Tapete verão – Passo a passo e gráfico

Neste passo a passo vamos fazer mais um modelo de tapete adaptado exclusivamente para você que acompanha o blog :) É o TAPETE VERÃO, um modelo de tapete mais largo que também serve como trilho de mesa.

Este modelo em CROCHÊ FILÉ é fácil e rápido para ser confeccionado, para facilitar ainda mais fiz o GRÁFICO e disponibilizei para DOWNLOAD. Veja como fica lindo!

Tapete verão cab (1)

MATERIAIS

Você pode fazer maior ou adaptar para fazer mais largo e utilizar como tapete para sala! Se quiser utilizar como jogo de cozinha basta fazer dois tapetes menores e um maior.

Tapete verão passo a passo (234)

1 – Inicie com 84 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (1) Tapete verão passo a passo (2) Tapete verão passo a passo (3)

2 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga fazendo ponto alto nas correntes até chegar no final do cordão. Teremos um total de 83 pontos altos contando com as duas correntes que formam o primeiro ponto alto.

Tapete verão passo a passo (4) Tapete verão passo a passo (5) Tapete verão passo a passo (6) Tapete verão passo a passo (7)

3 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e teremos novamente 83 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (8) Tapete verão passo a passo (9) Tapete verão passo a passo (10) Tapete verão passo a passo (11) Tapete verão passo a passo (12)

4 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire e faça mais 2 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (13) Tapete verão passo a passo (14)

5 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (15) Tapete verão passo a passo (16) Tapete verão passo a passo (17) Tapete verão passo a passo (18)

5 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… Siga repetindo até sobrar apenas 2 pontos de base… faça ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral.

Tapete verão passo a passo (19) Tapete verão passo a passo (20) Tapete verão passo a passo (21) Tapete verão passo a passo (22) Tapete verão passo a passo (23)

7 – Após esta carreira seu trabalho provavelmente esteja em forma de arco como na imagem abaixo. Não se preocupe! Está tudo certo… na próxima carreira já se normaliza. Isso ocorre por termos uma quantidade maior de pontos na terceira carreira.

Tapete verão passo a passo (24)

8 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral.

Tapete verão passo a passo (25)

9 – Faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (26) Tapete verão passo a passo (27)

10 – Siga fazendo 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto até chegar na lateral. Faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (28) Tapete verão passo a passo (29) Tapete verão passo a passo (30)

11 – Inicie a carreira com duas correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (31)

12 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (32) Tapete verão passo a passo (33) Tapete verão passo a passo (34)

13 – Faça novamente 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (35)

14 – Faça 5 pontos altos na terceira alça e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (36) Tapete verão passo a passo (37)

15 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto. Faça 5 pontos altos na terceira alça e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (38) Tapete verão passo a passo (39)

16 – Siga com 3 correntes, prenda com ponto baico no meio da alça de 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… continue até completar 3 alças.

Tapete verão passo a passo (40)

17 – Faça 5 pontos altos na alça de 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (41)

18 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (42)

19 – Faça 5 pontos altos na alça de 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (43)

20 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto. Repita o mesmo na alça seguinte e complete a carreira fazendo ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (44) Tapete verão passo a passo (45)

21 – Inicie a carreira com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Faça 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto nos 2 espaços seguintes como apresentado nas imagens.

Tapete verão passo a passo (46) Tapete verão passo a passo (47) Tapete verão passo a passo (48) Tapete verão passo a passo (49)

22 – Faça ponto alto em cima de ponto alto… agora só seguir por toda a carreira fazendo as alças com 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Observe as imagens:

Tapete verão passo a passo (50) Tapete verão passo a passo (51) Tapete verão passo a passo (52) Tapete verão passo a passo (53) Tapete verão passo a passo (54) Tapete verão passo a passo (55)

23 – Inicie a carreira fazendo a lateral com ponto alto, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (56) Tapete verão passo a passo (57)

24 – Faça 5 pontos altos na segunda alça, e faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do grupinho que temos a frente ou seja, teremos uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (58)

25 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (59)

26 – Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (60)

27 – Após fazer os 2 bloquinhos vazios siga com ponto alto até o segundo espaço passando em cima dos pontos altos… Lembre-se que nas alças de 5 correntes são sempre 5 pontos altos então teremos uma sequência de 19 pontos altos que equivalem a 3 alças de 5 correntes.

Tapete verão passo a passo (61) Tapete verão passo a passo (62)

28 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça, 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (63) Tapete verão passo a passo (64)

29 – Siga novamente com ponto alto até completar um total de 19 pontos altos como já fizemos. Observe que apontei com a agulha até onde vai com pontos altos.

Tapete verão passo a passo (65) Tapete verão passo a passo (66)

30 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (67)

31 – Continue com mais 6 pontos altos sendo 5 na alça… Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, novamente 3 correntes e complete a carreira com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (68) Tapete verão passo a passo (69) Tapete verão passo a passo (70)

32 – Inicie a carreira fazendo a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (71)

33 – Faça 5 correntes, pule o espaço que tem o ponto baixo e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (72) Tapete verão passo a passo (73)

34 – Faça duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto, novamente duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… Agora só seguir por toda a carreira fazendo as alças com 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Onde tem apenas duas correntes repita apenas duas correntes… Observe as imagens:

Tapete verão passo a passo (74) Tapete verão passo a passo (75) Tapete verão passo a passo (76) Tapete verão passo a passo (77) Tapete verão passo a passo (78) Tapete verão passo a passo (79) Tapete verão passo a passo (80)

35 – Inicie a carreira fazendo ponto alto em cima de ponto alto, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça, novamente 3 correntes e faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do grupinho que temos a frente.

Tapete verão passo a passo (81) Tapete verão passo a passo (82)

36 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (83) Tapete verão passo a passo (84)

37 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (85)

38 – Faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto, ponto alto no próximo espaço de duas correntes e ponto alto em cima do primeiro ponto alto da sequência que temos a frente.

Tapete verão passo a passo (86) Tapete verão passo a passo (87) Tapete verão passo a passo (88)

39 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (89) Tapete verão passo a passo (90) Tapete verão passo a passo (91) Tapete verão passo a passo (92)

40 – Siga com ponto alto em cima de todos os pontos altos de base dos que restaram no grupinho a frente. Observe que apontei com a agulha.

Tapete verão passo a passo (93) Tapete verão passo a passo (94)

41 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes que temos a frente, novamente 3 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (95)

42 – Continue com mais 12 pontos altos e teremos um total de 13 pontos altos. Vão sobrar exatos 6 pontos de base.

Tapete verão passo a passo (96) Tapete verão passo a passo (97)

43 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (98) Tapete verão passo a passo (99)

44 – Siga com 2 pontos altos no espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no próximo espaço de duas correntes e ponto alto em cima do primeiro ponto alto dos 7 que temos em sequência a frente.

Tapete verão passo a passo (100) Tapete verão passo a passo (101)

45 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Repita este processo no próximo espaço como apresentado na imagem e finalize a carreira fazendo ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (102) Tapete verão passo a passo (103) Tapete verão passo a passo (104)

46 – Inicie fazendo duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral, faça 5 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto que tem após as alças de 3 correntes… novamente 5 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (105) Tapete verão passo a passo (106) Tapete verão passo a passo (107)

47 – Onde tem os espaços com duas correntes faça apenas duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a carreira sempre repetindo da mesma forma.

Tapete verão passo a passo (108)

48 – Inicie a carreira com duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral.

Tapete verão passo a passo (109)

49 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baico no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (110)

50 – Siga com mais 18 pontos altos e teremos uma sequência de 19 pontos altos. (Lembre-se, nas alças com 5 correntes são sempre 5 pontos altos… nas alças com duas correntes apenas 2 pontos altos e ponto alto em ciam de ponto alto).

Tapete verão passo a passo (111) Tapete verão passo a passo (112) Tapete verão passo a passo (113) Tapete verão passo a passo (114) Tapete verão passo a passo (115)

51 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (116) Tapete verão passo a passo (117)

52 – Siga com ponto alto até o final do grupinho que temos a frente como apontado com a agulha.

Tapete verão passo a passo (118) Tapete verão passo a passo (119)

53 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baico no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (120)

54 – Siga com mais 6 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (121) Tapete verão passo a passo (122) Tapete verão passo a passo (123) Tapete verão passo a passo (124)

55 – Siga com mais 18 pontos altos e teremos uma sequência de 19 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (125) Tapete verão passo a passo (126)

56 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baico no meio da alça de 5 correntes, faça 3 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto e complete a carreira com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (127)

57 – Inicie a carreira fazendo ponto alto em cima de ponto alto e onde tem alças com 3 correntes faça alças com 5 correntes, onde tem ponto alto faça ponto alto, onde tem alças com duas correntes faça apenas duas correntes. Só seguir repetindo por toda a carreira. Observe as imagens:

Tapete verão passo a passo (128) Tapete verão passo a passo (129) Tapete verão passo a passo (130) Tapete verão passo a passo (131) Tapete verão passo a passo (132) Tapete verão passo a passo (133)

58 – Inicie a carreira com ponto alto em cima de ponto alto, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça com 5 correntes, faça 3 correntes e ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete verão passo a passo (134) Tapete verão passo a passo (135)

59 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (136) Tapete verão passo a passo (137)

60 – Continue com mais 18 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto

Tapete verão passo a passo (138) Tapete verão passo a passo (139) Tapete verão passo a passo (140)

61 – Faça 5 pontos altos na alça de 5 correntes e ponto alto em cima do grupinho seguinte.

Tapete verão passo a passo (141) Tapete verão passo a passo (142) Tapete verão passo a passo (143)

62 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete verão passo a passo (144)

63 – Continue com mais 18 pontos altos, faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.  Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes, faça 3 correntes e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (145) Tapete verão passo a passo (146) Tapete verão passo a passo (147)

64 – Inicie a fazendo a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 5 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto… novamente 5 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (148) Tapete verão passo a passo (149) Tapete verão passo a passo (150)

65 – Onde tem alças com duas correntes são apenas duas correntes… siga por toda a carreira e finalize fazendo a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (151) Tapete verão passo a passo (152) Tapete verão passo a passo (153) Tapete verão passo a passo (154)

66 – Inicie a carreira fazendo a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 3 correntes e prenda no meio da alça com 5 correntes, novamente 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo até chegar no final do grupinho como apresentado nas imagens, lembre-se: Onde temos pontos altos pule 2 pontos para prender com ponto baixo e pule 2 pontos para fazer o ponto alto…

Tapete verão passo a passo (155) Tapete verão passo a passo (156) Tapete verão passo a passo (157) Tapete verão passo a passo (158) Tapete verão passo a passo (159)

67 – Onde tem a as alças com duas correntes faça um grupinho com pontos altos. Como são 2 pontos altos nas correntes teremos uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (160) Tapete verão passo a passo (161)

68 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto novamente.

Tapete verão passo a passo (162)

69 – Complete mais um grupinho com 7 pontos altos na direção das alças de duas correntes…

Tapete verão passo a passo (163) Tapete verão passo a passo (164)

70 – Agora só seguir fazendo as alças com 3 correntes e ao chegar na lateral faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete verão passo a passo (165) Tapete verão passo a passo (166)

71 – Inicie a carreira com ponto alto em cima de ponto alto, onde tem as alças com 3 correntes faça alça com 5 correntes… onde tem ponto alto faça ponto alto e onde tem alças com duas correntes repita alças com duas correntes. Faça por toda a carreira.

Tapete verão passo a passo (167) Tapete verão passo a passo (168) Tapete verão passo a passo (169) Tapete verão passo a passo (170)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência no trabalho e nosso objetivo é fazer um tapete como este apresentado abaixo. Não se esqueça de fazer o download do gráfico para guardar e acompanhar de forma fácil o trabalho!

Tapete verão passo a passo (229) Tapete verão passo a passo (233) Tapete verão passo a passo (235)

Tapete verão – Parte 2

Faça download do GRÁFICO

12 comentários em “Tapete verão – Passo a passo e gráfico

    1. Oi Flavia, no final do passo a passo tem o nome “Faça download do gráfico” Está logo abaixo do link da parte 2.

    1. rsrsrs Um beijão Joelma!!!
      Bom trabalho minha querida, fico feliz que tenha gostado das lives. Logo estarei de volta.

    1. Obrigado Irismar!
      Felicidade em ver seu comentário aqui novamente.
      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  1. Primeiramente, parabéns pelos trabalhos e muito obrigada por compartilhar com a gente. Foi através deles que aprendi a fazer crochê :)
    Samuel, você tem alguma dica de como posso vender meus tapetes ? Moro numa cidade bem pequena do interior de SP, e aqui, além de não ser valorizado tem muita concorrência .. posto no Facebook, as pessoas comentam, acham muito bonito, mas não compram rs e vender em sites, não sei bem como funciona, questão de pagamento e envio. Já pensei até em rifar kk mas sou muito vergonhosa

    1. Oi Kathia, muito obrigado pelo carinho. Fico muito feliz em ter ajudado você no aprendizado.

      Minha amiga, os sites de vendas funcionam como intermediador e eles sempre ficam com uma comissão, alguns menos que outros mas sempre ficam, mas muitas vezes fazem divulgação dos trabalhos, além de dar segurança para quem vende e para quem compra. Querendo ou não eles são sim importante para você que quer vender pela internet.
      Para ser uma vendedora você tem que se cadastrar, enviar dados pessoais e bancários e solicitam também cópia de documento. Após verificação você estará liberada para vender. Alguns liberam a venda antes do envio da documentação, mas para efetuar o saque você precisa enviar copia dos documentos, mas fique tranquila que dá para fazer isso tudo online.

      Intermediadores que você pode postar fotografia do produto:
      MercadoLivre
      Elo7

      Cadastre-se também no PagueSeguro
      Você pode vender mesmo após alguém se interessar olhando no facebook ou whatsapp por exemplo e enviar a solicitação de pagamento para o e-mail da pessoa.

      No site dos correios você consegue calcular o valor do frete pedindo apenas o CEP do cliente, então já facilita bastante.

      Em sua cidade não deixe de participar de feiras livres, ou procurar alguma loja de armarinhos e oferecer uma comissão para venderem suas peças. Leve as peças, mostre e ofereça deixar com o lojista. Toda semana você passa e se venderem repassa o valor pra você e ficam com a comissão oferecida!

      Sucesso minha amiga, que em 2018 você tenha muita paz, saúde e muuuuito crochê :)