!

  4. Se eu pretender aumentar esse tapete na parte inicial e na parte seguinte aos pontos pipocas, que regra eu poderia usar?
    Obrigado.
    Abraço

    1. Oi Ricarco. Se for no início basta aumentar as correntes e depois adaptar quando chegar na parte dos pontos pipocas. Observe para que o comprimento seja múltiplo de já que vamos dividir em grupinhos com 3 pontos altos logo nas próximas voltas…mas não tem uma regra fixa de pontos e vai precisar adaptar as alças lá na frente…
      Já se o aumento for após os pontos pipocas teria que criar algo, inventar algo que combine com o restante do tapete.

  5. Samuel, tô tentando fazer esse tapete lindo! Porém, após terminar o primeiro conjunto de 3 pontos altos juntos no anel (logo no início do passo a passo), não estou conseguindo fazer corretamente os próximos conjuntos…
    Minha dúvida é… após cada conjunto de 3 pontos altos juntos devo fazer ponto baixíssimo para juntá-los? E o ponto baixíssimo, passo a agulha pescando o barbante ao redor desses 3 pontos altos juntos?
    Não sei o que estou fazendo de errado, mas ao dar o ponto baixíssimo e fazer 3 corrente pra dar início a um novo conjunto, eles não ficam iguais aos teus… não está dando certo hehehe
    Mesmo com teu passo a passo super minucioso, não consigo copiá-lo…

    1. Oi Heloisa, após fazer os 3 inícios de pontos altos deixando eles na agulha sem finalizar basta pescar o fio e passar dentro de todas as alças que estão na agulha. Em seguida faça 3 correntes. Veja se consegue.

      Vou gravar um vídeo fazendo este ponto, tem bastante trabalhos no blog que utilizo ele :)

      1. Oi, Samuel! Obrigadda pela ajuda…
        Na verdade eu consegui aprender a fazer estes 3 pontos juntos e finalizá-lo com a tua explicação e imagens que estavam ótimas… só não consigo prosseguir… fazer os próximos 8 conjuntos de 3 pontos altos juntos que pedes… e pedes pra dar um ponto baixíssimo ao terminar cada conjunto de 3 pontos altos, é isso?

  6. Lindo!!!
    Muito fácil de executar e super econômico.Amei já fiz três do mesmo tamanho, agora vou fazer com aumento para que fique com o diâmetro maior.Obrigada por compartilhar trabalhos tão lindos.Bjs

  7. Lindo, mas infelizmente eu não consigo fazer.. Ele fica enrrugado depois que começo os pontos pipoca.

  8. Amei, gostei do passo a passo muito bem explicado, se tiver pontos de tapete diferente e bonitos como estes, envie se puder, gosto muito de crochê

  9. Olá!Amei o tapete!Maravilhoso!Pena que não dá pra aumentar.Se puder coloque um p a p de tapete russo de 1,5 metros.Bjos

  10. Olá! Você usou o barbante n°6 e colocou “400g”. Isso seria quantos metros de barbante? Só estou achando barbantes com a metragem, e não com o peso!
    Obrigada e parabéns pelos trabalhos e por compartilhá-los tão detalhadamente com todos!

    1. Olá Barbara, um cone com 612m dá e sobra. Coloquei o peso porque usa muito pouco, como é menos de 1 cone coloquei o peso para que tenham ideia já que não tem como eu medir o quanto gastei. Obrigado pelo carinho!

  11. Nossa seus trabalhos são lindos!Estou fazendo o tapete russo redondo que vc postou.
    gostaria de saber se vc tem o Pap do tapete russo quadrado pois achei ele lindo e gostaria de fazer.
    Obrigada Vânia Cavalcante

  12. Olá,
    Acabei de terminar o tapete russo oval.
    Agora decidi me aventurar no redondo, morro de medo de fazer tapete redondo, apenas um consegui fazer certinho.
    Todos os outros que tentei, tive que desfazer e passar por aquele trabalho horrivel, que é enrolar novamente a linha no novelo.
    Porémmmm, com esse p.a.p detalhado (ainda com fotos! -achei isso incrivel!) criei coragem pra tentar.
    Depois posto se consegui kkkkk
    Bjoo

  13. Lindo seu trabalho e já é o quarto tapete que faço seguindo o seu PAP e todos ficaram lindos, obrigada por compartilhar seu aprendizado. É de grande valia pra quem ama artesanato.

  14. Amei esse tapete gostara muto de fazer, porém sou nova no crochê e não entendo tão bem ainda só imagens :-(

  15. Simplesmente amei…sua dedicação esta de parabéns!! Quero fzr para por numa mesinha redonda, mas ainda não sei que linha que devo trabalhar…Pode me dar algumas dicas?? Agradeço.

  16. Nossa como vcs conseguem ser tão legais,sem egoismo passa tudo pra gente, eu to apaixonada pelo trabalho de vcs e estou ansiosa para aprender.
    Deus abençoe a todos vcs.
    como faço pra imprimir as receitas?

  17. Olá, mtooo lindo esse tapete, com certeza vou fazer. Vc tem alguma dica sobre como aumentar o tamanho dele?

  18. Queria agradecer você compartilhar trabalhos tão bonitos conosco. Estou na 2ª parte do tapete russo e adorando o resultado. Parabéns pelas inspirações. Um abraço

  19. Ola querida!
    Antes de tudo quero agradecer por compartilhar suascreceitas conosco e devuma maneira tão carinhosa e paciente.
    Fiz o meu tapete com barbante 6 e agulha 3,5, porem para minha surpresa ele ficou bem menor que o seu.
    Pra ser mais exata, foram 10cm a menos!
    Na verdade não ficou um tapete mas sim uma toalhinha.
    O que pode ter acontecido?
    Beijos!

    1. Oi Mariana, agradeço o carinho e mensagem.
      Para ter ficado tão menor a única explicação é que seu ponto seja mais apertado. Mesmo com agulha 3.5 se ainda ficou menor é sinal que precisaria soltar mais os pontos. Uma visitante do blog fez com barbante número 8 e ficou com 80cm de diâmetro.

  20. Bom dia!!!
    Estou encantada com esse PAP está perfeitoooo!
    Estou fazendo e já está quase pronto. Muito obrigada!!!
    Gostaria de ver com você ou com alguma das meninas, se tem o PAP desse Tapete Russo no modelo OVAL? Encontrei um mas não está certo e o que tentei fazer ficou embabadado.
    Vou ficar muito feliz caso consiga me enviar PAP.

    Um beijooooooo

    1. Oi Márcia, este passo a passo estará disponível no próximo sábado (04/04) Faça sua inscrição em nossa newslatter a direita do blog e fique sempre sabendo o que iremos postar!

    1. Oi Iracema, como eu disse na postagem, para alterar o tamanho somente com um fio mais grosso e agulha maior, se mudar a quantidade de voltas logo não será o mesmo modelo.

  21. oi boa tarde, depois que fiz os pontos pipocas meu trabalho começou a ficar enrugado , ai continuei mais por mais 3 volta mais nao abriu o que faço?/???

    1. Fernanda, verifique se está deixando a quantidade certa de correntes entre um ponto pipoca e outro. Outra coisa é olhar se seu ponto não está muito apertado, como pode ver nas imagens não é diferente… ele dá certinho como descrito no passo a passo.

  22. parabens, seu blog é maravilhoso, tenho compartilhado em varios grupos do face, e muitas pessoas estão amando o seu blog, o tapete russo vai explodir kkkkkk, muitas mais muitas pessoas esperavam por isso, agradeço de coração por voce compartilhar este e outros trabalhos, muito obrigada bjs

  23. Pingback: Tapete Russo